terça-feira, 29 de setembro de 2015

"Um Grito Poderoso"


 OBJETIVO: Saber que Jesus luta pelos seus nos momentos de desafios.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 “Pela fé caíram os muros de Jericó,
 depois de rodeados por sete dias.” 
Hebreus 11:30.  

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a atenção: chapéus de jornal (dobradura); 
Lição: caixas encapadas com papel pardo, plaquinha de papel com o nome Jericó, casa de brinquedo para ser colocada sobre o muro, cordão vermelho, arca do concerto, trombetas, roupas dos tempos bíblicos (especialmente de sacerdotes), chapéus (dobradura em jornal); 
Memorizando: muralha de caixinhas de fósforo ou pilha de copos descartáveis; 
Revisando: cópias das figuras abaixo; placa de metal, imãs; 
Aplicando: oito cópias da figura da muralha (parte A, do jogo); 
Contando aos Outros: Opção 1: peças para montar uma muralha (biscoitos, peças de monta-monta, caixas de fósforo encapadas, etc.), saquinho, fitilho; Opção 2: duas cópias das mesmas atividades de Revisando para cada criança, lápis de cor.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
  
Lição: 
Fazer uma muralha de caixas de papelão (se o cenário for grande), de caixas de leite ou de fósforo, se o cenário for pequeno (para ser colocado sobre a mesa). As caixas da parte do muro onde vai ficar a casa de Raabe devem ser coladas umas às outras. As outras caixas devem ficar soltas. Colar a ponta de um cordão por baixo das caixas que sustentam a “muralha” (menos da pilha que sustenta a casa de Raabe) e deixar as pontas todas juntas, escondidas atrás das caixas. Quando for contar que o muro caiu, alguém deve puxar estes cordões com força (sem que as crianças percebam) para que a muralha caia.
IDEIA: Se usar a maquete pequena, encapar algumas caixinhas de suco de frutas em embalagem longa vida e misturar com as outras caixas. Depois que a muralha cair, entregar as caixas de suco  para as crianças e ajudá-las a tomarem o suquinho. Pode-se fazer o mesmo com caixinhas de barras de cereais. Vai ser muito divertido.

Revisando: 
Fazer duas cópias das figuras abaixo. Colar o círculo e a seta em papel cartão e recortá-los. Fazer o mesmo com os tijolos. Fixar a figura A (da muralha) em uma placa de metal, usando pedacinhos de imã. Colar pedacinhos de imã atrás dos tijolos (se fizer os tijolos em EVA ficarão lindos...) Colocar os tijolinhos no respectivos lugares. Os que sobrarem, colocar na parte da figura onde está escrito “pátio dos tijolos”. Obs.: Se não tiver a placa de metal, pode-se fazer só no papel mesmo, sobre uma mesa, com todas as crianças em volta.



Aplicando: 
Tirar as cópias da parte A do jogo. Recortar somente a muralha. Escrever em cada muralha uma das palavras ou frases a seguir: DESOBEDIÊNCIA, IRA, CIÚME, EGOÍSMO, MEDO DO ESCURO, MEDO DE CANTAR NA IGREJA, MEDO DE FALAR DE JESUS, PREGUIÇA DE AJUDAR À MAMÃE. Usar rolinhos de fita crepe para fixar as figuras das muralhas em copos descartáveis ou caixinhas de papelão pequenas (de remédio, por exemplo), para que fiquem em pé.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Dar um chapéu de soldado para cada criança. Dizer:]  Hoje vamos brincar de soldados. Vocês estão com seus capacetes e agora vão aprender a se comportar como soldados. [Ensinar algumas ações usadas por soldados: posição de sentido, continência, marchar, etc. Treinar com eles até que estejam bem acostumados. Depois, elogiá-los e dizer-lhes que na história de hoje o exército israelita vai marchar bem bonito, como eles marcharam na sala.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Vestir algumas crianças com roupas de sacerdotes para carregarem a arca e as trombetas. As outras devem usar o chapéu de soldado. Dizer:] “É muito grande!” “É muito forte!” “É poderosa!” “Ai, que medo!” Sabem quem estava falando estas palavras? O povo de Israel. Eles estavam admirados com o jeito da cidade que eles teriam que vencer. O nome daquela cidade era Jericó e ela era muito forte mesmo. [Apontar para a placa com o nome da cidade.]               “Olhem os muros! Como são fortes!” Josué olhava e olhava para aqueles muros e ficava pensando como ele poderia derrotar aquela cidade. Lá moravam pessoas muito malvadas, que faziam coisas terríveis e Deus já tinha dado muitas oportunidades para eles se arrependerem, mas eles não paravam de fazer as maldades deles. Todos em Jericó sabiam que Deus havia tirado o povo de Israel do Egito com muitos milagres, sabiam que outras cidades já tinham perdido batalhas contra Israel e sabiam que o rio Jordão fora aberto milagrosamente para o povo passar. Eles sabiam também que para entrar em Canaã os israelitas teriam que tomar a cidade deles. Mas eles achavam que os deuses deles de pau e de pedra poderiam protegê-los do Deus dos israelitas. Então eles faziam coisas terríveis para tentar agradar aqueles deuses que nem falam, nem pensam. Faziam orações e pedidos para as estátuas. Que tolos, não?
Josué mandou dois rapazes darem uma olhada na cidade para descobrirem se tinha algum jeito de entrar nela. Eles foram até lá e olharam por toda parte. Mas alguém acabou desconfiando deles e eles tiveram que se esconder. Uma mulher chamada Raabe, que morava em cima do muro [mostrar a casa de Raabe]escondeu os espias e não deixou que ninguém os encontrasse. Ela já tinha perdido a confiança naquelas estátuas que seus vizinhos adoravam e acreditava que o Deus de Israel é o verdadeiro Deus. Por isso ela ajudou os rapazes israelitas a se esconderem e pediu a eles que não deixassem acontecer nada com ela e com sua família quando Jericó fosse destruída[mostrar a corda vermelha]. Ela amarrou uma corda vermelha na janela da casa dela e eles desceram pela corda para escaparem da cidade. Ficou combinado que ela deixaria aquela corda lá para os israelitas saberem qual era a casa dela e não destruí-la.
Logo eles estavam de volta no acampamento. Lá eles falaram para Josué como a cidade era grande, forte e cheia de ídolos. Josué buscou a ajuda de Deus e o Senhor disse para Josué tudo que os israelitas deveriam fazer para destruir a cidade. Eram ordens um pouco estranhas, mas Josué estava acostumado a confiar em Deus e obedecer a tudo que Ele mandava. Então, na manhã seguinte, Josué chamou todo o povo e combinou com eles o que deveriam fazer para alcançar a vitória. O povo também acreditou no que Deus disse e resolveu obedecer. Eles sabiam que só conseguiriam vencer se obedecessem direitinho às ordens de Deus. Na manhã seguinte todos acordaram cedo e marcharam para a cidade em perfeita ordem [as crianças devem se posicionar, conforme o que a professora disser]: primeiro os guerreiros escolhidos, a seguir os sacerdotes tocando as trombetas, depois a arca de Deus carregada pelos sacerdotes e por último o exército israelita marchando em perfeita ordem, cada tribo com sua bandeira. E ninguém falava uma palavra! [As crianças devem marchar em silêncio e dar uma volta na muralha.] Só se ouvia o barulho dos passos e das trombetas.
Quando o povo de Jericó viu aquilo foram logo pedir aos seus deuses de pau e pedra para livrarem a cidade, pensando que seriam atacados. Mas eles ficaram muito surpresos porque os soldados de Israel apenas deram uma volta em torno da cidade e pronto: voltaram para o acampamento. [As crianças devem sentar-se.] As pessoas de Jericó ficaram admiradas, pensando naquele jeito estranho do povo de Israel agir. No outro dia, bem cedinho, Josué chamou os soldados e os sacerdotes e eles fizeram a mesma coisa. [Repetir o processo.] Deram a volta na cidade e voltaram ao acampamento, sem falar uma palavra. Deus pediu que eles fizessem tudo isso para provar se eles realmente tinham fé e para dar oportunidade para que essa fé crescesse a cada volta que eles davam na cidade. Fizeram isso por seis dias. No sétimo dia, Deus mandou que eles fizessem uma coisa diferente: eles precisavam dar sete voltas ao redor de Jericó. E eles deram uma, duas, três voltas. [Não é preciso dar todas as voltas, se não quiser.] E o povo de Jericó, começou a ficar mais preocupado. Quatro, cinco. Será que eles não iam mais parar? Seis voltas. Quando estavam completando a sétima volta. Josué disse: Povo de Deus, gritai, porque o Senhor vos entregou a cidade!” E eu imagino os soldados gritando bem alto: “O Senhor nos entregou a cidade!” [As crianças devem gritar. Enquanto as crianças gritam alguém deve puxar as cordas da “muralha” e fazer o muro cair.] Houve um grande estrondo e o muro começou a cair! Os anjos de Deus, sem que ninguém pudesse ver, destruíram o grande muro. Que incrível! Todos ficaram admirados! Deus destruiu aquela fortaleza! Assim, os soldados israelitas conseguiram entrar naquela grande e poderosa cidade e o que parecia ser impossível aconteceu.
Mas olhem bem. Tem uma parte do muro que não caiu! [Apontar para a casa de Raabe.] Por que será? Ah! É a parte onde estava a casa de Raabe! Deus cuidou daquela mulher, porque ela acreditou nEle e abandonou seus ídolos, do mesmo modo como Ele cuidou dos israelitas que acreditaram e obedeceram a Ele.
“É muito grande!” “É muito forte!”; “É poderoso!” Sabem quem estava falando estas palavras? Eram os israelitas depois que Deus deu a vitória para eles. Desta vez eles não estavam com medo, nem admirados com o tamanho da cidade. Eles estavam louvando ao Senhor, bendizendo seu Santo nome. Era o grande poder e amor de Deus que deixava todos admirados. Porque o nosso Deus realmente é grande, forte e poderoso. E nós também podemos confiar nEle.

REVISANDO: 
[Dividir a sala em dois grupos. Escolher um representante de cada grupo e tirar par ou ímpar entre eles. Quem ganhar responde à primeira pergunta (abaixo). Se acertar, pode girar a seta e deve tirar do muro o número de tijolos que a seta mostrar. Se errar vai ter que colocar o número de tijolos que a seta apontar. Ganha quem conseguir tirar todos os tijolos primeiro.]

1. Como era Jericó? Forte e poderosa.
2. Como era o povo da cidade de Jericó? Adoravam estátuas de pau e pedra e eram muito maus.
3. Quem protegeu os espias que foram à cidade? Raabe, uma mulher que morava em cima do muro da cidade.
4. O que os espias prometeram a ela? Que ela não seria destruída.
5. Que sinal deveria ter na casa dela? Uma corda vermelha.
6. O que os israelitas fizeram por seis dias? Marcharam em silêncio, em volta de Israel.
7. O que os israelitas fizeram no sétimo dia? Deram sete voltas.
8. O que aconteceu à cidade? Os anjos destruíram o muro e os israelitas invadiram a cidade.
9. Qual parte do muro não caiu? A parte onde Raabe morava.
10. Quem era mais forte que a cidade e deu a vitória aos israelitas? Deus.

MEMORIZANDO: 
[Ler o verso escolhido na Bíblia. Explicá-lo e ensiná-lo usando os gestos explicados na lição:]
Pela fé caíram os muros de Jericó - [juntar as mãos, encenar algo caindo.]
Depois de rodeados por sete dias -  [mostrar o número sete com os dedos.]
Hebreus 11:30 -  [desabrochar uma flor e formar um livro.]

VARIAÇÃO - 
[Dizer:] O verso para decorar diz: “Pela fé caíram os muros de Jericó, depois de rodeados por sete dias.” Hebreus 11:30. O que fez as muralhas de Jericó caírem? Foi o exército dos israelitas? Foram as trombetas ou o grito? Não foi nada disso. Foi a fé. Mas o que é fé? Fé é ver o que não dá pra ver. Por exemplo, os israelitas não podiam ver os exércitos do céu cercando-os enquanto eles marchavam ao redor da cidade. Podiam ter dito: “Que tolice marchar ao redor desta cidade cada dia. Não vamos fazer isso!” Mesmo não podendo ver, ouvir ou sentir os anjos do Céu, eles escolheram obedecer ao mando de Deus. Isto é fé. Os israelitas creram que Deus lutaria por eles. Sua obediência e fé fez as muralhas caírem. [Colocar uma “muralha” de caixas de leite encapadas com papel pedra ou pardo sobre o chão. Pedir para as crianças rodearem a muralha enquanto recitam o verso. Repetir o processo várias vezes. No final, se quiser, derrubar a muralha.]
Obs.: Se preferir, desenhar em cartolina uma muralha inteira e outra destruída. Quando terminar as sete voltas, trocar a figura da muralha inteira pela muralha destruída.

APLICANDO: 
[Dizer:]  Precisamos ser como os israelitas: ter fé em Deus e no Seu poder para nos ajudar a vencer. Ele quer nos ajudar como ajudou os israelitas, mas é preciso acreditar nEle e obedecer todas as suas ordens. Tenho aqui algumas muralhas que atrapalham a vida de muitas crianças. [Mostrar as muralhas de papel com as palavras (explicado em Como Preparar os Recursos Necessários). Explicar, com poucas palavras, o significado de cada coisa e dizer:] Se você tem que derrubar algumas dessas muralhas, tem que confiar em Deus, obedecer às suas ordens e lutar contra elas. [Chamar uma criança e perguntar:] Como podemos derrubar a muralha da desobediência? [Se necessário ajudá-la a responder (obedecendo aos pais assim que eles mandarem). Depois ajudá-la a derrubar aquela muralha. Chamar outras crianças para fazer o mesmo em cada “muralha”.]

CONTANDO AOS OUTROS:
Opção A (para alunos menores): muralha de biscoitos, muralha de pecinhas para montar, muralha de caixas de fósforo, de bloquinhos de madeira, etc. Colocar as pecinhas e um cartãozinho com o verso para memorizar em um saquinho e amarrar com arame. Dizer que a criança deve montar a muralha para contar a alguém sobre a história de hoje.

Opção B (para alunos maiores): Fazer duas cópias do jogo para cada criança. Uma cópia para elas e outra para algum amiguinho. Se achar que dá tempo, deixar que recortem e pintem as peças do jogo na sala (se não der tempo, será uma ótima atividade para fazerem no sábado à tarde). Elas devem jogar enquanto contam a história para o coleguinha com quem estão jogando.

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


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