sexta-feira, 20 de março de 2015

História do Rei "Josias"




Usar a carinha feliz. 
          Desde muito cedo os pais estão preocupados em ensinar a vocês a fazer as escolhas certas.



Usar a carinha triste:
          Mas quando crescemos um pouco mais achamos que poderemos fazer as nossas próprias escolhas e as vezes fazemos tantas escolhas erradas.


Usar a figura do livro da lei:
          Quando o povo de deus saiu do Egito. Deus deu a Moisés o livro da lei que ia ensinar o seu povo a fazer as escolhas certas.

Usar a figura do ídolo: 
          Alguns reis maus começaram a trazer deuses falsos para israel, as pessoas começaram a escolher deuses falsos esquecendo o livro da lei.


Usar figura rei mau: 
          A Bíblia a palavra de Deus diz que o rei Manassés fez coisas terríveis dentre elas levantou altares ao deus baal, levou o povo para longe de Deus, chegou a ser preso por um inimigo forte e foi levado preso como prisioneiro para uma terra estrangeira. lá durante o tempo que ficou preso teve tempo para meditar sobre o mal que praticara e sobre a vida impia que levara, então caindo em si, ficou realmente arrependido e voltou-se para Deus. depois de algum tempo Deus permitiu que o rei Manassés fosse levado de volta para sua terra natal e para o seu palácio. Trabalhou muito para levar o povo de volta para o Deus Verdadeiro, quando o rei Manassés morreu o seu filho Amom fez o que era mal perante Deus, ele servia e adorava ídolos ou falsos deuses em lugar de servir e adorar o deus verdadeiro. um dia enquanto ele estava no palácio seus próprios servos entraram silenciosamente em seu quarto de dormir e o mataram.não sabemos por que o rei era tão odiado, sabemos, porém que um rei tão mau e perverso só tinha de contar com muitos inimigos, ele fora rei apenas por dois anos.

Usar a figura da criança: 
          Aqui está um príncipe de oito anos de idade, trazia sobre a sua cabeça a coroa real! era ele o novo rei de israel! e com grande alegria o povo todo aclamou. embora ainda criança. será que há algum menino aqui com a idade de Josias? quem tem oito anos de idade?


Usar a figura do rei jovem: 
          Mas a medida que Josias ia crescendo, também ele ia fazendo as suas próprias escolhas. e a palavra de Deus nos conta uma coisa maravilhosa sobre Josias.
 “ele fez o que era reto perante o senhor... 
e não desviou nem para direita nem para a esquerda."
II Reis 22:2
          Não sabemos quem ensinou Josias a respeito do verdadeiro Deus e a diferença entre o certo e o errado. o fato é que ele escolheu o caminho certo, sem importar-se com mau exemplo deixado pelo seu pai.


Usar figura Templo destruído:
          O Templo destruído era um dos problemas que Josias tinha que enfrentar. Deu-se o início ao trabalho. como Josias ficou alegre ao ver que o templo estava ficando bonito!um dia, durante o trabalho, Hilquias um homem que amava a Deus encontrou alguma coisa que o fez pular de alegria.


Usar a figura do rolo: 
          Ele correu para chamar seu amigo Safã. - veja! encontrei o livro da lei! gritou ele.


Usar a figura Safã:
           Safã levou o livro da lei para o rei Josias, e o livro foi lido novamente diante dos moradores de Israel.


Usar a figura do coração triste: 
          O povo arrependeu dos seus pecados.

Usar a figura do coração com o rolo: 
          E a palavra de Deus falou ao coração do povo.

Resultado de imagem para coração com a cruz
Usar a figura do coração com a cruz: 
        Eles sentiram que o castigo de Deus viria sobre eles por causa da vida pecaminosa que haviam levado.

 postado por ARNETE SOUSA PORTUGAL

Ensinando Cânticos aos Pequeninos


"Cantai ao Senhor,
 um cântico novo,
 Cantai ao Senhor toda a terra.
Cantai ao Senhor e bendizei o seu nome;
 anunciai a sua salvação de dia em dia."
Salmos 96.1 e 2.

          Desde de cedo devemos ensinar as crianças a importância do louvor, pois servimos a um Deus que é maravilhoso e merece a adoração que vem do fundo da alma. E como esta escrito na Palavra de Deus: "É da boca dos pequeninos que sai o perfeito louvor"
          Para ensinar um cântico as crianças primeiro você deve visualizá-los, pra que fique mais fácil de ser acompanhado. Depois de pronto siga as seguintes instruções:
  1. Cante uma vez para que as crianças ouçam;
  2. Leia a letra para as crianças;
  3. Explique as palavras difíceis;
  4. Explique o sentido do cântico; é de fundamental importância que as crianças entendam o que estão cantando, pois o louvor deve ser racional(Romanos12.1)
  5. Cante uma vez com as crianças;
  6. ensine a parte que estãao com dificuldades;
  7. Cante várias vezes para que memorizem.
  8. Não esqueçam louvem com alegria, pois a alegria do Senhor é a nossa força!
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br

* "Digno de Honra"

"Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores; 
porque não há autoridade que não venha de Deus; 
e as autoridades que há foram ordenadas por Deus."
Romanos 13.1

          Uma das maneiras e princípios pelos quais a escola prepara os jovens para o "mundo real" é em seu desenvolvimento do respeito pela autoridade. Em uma sociedade onde as crianças são bombardeadas pela mídia e, muito frequentemente em casa, com imagens de inépcia de adultos, você tem a oportunidade de ser um modelo bastante raro: uma figura de autoridade digna de respeito e honra.
          Quando você pensa em seus pais ou nos professores que tiveram uma influência positiva sobre a sua vida, que qualidades vêm à sua mente? Você provavelmente pensa em respeito mútuo e honestidade compassiva, numa ética de trabalho sólida, com uma boa disposição para assumir responsabilidades, ou para ter a palavra final.
          Exibir esses tipos de qualidades como professor tanto ganhará o respeito de seus alunos, como também dará um exemplo de um profissional bem-sucedido e influente, trabalhando dentro da estrutura do sistema. Como um cristão, você está cumprindo o chamado para estar no mundo, mas não ser do mundo, para ser um cidadão de um reino ainda por vir, enquanto mostra o respeito adequado tanto por aqueles que têm autoridade sobre você como por aqueles que estão sob a sua autoridade.
          Fazendo isso, são os pequenos detalhes que contam. Fale tudo o que quiser sobre o respeito pelos órgãos governantes, mas é na maneira como você se dirige a eles que seus alunos realmente vêem que você é coerente com o que diz.
          Quando você estiver decidindo como quer que os seus alunos o chamem, considere o que os ajudará a tratá-lo com o devido respeito. Se você puder fazer isso enquanto eles o chamam pelo primeiro nome será ótimo. O que mais importa é que você estabeleça um ambiente de aprendizado, construído sobre a ideia de que Deus coloca em seus lugares aqueles que estão no comando, não para intimidar, mas para dirigir com sabedoria.

Graça diária para professores, CPAD.p.8.

de
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* "Mão na Massa"


"Disse-lhes Jesus: 
Vinde, jantai."
João 21.12

          Um professor popular de ciência elementar era um rapaz que colocava a "mão na massa". Ele ministrou a sua aula mais convincente em paleontologia enterrando um modelo em tamanho natural de um esqueleto de T-Rex, a um metro de profundidade em um campo. Cuidadosa e metodicamente, mas sempre com um elevado senso de descoberta, ele ensinou aos seus alunos como conduzir uma autêntica escavação.
          Para um exame do espaço sideral, esse mesmo professor ajudou aos seus alunos a construir um centro de comando e controle de naves espaciais na sala de aula.
          E para uma unidade sobre microbiologia, ele deixou que seus alunos fizessem e consumissem a sua própria produção de cerveja de raiz.
        As lições de fé resultaram em algumas das lições – de exemplo prático — mais poderosas de Jesus. Quer estivesse alimentando uma multidão a partir de poucos pães e peixes, quer transformando água em vinho, Ele sempre foi cuidadoso em acompanhar os seus seguidores, de forma paciente e compassiva, ensinando-os a confiar, a esperar, a “cavar um pouco mais fundo" no tocante a crer no Pai. Todos os seus sentidos estavam empenhados, quer Ele ensinasse no Templo quer escrevesse na areia.
          Muitos líderes religiosos daqueles dias não foram capazes de comover as pessoas porque a sua religião era arrogante e inacessível, e sua mensagem era de condenação. Mas Jesus, o filho de um carpinteiro, era o Messias que colocava a "mão na massa". Pelo fato de receber os seus discípulos para comerem e orarem com Ele, e tocarem as suas cicatrizes sacrificais, Ele chegou até eles.
Para que uma criança retenha a maior parte do que lhe é ensinado, o professor deve envolver toda a inteligência dessa criança. Uma experiência prática deixa uma impressão duradoura. Quando os seus alunos trabalharem ao seu lado, virem a alegria em seu rosto e ouvirem o entusiasmo em sua voz, você os alcançará de um modo novo e maravilhoso.

Referência:
Graça Diária para professores 
Reflexões Devocionais para Ailimentar a sua Alma. Ed. CPAD.p.7

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


"Nunca Vi Coelho Botar Ovo"


COELHINHA: Coelhinho da páscoa que trazes pra mim: um ovo, dois ovos, três ovos assim? Oi, Hoje é Páscoa! Você já ganhou muitos ovinhos?
CORDEIRO: Oi, Coelhinha, tudo bem? Eu ganhei um grandão.
COELHINHA: Eu também, agora estou esperando os coelhinhos colocarem mais ovinhos. Tive que sair de perto deles. Acho que eles estão com vergonha de mim, e por isso ainda não colocaram ovos.
CORDEIRO: Coelhinha, você pode ficar sentado esperando, porque em pé vai cansar. Nunca vi coelho botar ovo!
COELHINHA: Coloca, sim!
CORDEIRO: Não coloca, não! Eu também pensava que fosse o coelho.
COELHINHA: E quem fez o nosso, então?
CORDEIRO: A minha mãe disse que as casas de doce fazem os ovos e os embrulham num papel bem bonito.
COELHINHA: Eu não tinha pensado nisso. Sempre achei que fosse o coelho. Ah! Agora você ficou muito sem graça. E por que o coelho foi escolhido para distribuir ovos se eles não colocam ovos? Por que não escolheram a galinha?
CORDEIRO: Foi uma maneira que arrumaram de não acabar com os costumes das antigas civilizações. Eles escolheram o coelho, porque é a única espécie de animal de fácil reprodução. É considerado símbolo da fertilidade e, como de cada ovo nascem vidas, juntos simbolizam a vida. Por outro lado, foi uma forma de o comércio continuar com a lenda de muitos anos atrás de presentear parentes e amigos com ovos. Mas o mais importante e o mais bonito da Páscoa não são os ovos.
COELHINHA: Mais importante e o mais bonito? E o que é?
CORDEIRO: O mais bonito é a história da Páscoa. Ela conta que Jesus Cristo deu a sua vida para nos salvar. Ele é o Cordeiro Pascal.
COELHINHA: Eu não conheço essa história. Eu gosto muito de ouvir histórias. Conta pra m i m, conta!
CORDEIRO: Está bem, presta atenção! Que A tia (nome da Tia) vai contar essa linda História para nós, vamos chamá-la
Coelhinha e cordeiro: Tia ....
TIA: A paz do Senhor! Coelhinha e cordeiro como vocês estão?
CORDEIRO e COELHINHA: A paz do senhor!
CORDEIRO:Estamos bem chamamos vocês para nos contar a história da Páscoa.

Tia começa a contar a história:
" A verdadeira História da Páscoa"
Para obter a história Clique aqui 

Depois da história
COELHINHA: Ai que lindo! Só o Amor de Deus pode ser mostrado assim de forma tão Grande.
CORDEIRO: É verdade, você que aprender uma música nova?
COELHINHA: Quero sim!

Juntos cantam:
Não foi o coelho 3x
Que morreu por mim
Foi o Cordeiro 3x
Que morreu por mim
Há engano povo 2x
Pois eu nunca vi
coelho botar ovo
João disse tudo 2x
Eis o Cordeiro de Deus
Que tira o pecado do mundo.

Texo adaptado por Ana Michelle Da R. C. Moura.
Referência:
ABS visual, A Verdadeira Páscoa. E-mail: abmaelevilma@ig.com.br.
COSTA, Maria de fátima alves da. Fantoches alegria da garotada.1ª ed.-Rio de Janeiro; Casa Publicadora das Assembéias de Deus,1999.p.59-63.

de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br/

* "Consagração: O Presente da Gratidão"

Objetivo: 
Ensinar a criança o que é consagração e jejum. E incentivar as crianças a darem a Deus suas vidas como Sacrifício vivo em consagração a Deus.

Versículo: 
“Rogo-vos,
 pois,
 irmão,
 pelas misericórdias de Deus, 
que apresenteis o vosso corpo por sacrifício vivo, 
santo e agradável a Deus, 
que é o vosso culto racional”.
Romanos 12.1.

Cântico:
 Meu corpo é a casa de Deus.

INTRODUÇÃO

          Pode alguém dar a Deus algo suficientemente grande para obter perdão do pecado ou suficientemente imenso para ganhar a vida eterna? Não! A salvação é um presente, pago com o sangue do Senhor Jesus Cristo.

Fig. 01 - Jesus cristo é o Filho de Deus. Ele deu-se a si mesmo para nos salvar.
               Mas uma vez que você aceita o sacrifício de Jesus, você recebe o perdão de Deus e se torna filho de Deus (João1.12).




LIÇÃO BÍBLICA

Fig 02 - Deus nos deu tão grande presente. Ele nos deu o seu único filho: Jesus, para morrer em nosso lugar, levando sobre si os nossos pecados. E você pode dar algo a Deus?

Fig 03 - Consagração é dar a si mesmo e tudo que possui ao Senhor, sem reter nada, para que Ele use como quiser. Deus chama isto de “sacrifício vivo”, nosso “Culto racional”, e nos incentiva a apresentar a nossa vida como um presente.

Versículo: Romanos 12.1 ( explique detalhadamente o versículo para as crianças)
                 O apostolo Paulo escreveu essa carta aos romanos, ensinando como eles deviam agradar a Deus, e esses ensinamentos também servem para nós hoje.
                 Primeiro pediu que apresentássemos o nosso corpo por sacrifício vivo, isso quer dizer que nossa vida deve ser um presente para Deus. Devemos dar a Deus esse presente Santo, ou seja, sem pecado. Deus é Santo isso quer dizer que n'Ele não existe pecado algum e Ele quer que sejamos santos também. Por isso devemos deixar todo o pecado. E o que é pecado? Pecado é tudo o que fazemos, pensamos ou dizemos que desagrada a Deus (mentir, falar palavrões, roubar, brigar, xingar, desobedecer) - deixe que as crianças exemplifiquem o que é pecado.
                 Devemos agradar e prestar a Ele um Culto Racional. E o que é culto racional? Culto é quando louvamos, adoramos, oramos a Deus. Quando nós vamos para o culto na igreja nós fazemos tudo isso não é verdade? Devemos prestar cultos a Deus sabendo que o que estamos fazendo alegra o coração dEle.
                  Encoraje a cada criança a ler Romanos 12.1, substituindo “vós” e “vosso” pelo nome dela.
  • Onde devemos nos consagrar a Deus?
    Fig. 04 – A qualquer lugar!
                   Devemos estar disposto a ir a qualquer lugar do mundo que Deus deseje que eu ou você vá. Isto inclui visitar meu vizinho resmungão ou meus primos irritantes, assim como ir a um lugar distante, se Deus quiser que agente seja um missionário em um país estrangeiro devemos entregar a nossa vida para que seja feita a vontade de Deus. E assim estaremos nos consagrando a Deus.


  • Quando devemos nos consagrar a Deus?
    Fig 05 – A qualquer tempo!
                 Outra forma de nos consagramos a Deus é em qualquer tempo, mesmo em meio ao seu programa de tv favorito, ou quando estiver chovendo forte, ou quando o seu melhor amigo não quiser ir a igreja com você, não importa Deus deve estar em primeiro lugar em nossos corações e devemos buscá-Lo em qualquer tempo.

  • O que devemos fazer para nos consagrarmos a Deus?
    Fig 06 – Qualquer coisa!
                  Devemos fazer para Deus coisas difíceis ou fáceis – qualquer coisa. Devemos orar e pedir para que o Senhor nos mostre o que quer que façamos para Ele.
                  Quando fazemos a consagração do círculo de oração não é fácil deixarmos de tomar o café da manhã em casa para realizarmos o Jejum na igreja, mas quando deixamos de comer estamos dizendo a Deus assim: Senhor deixo de fazer a minha vontade (que é comer um delicioso desjejum em casa) para consagrar a minha vida a ti, para que o Senhor cumpra a Tua vontade na minha vida. Quero que me ensines a fazer a Tua vontade.
                   Vamos ouvir uma estória que nos fará entender um pouco mais sobre consagração.

HISTÓRIA

Hist 01 - Márcio amava o Senhor. Ele ia ao Círculo de oração todos os Sábados e gostava de tudo, menos do momento da oferta. Por quê?

Hist 02 - Ele não tinha dinheiro. Não se trata de ter gastado tudo na lanchonete; ele não tinha mesmo dinheiro e queria poder ofertar.

Hist 03 - Certo dia Márcio teve uma grande idéia.

Hist 04 - Quando a cestinha da oferta passou, ele pôs nela um bilhete. (professor, represente isto e leia um bilhete de verdade)

Hist 05 - ele dizia: “Dou a mim mesmo!” Márcio deu a Deus um presente especial. Você Talvez sempre dê dinheiro de oferta, mas nunca deu a si mesmo a Deus. Mas pode estar pronto para fazer isso hoje.
Faça o apelo para os não salvos e um convite para os salvos ofertarem a Deus com suas Vidas consagradas a Deus.

          Acompanhe essa história com uma apresentação clara da Salvação. Enfatize que a salvação e dom gratuito de Deus.
          Ensine as crianças a realizarem um culto doméstico diariamente convidando os seus pais para participarem com elas.

Autora: Ana Michelle da R. C. Moura
Referência:
Bíblia de recursos para ministério com crianças[tradução da Bíblia] João Ferreira de Almeida; notas e material adicional Neyd Siqueira.2ed.rev. e atual. - São Paulo:Hagnos,2003.

de
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* História com fantoches para Páscoa



• Texto bíblico: 
João 20: l, II -18.

• Versículo para decorar: 
"... Cristo morreu pelos nossos pecados,
 ...e ressuscitou..."
l Coríntios 15:3,4

• Material: 
Fantochinhos de dedo.

• Cenário para a história:1. Encha de areia uma caixa ou tabuleiro de bolo.
2. Neste "tabuleiro de areia" monte um jardim com árvores e flores, de verdade ou feitas de papel.
3. Reproduza o desenho do túmulo aberto (pg. 12) e coloque-o por trás do jardim, encaixado na areia para não cair.
4. Coloque um palito de sorvete dentro dos fantoches, para que fiquem em pé no tabuleiro.
5. Opcional: Se não puder ter o tabuleiro de areia, use apenas os fantochinhos nos dedos.

• História:
PROFESSOR — Vejam que lindo jardim! Quem gosta de jardim? O que há nos jardins? (Aguarde respostas.) Você sabe que Deus fez tudo isso para nós? Sim, Ele nos ama e quer nos ver contentes. Vejam, alguém vem passear neste jardim. Quem será? (Coloque Maria.) Ela é a Maria. Mas... ela não está passeando, está chorando. Parece que ela está triste. (Dirige-se ao fantoche.) Por que você está chorando, Maria?
MARIA — Porque Jesus morreu. Ele morreu por causa dos meus pecados.
PROFESSOR — Quem é Jesus?
MARIA — É o Filho de Deus. E é o meu melhor amigo.
PROFESSOR — E o que é pecado?
MARIA — São as coisas feias que a gente faz: mentira, desobediência e outras coisas. E Jesus morreu para nos perdoar destes pecados.
PROFESSOR — Onde colocaram Jesus?
MARIA — Ali naquele túmulo. Eu vou lá.
PROFESSOR — (Faça Maria "andar" pela areia enquanto você fala.) Maria foi até aquele túmulo e, quando chegou lá, viu que ele estava aberto. Maria levou um susto! (Faça o fantoche
representar o susto.)
MARIA — E agora? Onde colocaram o corpo de Jesus?
PROFESSOR— (Coloque o anjo.) Apareceu um anjo e ele perguntou para Maria:
ANJO — Por que você está chorando?
MARIA — Porque alguém pegou o corpo de Jesus.
PROFESSOR — (Coloque Jesus atrás de Maria.) Bem atrás de Maria estava outra pessoa, que perguntou a ela:
JESUS — Por que você chora?
PROFESSOR — Maria estava tão triste, chorando, que nem olhou para trás para ver quem era. Ela respondeu:
MARIA — É que alguém tirou Jesus daqui e eu não sei onde Ele está.
PROFESSOR — Quem estava atrás dela era Jesus. Ele falou:
JESUS —Maria!
PROFESSOR -— Ela conhecia aquela voz. (Vire Mono.) Maria se virou, viu que era Jesus e ficou muito contente.
MARIA —Jesus! Meu Mestre!
JESUS —Vá contar aos meus amigos.
PROFESSOR — (Tire Maria do tabuleiro de areia e mostre-a em sua mão.) Maria foi se encontrar com os amigos de Jesus e contou:
MARIA — Eu vi Jesus! Ele está vivo!
PROFESSOR — Maria entendeu que Jesus morreu pelos nossos pecados mas viveu de novo, e por isso podemos ficar perto de Deus. É isso que é a Páscoa: Jesus morreu e viveu de novo. Páscoa não é coelho, é Jesus vivo! Vamos repetir o nosso versículo:
"Cristo morreu pelos nossos pecados...
e ressuscitou".

Viviene Morais de Souza e seu esposo, Pr. João
Sérgio de Souza, são os diretores da APEC-GO.
O Revista o Evangelista de crianças - Jan-Fev.Mar/99

FANTOCHES

MATERIAL:• Feltro rosa para os corpinhos e braços; retalhos de feltro de cores variadas.
• Cola Brascoplast ou Cola quente.
• Olhinhos móveis (opcional).
• Tinta para tecido ou cola colorida preta e vermelha.
• Tesoura.
• Linha para costura.

INSTRUÇÕES:1. Recorte o corpinho duas vezes para cada fantoche.
2. Costure, deixando abertura em baixo.
3. Recorte as demais partes nas cores sugeridas. Será necessário recortar duas mangas, dois braços e dois pés para cada fantoche. Recorte também duas vezes a asa do anjo.
4. Montagem de Maria: Cole os pés por trás do vestido, e cole o vestido no corpo do fantoche. Cole os braços por trás das mangas, e depois cole no lugar certo sobre o vestido. Cole o cabelo. (Se preferir, costure peça por peça.) Cole os olhinhos ou desenhe-os. Desenhe as sobrancelhas em preto e a boca em vermelho.
5. Montagem de Jesus: Procedimento semelhante à montagem de Maria, somente acrescentando a barba.
6. Montagem do anjo: Procedimento semelhante aos outros dois. Depois cole as asas na parte de trás do fantoche.

Moldes para confeccionar os fantoches

de
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