Sementinha Kids
Ministério Boa Semente – Igreja em Células
Série de Estudos: Heróis da Fé
LIÇÃO 8: HERÓIS DA FÉ: A BÊNÇÃO DE ISAAC
PRINCÍPIO ESPIRITUAL: Devemos falar a palavra da FÉ ainda que os nossos olhos enxerguem o contrário.
BASE BÍBLICA: Hebreus 11:20 – Efésios 4: 29-30 – Provérbios 18:21 – Colossenses 4: 6
TEXTO PARA DECORAR:
” A língua tem poder
sobre a vida e sobre a morte;
os que gostam de usá-la
comerão do seu fruto.”
Provérbios 18:21
MATERIAIS: Lápis de cor, tesoura e cola. Cartão para fazer os óculos da FÉ.
Óculos de plástico com uma placa dizendo preso FE
1) QUEBRAGELO:
Separe o grupo em dois. O líder deve recitar o alfabeto em voz baixa, e uma das crianças de um grupo pedirá ao líder : STOP. (como no tutti frutti) e cada grupo, um após o outro deverá dizer uma palavra de bênção que comece com a letra que o líder indicar. O grupo que não conseguir dizer mais palavras perderá, e o grupo contrário ganhará um ponto. Repita quantas vezes quiser até que haja um vencedor.
2) TEMPO DA PALAVRA
Deus criou o mundo com a sua palavra, em Gênesis 1: 1-3 diz: No princípio Deus criou os céus e a terra.2 Era a terra sem forma e vazia; trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.3 Disse Deus: “Haja luz”, e houve luz.
O Espírito de Deus pairava sobre as águas, mas não poderia agir até que a palavra de Deus fosse liberada. A palavra falada de Deus é poderosa e faz grandes coisas. Ela opera milagres, faz resplandecer a luz do Espírito, onde há escuridão.
Jesus também curava e libertava apenas por sua palavra poderosa.
Da mesma forma, nós filhos de Deus devemos usar a língua para abençoar, para trazer vida e dar saúde, para incentivar, para encorajar. Quando declaramos a Palavra de Deus, Ele pode agir para mudar a situação dessa pessoa. Devemos sempre ABENÇOAR. O que significa, DIZER o bem para as pessoas.
O apóstolo Paulo diz em Efésios 4:29 ” Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”
No texto de Provérbios lemos que há poder em nossa língua. Quando dizemos coisas boas, trazemos vida e mudanças da parte de Deus, mas quando falamos de coisas ruins trazemos morte e maldição.
” A língua tem poder sobre a vida e sobre a morte; os que gostam de usá-la comerão do seu fruto.” Provérbios 18:21
O herói da fé que vamos estudar hoje é Isaque. Hebreus 11:20 diz: ” Pela fé Isaque abençoou Jacó e Esaú com respeito ao futuro deles”
Isaac (filho de Abraão) teve dois filhos. O mais velho chamado Esaú era um jovem que não tinha vontade de buscar as coisas de Deus, ele desprezou a bênção de Deus. Seu irmão caçula era Jacó, seu nome significava ENGANADOR, e Jacó realmente era alguém acostumado a fazer as coisas por meio de enganos e mentiras. Embora ele queria muito ser abençoado e ser uma parte da família de Deus, tudo o que ele fazia, era com a força do seu braço e com engano.
Ainda assim, o pai deles, Isaque, não botava sua confiança naquilo que enxergava com os seus olhos naturais. Ele cria que Deus podia mudar e abençoar os seus filhos. Então, Isaque, com os olhos da fé, abençoou os seus filhos, profetizou que seriam prósperos, bem sucedidos, fiéis ao Senhor. A fé faz com que você abençoe, fale bem dos outros. Pela fé Isaque falou bem de Jacó, que era um enganador e de Esaú que era frio para com Deus.
– Pela fé Isaque falou o bem, abençoou seus filhos, abençoou o futuro deles. E você sabe o que aconteceu? Seus filhos cresceram e foram realmente abençoados. As palavras declaradas por Isaque foram cumpridas! Deus transformou a vida deles!! Aleluia!
(Líder pegue um óculos de plástico ou cartão que tenha escrito FÉ na armação. Dramatize com o outro líder)
Diga: Olhem estes óculos, simbolizam a fé. Sem estes óculos eu vejo as coisas como os homens as vêem, como as pessoas comuns vêem. Por exemplo eu vejo (diga o nome do líder) e vejo que você tal vez tenha problemas, dificuldades na escola, problemas com os pais, vejo que é um pouco rebelde, que tem dificuldade de ser um verdadeiro filho de Deus. Mas, hoje aprendemos que não devemos declarar essas coisas, devemos falar o bem das pessoas. Devemos profetizar. Profetizar é falar o que Deus diz em Sua Palavra, é crer e declarar a Palavra de Deus sobre as pessoas.
Quando declaramos a palavra de Deus, aquilo que não existia, passa a existir. A mudança acontece, os milagres acontecem, as pessoas se transformam, há salvação, libertação e bênção.
Então, quando coloco os óculos da FÉ, agora vejo que… (dizer o nome da pessoa) Pela FE vejo que é um jovem obediente e respeitoso com seus pais, inteligente, bem sucedido e próspero.
Agora eu gostaria viesse de um a um aqui na frente, para que você possa de exercitar a fé com os óculos da fé. Declarando a palavra de Deus e a bênção na sua famílias, como fez Isaac sobre seus filhos.
(Líder, quando a criança passar na frente peça para que conte o problema que está atravessando ele ou sua família, então coloque os óculos nela e peça para que a criança declare e profetize a palavra da fé em sua vida e família )
3 TEMPO PARA FALAR
1) Você tem usado a sua boca para abençoar ou amaldiçoar? (Para falar palavrões, criticas, fofocas, murmurações, etc)
2) De acordo com a Bíblia em Colossenses 4: 6 e Efésios 4:29, como deve falar um filho de Deus?
3) O que você deve fazer para tornar a sua boca uma fonte de bênção e não um instrumento de morte?
4) Tem algum problema ou situação em que você precisa liberar uma palavra de fé para que Deus opere um milagre? Qual?
4 – Vamos orar
Líder peça às crianças para ficar de pé.
Primeiros guie aos pequenos a uma oração de arrependimento por ter usado a boca para fins que não trouxeram edificação em suas vidas. Em seguida, peça para profetizar e declarar a Palavra de Deus sobre a situação. Peça-lhes para exercer a fé. Por último separe-os em duplas e peça para que profetizem e declararem palavras de fé um ao outro.
5-ATIVIDADE Usando cartão ou cartolina faça os óculos da FÉ. Peça para pintá-los e decorá-los como desejarem.
Pra. Gabriela Pache de Fiúza
de http://sementinhakids.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário