Segue algumas sugestões para tornar a memorização do versículo mais divertida. Também podem ser utilizadas depois de uma série de lições como meio de avaliar o aprendizado das crianças.
Lista de Material: Papeis de cores variadas (4 ou 5 cores)
Preparação: Recorte “pegadas” em uma das cores do papel – faça uma pegada para cada palavra do versículo decorado recentemente, usando cores diferentes para cada um. Misture esses jogos e os esconda pela sala ou em um ambiente externo.
Como brincar: Divida a turma em grupos quatro ou cinco grupos pequenos. Designe uma cor para cada grupo. Ao ser dado o sinal, cada grupo começa procurando pela sua cor de pegadas. Quando todas tiverem sido encontradas, devem coloca-las em ordem para formar o versículo. Todas leem os versículos juntamente assim que os tiverem colocado na ordem certa.
Colegas:
Lista de Material. Cd de música infantil animada, Cd player.
Preparação: Não há .
Como Brincar: Forme pares de colegas. Em cada dupla, chame um do lado A e outro do lado B. Todos os que forem A formam um círculo e dão as mãos. Todos os que forem B formam um círculo ao redor do A e dão as mãos. À medida que o Cd é tocado, o grupo A gira para a esquerda e o grupo B, para a direita. Quando a música parar, devem largar as mãos e encontrar seus colegas originais. As duplas dão-se as mãos e se abaixam. Quando todos tiverem terminado, a primeira dupla que se agachou, deve-se levantar e dizer o versículo.
Sapatos Misturados:
Lista de Material. 12 Cartões, canetinhas.
Preparação: Escreva um versículo bíblico a cada seis cartões, omitindo uma palavra diferente em cada cartão. Faça, então, duas pilhas de cartões.
Como Brincar: Relembre os versículos decorados com as crianças. Divida a turma em duas equipes. Todos devem tirar um pé de sapato e colocá-lo em pilhas de acordo com as respectivas equipes do lado oposto da sala. Cada grupo forma uma fila. Dois professores se posicionam próximos às pilhas de calcados, cada um com um jogo de cartões em mãos. Quando disserem ‘já’, o primeiro da fila corre em direção ao professor que deve ler o versículo em voz alta. A criança deve completar com a palavra omitida. Se estiver certo deve pegar um pé de sapato e levar ao time. O dono daquele sapato deverá calçá-lo. Se estiver errado, volta à fila sem o sapato. Será a vez do próximo jogador. Os cartões poderão ser usados mais de uma vez se necessário. A brincadeira continua até que todos os membros de uma equipe estejam calçados.
Esquema:
Pilha de sapatos: professor 1 ______________________________fila de crianças
Pilha de sapatos: professor 2______________________________fila de crianças
Lista de Material. Cartões, canetinhas, adesivos de animais (opcional).
Preparação: Divida o versículo em porções de duas a três palavras cada. Escreva cada uma dessas partes em um cartão. Faça três conjuntos idênticos de cartas. A seguir, desenhe uma ovelha em um desses conjuntos, uma vaca em outro e um porco no último. Opcional: use adesivos de animais da fazenda, ao invés de desenhar. Embaralhe todas as cartas juntas.
Como Brincar: Dê um cartão para cada criança. Permita-lhes tempo para olhar suas cartas. Ao sinal do professor as crianças devem andar ao redor fazendo o som do animal representado em seu cartão. Ao ouvir os barulhos devem encontrar os da mesma espécie e se unir. Uma vez separados em grupos de animai, devem colocar seus cartões em ordem pra formar o versículo. Assim que tiverem colocado o versículo em ordem, devem fazer o barulho do seu animal para indicar que completaram a tarefa. Se o tempo permitir, recolha os cartões e os redistribua para repetir a brincadeira.
Sugestão de memorização de versículo retirada do livro: O livro dos jogos bíblicos. Para crianças e adolescentes. 2ª edição. Curitiba: AD Santos,2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário