terça-feira, 5 de dezembro de 2017

"REDESCOBRINDO OS PROPÓSITOS DO MINISTÉRIO INFANTIL"



“Devemos trabalhar com propósitos firmes e corretos,
 a fim de preparar uma geração de cristãos fiéis a Jesus
 e a sua Palavra.”
Jean Porto Santos

          1- INTRODUÇÃO

          Especialmente preparado, para você que esta envolvido (a) e comprometido (a), no trabalho com crianças, e deseja obter orientações para este ministério.
          Meu desejo é ajudar você professor, a ampliar sua visão. Dando ideias e orientações, que o ajudarão no desenvolvimento desse tão importante trabalho.
          Fico feliz pelo seu interesse de preparar-se ainda mais, para o desempenho do seu ministério. Creio que esta será uma grande oportunidade!
          Nasceu no coração de Deus, para o seu coração. Acredito que será um direcionamento muito importante, e que fará toda diferença. Podemos observar que existe uma urgência de líderes, que entendam os verdadeiros propósitos de Deus, em relação ao MINISTÉRIO INFANTIL.
          Teremos a oportunidade de compreender, que somos muito mais do que “tios” e “tias” (termo grandemente usado no nosso meio). Na verdade, somos construtores de uma próxima geração temente a Deus.
          Não tenho a pretensão de “terminar” com o assunto, mas sim abrir “janelas”, que influenciarão sua busca no aprofundamento do tema estudado. Acredito que é urgente, que nossas crianças sejam olhadas nas nossas igrejas de uma maneira diferenciada. E quando isso acontecer, uma revolução irá ocorrer no nosso meio. Que Deus nos encontre fiéis ao nosso chamado, e que possamos todos os dias nos colocar a disposição do SENHOR, para realização dessa grande obra.
          Deus conta com você!

          2- DEFINIÇÕES

          Antes de tudo, é importante definirmos os termos principais, que estão sendo discutidos nesta apostila. Quando fundamentamos nossas ações, podemos desenvolver o nosso trabalho com mais facilidade. São muitas as pessoas que fazem diversas coisas sem realmente saber por que estão fazendo. Ou seja, vão à onda do momento. Fazer, porque todo mundo faz, não é a decisão correta.      Ainda mais se tratando da obra de Deus. Por essa razão se faz necessário fundamentar as nossas ações, para que possamos ter convicção, de que aquilo que estamos fazendo realmente é o correto. Infelizmente no Ministério Infantil existem muitos ministérios fotocópia - o famoso “xerox”. Esses ministérios são aqueles que nada criam, somente reproduzem deixando assim de ser original. Por exemplo: Todo mundo está fazendo, eu vou fazer também. Todo mundo está cantando, vou cantar também. Todo mundo usa, vou usar também. O ministério fotocopia deixa de influenciar, e é influenciado. Claro que concordo que atitudes boas devem ser reproduzidas. Porém, existem coisas que não é porque está dando certo para uma pessoa, que tem que dar certo para você. Eu acredito que somente seremos bem sucedidos, quando aquilo que estamos fazendo está sendo dirigido pela plena perfeita vontade de Deus. Buscar a direção de DEUS ainda é importante. Para pensar: “Como devemos julgar um ministério bem sucedido; Segundo Deus ou segundo os homens”? . Quando eu entendo o porquê, daquilo que estou fazendo, e tenho a convicção de que as minhas ações estão de acordo com a Palavra de Deus, com certeza eu desenvolvo meu ministério de forma correta. A falta de convicção é umas das grandes causas da evasão enorme de professores e líderes no Ministério Infantil. Por essa razão devemos estar pautados; não nos modismos ou nos nossos “achismos”, mas em decidir alinhar nossas ações à visão de Deus e ao propósito pré- estabelecidos pelo Senhor, em relação ao nosso ministério.

