quinta-feira, 12 de julho de 2018

* "Deus ensinou a amar o próximo"

"Amei!!! Deus é lindo e esse Ministério é demais!!!" 
de Ministério Infantil Cascavel


Maternal e Jardim







Primários e Juniores




          Com base no tema dessa semana, Amor ao próximo, essa dinâmica nos auxilia a enfatizar esse assunto, visto que ao final dela a criança que ganhou o presente tem a oportunidade de dividi-lo com a turma, demonstrando o amor ao próximo com uma simples atitude de compartilhar o que é seu.
Boa aula. :)
        Dinâmica:  O PRESENTE
        Material: Uma caixa com bombons ou outros tipos de guloseimas (pirulitos, balas, etc.), podem ser todos iguais ou sortidos, suficientes para todos os participantes.  A tia deve se sentir livre para inovar, o importante é a mensagem que será passada durante a brincadeira.
          Dica: embrulhe e caixa com um belo papel de presente, ficando bem atrativa para as crianças.
          Como aplicar: A aplicadora pede para as integrantes formarem um grande círculo e inicia com uma mensagem de boas-vindas ao grupo. Depois, dando continuidade, exibe a caixa de presente e afirma que a oferecerá a apenas uma das participantes. Escolhe alguém entre o grupo, entrega a caixa e a cumprimente. Mas, antes que esta abra a caixa, avise-a que só poderá abri-la depois de ouvir a mensagem que será lida pela aplicadora (a mensagem da folha escrita logo abaixo).
         Obs. A pessoa que recebeu o presente vai ouvir a mensagem e saber que o presente não será aberto por ela, e dessa forma , a caixa fechada vai passando de mão em mão, de acordo com as palavras contidas na mensagem abaixo, até chegar naquela que o abrirá e distribuirá os doces com todas.
01.  Você é uma pessoa especial, e por isso está recebendo este presente, mas, na verdade, não se anime muito, pois este presente não é seu! Entregue-o à pessoa FELIZ.

02.   Você é feliz, construa sempre a sua felicidade em bases sólidas. A felicidade não depende dos outros, e sim de nós mesmas; mas o presente ainda não será seu, entregue-o para alguém que, na sua opinião, é muito MEIGA.

03.  A meiguice é algo muito rara e você a possui. Parabéns! Mas o presente ainda não será seu e você com seu jeito amigo vai fazer questão de entregá-lo àquela pessoa mais EXTROVERTIDA.

04.  Por ter esse jeito tão extrovertido é que você está sendo escolhida para receber o presente, mas infelizmente ele não é seu! Passe-o para quem você considera mais CORAJOSA.

05.  Você foi contemplada com este presente, e agora demonstrando a virtude da coragem pela qual foi escolhida para recebê-lo, entregue-o para quem você considera mais INTELIGENTE.

06.  A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar este talento, pois muitos de nossos irmãos são inteligentes, mas a sociedade, muitas vezes, os impede de demonstrar. Agora passe o presente para quem você acha mais SIMPÁTICA.

07.  Para comemorar a escolha, distribua largos sorrisos aos amigos. O mundo está tão amargo e para melhorar um pouco, precisamos de pessoas simpáticas como você. Parabéns pela simpatia! Não fique triste se o presente não for seu. Passe-o a quem você considera mais ALEGRE.

08.  Alegria! Você nessa reunião poderá fazer renascer em muitos corações a alegria de viver. Pessoas alegres como você transmitem otimismo e alto astral. Com sua alegria, passe o presente para uma pessoa CRIATIVA.

09.  Ser criativo é levar uma vida inventando, imaginando coisas. Para você, as horas são curtas e os dias pequenos demais! Seja criativo para escolher aquela que diz na hora o que pensa, uma pessoa SINCERA, dando um sincero abraço.

10.  Nós admiramos você pela sua sinceridade e na sua simpatia, dê uma voltinha..., mas apenas para escolher uma pessoa TíMIDA e passar este presente.

11.  As pessoas tímidas as vezes não são bem compreendidas, em seu silencio podem ser grandes observadores e tem muito a nos ensinar, existem momentos de falar e calar e muitas vezes antes de falar é melhor calar internamente para pensar no que será dito e não magoar por dizer demais e não ser negligente por se calar, todos temos muito a aprender com você. Agora eu lhe peço, passe adiante esse conhecimento a pessoa mais DEDICADA.

12.  A dedicação é um ato de entrega, o que é fundamental para realizar bem qualquer coisa,  mas nem só de pão vive o homem, então, não vai ser difícil, entregue este presente a uma pessoa CONFIANTE.

13.  A confiança é fundamental, nos orienta a atingir nossos ideais, mas você já está confiante demais achando que este presente lhe pertence, entregue-o à uma pessoa AMIGA

14.  Você foi eleita a pessoa AMIGA. Parabéns! Ser amigo é primordial, é reunir um pouco de todas as qualidades, é ter amor no coração. E você como bom amigo, irá entregar esse presente para a pessoa mais GENEROSA da sala.

15.  Parabéns a você que foi considerada uma pessoa generosa. É belo doar, quando solicitado é mais belo, porém, dar sem ser solicitado por haver compreendido. Generoso nos fala de amor, respeito, compreensão, partilha e perdão. Por isso o presente é seu. E como você é muito generoso, irá reparti-lo com todos os amigos que estão compartilhando este momento especial.

Recurso Visual 

          CUBO COM IMAGENS
          Para essa lição utilizamos um cubo com imagens mostrando formas de amar ao próximo, conforme a tia vai girando o cubo vai explicando cada imagem:

          AMAR O PRÓXIMO É...
          Imagem 1: Se importar com a dor do outro.
          Imagem 2: Respeitar os mais velhos.
          Imagem 3: Cuidar dos animais
          Imagem 4: Saber respeitar as diferenças.
          Imagem 5: Viver em paz com os amigos, brincar sem brigar.

          Cubo: encapamos com EVA uma caixa de papelão, também pode ser colado um plástico, deixando um dos lados abertos para poder trocar de imagem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário