sexta-feira, 1 de julho de 2016

* "O pecado de Acã" – parte 1

     Resultado de imagem para o pecado de acã 

          A primeira vitória do povo de Israel no comando de Josué foi à queda das muralhas em Jericó.  
          A segunda que seria uma vitória se não fosse o pecado de Acã, foi a invasão na cidade de Ai.
         Josué mandou seus espias para ver quantos homens havia naquela cidade e quantos homens ele precisaria mandar pra guerra, e assim poder conquistar Ai. Na volta, seus espias falaram que a cidade tinha poucos homens e que aquela guerra seria fácil.
          Só que o que se esperava não aconteceu, no dia da batalha Josué recuou da guerra pois já havia sido mortos 36 dos seus soldados.
        Josué ficou indignado, inconformado, pois aos olhos humanos a guerra já estava ganha. Então Deus falou pra ele que havia um pecado escondido no meio do povo de Israel, e que era pra ele procurar entre os homens e Deus iria mostrá-lo. Depois de algum tempo procurando, Deus revelou a ele que o homem que estava escondendo o pecado era Acã, da tribo de Judá.
        "Quando os homens invadiram Jericó,
Deus falou para destruir TUDO que havia na cidade,
 porém Acã viu entre os despojos uma boa capa babilônica, 
e duzentos siclos de prata, 
e uma barra de ouro do peso de cinqüenta siclos, 
cobiçou e tomou
e eis que estavam escondidos na terra, 
no meio de sua tenda, 
e a prata,
 por baixo."
          Depois que o pecado de Acã foi descoberto, ele e sua família foram apedrejados e todos os seus pertences destruídos.
          Este texto nos mostra algumas coisas importantes e que são lições para a nossa vida hoje.
          * O primeiro erro de Acã foi possuir os pertences da terra de Jericó, quando a ordem de Deus era destruir TUDO.               Começou ai com a desobediência.
        * O segundo erro foi ele cair no processo do pecado; veja que ele primeiro VIU os despojos, depois ele COBIÇOU, depois ele os TOMOU. Aqui então o pecado já estava consumado! Se não bastasse o pecado, ele ainda piorou as coisas escondendo o pecado.
          Então veja o processo que o diabo quer que nós, servos de Deus venhamos cometer.
          DESOBEDECER – VER – COBIÇAR – TOMAR – ESCONDER
          E quantos de nós, se não vigiarmos, tomamos o mesmo caminho que Acã tomou?
         Quantas vezes temos a oportunidade de desagradar a Deus dando ouvidos as vozes que dizem: Pode fazer, ninguém vai ver. Pode pensar assim, ninguém está ouvido. Pode fingir ser o que você não é. Pode mentir agora, ninguém vai descobrir. Nos esquecemos que de Deus nada pode ser escondido. Nosso verdadeiro caráter é aquilo que nós somos sozinhos, no escuro onde ninguém está nos vendo. O que fazemos nessas situações é o que somos de fato e de verdade.
          E quantos de nós, se não vigiarmos, tomamos o mesmo caminho que Acã tomou?
         Quantas vezes temos a oportunidade de desagradar a Deus dando ouvidos as vozes que dizem: Pode fazer, ninguém vai ver. Pode pensar assim, ninguém está ouvido. Pode fingir ser o que você não é. Pode mentir agora, ninguém vai descobrir. Nos esquecemos que de Deus nada pode ser escondido. Nosso verdadeiro caráter é aquilo que nós somos sozinhos, no escuro onde ninguém está nos vendo. O que fazemos nessas situações é o que somos de fato e de verdade.
        Eu não acredito que o plano de Deus para Acã e sua família era a morte. Assim como não creio que o plano que Deus tem para a nossa vida seja a morte, e morte espiritual.
        Quando tomamos o caminho do pecado, então impedimos o cumprimento do plano maravilhoso que Deus tem pra nós. Esconder os pecados é a maneira mais fácil de cavar uma vala para depois se jogar nela. 
      Hoje inevitavelmente, vemos alguns escândalos no meio cristão  e constatamos que muitas quedas foram ocasionadas por uma atitude igual à de Acã.
          Homens e mulheres que por terem um título ou uma posição, erraram e esconderam o erro debaixo de suas tendas, esconderam no coração.
        Bem disse Davi no Salmo 32.3: " Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos pelos meus constantes gemidos todo o dia."
          O pecado tem que ser confessado, caso contrário será como um câncer na vida de todo cristão.
         A maioria das igrejas nos Estados Unidos, adotaram um método onde cada cristão deve ter um Parceiro de prestar contas ou Parceiro de Confidência.
         Ter um companheiro, um amigo de total confiança, que conheça a palavra de Deus pode ser um grande auxílio na nossa jornada ao coração de Deus . Pois assim, pode haver confissão, oração e cura.
          Agora, existem aqueles que pensam que não precisam disso, que são auto-suficientes, que não podem compartilhar suas fraquezas, afinal não podem  ser mal vistos ,  pois ocupam uma posição, e esta não pode ser maculada.  São os famosos cristãos super-heróis. Acã pensou assim também e foi destruído.
          Todos nós, independente dos títulos, estamos na condição de vasos nas mãos do único Oleiro das nossas vidas ,  que é Jesus. Estamos todos no mesmo objetivo ao coração de Deus, à identidade de Cristo. Por esta razão, a confissão, a comunhão e a amizade com pessoas que vivem o  mesmo amor e o mesmo objetivo é benéfico e se faz necessário.
          Então, guarde bem qual é o caminho da perdição para que jamais você caia nele.
          Acã: desobedeceu – viu – cobiçou – tomou – escondeu.
          Evitar o pecado é a melhor saída, porém caso  isso não aconteça , a confissão  é a saída para a libertação.
         Que o nosso Deus venha a cada dia nos mostrar o caminho para chegarmos mais perto do seu caráter,  mais perto de uma intimidade e amizade com Ele.
          Deus abençoe a todos!

Natália.

de http://www.bomdiapai.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário