quinta-feira, 9 de novembro de 2017

"201 DINÂMICAS DE GRUPO" - Parte 3

Resultado de imagem para dinâmicas

41. Dinâmica: "do deficiente visual"

          Objetivo:
          Essa dinâmica tem como objetivo motivar a confiança em equipe.

          Materiais:
          Espaço aberto

          Procedimento:
          Formam-se duplas e um fecha os olhos e se deixa ser guiado pelo o outro, que deve estar com os olhos abertos, depois o papel se inverte. Pode ser colocado uma música de fundo.

42. Dinâmica: "sonhos"

          Objetivo:
          Aprender a respeitar o sonhos dos outros

          Materiais:
          Balões coloridos, caneta, papel sulfite e palitos de dente.

          Procedimento:
          O participante deverá escrever em um pedaço de papel seu sonho, dobrar e
colocá-lo dentro do balão, que deve ser inflado. Cada um fica com um balão e um palito de
dente na mão. O orientador dá a seguinte ordem: defendam seu sonho! Todos devem estar
juntos em um lugar espaçoso. A tendência é todos estourarem os balões uns dos outros.
          Quando fizerem isto o orientador pergunta: _ Por que destruíram os sonhos dos outros?
          Deixe eles pensarem um pouco e responda para defender o seu sonho você não precisa
destruir os sonhos dos outros, basta que cada um fique parado e nenhum sonho será destruído!

43. Dinâmica: "Sombra"

          Objetivo:
          Essa dinâmica está relacionada a percepção psicomotora e a interação interpessoal
e interdisciplinar.

          Procedimento:
          Essa dinâmica é muito descontraída, o grupo desenvolve uma sincronia, escolhe
um companheiro (centro)e começam a imitar todos os gestos que ele faça, o que ele
fala, como se fossem o sombra dele, deixando um elemento do grupo ao centro.

44. Dinâmica: "Patinho Feio"

          Objetivo:
          Reflexão

          Materiais:
          Tiras de papel colante, caneta

          Procedimento:
          Colar tiras de papel colante ou escrever em fitas para serem colocadas na
cabeça de modo que apareçam palavras as quais deverão ser seguidas pelos colegas que a
lerem. Exemplo: beije-me, aperte minha mão,abrace-me, deixe-me, pisque para mim, etc
etc.....sendo que apenas um elemento, deverá ficar com a palavra 'deixe-me'. sendo que
esse será o único que não será procurado, será o patinho feio (deixe-me). No final, essa
pessoa deverá contar como se sentiu, sendo discriminado e deixada de lado.

45. Dinâmica: "Salada de Frutas"

          Objetivo:
          Memória e concentração

          Procedimento:
          O grupo senta em círculo e o facilitador diz uma fruta qualquer e aponta para
um dos participantes. O participante escolhido deverá dizer a fruta falada pelo facilitador e
uma de sua escolha. Aí começa a brincadeira. A pessoa que estiver ao lado direito da escolhida
pelo facilitador deverá dizer a fruta do facilitador, da pessoa e a sua.

          Exemplo:
          Facilitador - Maçã; Pessoa 1 - Maçã e Banana; Pessoa 2 - Maçã, Banana e Manga;
Pessoa 3 - Maçã, Banana, Manga e Uva e assim sucessivamente até que alguém erre a
seqüência. Para a pessoa que errar pode ser solicitado um 'castigo' ou um 'mico'.

          Obs:
          1º Em vez de frutas a brincadeira pode ser feita com carros, países, estados, objetos
(praia, casa, sala, etc.); 2º Eu faço essa brincadeira com as minhas turmas do grupo de Reciclagem
da Língua Portuguesa (in company) e garante ótimos resultados. Como castigo à
pessoa que erra, eu faço alguma pergunta sobre o conteúdo já estudado (como revisão), do
conteúdo a ser estudado (como hipótese e suposição, para ver o conhecimento da pessoa
sobre o assunto) e do conteúdo que está sendo estudado (como reforço). É uma brincadeira
simples, mas que garante boas risadas e resultados maravilhosos deixando o ambiente e os
participantes super descontraídos.

46. Dinâmica: "das partes do corpo"

          Objetivo:
          Estimular a atenção e interação com os colegas

          Procedimento:
          Numa grande roda a pessoa começa a brincadeira dizendo o nome de uma
parte do corpo. passando a vez. A pessoa que estiver ao lado determinado irá colocar a mão
na parte do corpo que a primeira pessoa falou, e dizer outra parte do corpo passando a vez.
          A pessoa ao seu lado, já determinado de modo que a vez corra apenas em um sentido, colocará
a mão na parte corporal dita pela segunda pessoa e dirá outra parte e assim sucessivamente.

47. Dinâmica: "Descobrindo as qualidades"

          Objetivo:
          Interação

          Materiais:
          Quebra-cabeça, pedaços de papel e caneta

          Procedimento:
          Dois grupos formam um círculo, com os componentes intercalados ( ex. um
do amarelo, outro do azul e assim em diante até terminar o círculo). Cada componente deve
escrever em um pedaço de papel uma qualidade própria (usando apenas uma palavra) e
entregar para o participante do lado direito, sendo este o componente do grupo oposto, que
deverá fazer mímica para que o seu grupo descubra a qualidade do participante ao lado
(grupo oposto), quando o grupo acerta a qualidade logo o outro componente do mesmo
grupo anterior que estava fazendo a mímica começa a fazer também a sua e assim sucessivamente.
          Enquanto isso o líder do grupo oposto está dentro do círculo montando um quebra
cabeça, quando ele terminar o tempo acaba e ganha o grupo que descobriu mais qualidades
do grupo oposto.

48. Dinâmica: "do Estetoscópio" (para trilhas ao ar livre)

          Objetivo:
          Esta dinâmica serve pra se perceber que o meio ambiente é vivo.

          Materiais:
          Estetoscópio

          Procedimento:
          Ao realizar uma caminhada numa trilha, onde houver em locais úmidos, árvores
com caule fino, pegar o estetoscópio e pedir pra que a pessoa ouça seu coração, logo
após escutar no caule e perceber o som do movimento de água(xilema) e de nutrientes(
floema).

49. Dinâmica: "qualidades e defeitos"

          Objetivo:
          Falar das qualidades e defeitos.

          Materiais:
          Pedaço de papel, caneta

          Procedimento:
          Gostaria de sugerir uma dinâmica que fiz com meus alunos para falarmos das
qualidades e defeitos. Entrega-se um pedaço de papel para cada participante e pede que
desenhe a mão direita e a mão esquerda. Em cada dedo primeiro da mão direita escreve-se
uma qualidade e na esquerda um defeito. O coordenador da dinâmica dá cerca de 20 minutos
para escreverem. Ao final discute-se de acordo com o que cada um escreveu, finalizando
que é mais fácil falar de características dos outros do que de nós mesmos e encerra dizendo
que todos possuímos qualidades e defeitos, porém temos que nos respeitarmos e priorizarmos
nossas qualidades.

50. Dinâmica: "Conheço meu filho"

          Objetivo:
          Para reunião de pais

          Materiais:
          Papel e caneta

          Procedimento:
          Pedir que os alunos escreva em um papel pequeno a seguinte frase: 'eu amo
a minha família'. Não pode ser assinado. Todos pedaços de papel deverá ter um número que
corresponda o número que a coordenadora da reunião manterá em segredo. No dia da reunião
todos os papéis serão colocados espalhados em uma mesa e os pais deverão reconhecer
a letra do filho e pegar um papel. Depois a coordenadora irá verificar se os pais acertaram
e conhece a letra de seus filhos.

51. Dinâmica: "do General"

          Objetivo:
          Descontração... causa muitos risos e simpatia entre os participantes

          Procedimento:
          Uma dinâmica para entreter... como uma brincadeira...
          Há várias posições nesse jogo, como: lixo, soldado, cabo, sargento, coronel, general etc...
          O general começa falando 'Passei a revistar minha tropa e senti falta do...(ele diz o nome de
uma das posições)
         A pessoa se levanta (a não ser que seja o cargo mais baixo, nesse caso, o General se levanta,
e ele continua sentado) e diz 'O ... nunca falta, senhor(o cargo mais baixo não diz senhor
ao general)
         General - então quem falta?... - Quem falta é o ..., senhor
E assim se procede... até que alguém não se levante, ou levante na hora errada, ou esqueça
de dizer 'senhor' ou diga senhor na hora errada

          OBS:
          Se levanta apenas para um cargo mais elevado, e se diz senhor, também apenas para
um cargo mais elevado. Nesse caso, a pessoa que errou vai para o cargo mais baixo, e cada
pessoa sobe um cargo...Então, começa com o general dizendo 'Passei a revistar minha tropa(...)'

          OBS2 -
          O cargo mais baixo nunca diz senhor ou se levanta para o general, mas para todos
os outros participantes, sim...O general nunca se levanta ou diz senhor... apenas para o
cargo mais baixo...

          OBS3 -
          Se faltarem cargos, pode-se inventar mais alguns, como cocô, ou balde, ou algo assim...

52. Dinâmica: "da inteligência"

          Objetivo:
          Melhorar a percepção

          Procedimento:
          Você pega um grupo e divide em 2 a 2, um olhando pro outro. Peça a eles
para que se observem por 2 minutos, depois peça para eles se virarem de costas e mudarem
três coisas em si mesmos e depois desviarem e fazerem com que o parceiro descubra o
que foi mudado. O outro também repete e assim sucessivamente repita por 3 vezes esta
dinâmica.

53. Dinâmica: " da folha de revista"

          Objetivo:

          Material:
          Folhas de revista, pátio ou sala, todos sentados em círculo

          Procedimento:
          Dar uma folha de revista a cada participante e pede para que amassem bastante
a folha, após todos amassarem pede para que desamassem novamente deixando a
folha como era antes.
          Ninguém irá conseguir, então explica-se que a folha representa as nossas palavras que uma
vez ditas não podem mais serem consertadas, por isso devemos ter cuidado ao falar para
que não venhamos a machucar o próximo, pois uma vez aberta a ferida será difícil cicatrizar.

54. Dinâmica: " do balão"

          Objetivo:
          Reflexão

          Material:
          Balões palitos de dentes uma caixa de bombons ou algum outro prêmio

          Procedimento:
          Entrega-se um balão para cada participante e em seguida um palito de dentes,
pede-se para todos se espalharem e diz o seguinte: _ganha esta caixa de bombons
quem conseguir ficar com o balão sem estourar.
          Sem que o instrutor mande todos os participantes correm para estourar os balões dos adversários
para ganhar a caixa de bombons, mas geralmente não sobra nenhum balão. Depois
o instrutor pergunta: em que momento eu mandei vocês estourarem os balões dos colegas? E fica com a caixa ou distribui.

          Obs:
          Se gostarem divulguem!

55. Dinâmica: " da Pergunta Certa"

          Objetivo:
          Esta dinâmica irá despertar uma atenção maior a concentração e estratégia.

          Material:
          Papel e fita crepe

          Procedimento:
          Esta dinâmica para funcionar independe da quantidade de pessoas participantes.
          Um exemplo, em um grupo o coordenador deverá colar um nome de uma pessoa
famosa nas costas dos participantes, sem que eles vejam o que esta escrito, então ganha a
dinâmica quem descobrir primeiro o nome que está escrito em suas costas, para ajudá-los
eles poderão fazer perguntas entre si como por exemplo 'a pessoa é loira?', mas as respostas
só poderão ser sim ou não.

56. Dinâmica: " Carta a si próprio"

          Objetivo:
          Levantamento de expectativas individuais, compromissos consigo próprio, percepção
de si, auto-conhecimento, sensibilização, reflexão, auto-motivação, absorção teórica.

          Material:
          Envelope, sulfite, caneta.

          Procedimento:
          20'
          Individualmente, cada treinando escreve uma carta a si próprio, como se estivesse escrevendo
a seu (sua) melhor amigo (a). Dentre os assuntos, abordar: como se sente no momento,
o que espera do evento (curso, seminário, etc.), como espera estar pessoal e profissionalmente
daqui a 30 dias. Destinar o envelope a si próprio (nome e endereço completo
para remessa). O Facilitador recolhe os envelopes endereçados, cola-os perante o grupo e,
após 45 dias aproximadamente, remete ao treinando (via correio ou malote).

57. Dinâmica: " da Bexiga"

          Objetivo:
          Mostrar que nem sempre os caminhos mais fáceis são os melhores, aliás quase
nunca. Se precisarem da ajuda de outro diga, que quando não conseguimos vencer algo sozinhos
(vícios, frustrações etc.) podemos pedir ajuda a outra pessoa, mais velhas (no caso
de adolescentes).

          Material:
          Bexigas coloridas; fitinha (fita de presente); mini balas; tirinhas de papel com palavras
boas e ruins do tipo sucesso, amor, paz, vida eterna, mentira, drogas.

          Chegue antes para preparar a sala.
          Coloque uma tirinha de papel com um dizer 'ruim' encha a bexiga e coloque uma fita longa,
cole no teto essa bexiga, de forma que fique fácil de pegar, dessa forma vá dificultando as
bexigas e 'melhorando' as palavras até a última bexiga, no nosso caso foi Vida Eterna, coloque
balas junto com a palavra chave, se ninguém alcançar diga que pode pedir ajuda um ao
outro.

          Público:
          Pode ser feito com pré-adolescentes, adolescentes, jovens e adultos, mudando as
palavras para cada faixa etária. Boa sorte!

58. Dinâmica: " Construindo uma fogueira"

          Objetivo:
          Mmostrar a importância do trabalho em equipe

          Material:
          Palitos de sorvete ou de dente

          Procedimento:
          Separar os participantes em grupos menores de pelo menos 5 componentes.
          Dar a cada grupo um punhado de palitos e pedir que façam uma fogueira. Cada equipe poderá
pegar palitos dos outros grupos, mas deverá proteger os seus. O líder da brincadeira
deverá observar e depois ressaltar quem fez o quê em cada grupo e ressaltar os que tentaram
fazer tudo sozinhos, os que ficaram só olhando, os que foram tentar pegar palitos dos
outros grupos por iniciativa própria e os que souberam liderar e delegar tarefas igualmente.
          A mensagem é que todas estas atitudes fazem parte da rotina do trabalho em equipe (feliz
ou infelizmente) e cada um deverá analisar-se e pensar no que pode estar melhorando.

59. Dinâmica: " Toca do coelho"

          Objetivo:
          Quebrar o gelo fazendo com que o grupo participe da atividade e principalmente
que haja integração entre o mesmo.

          Material:

          Procedimento:
          Formar vários grupos de três pessoas, sendo que dois participantes vão dar
as mãos simulando uma toca e o outro participante é o coelho que ficará dentro da toca,
num determinado momento o professor ou instrutor da um sinal e todos os coelhos devem
trocar de toca, e depois todas as tocas trocam de lugar. Após e num determinado momento
o professor ou instrutor fala em voz alta ventania e todos se dispersam como se estivesse
ventando.
          Após alguns segundos formam novamente grupos de três.

          OBS:
          Pode ser aplicado com pequenos e grandes grupos, e o tempo é livre terminando
quando todos trocarem de lugar várias vezes.

60. Dinâmica: "do abraço"

          Objetivo:
          Sugiro uma dinâmica que criei, tendo em vista o estreitamento dos laços

          Material:
          Cestinha, papel, caneta

          Procedimento:
          Escrever os nomes de todos os participantes que já se conheçam mas que ainda não possuem laços definidos, como grupo de jovens de evangelização, colocar todos os envelopes em uma cestinha e pedir que todos tirem um papel, quando todos tiverem tirado o papelzinho, solicitar que o primeiro que tirou leia o nome em voz alta da pessoa e uma característica do colega, este que foi chamado levanta-se e dá um abraço no colega, e lê o seu papel e assim por diante.


Nenhum comentário:

Postar um comentário