quinta-feira, 20 de outubro de 2016

* "O Líder e a Integridade"

1 - Um perfeito relacionamento com Deus


Resultado de imagem para o líder e a integridade


Introdução:
- Integridade = Inteiro, Completo

- Deus planejou e criou o homem para ser íntegro (inteiro, completo), mas o pecado entrou na vida do homem quebrando seu relacionamento com Deus e levando-o à morte espiritual.
- O Líder, o crente, precisa ter INTEGRIDADE (um relacionamento perfeito com Deus para pregar melhor a Palavra de Deus

1- O que Deus planejou quando nos criou?
  1. Ele planejou uma vida perto dEle:
            - Deus falou para a TERRA produzir as plantas e animais (Gn 1:11-12, 24-25);
            - Deus falou para a ÁGUA produzir os peixes (Gn 1.20);
Terra e água são os lugar onde eles vivem!
Quando são separadas destes lugares eles morrem!
- Quando Deus criou o homem e a mulher Ele falou para Ele mesmo (Gn 1.26-27);
            - Ele soprou a respiração de vida no nariz de Adão (Gn 2.7)
A vida veio de Deus! Quando estamos separadas de Deus nós morremos!

b. Ele planejou uma vida do jeito dEle:
            - Pode comer da árvore da vida, mas não pode comer da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.7, 16-17);
            - O que Deus quer que o homem faça?
OBEDEÇA e CONFIE nEle!
- Precisamos OBEDECER a Palavra de Deus porque ela nos guia, nos ensina e nos ajuda a toma decisões;
            - Precisamos CONFIAR que Deus nos ama e quer o melhor para nós;
OBEDEÇA e CONFIE em Deus sempre!

c. Ele planejou uma vida eterna com Ele:
            - Deus queria que o homem e a mulher tivessem vida eterna;
            - O que aconteceu quando eles pecaram?
            Para que eles não vivessem sobre a maldição do pecado e longe de Deus para sempre Deus os tirou de perto da Árvore da Vida! (Gn 3.22-24)

d. Ele planejou uma vida com momentos de descanso:
            - Depois de criar todas as coisas Deus DESCANSOU;
            - Com o descanso eu posso receber a orientação de Deus, ganho força, fortaleço meus relacionamentos; a terra também produz mais quando descansa (Lv 26.33-35; 2 Cr 36.21);
A pessoa que tem momentos de descanso tem menos chance de desobedecer (pecar) aos outros nove mandamentos!
- Descansar é confiar e obedecer!

Qual foi a raiz do pecado que quebrou nosso relacionamento com Deus?
2- O que quebrou os planos de Deus para nós?
a. A dúvida sobre a bondade de Deus (Gn 3.1-6)
            - Satanás colocou em dúvida a bondade de Deus quando falou com Eva;
            - Ele continua colocando dúvida em nossas cabeças até hoje;
“Se Ele realmente fosse bom, Ele não teria feito ...”
- Eu guardo alguma mágoa contra Deus?
- Existe alguma “dúvida” amolando o meu coração sobre coisas que aconteceram comigo e eu não entendo?
- Eu confio completamente no tempo dEle?
- Eu confio em Sua bondade e justiça?
- Eu confio no poder de Deus para transformar tudo em alguma coisa boa para mim (Rm 8.28-29)?
Confiar e Obedecer!

b. A dúvida sobre a Palavra de Deus (Gn 3.4)
- Satanás garante para Eva e Adão que eles não iriam morrer – como Deus disse – e assim quebra o relacionamento de confiança e obediência de Eva e Adão com Deus.
O pecado é considerar Deus um mentiroso (Rm 3.4; 1 Jo 1.10; 5.10)!
- Eu acredito nas promessas de Deus de perdoar meus pecados? (1 Jo 1.9)
- Eu acredito nas Suas promessas de dar tudo que eu preciso para que eu possa fazer o que Ele me pede? (Mt 6.33)
- Eu consigo viver alegre no presente porque eu sei que o passado e o futuro estão completamente em Suas mãos? (Sl 28.7)
- Tiago 1.25

c. A vontade de ser como Deus – orgulho (Gn 3.4-5, 22)
            - Eva quis ter o conhecimento do Bem e do Mal (Gn 3.6);
            - Muita vezes seguimos o que achamos que é certo ou o que os outros acham certo;
E o que Deus diz que é certo em sua Palavra?
Você quer entender tudo que acontece?
Não devo perguntar “Por quê”?  Mas “Para que” (razão)?

3- Como recuperar o plano de Deus para nós?
O segredo para RECUPERAR o plano de Deus para a nossa vida é... - OBEDECER e CONFIAR!
a. Ficando confiante mesmo quando sou provado:
            - As provações são um instrumento de Deus para fazer nossa fé ficar fortepura (1 Pe 1.6-7), e completa (Tg 1.4);
            Ex: Jó (1.9; 2.4-5, 9)
            - Precisamos aceitar as provações com alegria (Tg 1.2).

b. Sendo sempre agradecidos:
             Eu confio e agradeço pelo que acontece em minha vida?
            - Devemos agradecer a Deus “em todos os momentos” (1 Ts 5.18) e “por tudo” (Ef 5.20).
            - A gratidão fortalece a nossa confiança em um Deus que sabe tudo e que é poderoso para transformar tudo em algo bom (Rm 8.28-29)

4- Jesus é um exemplo porque cumpriu o plano de Deus para Ele
Ele foi um exemplo quando...
  1. Obedeceu tudo que Deus tinha pedido para ele fazer (Hb 5.7-9);
  2. Confiou em Deus mesmo quando estava sofrendo na crucificação (Lc 23.46);
  3. Pediu para que cada um de nós enfrentasse sofrimento e provação com confiança (Jo 16.17-23);
Quando nós não procuramos ter um relacionamento perfeito com Deus 
Nossa mensagem perde o poder que ela pode ter para alcançar vidas!

Que áreas de minha vida estão quebradas? Responda SIM ou NÃO
-          Eu estou procurando viver perto de Deus?
-          Eu estou procurando viver como Deus quer?
-          Eu confio na bondade de Deus sempre?
-          Eu descanso sempre que preciso?
-          Eu sempre acredito na Palavra de Deus?
-          Eu nunca tento entender tudo que acontece?
-          Eu suporto provações e não me entristeço quando estou sendo provado?
-          Eu sou grato em todas as situações e por tudo?
-          Eu tenho obedecido e confiado em Deus?
-          Eu tenho falado de Deus para outros porque eu confio que Deus vai fazer o trabalho me usando para isso?

- O Líder, o crente, precisa ter INTEGRIDADE (um relacionamento perfeito com Deus para pregar melhor a Palavra de Deus!


Dr. Marlene Enns - Tradução: Carmen Lobão
de http://carmenlobao2.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário