Ministério com Crianças
"Deixai vir a mim os pequeninos..."
Mateus 19: 14
Desde os primeiros tempos, Deus nos ensina em Sua Palavra a conduzir e instruir as crianças no caminho em que devem andar.
. As crianças devem ouvir os mandamentos de Deus.
Deuteronômio 6: 6 e 7
II Reis 23: 2
II Crônicas 20: 13
. As crianças podem permanecer firmes na fé.
II Timóteo 3: 14 e 15
I Samuel 2: 26
. Não é da vontade do Pai que nenhum pequenino se perca.
Mateus 18: 14
. Ensina a criança no caminho em que deve andar.
Provérbios 22: 6
Principais Objetivos do Trabalho com Crianças na Igreja
Salvação: Levar o Evangelho à toda criança, pois cremos que Deus quer alcançá-las.
Marcos 10: 14
Crescimento: Proporcionar através do ensino da Palavra o crescimento espiritual da criança, ensinando-a a andar com Cristo.
II Timóteo 3: 14
Serviço: Promover a oportunidade de a criança relacionar-s com Deus, de maneira que venha servi-lo através do se testemunho, da intercessão do evangelismo, louvor, pequenas tarefas e muito mais.
Salmo 8: 2
O Professor, para Alcançar a Eficiência no seu Ministério, deve:
. Ser dependente de Deus e seguir o exemplo de Jesus Cristo;
. Reconhecer a importância da sua tarefa e preparar-se com dedicação para poder exercê-la;
. Ser exemplo do próprio ensino (modelo);
. Ser estudioso da Palavra de Deus (é impossível ensinar sem conhecer);
. Levar a criança a Cristo (salvação) e promover crescimento na vida cristã da criança;
. Amar seus alunos respeitando a diversidade e a individualidade de cada criança.
Ministério de Ensino
Ensino: É, primeiramente, despertar no aluno o desejo de aprender e construir seu conhecimento. É estimular sua mente para pensar e buscar soluções para seus conflitos.
Ensino Cristão: Visa não somente o ensino - aprendizado intelectual do indivíduo, mas a aquisição do conhecimento espiritual. Implica em implantar a Palavra de Deus através da ação do Espírito Santo, formando CRISTO, no coração de cada aluno.
Principais Objetivos do Trabalho com Crianças na Igreja
Salvação: Levar o Evangelho à toda criança, pois cremos que Deus quer alcançá-las.
Marcos 10: 14
Crescimento: Proporcionar através do ensino da Palavra o crescimento espiritual da criança, ensinando-a a andar com Cristo.
II Timóteo 3: 14
Serviço: Promover a oportunidade de a criança relacionar-s com Deus, de maneira que venha servi-lo através do se testemunho, da intercessão do evangelismo, louvor, pequenas tarefas e muito mais.
Salmo 8: 2
O Professor, para Alcançar a Eficiência no seu Ministério, deve:
. Ser dependente de Deus e seguir o exemplo de Jesus Cristo;
. Reconhecer a importância da sua tarefa e preparar-se com dedicação para poder exercê-la;
. Ser exemplo do próprio ensino (modelo);
. Ser estudioso da Palavra de Deus (é impossível ensinar sem conhecer);
. Levar a criança a Cristo (salvação) e promover crescimento na vida cristã da criança;
. Amar seus alunos respeitando a diversidade e a individualidade de cada criança.
Ministério de Ensino
Ensino: É, primeiramente, despertar no aluno o desejo de aprender e construir seu conhecimento. É estimular sua mente para pensar e buscar soluções para seus conflitos.
Ensino Cristão: Visa não somente o ensino - aprendizado intelectual do indivíduo, mas a aquisição do conhecimento espiritual. Implica em implantar a Palavra de Deus através da ação do Espírito Santo, formando CRISTO, no coração de cada aluno.
"O ensino cristão é um ministério dado por Deus,
um serviço prestado a Cristo em obediência ao Seu mandamento,
expressão espontânea da habitação do Espírito Santo."
D.V.HURST
Característica do Ministério de Ensino
. É um ministério espiritual
O propósito divino deste ministério é o desenvolvimento espiritual de cada crente, até CRISTO ser formado em cada coração.
. É um Ministério no Poder e na Unção do Espírito Santo
Jesus conhecia a plenitude da medida do poder vivificante do Espírito Santo. Sabia, igualmente, que os discípulos necessitam deste poder para cumprirem Sua comissão:
. É um Ministério Evangelístico
Na realidade a obra do professor cristão é dupla, conforme se declara expressamente na Grande Comissão:
O Ensino para Transformação
Uma das coisas que mais ajudam no ensino é ter objetivos claros e específicos. Muitos professores trabalham meses sem objetivo definido, a não ser o de apresentar o material que se lhes forneceu. Sem um alvo certo e preciso, definha-se o ensino por falta de perspectiva, de propósito e objetivo a ser alcançado. Consequentemente, não se poderá avaliar os resultados do ensino, pois não visa coisa definida, e, assim, não sabemos para onde ele se dirige e nem onde chegará.
Com Jesus, as coisas caminhavam de modo mui diferente. Ele sempre tinha um propósito e fins definidos a atingir. Sabia muito bem o que queria, e caminhava nesse sentido. Sabia para onde ia e de que maneira firme caminhava para a consecução do seu objetivo sem olhar para as oposições ou derrotas.
. É um ministério espiritual
O propósito divino deste ministério é o desenvolvimento espiritual de cada crente, até CRISTO ser formado em cada coração.
"Meus filhos,
por quem de novo sofro dores de parto, até Cristo ser formado em vós."
Gálatas 4: 19
O ensino da Palavra de Deus, vinculado à convicção e regeneração da parte do Espírito Santo, resulta em nova vida. . É um Ministério no Poder e na Unção do Espírito Santo
Jesus conhecia a plenitude da medida do poder vivificante do Espírito Santo. Sabia, igualmente, que os discípulos necessitam deste poder para cumprirem Sua comissão:
"Assim como o Pai me enviou,
eu também vos envio."
João 20: 21
Os discípulos esperaram, e foram cheios do Espírito Santo, e,
"Todos os dias,
no templo e de casa em casa,
não cessavam de ensinar,
e de pregar Jesus,
o Cristo."
Atos 20: 20
. É um Ministério Evangelístico
Na realidade a obra do professor cristão é dupla, conforme se declara expressamente na Grande Comissão:
"Ide,
portanto,
fazei discípulos de todas as nações...
ensinando-os a guardar todas estas coisas
que vos tenho ordenado."
Devemos, primeiramente, ganhar cada aluno para Cristo, e, em seguida encorajá-los para o crescimento espiritual em suas novas vidas (II Pedro 3: 18).O Ensino para Transformação
Uma das coisas que mais ajudam no ensino é ter objetivos claros e específicos. Muitos professores trabalham meses sem objetivo definido, a não ser o de apresentar o material que se lhes forneceu. Sem um alvo certo e preciso, definha-se o ensino por falta de perspectiva, de propósito e objetivo a ser alcançado. Consequentemente, não se poderá avaliar os resultados do ensino, pois não visa coisa definida, e, assim, não sabemos para onde ele se dirige e nem onde chegará.
Com Jesus, as coisas caminhavam de modo mui diferente. Ele sempre tinha um propósito e fins definidos a atingir. Sabia muito bem o que queria, e caminhava nesse sentido. Sabia para onde ia e de que maneira firme caminhava para a consecução do seu objetivo sem olhar para as oposições ou derrotas.
"Vim para que tenham vida."
João 10: 10
Buscou, assim, "transformar as vidas de seus discípulos, e, por meio deles, transformar outras vidas e regenerar a sociedade humana",
J. M. Price - A Pedagogia de Jesus, 1988
Objetivo do Ensino
. Qual o objetivo quando escolhemos o material para o ensino em nossas classes?
. Qual nossa prioridade em escolhermos o tema para ser ensinado?
Para respondermos estas perguntas é necessário que venhamos conhecer as necessidades, gosto e sonhos daqueles a quem vamos ministrar. Só assim estaremos promovendo em ensino significativo, capaz de atingir as mentes e os corações de nossos alunos, causando impacto e propiciando mudanças de atitudes e regeneração de vida.
Dicas Importantes
. Antes de escolher o material a ser usado no mês, bimestre ou trimestre faça uma reunião com os professores e avalie as necessidades atuais de cada classe. Orem juntos e busquem a direção de Deus;
. Quando tiver que reaproveitar materiais já utilizados, veja se é possível usar as mesmas histórias mudando o objetivo e a aplicação da lição;
. Converse sempre com as crianças, permita que em sua aula elas tenham oportunidade de se expressarem quanto sua maneira de agir e pensar;
. Não generalize, saiba tratar cada aluno conforme sua individualidade; Respeite sua maneira certa de interagir.
Recursos Audiovisuais
Recurso audiovisual é tudo aquilo que expressa através do som ou visualmente o que estamos falando ou ensinando verbalmente. Estes recursos auxiliam na melhor compreensão do ensino, pois guardamos muito mais aquilo que nos é permitido experimentar usando todos os nossos sentidos. O recurso material é muito valoroso na arte de ensinar. A assimilação da matéria torna-se mais completa, quando o professor é criativo e utiliza recursos adequados em suas aulas levando em conta os interesses, as necessidades e habilidades dos alunos respeitando sempre as diferenças individuais classe.
As pesquisas nos revelam que aprendemos através dos sentidos nas seguintes proporções:
1% através do paladar
1,5% através do tato
3,5% através do olfato
11% através da audição
83% através da visão
A retenção através da aprendizagem fica mais ou menos assim:
10% através do que lemos
20% através do que ouvimos
30% através do que vemos
50% através do que vemos e ouvimos
70% através do que vemos, ouvimos, e discutimos
90% através do que vemos, ouvimos, e imediatamente realizamos.
Valor do Recurso
"...poderoso auxílio, é uma ilustração na hora e no ponto exato...
...tremendo é o seu valor na obra educativa...
"Jesus usou lições objetivas e vários tipos de ilustrações para tornar seu ministério mais atrativo, mais claro e mais impressionante. Alguns de seus ensinamentos mais lembrados foram assim apresentados..."
J.M.Price - Pedagogia de Jesus
Os recursos ajudam:
. Despertar a atenção;
. A compreensão do ensino;
. Fixar o ensino na memória;
. Tornar o ensino mais atrativo.
Tipos de Audiovisual que podem ser utilizados em sala de aula
. Flanelógrafo, fotos, cartazes, livros ilustrados, cânticos ilustrados, objetos, música, sons diversos, vídeos, slides, retroprojetor, fantoches de vários tipos e muitos outros recursos criados e utilizados de acordo com a criatividade do professor.
Você Nunca Pode Esquecer
Recursos Audiovisuais
Recurso audiovisual é tudo aquilo que expressa através do som ou visualmente o que estamos falando ou ensinando verbalmente. Estes recursos auxiliam na melhor compreensão do ensino, pois guardamos muito mais aquilo que nos é permitido experimentar usando todos os nossos sentidos. O recurso material é muito valoroso na arte de ensinar. A assimilação da matéria torna-se mais completa, quando o professor é criativo e utiliza recursos adequados em suas aulas levando em conta os interesses, as necessidades e habilidades dos alunos respeitando sempre as diferenças individuais classe.
As pesquisas nos revelam que aprendemos através dos sentidos nas seguintes proporções:
1% através do paladar
1,5% através do tato
3,5% através do olfato
11% através da audição
83% através da visão
A retenção através da aprendizagem fica mais ou menos assim:
10% através do que lemos
20% através do que ouvimos
30% através do que vemos
50% através do que vemos e ouvimos
70% através do que vemos, ouvimos, e discutimos
90% através do que vemos, ouvimos, e imediatamente realizamos.
Valor do Recurso
"...poderoso auxílio, é uma ilustração na hora e no ponto exato...
...tremendo é o seu valor na obra educativa...
"Jesus usou lições objetivas e vários tipos de ilustrações para tornar seu ministério mais atrativo, mais claro e mais impressionante. Alguns de seus ensinamentos mais lembrados foram assim apresentados..."
J.M.Price - Pedagogia de Jesus
Os recursos ajudam:
. Despertar a atenção;
. A compreensão do ensino;
. Fixar o ensino na memória;
. Tornar o ensino mais atrativo.
Tipos de Audiovisual que podem ser utilizados em sala de aula
. Flanelógrafo, fotos, cartazes, livros ilustrados, cânticos ilustrados, objetos, música, sons diversos, vídeos, slides, retroprojetor, fantoches de vários tipos e muitos outros recursos criados e utilizados de acordo com a criatividade do professor.
Você Nunca Pode Esquecer
Igreja Batista Projeto Família
Levando Famílias Inteiras ao Altar de Deus!
14 de Fevereiro de 2009
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