quinta-feira, 11 de junho de 2015

* "A pacificadora - Abigail"




          "Segundo o seu entendimento, 
será louvado o homem,
 mas o perverso de coração será desprezado." 
Provérbios 12: 8

        A palavra “conhecimento”, em hebraico sékel, significa literalmente inteligência para resolver situações difíceis, como no caso de Abigail diante da insensatez de seu esposo Nabal.
       Durante muito tempo, os pastores de Nabal tinham levado suas ovelhas para pastar nos campos de Davi. Lá, receberam segurança, proteção e possivelmente até comida. Agora, Davi e seus homens, andando pelo deserto de Basã, precisaram de alimento.
       Nabal, a quem a Bíblia descreve como homem “duro e maligno em todo o seu trato”, negou-se a ajudar aquele de quem sempre recebera ajuda. Isso encolerizou Davi. Tomando quatrocentos homens, ele partiu para destruir o ingrato e malvado Nabal. A esposa desse homem perverso, Abigail, ao inteirar-se da atitude insensata do marido, saiu ao encontro de Davi, levando comida em abundância. Assim, conseguiu apaziguar a ira do futuro rei de Israel.
      A Bíblia descreve Abigail como sendo mulher de “bom entendimento”, o mesmo termo que Salomão usa no provérbio de hoje. Sabedoria, entre outras coisas, é a capacidade de descomplicar a vida, de fazê-la simples, de evitar problemas e criar soluções. O homem que atua desse modo “será louvado”, diz o texto, referindo-se ao resultado natural de viver com sabedoria. A maioria dos problemas que enfrentamos poderia ser evitada, especialmente no terreno dos relacionamentos. Relacionamentos problemáticos desencadeiam uma vida problemática. Existem pessoas que são problemas ambulantes. Aonde vão, sempre “encontram” problemas, ignorando que elas mesmas são as criadoras de dificuldades. Como distinguir os assuntos da vida que precisam ser discutidos ou evitados? Como saber se vale ou não a pena “brigar” por um ponto de vista? A sabedoria é a virtude que nos capacita a saber a diferença. A sabedoria é um dom que Deus concede aos que humildemente O procuram para seguir Seus conselhos.
       Faça de hoje um dia de decisões sábias. Aprenda a renunciar, a pedir perdão ou a mudar de rumo, se for necessário, porque “segundo o seu entendimento, será louvado o homem, mas o perverso de coração será desprezado”.


Para saber mais a respeito de Abigail, leia I Samuel 25: 2 à 44.


de
http://www.jesusnosama.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário