quarta-feira, 2 de setembro de 2015

"O Castigo Divino"


OBJETIVO:
Saber que Deus nos disciplina com o único intuito de voltarmos aos Seus braços paternos de amor.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
“Não se engane;
de Deus não se zomba, 
pois aquilo que o homem semear,
 isso também colherá.” 
Gálatas 6:7.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção:  apito; 
Lição: arca feita em caixa de papelão, encapada com papel dourado (não esquecer de fazer a tampa também); skate; 
Revisando: arca usada na lição; 
Contando aos Outros: cópias dos Cartões de Advertência para cada criança (abaixo)

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Escolher uma das opções de visuais abaixo:
Maquete: Para representar as cidades filisteias, encapar várias caixas de papelão pequenas, desenhando telhados e portas. Em uma das cidades, colocar, fixado em uma caixinha, a figura de Dagom (aqui). No lado oposto ao das cidades filisteias, colocar uma tenda para representar o santuário. Desenhar um caminho entre o santuário e as cidades. Fazer uma arca em tamanho proporcional à maquete, encapando um caixinha de papelão com cartolina dourada (não esquecer de fazer uma tampa. Pode-se usar uma carrocinha de brinquedo ou artesanato ou, ainda, fazer de sucata ou isopor. Pode-se também encapar um skate com papel pardo para simular a carroça. Em todos os casos, as vacas podem ser de brinquedo.

Contando aos Outros:
Fazer cópias da figura abaixo para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Estabelecer quatro áreas e enumerá-las de 1 a 4. Mandar as crianças sentarem-se no meio da sala para ouvirem quantas vezes o apito é soado. Se for uma vez, correm para a área 1; se for duas, para a área 2, e assim por diante. Entre os apitos, as crianças devem voltar e sentar-se novamente no meio da sala. Quem correr para a área errada, sai do jogo. Ganham as crianças, ou grupo de crianças, que ficarem até o fim (estabeleça o número de vezes que irá tocar). Depois que a brincadeira terminar, conversar com as crianças sobre a necessidade de seguir corretamente as instruções para que o jogo funcione direito. Falar que na história de hoje as pessoas queriam que tudo desse certo, mesmo desobedecendo às regras.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Nesta lição, a ênfase será dada à superioridade de Deus sobre os ídolos e a necessidade de ser reverente para com as coisas sagradas.Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Relembrar rapidamente a lição da semana anterior. Perguntar:] Qual é a primeira coisa que devemos fazer quando saímos de casa? [Dar tempo para as respostas.] Devemos orar. Sem oração não estamos protegidos. Os israelitas não pensaram em estar protegidos antes de irem à guerra. Certo dia os israelitas foram atacados pelos filisteus. Sabem o que aconteceu? Muitos deles morreram. O exército voltou ao acampamento e os mais velhos perguntaram [fazer uma voz admirada]: “Por que o Senhor permitiu que perdêssemos a batalha hoje? Vamos levar a arca para a batalha. Assim, o Senhor estará conosco e nos dará a vitória.”
Então foram a Siló buscar a arca. Lembram de onde ficava a arca? No lugar santíssimo. Somente quem poderia entrar no lugar santíssimo? O sumo sacerdote. Mas os dois sacerdotes desordeiros, Ofni e Fineias, nem pediram permissão para Eli. Eles entraram no lugar santíssimo e levaram a arca. Eles estavam muito orgulhosos e tinham certeza de que venceriam facilmente. Quando os soldados israelitas viram que a arca estava vindo, gritaram de alegria. Os filisteus ouviram o barulho e perguntaram: “Por que os hebreus estão gritando?” Alguém disse: “Eles levaram a arca de seu Deus ao acampamento.” Os filisteus ficaram com medo. “Teremos um grande problema agora, porque seu Deus veio ao acampamento. Este é o Deus que enviou as pragas aos egípcios. Não podemos ficar com medo. Vamos lutar como homens corajosos.”  O que vocês acham que aconteceu? Os israelitas ganharam ou não a batalha?
Os israelitas foram para a batalha sem a proteção de Deus. Ele não pode proteger alguém que está agindo mal. A arca foi para a batalha, mas Deus não estava nela. Ela não tinha poder para salvar. Por isso, os israelitas perderam a batalha e trinta e dois mil israelitas morreram naquele dia.
Um soldado escapou da batalha e correu para Siló. Quando ele entrou na cidade, para mostrar o desespero dele, rasgou as suas roupas e colocou cinza na cabeça. As pessoas ouviam a história e começavam a chorar. Eli estava sentado numa cadeira quando escutou o povo chorando e perguntou: “Que barulho é esse?” Um soldado veio e contou-lhe as tristes notícias: “Acabo de chegar da batalha. Fomos derrotados e muitos de nosso povo foram mortos. Teus filhos Ofni e Fineias estão mortos e os filisteus tomaram a arca.” Quando Eli ouviu que a arca tinha sido tomada, caiu da cadeira e morreu. Este foi o triste fim de um sacerdote e juiz que não obedeceu a Deus.
Os filisteus levaram a arca para uma cidade deles, chamada Ecrom, para o templo do seu deus Dagom. Eles estavam muito felizes com a arca, se gabando que seu deus era muito mais poderoso. Mas estavam muito enganados! Eles não sabiam que Deus usaria a arca para puni-los. Quando olharam no templo pela manhã, viram seu deus Dagom jogado no chão, em frente à arca. [Deitar a figura de Dagom, diante da arca.]  Eles ergueram novamente o ídolo do lugar. [Erguer a figura.] No outro dia, o encontraram caído aos pedaços no chão. [Rasgar ou amassar a figura de Dagom.] Eles ficaram assustados com aquilo. Quem poderia ter feito isto?
Algumas coisas estranhas começaram a acontecer na cidade. Muitas pessoas na cidade ficaram doentes e morreram. Todos ficaram perturbados. Assustados, resolveram enviar a arca para outra cidade, chamada Gate. [Levar a arca para outra cidade.] Ali as pessoas também adoeceram e morreram. E mandaram a arca para outra cidade.[Levar a arca a outra cidade.] E aconteceu a mesma coisa na outra cidade. E a arca foi levada de cidade em cidade. [Levar a arca de cidade em cidade.] Todos ficaram amedrontados, com muito medo da arca, e resolveram devolvê-la para Israel. Então, construíram uma carroça de madeira nova, puseram duas vacas para puxá-la e amarraram os bezerros no curral. Colocaram a arca na carroça e sobre ela uma caixa com presentes de ouro e prata.  [Colocar a arca sobre um skate e levá-la para o outro lado do cenário.] Pela natureza das vacas, elas não andariam sozinhas, mas iriam procurar os bezerros. Mas, ao invés disso, elas começaram a andar em direção a Israel, sem que ninguém as conduzisse. Elas não se desviaram do caminho, nem para a direita, nem para a esquerda. Os anjos de Deus estavam dirigindo as vacas. Os príncipes filisteus seguiram as vacas até a fronteira com Israel, perto de um lugar chamado Bete-Semes. Vendo que a arca chegava em segurança a Israel, voltaram para casa. Depois disso, os filisteus ficaram curados das doenças e perceberam que realmente estavam sendo castigados pelo Deus de Israel.
Os israelitas ficaram muito felizes quando viram a arca chegar. A arca parou em frente à fazenda de um homem chamado Josué. Alguns levitas vieram e descarregaram a arca. Queimaram a carroça e sacrificaram as vacas como oferta ao Senhor. Eles ficaram tão felizes com a volta da arca que mandaram a notícia para as outras tribos e muita gente veio para Bete-Semes. Mas, na empolgação os israelitas fizeram uma tolice. Ao invés de preparar um lugar para a arca, a deixaram no campo. Eles ficaram olhando para ela e conversando sobre o seu poder. Alguns ficaram muito curiosos e acabaram abrindo a tampa e olhando para dentro.
Eles sabiam que a arca era santa e que ninguém poderia olhar para dentro dela. Só os levitas poderiam levá-la. Até os filisteus tiveram respeito com ela, não abrindo e não olhando para ela. Mas os israelitas, que sabiam como deviam cuidar dela, foram descuidados. Deus os castigou e cinquenta mil pessoas morreram. E vocês acham que as pessoas de Bete-Semes se arrependeram por terem desrespeitado a arca? Em lugar de arrepender-se, ficaram com medo dela e pediram que o povo de outra cidade viesse buscar a arca. Os israelitas de Quiriate-Gearim vieram e levaram a arca com o devido respeito e ficaram com ela por muitos anos, recebendo muitas bênçãos.
Deus abençoa as pessoas que têm respeito por Ele, e não permite que O insultem com maus modos e desrespeito. Deus quer que mostremos reverência com as coisas sagradas.