          2.1- O QUE É MINISTÉRIO
                 
          Precisamos moldar o nosso Ministério Infantil aos preceitos Bíblicos. Na atualidade existem grandes desafios, quando se trata de desenvolver um trabalho com excelência para as crianças. Infelizmente, diante disso podemos também observar a postura de muitas lideranças e professores nesses últimos tempos, que são tudo, menos verdadeiros ministros. É necessário ter uma consciência ministerial correta, bíblica e relevante, para que possamos fazer à diferença em meio a tantos que infelizmente se comportam de maneira equivocada. Lógico, que compreendemos que não somos perfeitos, mas devemos nos esforçar, para fazer a obra de Deus com perfeição. Segundo Silva (2000) “Deus não chama pessoas perfeitas para exercerem o ministério da fé. Até porque pessoas perfeitas não existem. Ele chama para a perfeição, para aperfeiçoar. Daí a necessidade de submissão, lealdade e compromisso”.
           Mas, o que seria ministério? A palavra ministério vem da palavra grega diakonia, que quer dizer SERVIR, então podemos entender que ministério significa vida de serviço na igreja. Segundo a Bíblia, ministério é simplesmente o exercício do dom de uma pessoa (1 Pedro 4.10-11, Timóteo 4.6, Efésios 4. 11-12) . Podemos entender um pouco melhor essa definição, quando lemos o artigo de autoria de André Sanches, com seguinte tema: ‘O que é ministério?” O referido autor do artigo esclarece, que a palavra ministério na Bíblia, na maioria das vezes em que aparece, significa serviço. No Novo Testamento a palavra grega para ministério é “diakonia”, e indica a prestação de algum tipo serviço ou trabalho. Como, por exemplo, nesse texto: “e, quanto a nós, nos consagraremos à oração e ao ministério [diakonia] da palavra.” (Atos 6. 4) com esse texto, ele afirma que os Apóstolos se dedicariam ao trabalho, ao serviço da pregação da palavra de Deus. Logo, desenvolveriam o seu ministério.
           Podemos afirmar que Deus em sua soberania, decide escolher algumas pessoas para funções específicas, pois é Ele que concede dons para o desenvolvimento do trabalho. É claro, que não iremos encontrar na Bíblia a definição Ministério Infantil de forma etimológica, mas podemos entender que Ministério é servir; servir a Igreja. E nós, como lideres e professores têm o privilégio único de poder servir a Deus, servindo as crianças. Preste atenção, se no seu coração não existe à motivação de servir a Deus,sem servir as pessoas. O que você faz é tudo, menos ministério. Somos chamados a servir com nossos dons, talentos e aptidões naturais. O Senhor nos capacitou para o seu serviço, e devemos servir com toda alegria do nosso coração. Silva (2000) esclarece “a função ministerial não é primeiramente uma profissão, nem a fonte de suprimento e sustento de alguém. É uma função divina, para tratar vidas humanas, com reflexos eternos.”
           Por essa razão, não podemos ser negligentes com aquilo que fomos chamados e escolhidos para fazer. A síndrome de Arquipo não pode, e nem deve existir no nosso meio. O Apóstolo Paulo quando escreveu para os irmãos da Igreja de Colossenses, deixou registrado um alerta, uma mensagem direta ao obreiro chamado Arquipo - “ atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para cumprires”. (Colossenses 4.17). O que Paulo estava querendo dizer para esse senhor é que, ele deveria tomar uma posição diante do seu chamado; que ele deveria dar atenção a algo, que era muito importante. Pois ele tinha recebido esse ministério, não do homem, mas do próprio Deus. E por isso deveria colocar em prática. Quantas vezes nós também somos influenciados pela síndrome de Arquivo? Sabemos que recebemos da parte do Senhor, algo muito importante, mas infelizmente muitas vezes nos encontramos olhando para os obstáculos. Deus não nos chamou para desistir, mas sim para cumprir com dedicação o nosso ministério. Por isso, devemos estar cientes e convictos da nossa chamada, e lutar para colocar em prática tudo aquilo que Deus tem colocado no nosso coração. SOMOS CHAMADOS PARA SERVIR A DEUS, SERVINDO AS PESSOAS! DEUS CHAMA PESSOAS ESPECÍFICAS PARA MINISTÉRIOS ESPECÍFICOS. O QUE VOCÊ FAZ NO MINISTÉRIO INFANTIL COM PROPÓSITO DE SERVIR AS PESSOAS?

          2.2 - O QUE É MINISTÉRIO INFANTIL? 

          Se alguém desafiasse você, para definir com suas palavras o que é o Ministério Infantil, qual seria a sua resposta? A sua resposta a essa pergunta, será o termômetro que medirá seu comprometimento com o seu ministério. Infelizmente, tenho tido a triste oportunidade de conhecer pessoas, que estão envolvidas com o trabalho com crianças, mas que ainda não possuem uma resposta segura, em relação a essa pergunta. É fundamental, que aqueles que trabalham no ministério infantil, tenham certeza daquilo que estão fazendo, e porque estão fazendo. Pois, a visão correta em relação ao trabalho, facilitará o desenvolvimento do mesmo. Logo, podemos afirmar que nosso trabalho não pode ser feito de qualquer maneira. O Ministério é “infantil”, mas nós como líderes, jamais podemos ter atitudes “infantis”.
          O Ministério infantil é algo sério, e deve ser feito de maneira correta. Infelizmente ainda existe uma visão muito distorcida, em relação a esse assunto, e por isso muitas igrejas desenvolvem esse trabalho com a motivação errada. Começando pela realização do culto paralelo (o culto que é realizado para com as crianças,simultaneamente ao dos adultos). Muitos decidem tirar as crianças da igreja, para que elas não incomodem os adultos. Igrejas que agem assim, geralmente levam essas crianças para um espaço sem estrutura, junto com uma pessoa que foi escolhida para “ficar” com elas. ISSO É COMPLETAMENTE ERRADO! Nós não “tiramos” as crianças da igreja porque elas incomodam. Na verdade nós levamos as crianças, para um lugar específico, onde elas estarão tendo a oportunidade de ouvir o Evangelho, na linguagem mais apropriada a faixa etária delas. Devemos entender que não se reúne as crianças apenas para “tomar conta” delas. As crianças devem ser reunidas no culto infantil paralelo, com o propósito de serem cuidadas e pastoreadas. O Ministério Infantil existe para proporcionar às crianças comunhão, edificação e um encontro pessoal com Cristo.
          Sabemos: jamais iremos conseguir mudar a visão de todos! Na verdade o importante nesse processo, é se o líder, professor e pastor infantil está com a visão correta do desenvolvimento do seu ministério. Quando o líder entende que ele é chamado para ensinar as crianças as bases, princípios e valores bíblicos, sua atitude é diferente. O desenvolvimento correto do Ministério Infantil é determinante para a construção de uma geração temente a Deus. Afinal, o futuro da Igreja depende da educação que recebemos, e repassamos hoje. NÃO SE TRATA SOMENTE DE MIM.TRATA-SE DA PRÓXIMA GERAÇÃO.
          É importante salientar, que a dimensão da atuação do Ministério Infantil vai muito além das atividades, que desenvolvemos dentro das nossas dependências religiosas. O alvo do nosso ministério são as crianças, e devemos nos esforçar para ironde elas estão. Não limite o seu trabalho somente aos seus cultos. Abra a sua visão e entenda que a criança sentada no banco da praça também faz parte do seu ministério. Lembre-se sempre, de que só existirá ministério se realmente existir serviço. O propósito de servir à Deus, servindo as pessoas, deve ser nossa prioridade.

          3- PLANEJAMENTO NO MINISTÉRIO INFANTIL 

          QUAIS SÃO OS PROPÓSITOS DO MINISTÉRIO INFANTIL? QUAIS DEVERIAM SER AS PRINCIPAIS PRIORIDADES DESSE MINISTÉRIO? PORQUE RAZÃO EXISTE O MINISTÉRIO INFANTIL? Estas são perguntas importantes, e as respostas para essas perguntas irão determinar a direção correta do nosso trabalho. Pois não adianta só fazer, deve-se saber por que tal coisa esta sendo feita. Falando em atividades no ministério infantil, temos a consciência de que muitas coisas podem ser feitas, por exemplo: podemos desenvolver atividades com as crianças, e para as crianças, mas a verdade é: se não tomarmos cuidado com o ativismo desenfreado, podem ocupar todos os dias da nossa agenda, e fazer com que gastemos nossas forças naquilo que realmente não é prioritário. Por essa razão tudo que desenvolvemos deve passar pela “ peneira das prioridades”. Devemos antes de tudo questionar o “por quê” de fazer certa atividade, e para quê fazer? As respostas para essas duas perguntas direcionará o seu trabalho. Você, LÍDER E PROFESSOR de crianças, deve trabalhar sabendo aonde quer chegar, e que estratégia usará para alcançar o propósito estabelecido. Essa atitude será determinante. Campanhã (2000) esclarece “Planejar é desafiador. Significa estar no topo de uma montanha, olhar para o topo de outra montanha, e saber que é possível chegar lá. No entanto, para chegar lá é preciso estratégia”. Planejar é a garantia de que aquilo que estamos fazendo é o correto para alcançar os objetivos. Sem planejamento o caminho pode ser mais longo. Afinal, para quem não tem um plano traçado, qualquer caminho serve. O grande problema é que às vezes fazemos as coisas porque já estamos condicionados a fazer, e por isso muitas vezes “pecamos” por falta de planejamento. O planejamento estratégico é importante, mas talvez você esteja perguntando:“o que é isso”? Planejamento estratégico é um conceito comum no âmbito da administração, que significa o ato de pensar e fazer planos de uma maneira estratégica no Ministério Infantil. Isso é fundamental para alcançarmos o “sucesso” no desenvolvimento do nosso trabalho. Às vezes começamos o ano sem sentar para planejar, discutir, analisar nossas ações e resultados. Decidimos somente por avançar. Campanha (2000) esclarece que “o planejamento estratégico de algumas igrejas é simplesmente avançar mais. O planejamento correto implica saber: “Avançar em quê? Avançar para onde? Quanto avançar? De que forma avançar? Com que custo?” Por isso é importante refletir: “O QUE REALMENTE DEVEMOS FAZER NO MINISTÉRIO INFANTIL? QUAIS SÃO OS SEUS VERDADEIROS PROPÓSITOS? O QUE QUEREMOS ALCANÇAR COM O NOSSO TRABALHO? QUE ESTRATÉGIAS USAREMOS PARA AMPLIAÇÃO DO NOSSO MINISTÉRIO? VOCÊ E SUA EQUIPE JÁ ORGANIZARAM O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA ESSE ANO?

          4 - OS PROPÓSITOS DO MINISTÉRIO INFANTIL 

          Deus é um Deus de propósitos, e tudo que ele faz é com propósito. E com a gente, não pode ser diferente; nós também devemos ter propósitos bem definidos em tudo que fizermos. Como sabemos se aquilo que estamos fazendo é o correto? Como todo bom cristão, deve-se recorrer ao estudo da Palavra de Deus, pois ela tem reposta para tudo, até mesmo para a fundamentação do nosso ministério. Sendo assim, é bom refletirmos: “ o que as Sagradas Escrituras nos mandam fazer, em nosso ministério com as crianças?”

          Vejamos os seguintes textos: 
“Portanto ide, 
fazei discípulos de todas as nações,
 batizando-os em nome do Pai,
 e do Filho,
 e do Espírito Santo;
 Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; 
e eis que eu estou convosco todos os dias, 
até a consumação dos séculos.
 Amém.” 
Mateus 28:19,20

 “Ouve,
 Israel, 
o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
 Amarás,
 pois,
 o Senhor teu Deus de todo o teu coração, 
e de toda a tua alma,
e de todas as tuas forças.
 E estas palavras, 
que hoje te ordeno, 
estarão no teu coração; 
E as ensinarás a teus filhos
 e delas falarás assentado em tua casa,
 e andando pelo caminho,
 e deitando-te 
e levantando-te. 
Também as atarás por sinal na tua mão,
 e te serão por frontais entre os teus olhos.
 E as escreverás nos umbrais de tua casa,
 e nas tuas portas.” 
Deuteronômio 6:4-9

 “Educa a criança no caminho em que deve andar;
 e até quando envelhecer 
não se desviará dele.” 
Provérbios 22:6

     Diante desses textos bíblicos, podemos perceber que a educação direcionada aos pequenos é prioridade para Deus, pois a transmissão da fé foi à orientação dada por Deus, para que uma futura geração temente ao Senhor, fosse construída. Hoje a estratégia continua a mesma. Sabemos que os primeiros responsáveis da educação cristã dos filhos são os pais. Porém, nós devemos entender que o Ministério Infantil também é fundamental nesse processo de transmitir as verdades de Deus. Nós, lideres e professores de crianças, somos parceiros nesse processo,e também temos essa grande missão de ajudar na construção de uma geração cheia do conhecimento de Deus. Tudo que fazemos no Ministério Infantil deve ser fundamentado nos próprios propósitos de Deus, para sua Igreja. Propósitos esses já pré-estabelecidos na sua Palavra. A missão dada a Igreja de Cristo, deve ser a missão de todo líder e professor do ministério Infantil, afinal também somos a igreja. E por isso fazemos parte do seu corpo, e devemos contribuir para que os propósitos de Deus sejam estabelecidos.

           4.1 EVANGELIZAR/ALCANÇAR 

          Silva (2000) declara: “a Igreja recebeu de Jesus a incumbência de levar o evangelho a todas as nações. Essa é a sua missão - motivo de sua existência. Se não desempenhar esse trabalho, ela não tem razão de existir”. Será, que evangelismo infantil faz parte do nosso planejamento anual? É importante discutir sobre isso; se faz necessário ampliar nossa visão, em relação ao nosso trabalho.                Precisamos começar perguntado mais uma vez: “Qual a nossa missão como igreja?” A resposta está em reconhecer que somos o corpo de Cristo. Portanto, deveríamos estar fazendo o que Ele fez na terra. A evangelização do mundo, portanto, tem de ser a missão, o objetivo norteador da Igreja. Pois, era a meta central do nosso Senhor.A única razão pela qual o Filho eterno, despojando-se de suas vestes de glória, assumiu nossa forma. Ele veio ‘buscar e salvar o que se havia perdido’ (COLEMAN p. 87 2005) 
           Diante desse texto podemos perceber que, evangelizar não é uma opção, é a razão da existência da igreja. Quero aproveitar e dividir com vocês na integra um texto que publiquei no meu facebook. Nossas preocupações: “Qual será o tema do congresso esse ano? Quem iremos convidar para pregar? Qual vai ser a temática da decoração? E as cores dos balões? A equipe vai ter que ter um uniforme "bárbaro". TUDO TEM QUE SER TOP!” CLARO QUE TUDO ISSO É IMPORTANTE. É BOM PLANEJAR O MELHOR, POIS DEUS MERECE O MELHOR. MAS ESSE ANO QUE TAL PENSAR E FAZER ALGO DIFERENTE? QUE AS NOSSAS PREOCUPAÇÕES TAMBÉM SEJAM:“Em que bairro de nossa cidade iremos começar um projeto de evangelização infantil?    Vamos visitar as famílias das nossas crianças? Têm algum orfanato que possamos fazer algo? Vamos preparar uma EBF buscando as crianças da rua? E as escolas não podem ser esquecidas, vamos fazer algum trabalho voluntário? Vamos fazer EBD de rua? Já que as crianças não procuram a igreja, a igreja irá até elas!” Que possamos ser usados por Deus para fazer a diferença!
           Evangelismo infantil é determinante, para que mais crianças alcancem a salvação em Cristo Jesus. “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como porem invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: “Quão formosos sãos os pés dos que anunciam coisas boas.”
 Romanos 10. 14-15 

          4.2 DISCIPULAR / ENSINAR 

          Gilberto (2007) declara “na educação cristã, através do discipulado, a Igreja tem por objetivo fazer de cada crente um fiel seguidor de Jesus”. É fundamental discipular nossas crianças para que elas possam estar firmes e fundamentadas na fé cristã. As crianças estão sendo atacadas espiritualmente. É necessário criar meios de defesa. Quando discipulamos, damos oportunidades para que elas cresçam em Deus. É necessário que nós, líderes e professores do Ministério Infantil, estejamos cientes dessa nossa responsabilidade, e busquemos estratégias, para que nossas crianças sejam discipuladas e fundamentadas na verdade.

          4.3 PASTOREAR/ CUIDAR 

          Jesus em seu ministério se interessou pelas crianças. Ele é o nosso maior exemplo. Ele via as crianças necessitadas de salvação ( Mateus 18.11-14 ), milagres ( Mateus 9.24-25), resgate ( Marcos 9.21) e de benção ( Marcos 10.16). Hernandes D. Lopes em seu livro “ De: Pastor A: Pastor” faz a seguinte pergunta: “O que significa pastorear?” Ele mesmo esclarece que pastorear é alimentar o rebanho de Deus, com a Palavra de Deus. É proteger o rebanho. É gostar do cheiro da ovelha. E por último esclarece que, pastorear é encorajar as ovelhas. Para pensar: “Estamos realmente pastoreando as nossas crianças?” Falaremos mais sobre esse assunto em uma próxima apostila.

          4.4 TREINAR / CAPACITAR 

          As crianças somente crescerão espiritualmente, quando forem estimuladas espiritualmente.      Quando treinadas e capacitadas, elas poderão servir dentro da casa do Senhor. Devemos ajudar as crianças a terem um encontro com Cristo, mas também fazer com que elas possam desenvolver seus dons espirituais, promovendo assim possibilidades de serviço, aonde elas encontrarão oportunidades de exercitar seus dons.

          4.5 ENVIAR 

          Uma criança pode frutificar.
          Ela pode cumprir com a grande comissão.
          Ela pode ser uma testemunha de Jesus.
          Ela pode ser um discípulo de Jesus.
          Uma criança pode ser um missionário.
          Uma criança pode servir a Deus com seus dons e talentos.
          A criança é Igreja.

          Que Deus continue abençoando sua vida hoje e sempre....
       
          PR Jean Porto dos Santos, casado, pai, Pedagogo, Teólogo e Coordenador do Discipulado Infantil e do Departamento Infantil HERANÇA DO SENHOR- Membro da Igreja Assembleia de Deus de Joinville, Santa Catarina

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          5- REFERÊNCIAS

          https://www.esbocandoideias.com/2012/02/o-que-significa-ministerio.html. Acesso 13-02-2017
          https://www.significados.com.br/planejamento-estrategico/
          CAMPANHÃ Josué. Planejamento estratégio. São Paulo: EDITORA VIDA, 2000
          COLEMAN, Robert. Como avivar a sua igreja. 15. Ed, Rio de Janeiro: CPAD, 2015

          ANEXOS

          (Nessa seção você vai ler artigos importantes. que ajudarão no desenvolvimento do seu trabalho. Espero que sejam úteis. Não são artigos da minha autoria, mas são fundamentais para nosso crescimento como professor, líder e pastor de crianças).
          Quando ignoramos as crianças, nos tornamos responsáveis pelas consequências ruins que as cercam... 
          A fome do Diabo pelas crianças é insaciável. Ele sabe o potencial dos pequeninos, por isso tenta impedi-las de conhecerem a Jesus. A Bíblia nos mostra muito claramente como Jesus as ama, e se importa com elas - e nos desperta para este chamado. Chega de desprezá-las! As crianças são membros do corpo de Cristo. É tempo de investir no ministério infantil, em obediência a palavra de Deus: “Ide, por todo mundo e pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). Toda criatura, inclui as crianças.
          Sabemos que a base da personalidade da criança é formada logo nos primeiros anos de vida. Assim, como elas estão abertas para conhecer a Jesus, também estão para o mal. “Até a criança mostra o que é por suas ações; o seu procedimento revelará se ela é pura e justa.” (Provérbio 20.11)
          As crianças sempre foram alvos do diabo, pois ele sabe a importância de investir nesta fase da vida do ser humano. Podemos ver isso no livro de 2 Reis - que conta histórias de Reis que começaram a reinar ainda crianças. Eles governaram de acordo com a influência que receberam. Vale conferir a história de Manassés,um menino de apenas 12 anos, que influenciado pelas mentiras de Satanás, praticou o mau mais do que qualquer outro rei antes dele (2 Reis 21.1). A História de Josias foi diferente - ele começou a reinar com 8 anos e fez o que era reto diante do Senhor, escolhendo andar nos caminhos de Davi (2 Reis 22.1). Nossas crianças estão precoces, parece que a inocência está acabando mais cedo. A mídia é fortemente explorada pelo inimigo, sendo uma forte aliada para destruir a infância. Não é fácil! As pressões sempre foram e serão grandes, mas “maior é o que está em vós, do que aquele que está no mundo” (I João 4.4).
          Diante disso e muito mais, entendo que o evangelismo deve ser prioridade nas igrejas. Todos precisam de Cristo, começando pelas crianças.
          De acordo com pesquisas, o resultado efetivo de um trabalho realizado com crianças é de 90%. Mas, infelizmente é investido apenas 10%. Desperta Igreja! As crianças precisam de nós. Somos responsáveis por elas. Somos responsáveis pelo crescimento da pedofilia, do abuso sexual desenfreado, pela violência, pelas torturas, pelo trabalho infantil que as escraviza. Quando somos omissos, não amamos de uma forma que elas entendam. Quando não somos compromissados com elas e com a Palavra; como Igreja as ignoramos e as relegamos “às salinhas” para não atrapalharem os pais. Quando não desenvolvemos um trabalho focado e adaptado à linguagem, nos tornamos responsáveis pelas consequências ruins que acabam acontecendo.
          Acorda! É tempo de valorizar os líderes de crianças - de darmos suporte a eles. É tempo de sustentarmos e cuidarmos dos missionários espalhados pelo mundo, que dão suas vidas para evangelizarem as crianças, obedecendo ao chamado de Deus. Peçamos perdão a Deus por termos impedido que as crianças se achegassem a Jesus. Pelo tempo em que as abandonamos. Pelo tempo em que a educação ficou por conta da TV. Por termos permitido que os amigos delas fossem os virtuais. Pelo descaso com o ministério infantil. Por termos permitido que o mundo investisse tanto nelas através de jogos, brinquedos, livros, filmes, etc.

“Os Samuéis e Salomões da igreja
 se tornam sábios em sua juventude.
 Os Davis e Josias são maleáveis de coração 
quando têm pouca idade. 
Leia acerca da vida da maioria dos ministros eminentes,
 e você com frequência descobrirá que sua história como cristãos,
começou bem cedo.”
Charles Spurgeon

          A importância do Departamento Infantil na Igreja 

          1º) A criança aprende numa linguagem própria. Ex.: Para o adulto, o sermão vem: Davi meteu a mão no alforje,tomou uma pedra e com a funda a atirou, e feriu o filisteu na testa, e ele caiu com o rosto em terra. (I Samuel 17:49) E ainda tem adulto que não entende essa linguagem. Nunca viu alforje, nem funda, nem sabe de que lado é cair com o rosto em terra. Para a criança, faz-se o ato. Escolhe-se um para ser Davi, pega um saco de pedra, toma uma pedra, pega um estilingue, atira uma pedra (de papel para não machucar), e escolhe-se um para ser gigante, que seja alto, que irá cair com o nariz no chão, prostrando-se ao Senhor. Não é mais simples? Até adultos entendem.

           2º) Prepara-se obreiros para o hoje.
Crianças fazem parte da igreja de hoje, e não de amanhã. Tem igrejas que crianças pregam, tem coral de crianças, teatro de crianças, crianças louvam e se apresentam. Crianças vão ao parque para evangelizar outras crianças, através de hinos que cantam. Jesus com 12 anos já estava pregando na sinagoga. E todos se maravilhavam. (Lucas 2:42-52). E Jesus sendo Deus, era obediente aos seus pais carnais, e desceu com eles para Nazaré.

          3º) Meio de evangelismo. A criança vai à igreja, gosta, fala para seus pais, logo seus pais vão para a igreja, para ver como é, e ficam. Tem um pastor que eu conheço, que a vizinha o levava para a igreja, no cultinho. Ele orava com a tia: “Deus abençoa meus pais.” Enquanto ele orava, ele descobriu que a mãe dele naquela hora queria se atirar da ponte, se matar. Quando ela tentava isto, veio à imagem dele, e ela não se atirou. Ele nesta hora intercedia por ela. A mãe veio para a igreja, depois os irmãos fizeram visitas na casa deles, o pai aceitou a Jesus, e hoje são obreiros do Senhor.

          4º) Forma-se um fundamento sólido para toda a vida. “Ensina o menino no caminho do Senhor, e até quando envelhecer não se desviará dele” (Provérbios 22:6) A criança que tem uma boa base espiritual, dificilmente se desvia dos caminhos do Senhor no futuro. Aprende a orar, por agradecimento, por necessidade, por intercessão. Aprende os livros da bíblia, as histórias da bíblia, a doutrina bíblica, e como pode ser aplicado em sua vida. (Vê filmes com desenhos que ensinam de maneira mais fácil, lê livros com figuras que facilitam o aprendizado). Aprende a louvar, a cantar. Tem estudos que as crianças crentes que frequentam escolas dominicais, saem melhor na escola em relação ao desempenho. Participam mais da aula, tem iniciativa, são mais inteligentes porque também foram mais estimuladas. Tem mais criatividade, porque também participam de aulas criativas. Sabem se comportar nos lugares, porque conhecem os limites, dados por seus professores da escola bíblica.
Geralmente também tem pais crentes, que fornecem base educacional em seu lar.

          5º) Alto valor espiritual A Bíblia diz:“ai daquele que escandalizar um de meus pequeninos”.(Mateus 18:6) Pequeninos inclui crianças. Daí o papel do testemunho da tia do cultinho. Este ai inclui ser preferível pegar uma pedra pesada, pendurar e amarrar no pescoço, e se atirar no mar, e de lá não sair, do que escandalizar um pequenino. Uma criança escandalizada nunca mais quer saber de igreja. Associa a criatura que o escandalizou com o criador.

          6º) Crianças têm que estar nas prioridades da igreja. O que vemos é o oposto. Tem um piano velho, coloca-se na sala das crianças. Tem brinquedo quebrado, mesa quebrada, cadeira quebrada, coloca na sala das crianças. Crianças não são lixo. Jesus muitas vezes considerou os pequeninos como prioridade. Os discípulos queriam expulsar os pequeninos, mas Jesus dizia: “não impeçais de vir a mim, pois dos tais é o reino dos céus.” (Mateus 19:14). Imagine a cara dos discípulos! Quem não receber o reino de Deus como criança, de maneira nenhuma entrará nele. (Marcos 10:15). Crianças na igreja servem como modelo para seguirmos. Crianças podem brigar, mas logo se esquecem, não guardam mágoa, já estão brincando novamente.

          Conclusão: 
          Para participar do Departamento Infantil tem que ser especial. Não basta ser mulher, como muitos dizem. Tem muitos homens que trabalham no departamento infantil. Tem que ter muito amor, criatividade, “dar espaço” para os pequeninos se expressarem. Muitas vezes eles não têm este espaço em nenhum lugar. Em casa não são ouvidos. Na escola não são ouvidos. No departamento infantil muitos deles vão se abrir, contar seus problemas e buscar solução. (Daí a importância da ética).

          Mas é gratificante! E tem galardão.
                                                                                          Att: Pr Jean Porto Santos


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