terça-feira, 15 de setembro de 2015

Onésimo - Personagem da Bíblia

PDB-post-ONÉSIMO-S1Amor de Pai para Filho

          Para refletir: 
          Paulo levou Onésimo a Cristo Jesus. Compreendeu as dores, os medos e a falta de perspectiva de vida de Onésimo, adotando-o como filho. Paulo amou Onésimo a ponto de lutar por ele para que pudesse ser livre num tempo onde as pessoas eram mera mercadoria. Será que amamos a quem está desesperado e triste de coração? Aos escravos do pecado e sem esperança de dias melhores? Paulo em Cristo nos mostra que é possível amar a ponto de adotar alguém como filho.

Quem era Onésimo?

          Onésimo foi um escravo de Filemon, que após roubar e fugir do seu dono, encontrou Jesus através da vida do Apóstolo Paulo que o amou como um ser humano e não como um escravo. O amor de Paulo para com Onésimo, era um amor de pai para filho. Ao enviá-lo de volta a Filemon, seu senhor, Paulo suplicou que não somente Onésimo fosse poupado de algum castigo, mas que recebesse a liberdade para servir a Cristo Jesus. A epístola a Filemon é uma carta de amor, que nos remete a Cristo Jesus, que pagou a nossa dívida e nos livrou da escravidão, adotando-nos como filhos.

PDB-post-ONÉSIMO-S2

AMAR COM TODO CORAÇÃO

          Para refletir:
          Paulo amava tanto Onésimo que não hesitou em escrever de próprio punho que junto com Onésimo estava indo seu próprio coração. Não entregamos o nosso coração a qualquer pessoa, porém Paulo o entregou a Onésimo, porque sabia que podia confiar nele. Isto é amar de todo coração.

PDB---post---ONÉSIMOs4
 Amar sem reservas
          Para refletir: 
          Paulo intercedeu a Filemon para não tratar Onésimo como apenas um escravo, mas como um irmão amado. Imagine o que isso significou para Onésimo! Quando amamos sem reserva, lutamos para que aquela que era prostituta agora seja tratada como filha de Deus. Para que o que era homicida seja tratado como filho de Deus. Os ex-alcoólatras, ex-dependentes químicos, ex-rejeitados, etc, sejam tratados como irmãos(ãs) amados(as) do Pai celestial.

Onésimo - Personagens da Bíblia
Amar ao próximo como a si mesmo
         Para refletir
       Amar ao próximo como a si mesmo, esta é essência de quem é discípulo de Cristo, pois o próprio Cristo demonstrou esta verdade quando viveu entre nós em forma humana. Paulo sabedor desta verdade solicita que Filemon acolha Onésimo e o trate da mesma maneira que trataria o Apostolo como hospede, isto se chama amar ao próximo como a si mesmo, dar o mesmo tratamento que gostaria de ser tratado. A pergunta que devemos fazer como discípulo de Cristo é: 
          “Estamos tratando o nosso próximo como gostaríamos de ser tratados?”.
de http://www.ajornada.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário