sábado, 15 de outubro de 2022
"Jamais Traga um Cavalo para uma Luta de Tanques de Guerra!!!"
"O Jogo Antes do Jogo!!!"
"Se você está dizendo!!!"
"O Segredo para uma Vida Infeliz!!!"
"Amor e Casamento"
Dia 1 - Efésios 5:21-33
Deus não nos deu expectativas e papéis dentro do casamento para silenciar a nossa liberdade. Ele só quer que saibamos de que modo a vida funciona melhor. Essa passagem é sobre amor, respeito e submissão, não conforme o pensamento contemporâneo ou práticas modernas, mas conforme Aquele que instituiu o casamento e que sabe como fazê-lo prosperar. Depois de ler esta passagem em voz alta com seu cônjuge, fale sobre a parte que é mais difícil para você entender ou colocar em prática. Orem juntos para que Deus leve cada um de vocês a cumprir o papel que Ele escolheu para cada um, de uma maneira que glorifique a Ele e honre o seu cônjuge.
"Eu declaro guerra!!!"
Dia 1 - Romanos 7:18-20
Romanos 6:12:14
Lamentações 3:22-23
2 Coríntios 10:4-6
Nas palavras de Warren Wiersbe: "A vida Cristã não é um parque de diversões; é um campo de batalha e nós precisamos estar sempre atentos". Antes mesmo de termos esta ideia de declarar guerra, precisamos reconhecer esta realidade: admitindo ou não, nós estamos em guerra e você não pode simplesmente vencer uma batalha na qual não admita que esteja. A vida Cristã é uma guerra ao lutar para viver no Espírito e não na carne. Paulo disse o seguinte em Romanos 7: "Pois eu sei que aquilo que é bom não vive em mim, isto é, na minha natureza humana. Porque, mesmo tendo dentro de mim a vontade de fazer o bem, eu não consigo fazê-lo. Pois não faço o bem que quero, mas justamente o mal que não quero fazer é que eu faço. Mas, se faço o que não quero, já não sou eu quem faz isso, mas o pecado que vive em mim é que faz".
Se os trava-línguas do Dr. Seuss não podem retratar perfeitamente os conflitos internos que causam alvoroço em nossas mentes eu não sei o que pode. Nós somos mestres em atrapalhar a nós mesmos. Sim, o diabo te odeia. Sim, o mundo não está nem aí para você, mas você já passou por muita coisa para simplesmente desistir agora.
Seu mecanismo de autossabotagem pode ser, seus pensamentos negativos, suas ações (ou falta delas), seus maus comportamentos, ou temperamento explosivo. Pode ser seu discurso negativo ou a forma como você negligentemente usa as redes sociais ou comida para fugir da realidade. Todos nós temos algum defeito. Não é um problema termos dificuldade com essas coisas, o problema vem quando nos recusamos a admitir isso, quando decidimos que é mais fácil nos acovardamos em vez de lutar.
Eu não acredito que não desejamos ter vitória em nossas vidas; ninguém quer ficar estagnado – preso em uma rotina com os mesmos obstáculos de sempre. Simplesmente não queremos fazer esforço ou nos comprometer com as instruções de Deus que nos mostram como podemos viver como vencedores. Deixe-me te dizer uma coisa, o mundo oferece um monte de distrações para amenizar o caos causado por nossas atitudes rebeldes e fantasias, mas essas "soluções" na melhor das hipóteses, não passam disso: distrações. Jesus oferece algo melhor.
Então, este é o dia. Deus te trouxe a este momento para declarar guerra. Contra suas fraquezas, seus demônios, suas tendências de autossabotagem, contra a versão de si mesmo que você não quer ser, arregace as mangas e se levante para a luta, se comprometa e se apoie enquanto enfrentamos os componentes vitais dos conflitos internos.
Existe liberdade nesta declaração: Eu / De / Claro / Guerra
Pergunte a si mesmo:
Quais são as três coisas que têm me impedindo? (Seja sincero, não tente mascarar essa lista, isso não ajuda ninguém.)
Com quem posso falar (alguém que me ame e ame a Jesus) sobre essa lista para me manter comprometido?
"Razões para não Desistir!!!"
Dia 5 - Salmos 13
Isaías 43:4-5
Salmos 139:15
Salmos 139:23-24
Salmos 10:14
Talvez você tenha dúvidas sobre o que a Bíblia diz em relação à tristeza da alma ou ao desespero humano. Talvez tenha até medo de dizer a Deus o que você está sentindo.
Como outras passagens bíblicas, o Salmo 13 nos anima a nos abrir com Deus e a contar a ele a nossa dor. Deus não ficará irritado conosco por dizer a ele como nos sentimos.
A Bíblia, aliás, traz diversos personagens que, como nós, em algum momento da vida, se sentiram desesperançados e angustiados. Entre eles, salmistas e profetas, ou seja, homens e mulheres que caminharam com Deus, e até o próprio Jesus! Então, não nos recriminemos por isso!
Alguns desses personagens lamentaram, gritaram e choraram. Outros se mostraram cansados e fatigados. Eles quase desistiram de tudo! Mas a resposta de Deus para cada um deles — e para nós hoje — não muda; ela é a mesma sempre: “... você é precioso aos meus olhos e digno de honra... eu o amo... Não tenha medo, porque eu estarei com você” (Isaías 43.4-5, Nova Almeida Atualizada).
O salmista escreve: “Tu viste quando os meus ossos estavam sendo feitos, quando eu estava sendo formado na barriga da minha mãe, crescendo ali em segredo...” (Salmo 139.15). Deus nos criou com amor. Ele conhece cada detalhe de nós, incluindo nossas inquietações. Nos momentos mais escuros, ele ainda está conosco.
A verdade é essa: DEUS NOS AMA. Somos muito importantes. Nossa existência tem valor e sentido. Por isso, não desistamos! A Palavra de Deus pode fortalecer nossa fé nos dias da angústia e trazer luz aos lugares mais escuros da nossa vida e da vida daqueles que amamos.
Não desistamos! Há muitas razões para continuar, para acreditar, e nós não estamos sozinhos. A mudança pode acontecer. Deixemos que ela comece agora.
Youversion
"Razões para não desistir!!!"
Dia 4 - Mateus 25:31-46
Mateus 12:9-13
1 Coríntios 13
A era em que vivemos, dominada, dentre outras coisas, pela tecnologia, mudou — e muito — a forma como interagimos com o mundo. Embora tenha encurtado distâncias, permitindo uma comunicação mais fácil e veloz, ela pode aumentar o nosso distanciamento em relação às pessoas e seus sentimentos, desumanizando as relações.
O texto de Mateus 25 fala de um grande julgamento, quando Jesus reunirá todas as pessoas e lhes perguntará se elas se preocuparam com quem tinha alguma necessidade. Naquele dia, Jesus questionará o cuidado que nós tivemos (ou deixamos de ter) com aqueles que precisavam de nós. Ele se importa com as pessoas e não quer que sejamos frios nem ignoremos o sofrimento de quem está à nossa volta.
Certa vez, Jesus curou um homem num sábado. Na época, sua atitude foi tida como revolucionária e subversiva, já que o sábado era entendido como um dia santo, no qual se devia descansar. Ao realizar uma cura naquele dia sagrado, Jesus deixou um exemplo de preocupação genuína com as pessoas. Ele nos ensinou a cuidar das necessidades dos nossos irmãos e irmãs, antes de qualquer outra coisa. Esse é o verdadeiro cumprimento da vontade de Deus. Esse é o sentido do amor de Deus.
Cuidemos para não nos tornar indiferentes em relação ao que as pessoas sentem, pensam ou sofrem. Com empatia, é possível manter amizades profundas e verdadeiras, para além do mundo virtual. E essas amizades são a chave para que encontremos esperança! São elas que nos ouvirão e estenderão a mão quando precisarmos. E para elas poderemos dar nossa ajuda e apoio, quando necessário.
Ouvidos e corações atentos podem salvar vidas e ser, aos que precisam, uma razão para não desistir.
Youversion
"Razões para não Desistir!!!"
Dia 3 - Jó 7:7-8
Jó 7:4
Mateus 7:7-8
Provérbios 17:17
Às vezes, a tristeza é tão grande que parece insuportável. Percebemos que a vida é dura e desejamos que se abrevie.
Pode ser difícil falar sobre isso, porque tem gente que relaciona esse sentimento com fraqueza ou falta de fé. Outros acham que ele nasce de uma mente vazia ou ociosa. Esqueça o que eles dizem!
Jó, em sua dor, expressou inúmeras vezes, de formas bem intensas e claras, o desejo de morrer. Embora jamais tenha atribuído a Deus a sua condição, ele não queria seguir sofrendo — nem no corpo, nem na alma.
Os amigos de Jó o julgaram, culpando-o por sua situação. Mas a história nos mostra que eles estavam completamente enganados.
A Bíblia nunca disse que aquele que crê em Deus está livre de sofrimentos. É um equívoco pensar assim. Parte da experiência humana é aceitar a inevitabilidade do sofrimento em algum momento da vida, e contar com o apoio de Deus e das pessoas que estão ao redor para vencer essa situação.
A Palavra de Deus diz que todo aquele que busca, encontra, e a quem bate, a porta será aberta. Se precisarmos de apoio, é preciso esforçar-nos para pedi-lo. Busquemos entes queridos ou amigos; busquemos ajuda especializada; compartilhemos o que está dentro do peito.
Se você está vendo alguém nessa situação, mas que não consegue se aproximar e pedir ajuda, tome a iniciativa. Ofereça seu ombro e seu apoio sem acusações. Não seja como os amigos de Jó. Ouça, não julgue.
Lembre-se: “O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão” (Provérbios 17.17). Essa é outra razão para não desistir!
Youversion
"Razões para não desistir!!!"
Dia 2 - Mateus 26:36-46
Mateus 11:28-30
Isaías 61:1-3
Em algumas fases da vida, nós nos retraímos, ficamos introspectivos, olhamos mais para dentro de nós. Isso é normal e permite a autoavaliação, o autoconhecimento, a elaboração das coisas que vivemos. É, inclusive, saudável e necessário parar um pouco nossas atividades e refletir sobre o que estamos fazendo, como estamos vivendo ou o que pensamos sobre o nosso futuro.
No entanto, afundar-nos num período de introspecção demasiadamente longo, fechar-nos para todo o resto, isolar-nos e evitar lugares e pessoas dos quais gostamos é algo diferente, que precisa ser visto como um alerta.
Jesus teve um tempo de profunda reflexão no Getsêmani. Ali, ele expressou a tristeza de sua alma, o medo que sentia e a angústia que parecia querer consumi-lo. Talvez as lágrimas tenham escorrido pelo rosto dele, naquele momento de escuridão. A Bíblia nos conta que ali, prestes a ser crucificado, ele se sentiu profundamente sozinho.
Mas, o que Jesus fez? Sua atitude talvez nos ajude a ver essa situação sob outra perspectiva.
Naquele momento angustiante, ele tomou duas atitudes importantes:
Ele se rodeou de amigos; e
Ele orou a Deus, expressando sua sensação de desamparo, seu medo e sua dor.
Talvez os amigos não tenham conseguido livrá-lo de sua tristeza. Mas Jesus os manteve perto, para apoiá-lo e estar com ele. Por meio da oração, ele se conectou com o Pai, a fim de atravessar a cruz com fé e coragem.
Jesus, que passou pela dor e venceu, nos convida: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Jesus oferece trocar a nossa carga — nossas decepções, nosso rancor, nossas lembranças dolorosas, nossos pensamentos destrutivos — pela dele, que é leve. Ele nos diz para depositar tudo aos pés da cruz do Calvário, porque ele já pagou o preço para que hoje tivéssemos vida. Ele decidiu sofrer para que fôssemos felizes. Ele aceitou ser preso para que fôssemos libertos. Essa é a maior razão para não desistir!
Youversion
"Razões para não desistir!!!"
Dia 1- Salmos 6:6-7
Eclesiastes 3:1-8
João 11:35
Jeremias 29:11
As palavras de Salmos 6.6-7, o texto-chave de hoje, lhe parecem familiares? “Estou cansado de chorar. Todas as noites a minha cama se molha de lágrimas, e o meu choro encharca o travesseiro... os meus olhos estão inchados de tanto chorar, e quase não posso enxergar...” (Nova Tradução na Linguagem de Hoje).
O choro e a tristeza fazem parte da experiência humana. Embora desejemos uma vida feliz, isenta de sofrimentos, há momentos em que experimentaremos a dor. E a Bíblia não mascara essa realidade.
O Livro de Eclesiastes, que traz as reflexões de um sábio Pregador, nos conta que, na vida, há um tempo determinado para todas as coisas: há tempo de nascer e tempo de morrer; há tempo de plantar e tempo de colher; há tempo de rir e tempo de chorar; há tempo de saltar de alegria e tempo de derramar-se em lágrimas.
O Evangelho de João também nos diz que o próprio Jesus chorou. Como nós, ele também sofreu e se angustiou.
Mas a Palavra de Deus garante que é possível atravessar esses períodos de deserto e dor abraçados à esperança viva de que Deus, o nosso Criador, nos ama e tem um plano para nós: “Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o SENHOR. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança” (Jeremias 29.11).
Há um futuro certo e feliz preparado para nós. Essa é a vontade de Deus. Essa é uma razão para não desistir!
Youversion