segunda-feira, 12 de maio de 2014

"Brincadeiras e Dinâmicas"


Propósitos
-Tornar mais interessante o ensino;
- Variar o programa;
- Firmar na mente da criança os fatos das lições ensinadas.

1. A brincadeira bíblica serve de ensino mais eficiente quando é usada no final da aula:

a. As lições são a respeito da lição do dia, portanto, todas as crianças têm possibilidade de participar (não são usadas perguntas sobre matéria desconhecida das crianças)
b. As atividades mais solenes, que exigem que as crianças fiquem mais quietas, são feitas no início do período quando o corpo não está cansado de sentar
c. A brincadeira deixa a criança se movimentar um pouco mais, providenciando um "relax".

2. Prepare de antemão, pelo menos 20 perguntas para a maioria das brincadeiras e escreva-as em cartões pequenos.

3. Durante uma série de lições pode haver algumas perguntas das lições anteriores para recapitulação.

4. Deve-se manter a disciplina durante a brincadeira fazendo as crianças levantarem as mãos para serem escolhidas para responder a pergunta.
Não se deve deixar que as crianças gritem as respostas.
Se alguém falar sem ser chamado, a pergunta deve ser anulada.

5. A brincadeira deve ocupar somente 10 minutos de sua aula.
Se houver falta de disciplina durante esse período, será aconselhável abreviar o tempo discretamente.
Ver falhas e na próxima vez, corrigí-las.


"Escalando a Montanha"

Material necessário:
2 faixas de feltro marrom, cinza ou verde.
Com ambas você deverá formar a "montanha" no flanelógrafo.
Cada faixa deve ser dividida e marcada em 10 partes iguais.
Será necessário ainda:- 2 figuras de alpinistas , 1 bola de soprar (bexiga, balão);- 1 Alfinete
Instruções:1. Coloque as duas faixas no flanelógrafo em forma de um "V" invertido;
2. Divida a classe em 2 grupos, cada um representado por um alpinista;
3. O objetivo de cada grupo será chegar primeiro ao alto e estourar a bola;
4. As perguntas serão feitas aos grupos alternadamente. Para cada resposta certa, o alpinista sobe mais um espaço indicado no lado da montanha.


"Aquela Pergunta"

Material necessário:
1 ponto de interrogação de isopor, de 2 cm, forrado atrás com papel camurça.
O ponto deve ter de 10 a 20 furos pequenos e redondos espalhados pela superfície para colocação de rolinhos de papel com perguntas sobre a lição.
Outro material alternativo poderá ser o emborrachado (E.V.A).
Instruções:1. Coloque o ponto de interrogação no flanelógrafo e em seus furos coloque os rolinhos;
2. As crianças virão à frente, uma de cada vez, apara pegar um rolinho, abrir, ler e responder a pergunta;
3. Se não souber a resposta coloca o rolinho de volta no ponto e perde a vez.


"Quem sou eu?"

Material necessário: Papel cartão em forma de seta, letreiro com nomes de personagens bíblicos, letreiros com características do personagem.
Instruções
Cola-se o nome do personagem na frente da seta e suas características no verso,
ex: Frente A.C.A.B.E
Verso: Casou com a filha do rei de Sidom.
Deixou sua esposa introduzir o culto a Baal
Era o rei que foi desafiado pelo profeta Elias
Após sua morte teve suas carnes comidas por cães
Para cada letra do nome do personagem, faz-se uma pergunta.
A disputa pode ser feita entre duas crianças ou entre equipes.
Ganhará aquele que disser a resposta certa.
Caso um aluno dê a resposta errada o outro ganhará; se não houver a resposta certa, é melhor passar a vez.
A cada passagem de vez mostra-se uma nova letra do nome.

"CAÇA OBJETOS"

Material: Bíblia, chave bíblica, apito, placar para anotar pontos .
Selecione objetos fáceis de encontrar no local onde será realizada a gincana e usando uma chave bíblica, escolha um versículo onde aquele objeto aparece:

Gênesis 11. 3: (TIJOLO) / Juizes 19. 5 (PÃO) / Lucas 14. 34 (SAL) / Provérbios 6. 6 (FORMIGA) / Mateus 16. 19 (CHAVE) / Jó 6. 6 (OVO) / I Timóteo. 6. 10 (DINHEIRO) / Atos 1. 5 (ÁGUA) / Ester 8. 2 (ANEL) / Mateus 3. 4 (CINTO) / Gênesis 1. 1 (TERRA) / Hebreus 12. 15 (RAIZ) / Gênesis 14. 23 (SANDÁLIA) / Neemias 2. 3 (FOGO)

Divida a turma em times. Faça uma fila com cada time, assim, somente o primeiro da fila irá procurar o objeto, até que todos tenham chance de participar.
Leia o versículo dando ênfase à palavra/objeto a ser procurado.
Ganha pontos para o seu time o primeiro que retornar com o objeto pedido; você pode dar pontos também para os demais que conseguirem o objeto até um determinado tempo.
Use um apito para avisar que o objeto já foi achado ou que o tempo terminou.

de
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br


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