sábado, 12 de março de 2016

* "Refeição na Praia"

Material:

Folhas de EVA marron, azul e em cores variadas. Você pode usar também papel cartão no lugar do EVA.
Folha com os moldes  do barquinho e das ondas.
Folha impressa com a paisagem - uma para cada criança.  (opcional ) .
Você pode também usar apenas uma folha branca e pedir que as crianças pintem de azul para fazer o mar. Não se esqueça de marcar uma linha vertical nomeio da folha para que as crianças se guiem por ela para montar o barquinho.
Palito de churrasco pintado de marron ou preto para fazer o mastro do barquinho ( opcional ). Ou você pode cortar tiras (em EVA ou papel cartão ) de meio cm de largura e mais ou menos 12 de altura ou ainda usar a  linha vertical que já está na folha com a paisagem.
Cola
Giz de cera azul ( opcional )
Tinta Guache preta ou marron ( opcional ) 

Durante a semana:
Imprima os moldes em papel cartão ou cartolina. Recorte-os.
Trace e recorte cada molde em EVA ou papel cartão. O casco do barco deve ser traçado em  marron. Trace as velas em cores diversas e  as ondas em azul.  Recorte tudo.  Pinte o palito de churrasco com tinta guache preta ou marron.
obs: Tenha muito cuidado ao usar o palito de churrasco . Corte a parte que tem a ponta afiada e fique bem atenta para que não haja acidentes. Principalmente se vc trabalha com crianças bem pequenas. 
Outras opções para fazer o mastro do barco: cortar tiras (em EVA ou papel cartão ) de meio cm de largura e mais ou menos 12 cm de altura ou vc pode também usar a linha vertical que já está na folha com a paisagem.
Não se esqueça de fazer um modelo para ver se estão ajustados  os tamanhos dos moldes ao tamanho do mastro da folha de atividades.

As crianças irão:
Se vc optou pela folha em branco, as crianças irão pintá-la com giz de cera azul
Colar o mastro (palito de churrasco, de EVA ou papel cartão ) no local indicado com a linha vertical na folha da paisagem. A partir dai ,as crianças irão colar as duas velas , uma de cada lado do mastro, o casco do barquinho e por último as ondas. Você pode cortar uma tira longa do molde das ondas ou várias menores para serem coladas sobrepostas. Dá um efeito bem bacana.
Molde para as velas e o casco do barquinho


Molde das ondinhas


Folha com a paisagem de mar


Pronto. Nossa tarefinha vai ficar parecida com esta. Divirtam-se


Materiais:
Prato descartável de papelão na cor parda ( mais ou menos de uns 20 cm de diâmetro )
Areia branquinha ou sal ou pó de mármore ou qualquer outro elemento que se pareça com a areia da praia.
Saleiros para colocar a areia e facilitar a execução da tarefinha. De prefêrncia um saleiro para cada mesinha.
Folhas impressas com as conchinhas e estrelas do mar. Ou usar adesivos com peixinhos e conchinhas.
Cola
Sacos plásticos transparentes que caibam os pratos sem amassá-los.
Fita adesiva para fechar os sacos plásticos 

Durante a semana: imprimir e recortar as figuras do mar . Cada folha tem dois jogos de figuras. Sempre lembrando de fazer um modelo antes para ajustar o tamanho correto das figuras ao tamanho do prato de papelão.

As crianças irão:

Colar as figuras do mar aleatóriamente no fundo do pratinho. É muito importante que as figuras sejam coladas antes da areia. Depois, nos espaços entre as figuras, espalhar bastante cola com os dedinhos e salpicar a areia por cima até preencher os espaços vazios da melhor maneira possível.
É bom ter em cada mesinha, um prato onde se possa derramar o excesso de areia dos trabalhinhos.Retirar o excesso várias vezes . Passar cola  e salpicar mais um pouquinho de areia. Repetir o processo quantas vezes achar necessário. Tenha à mão um lencinho úmido para limpar os dedinhos das crianças sempre que for preciso. Enquanto as crianças trabalham, converse com elas sobre o mar, areia, conchinhas, que Jesus estava na areia da praia que é cheia de conchinhas, fazendo um gostoso lanche para seus amigos. Sobre Quem criou o mar, a areia, as conchinhas para nós porque nos ama. À medida que forem terminando, colocar os pratinhos dentro do saco plástico e fechar com fita adesiva para que a areia que ainda ficar solta não caia no chão.
Eu sei o que vcs estão pensando:  esta tarefinha dá trabalho e pode fazer alguma bagunça ou sujar a sala um pouquinho. Mas as crianças vão curtir muito "por as mãos na massa" e o resultado fica bem legal.
Folha com 2 jogos de figuras de conchinhas - recortar 1 para cada criança


Tarefinha pronta. Bjins de Ovelhinhas Lanudas


Material:
-Folha  da tarefinha impressa  em cartolina A4
2a opção - folha verde ou azul  de cartolina A4
-Folha com 2 jogos de peixinhos ( cada folha impressa dá para 2 crianças)
2a opção: vc pode desenhar peixinhos em EVA e recortá-los,
usar adesivos de peixinhos,
em algumas papelarias existem peixinhos já recortados em EVA,
vc pode usar também, se encontrar, macarrão para sopa em forma de peixinhos.
Outra opção é usar etiquetas redondas coloridas. Vc mesma pode desenhar um peixinho em cada uma usando uma canetinha preta de ponta fina. . Use em cores variadas.
Uma outra idéia que fica bem interessante é cortar massa de biscuit com forma de peixinhos. Use massas coloridas e cuide para que não fiquem nem muito finas e nem muito grossas. Faça com antecedência porque o biscuit demora para secar . Enfim, há muitas formas de se representar peixinhos. Tenho certeza que vc vai encontrar uma . Não vai faltar criatividade.

 Etiquetas redondas com carinhas de peixes desenhadas a mão



Filó verde ou azul para fazer a rede. Recorte-os em tamanho aproximado de 18cm por 18 cm. Embalagem de laranja, batata, etc, também  funciona.
Linha e agulha para costurar a rede na folha de tarefinhas.
Cola
Giz de cera azul ( opcional

Durante a semana:
Imprimir a folha de tarefinhas ou providenciar as folhas de cartolina azul ou verde.
Imprimir e recortar os peixinhos ou providenciar outras opções em quantidade suficiente
Recortar o filó ou similar e, se vc tiver tempo, faça um arremate ao redor para que a "rede" fique mais armadinha.

                                              Folha para imprimir



                                            Peixinhos  para  recortar


Costurar as quatro pontas do filó nas folhas impressas da tarefinha.


Costure fazendo ponto em forma de cruz. Enrole as lateriais e a parte de baixo. Deixe a parte de cima mais reta.Observe a figura acima. Para quem optou por usar uma folha sem o desenho, use cartolina azul ou verde como base e costure as 4 pontas da mesma forma, deixando um espaço acima da rede para colorir o céu.. As crianças poderão colorir o céu de azul na hora da tarefinha.
Uma outra opção é imprimir uma figura mais simples em preto e branco e deixar as crianças pintarem antes de colar os peixinhos na rede  que já está no desenho.

A figura acima foi encontrada no site Bible kids fun zone

 Essa tarefinha também é trabalhosa mas o resultado fica muito bacana.

As crianças irão :
Colar os peixinhos na rede. Coloque generosas bolinhas de cola por toda a extensão da rede para garantir que a colagem fique bem feita. Deixe que as crianças colem os peixes sozinhas. Interfira apenas se for necessário. Talvez a cola demore um pouco para secar e seja preciso ficar segurando alguns peixinhos até que eles colem o suficiente. Tenha a mão um lencinho umidecido para limpar os dedinhos, pois vão ficar bem sujinhos de cola.
Aí está a tarefinha pronta. Neste caso foram usados peixinhos recortados em EVA, usando um furador artesanal. Ufa!!! É  trabalhosa mas as crianças vão gostar.


Material:
Folha da tarefinha impressa
Giz de cera
Adesivos de peixinhos ou peixinhos de EVA ou papel cartão
Filó ou rede de embalar frutas
Bolas de algodão    
Cola
Fita durex ou grampeador

Durante a semana:
Imprima as folhas da tarefinha
providencie os peixinhos do material que vc preferir
providencie o filó ou a rede de embalar frutas. Corte-os para que fiquem do tamanho apropriado ao desenho.

As crianças irão:
Colorir a figura. Incentive as crianças a desenhar alguns discípulos no barquinho do desenho. Deixe que desenhem livremente.
Depois  vc vai colar com a durex ou grampear a "rede" na folha da tarefinha.
As crianças vão colar os peixinhos na rede e colar algodão nas nuvens. Coloque generosas bolinhas de cola em toda extensão da rede para que os peixinhos fiquem bem presos.

Essa ficou bem mais fácil que as outras.


Sugestão de peixinhos.
Imprimir e recortar durante a semana. 
Cada folha tem dois jogos de peixes.


Aí está nossa tarefinha pronta.
 Divirtam-se.


Material: 
Folha da tarefinha 
Papel crepon laranja e amarelo
Cartolina ou papel fantasia marron
Caneta marron
cola branca
cola com glitter na cor cristal ou dourada
grampeador 
tesoura

Folha da tarefinha


Durante a semana:
Imprimir a folha da tarefinha
Cortar retângulos de aproximadamente 4cm por 12cm no papel crepon amarelo e laranja
Fazer as chamas da fogueira da seguinte forma: coloque os dois retângulos juntos e enrole-os no sentido dos 12 cm. Deixe o enroladinho ficar com 1,5 cm aproximadamente. Grampeie um pouco abaixo da metade da altura.


Depois recorte dois retãngulos no papel marron com mais ou menos 2cm por 5 cm. Faça um molde em papel mais grosso para facilitar o trabalho. Risque as formas no papel marron.São duas por criança. Recorte arredondando as pontas sem se preocupar muito que fique uniforme. Afinal, são pedaços de madeira para uma fogueira. Se vc tiver tempo disponível, faça alguns riscos nas figuras com uma caneta marron para que se pareçam com pedaços de madeira. Antes de imprimir os materiais para todas as crianças, sugiro que vc faça um modelo completo da tarefinha  para ajustar os tamanhos das figuras.
As crianças irão:
As crianças vão precisar de mais assistência para essa tarefinha.
Colar primeiro as "chamas" da fogueira no lugar indicado na folha da tarefinha. Depois,colar os dois pedaços de "madeira" formando um X  bem aberto. Colocar uma bolinha de cola com glitter no dedinho da criança para que ela o espalhe nas "chamas" da fogueira para fazer o efeito do brilho do fogo. Tenha sempre a mão lencinhos úmidos para limpar os dedinhos sujos de cola.

Aí está nossa fogueira no detalhe


Depois de pronta, nossa tarefinha vai ficar mais ou menos assim:


de de http://ovelhinhaslanudas.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário