quinta-feira, 17 de setembro de 2015

* "O Peso da Mão de Deus"


 OBJETIVO:
 Que a criança confie que Deus suprirá suas necessidades.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
Sabei que o vosso pecado vos há de achar.” 
Números 32:23.
  
RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: lençol ou biombo; Opção B: diversos recipientes e papeizinhos dobrados (ver instruções abaixo); 
Lição: maquete da cidade de Ai, tenda e objetos roubados, maquete das tribos, recipiente com papeizinhos dobrados, bolas de gude ou de papel crepon; 
Revisando: nomes das crianças da sala, escritos em papeizinhos dobrados e colocados em um recipiente;
Aplicando: papel, canetinha ou tinta amarela, canetinha ou tinta vermelha; 
Contando aos Outroscópias da figura da tenda (abaixo) para cada criança, tesouras, lápis de cor.

 COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Escrever em vários papeizinhos, dobrá-los e colocá-los dentro de um recipiente.
Em um canto da sala, montar uma tenda conforme instruções abaixo. Em outro lado da sala, montar uma maquete da cidade de Ai e a maquete das tribos.

Maquete da cidade de Ai: Encapar uma caixa de sapatos e desenhar o muro da cidade em torno dela. Colocar uma almofada sobre a mesa e cobri-la com TNT verde ou marrom. Usar as silhuetas como descritas na lição 1, para serem o exército israelita.

Tenda e objetos roubados:  Unir três cadeiras e cobri-las com um lençol ou cobrir um cavalete aberto com um lençol ou TNT. Forrar o piso da tenda com um tapete e colocar embaixo dele uma capa (pode ser um casaco grande ou um tecido bonito), um objeto de inox ou várias moedas recortadas em papel laminado prata (para imitar a prata) e uma caixa de remédio encapada com papel dourado (uma “barra” de ouro).

Maquete das tribos: Fazer doze bandeirinhas com os símbolos das tribos de Israel (ver lição 12). Espetar as bandeirinhas em uma placa de isopor, em diferentes posições. Espetar vários palitos de fósforo atrás de cada bandeira, para representar as pessoas de cada tribo. Para representar as famílias da tribo de Judá, cortar canudinhos de suco e encapar os palitos com eles, separando uns três grupos por cores. Por exemplo: vários palitos encapados de azul, vários palitos encapados de verde, vários palitos encapados de amarelo. O grupo de palitos que você escolher para ser a família dos zeraítas deve ter somente a metade do palito encapada com a cor escolhida. Por exemplo, se escolheu a cor amarela para ser a família dos zeraítas, colocar um pedaço de canudo amarelo que vá só até à metade dos palitos de fósforos. Dizer que todos os zeraítas estavam de amarelo. Dentre os palitos que estão com a cor amarela, separar três grupos e completar o palito com outras cores para representar as famílias. Entre estes três grupos escolha uma família para representar Zabdí e colocar uma marca diferente em cada filho dele (pode ser um pedacinho de canudo branco em cada um), e depois fazer uma marca diferente no palito que for representar Acã. É um pouco complicado de fazer, mas será mais fácil das crianças entenderem.

Contando aos Outros: 
Fazer uma cópia da tendinha em cartolina, para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A:  [Esconder uma criança atrás de um lençol ou biombo, de maneira que ninguém consiga vê-la. Dizer que ela está fazendo algumas mímicas para as outras crianças tentarem adivinhar. Dar algum tempo para isso, até que as crianças digam que não dá pra adivinhar porque não estão enxergando o colega (se elas não disserem isso, dizer você mesmo). Explicar que às vezes, quando ninguém está olhando, a gente tem coragem de fazer coisas que não faríamos na presença de outros. Dizer que a história de hoje vai falar de um homem que fez uma coisa e pensou que ninguém tinha visto nada.]

Opção B:  [Escrever os nomes das crianças em pequenos papéis e guardá-los em um recipiente (caixinha ou cesta). Fazer um sorteio e dar um pequeno presente para a criança sorteada.]
VARIAÇÃO (bem mais difícil, mas muito mais emocionante...): Se quiser fazer um sorteio mais parecido com o da história, faça diversos sorteios: escreva “menino” em um papel e “menina” em outro papel; em dois recipientes diferentes (um para os meninos e outro para as meninas), coloque algumas características em que mais de uma criança seja incluída, mas que exclua algumas (cabelos castanhos, cabelos cacheados, cabelos compridos, olhos azuis, olhos castanhos, alto, baixo, etc.). Para cada característica, colocar os nomes que se encaixam nela em outro recipiente. Fazer o sorteio até chegar ao último nome e dar um pequeno presente ao sorteado. Depois explicar que na história de hoje vai acontecer algo parecido.
                                                                                                                                                                   APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Começar a história dizendo:] Alguma vez vocês já saíram com muita pressa para brincar e se esqueceram de fazer a oração da manhã? Os israelitas e Josué estavam com muita pressa. Deus lhes tinha dado a vitória sobre Jericó e eles ficaram orgulhosos disso e pensaram que poderiam vencer facilmente qualquer cidade de Canaã. Ali perto havia uma cidade com um nome engraçado: Ai. Josué, sem consultar a Deus primeiro, mandou alguns espias para Ai. Os espias voltaram dizendo era preciso só um pequeno exército para vencer a cidade porque ela era bem pequena. Josué ouviu os espias e mandou um exército de 3.000 homens.  [Mostrar a régua com os prendedores.] Mas ele cometeu um grande erro. Ele não perguntou a Deus se eles deviam ir para a batalha ou não. Sem Deus e sem oração, o pequeno exército israelita saiu apressadamente. Quando estavam quase chegando aos portões da cidade, tiveram uma enorme surpresa. [Aproximar a régua da cidade.] O inimigo tinha um forte exército e estava pronto a atacar. O povo de Ai e seu exército perseguiu os israelitas ladeira abaixo e matou 36 homens[Movimentar a régua como se estivessem fugindo, derrubar alguns prendedores.] O exército israelita voltou para casa triste e envergonhado. Quando Josué ouviu isso ficou tão triste que rasgou os seus vestidos e caiu de joelhos. Agora, depois de todo aquele desastre, ele perguntou a Deus porque tinha acontecido aquilo.
Deus, explicou a Josué que Israel tinha perdido a Sua bênção por ter desobedecido Suas ordens. Antes de entrar em Jericó, Deus avisou o povo para não pegar nada da cidade. Mas uma pessoa teve a ousadia de desobedecer essa ordem de Deus.  Foi por isso que os israelitas perderam a batalha em Ai. Quem era o desobediente? Como encontrariam essa pessoa num acampamento com dois milhões de pessoas? Se vocês fossem Josué, como procurariam a pessoa culpada?
Deus disse a Josué como encontrar o ladrão. [Mostrar a maquete.]  Seria através de um sorteio. De manhã, bem cedo, todos os israelitas se reuniram[Pegar um papelzinho do recipiente.] Primeiro lançaram a sorte pelas tribos e Judá foi sorteada.[Mostrar a tribo de Judá.] O culpado teve uma chance de se arrepender e de confessar seu pecado. [Pedir que as crianças repitam com você essa frase, toda vez que fizer um sorteio.] Foram chamadas todas as famílias da tribo de Judá. [Pegar um papelzinho do recipiente.] A sorte caiu sobre a família dos zeraítas[Mostrar a família de Zerá.] O culpado teve mais uma chance de se arrepender e de confessar seu pecado. Josué chamou todos os homens dessa família e a sorte caiu sobre Zabdí. [Mostrar a família de Zabdí.]  O culpado teve mais uma chance de se arrepender e de confessar seu pecado.  Chamaram todos os filhos de Zabdí e o sorteado foi ... A - cã! [Apontar o palito correspondente a Acã.] Era ele o ladrão!
Acã havia ajudado a vencer a batalha contra Jericó mas perdeu a batalha contra a cobiça. Ele pegou algumas coisas e as escondeu em sua tenda, pensando que ninguém nunca saberia. Mas um anjo o seguiu desde a cidade até sua tenda. Deus havia visto tudo.
Rapidamente foram buscar Acã. Mas ainda assim, ele não confessou seu pecado. Só quando Josué perguntou  foi que ele respondeu [fazer uma voz desconcertada]: “Eu pequei. Vi uma boa capa babilônica, algum ouro e prata e os peguei. Estão escondidos no chão, no meio da minha tenda.” Gente, será que Acã estava mesmo arrependido? Não. Ele não aproveitou nenhuma chance que Deus deu para ele confessar seu pecado. Quando ele viu o exército voltando derrotado, ele deveria ter dito: “Foi por causa do meu pecado.” Mas ele ficou quietinho. Depois, viu Josué e os anciãos orando e não fez nada. Quando começou o sorteio, ele poderia ter confessado. Mas, mesmo com medo, só confessou quando foi descoberto. Ele realmente não estava arrependido.
Assim que Acã disse onde estavam as coisas roubadas, Josué mandou alguém à tenda de Acã para trazer os objetos. [Pedir a uma criança que vá até a tenda e pegue os objetos que estão escondidos lá.] Depois, Acã, e tudo que tinha, foi levado a um vale e apedrejado. [Colocar bolinhas de gude ou de papel sobre o palito de Acã.] Um monte de pedras foi erguido ali como lembrança daquele pecado. Que pena Acã não ter vencido a cobiça!

REVISANDO: 
[Fazer uma pergunta (abaixo) e sortear a criança que vai respondê-la. Fazer o mesmo com as outras perguntas.]
1. Por que os israelitas tinham certeza de uma vitória sobre Ai? Porque era uma cidade pequena.
2. O que Josué esqueceu de fazer antes de mandar os homens para a batalha? Orar.
3. Por que Israel perdeu a batalha contra Ai? Porque havia um pecado escondido entre eles.
4. Como Josué encontrou o ladrão? Por sorteio.
5. O que Acã roubou? Uma capa, prata e ouro.
6. Quantas chances Acã teve para confessar seu pecado? Mais de cinco vezes.
7. Por que Acã não confessou seu pecado? Porque não estava arrependido.
8. O que aconteceu a Acã? Foi destruído.
                         
MEMORIZANDO: 
“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.
 Números 32:23.
[Explicar:] Quando fazemos um pecado, mesmo que ninguém tenha visto, um dia vamos colher as conseqüências dele A única forma de nos livrarmos de um pecado é confessá-lo e pedir perdão a Jesus. Devemos sempre nos lembrar de que, se não fizermos isso, não vai adiantar escondê-lo: um dia vamos ter de dar conta dele. [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo usando os gestos propostos na lição:]
O meu Deus, por meio de Cristo [mãos sobre o peito e apontar o céu.]
Lhes dará tudo o que vocês precisam -  [abrir e fechar as mãos três vezes e mostrar o público.]
Filipenses 4:19 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]
VARIAÇÃO: [Repetir o verso com as crianças algumas vezes. Depois, esconder uma ou duas crianças atrás de algum móvel (ou fazer um esconderijo com uma cortina de TNT). As outras devem ir até ela e dizer o verso memorizar. Repetir o processo com outras crianças até que tenham memorizado o verso.]

APLICANDO: 
[Dizer:] Um dia, e isso vai ser logo, todos os meninos, meninas e adultos serão examinados por Deus exatamente como Acã. Mas ele não vai examinar nossas casas, e, sim, o nosso coração. No dia do juízo tudo o que dissemos, pensamos e fizemos será lido por Deus. Nosso anjo está escrevendo agora mesmo até os nossos pensamentos. Quando Deus abrir esse livro vai ler exatamente o que nós temos sido. Até aquelas coisas que o papai e a mamãe nem imaginam estão todas escritas lá. Não podemos nos esquecer disso.
Algumas crianças fazem coisas escondidas pensando que ninguém vai descobrir e que não vai acontecer nada com elas. Eu vou falar algumas situações e quero que vocês repitam o verso para memorizar sempre que eu terminar de falar.
a) Maria pegou um lápis da colega durante o recreio e pensou que ninguém estava vendo. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
b) Jorge procura joguinhos de violência na Internet quando sua mãe não está em casa.[“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
c) Carlos comeu o lanche do seu irmão, sem que ele notasse[“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
d) Aninha pegou dinheiro da bolsa da mamãe, sem pedir a ela. [“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
e) Patrícia quebrou um quadro da sala e escondeu os cacos para ninguém descobrir que foi ela[“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
f) Durante o culto, Mateus rabiscou o banco com a caneta[“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
g) Marcela não gosta de Lúcia e fica imaginando jeitos de envergonhar Lúcia diante de todos, mas não teve oportunidade ainda[“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
h) Otávio gosta muito de ouvir músicas mundanas, mas a mãe dele não o deixa ouvir. Ele só as escuta quando ela não está em casa[“Sabei que o vosso pecado vos há de achar”.]
Sabem qual é o único jeito de vocês estarem prontos para o dia do juízo? De manhã, quando acordar, orem pedindo a ajuda de Deus para obedecer durante o dia. Quando vocês pecarem, o anjo vai registrar na hora. [Escrever com tinta amarela um pecado qualquer em uma folha de papel.] Então, orem pedindo perdão imediatamente. Antes de ir para a cama à noite peçam perdão por tudo. Então seus pecados serão cobertos com o sangue de Jesus. [Pintar a folha com tinta vermelha.] Assim, antes que Ele venha, todos os seus pecados serão apagados. Não é maravilhoso?

CONTANDO AOS OUTROS:  
[Dar uma cópia da figura da tenda para cada criança e deixar que montem a tendinha. Conversar um pouco mais sobre a lição, enquanto trabalham e diga para contarem o que aprenderam a alguém.]

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário