sábado, 22 de julho de 2017

* "A PACIÊNCIA DE DEUS COM O PECADOR"

A PACIÊNCIA DE DEUS COM O PECADOR Por Markus DaSilva, Th.D.

          Servimos a um Deus maravilhoso:
 “Misericordioso e piedoso é o Senhor;
 paciente e grande em bondade”
Salmo 103:8
          Se Deus não fosse paciente e bondoso, quem sobreviveria? Se Deus não se inclinasse para nos ver, se não considerasse quem somos, se não conhecesse o material do qual ele mesmo nos fez, quem ainda estaria de pé? Sim, o Deus eterno é muito paciente, mas embora o Senhor seja eterno, a sua paciência tem um fim. Essa verdade pode ser facilmente confirmada na história do seu povo: Jezabel e Acabe, Acaz, Manassés, Ananias e Safira… e muitos outros que abusaram da paciência de Deus até que um dia ouviram um “basta”!
“Alguns de vocês seguem no erro porque “todos estão fazendo”; como se todos tivessem o mesmo chamado de separação.”
          Nós, o povo de Deus, frequentemente abusamos da sua paciência. Abusamos porque nos falta visão, visão do reino. Quando Jesus nos disse que o reino de Deus está em nós, uma das implicações é que podemos e devemos cada vez mais atuar no presente, mas viver no futuro (Lucas 17:21). Porque muitos cristãos não vivem como se estivessem no céu, face a face com o Pai, ouvindo a sua voz, eles agem como se Deus fosse algo teórico, distante, daí a facilidade de pecar repetidamente sem esperar uma repreensão. Quanto mais real for o Senhor, mais temor teremos de ofendê-lo, mais honraremos o seu santo Nome e teremos pavor em desagradá-lo no agir, no falar e no pensar, e quando o fazemos somos imediatamente convencidos da necessidade de arrependimento e perdão (Salmo 51:3).
          Os irmãos não estão crescendo em intimidade com o Pai porque se tornaram calejados por pecados acariciados, exatamente como o nosso irmão Paulo nos alertou: 
“não permitam que o pecado 
continue dominando os seus corpos mortais,
 fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos”
Romanos 6:12
          Alguns de vocês seguem no erro porque “todos estão fazendo”; como se todos tivessem o mesmo chamado de separação. Não lhes é óbvio que o Senhor chama vários, mas apenas alguns para a intimidade? Por acaso todos viveram isolados e se vestiram de pele, ou apenas João Batista? Por acaso todos subiram ao monte com Cristo, ou apenas Pedro, Tiago e João? No entanto Jesus amou a todos. Saibam que intimidade requer sacrifício, pois
 “a qualquer que muito for dado, 
muito se lhe pedirá” 
Lucas 12:48 
          Mas os sacrifícios que fazemos são infinitamente pequenos comparados com a glória que é se tornar íntimo com o Pai. Glória presente, mas uma glória muito superior em breve, quando o veremos face a face. Não sigam os outros, sigam somente o Espírito do Senhor que habita no seu coração, se é que de fato o Espírito de Deus habita em vocês (Romanos 8:9).
          Irmãos, não sigam pecando e testando a paciência do Senhor, pois como já lhes disse acima, nosso Deus pode ser tardio, segundo o nosso entendimento, mas a sua justiça é certa (Salmo 145:20; 2 Timóteo 2:19). Não será de melhor proveito abandonarem de uma vez por todas tudo aquilo que tem servido de obstáculo para a sua intimidade com o Senhor? Não ganharão muito mais se afastando de tudo aquilo que já há tempo o Espírito Santo tem lhes incomodado?
 “Arrependei, 
pois, 
e convertei,
 para que sejam apagados os seus pecados, 
de sorte que venham os tempos de refrigério,
 da presença do Senhor” 
Atos 3:19

 Espero te ver no céu.
Por Markus DaSilva, Th.D.

Nenhum comentário:

Postar um comentário