 REVISANDO: 
[Fazer perguntas para as crianças. Se elas errarem, colocar a arca mais perto do território filisteu. Elas devem acertar para evitar que a arca seja tomada pelos filisteus.]

APLICANDO: 
Dizer:] Quando somos reverentes com as coisas de Deus estamos demonstrando nosso amor a Ele. Afinal, Ele é o Todo-Poderoso e merece ser honrado. Vou contar algumas situações e vocês vão dizer “sim”, se for demonstração de reverência e “não”, se for demonstração de irreverência.
Correr dentro da igreja; cantar os hinos animadamente; cochichar durante a oração; estar em silêncio durante a pregação; acompanhar a leitura da Bíblia; sentar em vários lugares e conversar durante as reuniões; desligar o celular ao entrar na igreja; brincar no pátio da igreja; ser cuidadoso com os moveis e utensílios da igreja; trazer alimentos para o templo; escrever recadinhos na Bíblia; falar o nome de Deus descuidadamente;
Fale com entusiasmo: Se você quiser honrar e respeitar a Deus sendo reverente, diga SIM!.

MEMORIZANDO: 
[Dizer:]  A Palavra de Deus nos diz:
 “Quem crê em Mim,
 rios d’água correrão do seu ventre.”
 João 7:38.
Isso quer dizer que quem acredita em Jesus é uma bênção para os outros porque está sempre falando de Jesus e fazendo o bem. Vamos sempre encher nosso vida com a Palavra de Deus para falar de Jesus aos outros.  [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Quem crê em Mim - [juntar as mãos e apontar para o céu]
Rios d´água viva correrão do seu ventre - [demonstrar algo saindo do seu interior]
João 7:38 -  [desabrochar uma flor e formar um livro]
CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar uma cópia da atividade para as crianças e dizer:] Você pode testemunhar sem dizer uma palavra! Durante a cerimônia na igreja, sente-se silenciosamente e escute. Você estará demonstrando a todos que o vêem como você honra e respeita a Deus. Mas, se desejar ajudar alguém que está conversando ou sendo irreverente na igreja, mostrem educadamente estes cartões de Advertência.

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário