quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Gincana Bíblica

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          1) Localizar versículos que tenham a palavra "amor" ou "amar"
               I João 3: 1, 2: 5, 4: 7

          2) Localização rápida de versículos - quem acha mais rápido.

          3) Escolher uma passagem ou versículo bíblico e explicá-lo.~

          4) Localizar:
              . O único livro que começa com "z". (Zacarias)
              . 2 livros que começam com "h". (Habacuque e Hebreus)
              . 2 livros que começam com "g". ( Gênesis e Gálatas)
              . 2 livros que são o nome de um povo. ( Hebreus e Romanos)
              . Livro cujo título é triste. (Lamentações)
              . Livro cujo título tem somente 2 letras. (Jó)

          5) Objetos Bíblicos:
              Procurar versículos bíblicos que mencionam objetos que estejam na sala (vaso, livro, janela, porta, etc.). Ganha o grupo que localizar mais versículos.
              Exemplo: Êxodo 16: 33, Provérbios 26: 23, II Coríntios 4: 7, Salmo  128: 3, João 2: 15, etc.

          6) Criatividade:
               Mostrar figuras e perguntar como se relacionam ao ensino bíblico.
               Exemplo: figura de criança (das crianças é o Reino dos Deus), 2 amigos ( o Espírito Santo é o nosso consolador), homem e mulher (nosso corpo, templo do Espírito), etc.

          7) Quebra-Cabeça Bíblico:
               Escreva um versículo em uma cartolina. Recorte as letras, formando um quebra-cabeça. Peça para as equipes montá-lo; quem completa primeiro ganha pontos ou um prêmio.

          8) Memória Bíblica:
               o primeiro aluno fala o nome de um personagem bíblico (exemplo: Davi), este deve falar este nome e outro que escolher (exemplo: Davi, Sansão), o terceiro repete os dois (Davi, Sansão) e fala o terceiro (exemplo: Salomão) - a brincadeira continua até que alguém erre a sequência ou esqueça um dos nomes. Pode-se continuar a brincadeira, eliminando os que erraram, até que reste apenas o "campeão".

         9) Escolher um representante de cada grupo ou equipe e definir o que é ser um Verdadeiro Cristão.

          10) Pense em alguém na Bíblia que:
                · Teve filhos rebeldes?
·                     . Perdeu algum bem do qual gostava muito?
·                     . Foi acusado falsamente?
·                     . Foi tirado de seus pais?
·                     . Roubou algo e teve que restituir?
·                     . Mentiu?
·                     . Teve irmãos que o trataram mal?
·                     . Ficou deprimido?
·                     . Ficou ansioso?

                Respostas:  (OBS: Você poderá encontrar outros personagens bíblicos que se encaixam nas perguntas, os que aqui coloquei são apenas sugestões):
·                                         . Eli
·                                         . 
·                                         . José
·                                         . Moisés/Daniel
·                                         . Zaqueu
·                                         . Ananias e Safira e muitos outros...
·                                         . José
·                                         . Elias/Jonas
·                                         . Acabe/Marta

                       Aplicando tarefas:

                      11) Os integrantes do grupo deverão escolher um nome para a sua equipe e explicar o porque deste nome.

                      12) Achar um versículo bíblico:
                                  - para consolar uma pessoa que está triste - Romanos 8: 28
                                        Salmo 91: 1
                                  - para evangelizar uma pessoa - I João 1: 9
                                 João 14: 6
                                  - de louvor a Deus - Salmo 107: 1
                        Apocalipse 7: 12
                                  - Que fala da criação do mundo - Gênesis 1: 1 
                                 Atos 17: 24 
                                  - De conselho sobre algum assunto - Colossenses 2:8
                                   I Tessalonicenses 5: 18
                                  - Que contenha 1 promessa de Deus - Mateus 21: 22
                                    Salmo 34: 18
                                  - Pequeno de pocas palavras - João 11: 35
                               Jó 3: 2
                               Êxodo 20: 13
                       13) Estudar o Livro de _____________ (colocar perguntas sobre o Livro em papéis dobrados, dentro de uma sacola, escolher os integrantes de cada grupo para tirar o papel e responder )
      A resposta poderá ser individual ou em grupo.

                            14) Escolha alguém para aconselhar:
                                  - uma criança
                                  - um(a) adolescente             
                                  - um(a) jovem
                                  - namorado/noivo
                                  - casal
                                  - pais
                                  - obreiro(a)
                                  - líder 

                            15) Escolher uma passagem bíblica e representá-la (máximo dez minutos).      

                            Definir pontos para cada tarefa e prêmios.                       
              
               

* "Filhos Órfãos de Pais Vivos"



com Helena Tannure



* "Educação Cristã"


          "Portanto, 
meus irmãos,
por causa da grande misericórdia divina,
peço que vocês se ofereçam completamente a Deus
 como um sacrifício vivo,
 dedicado ao seu serviço
e agradável a Ele.
Esta é a verdadeira adoração
que vocês devem oferecer a Deus."
Romanos 2: 1

          1 - Introdução
               Este estudo tem como objetivo, preparar professores comprometidos com o desafio e o privilégio de ensinar a Palavra de Deus.
               O professor da Escola Bíblica é uma dádiva de Deus para sua igreja e para sua class em particular. Ele foi suprido de compreensão espiritual e outros complementos para cumprir sua tarefa.

               Para ser eficiente o professor deve:
     
          a) Reconhecer a importância de sua tarefa.
          b) Preparar-se com profundidade.
          c) Esforçar-se em seguir o exemplo de Jesus.
          d) Estudar a matéria a ser ensinada.
          e) Entender o processo de aprendizagem.
          f) Aprender variados métodos de ensino.
          g) Planejar suas aulas.
          h) Ensinar com motivação.
          i) Despertar o aluno para a salvação e o crescimento espiritual.

          2 - O Ministérios do Ensino
              Efésios 4: 11 e 12
      Romanos 12: 1 a 8

               A Escola Bíblica é o local onde se concentra o maior, (mas não o único) núcleo de ensino bíblico do mundo inteiro. Não é fácil ensinar na Escola Bíblica. É muito mais do que captar a atenção dos alunos durante uma hora e contar algumas histórias. O ensino bíblico, leva a resultados eternos e de grande alcance, exige do mestre o melhor que ele pode dar. É preciso que ele se empenhe no preparo, no estudo, no treinamento, na oração e no planejamento. Exige ainda um entrega total no cumprimento de suas tarefas, para que ocorra o pleno desenvolvimento deste ministério é preciso dedicação total.

          3 - Finalidade do Trabalho com Crianças
               Marcos 16: 15

                Salvação - é o principal objetivo, além de ser o trabalho inicial com as crianças.
                Crescimento - é fundamental desenvolver um trabalho sério e compromissado com Deus para que as crianças tenham conhecimento da Palavra de Deus e andem com Cristo.
                Serviço - na vida diária e, talvez, tempo integral caso seja chamado por Deus.

          Pense Nisso:
          "Se o mestre faz algo menos do que o seu melhor esforço em ocasiões comuns, 
não poderá esperar fazer um bom esforço em ocasiões especiais."


          Perfil do Professor

          "Tem cuidado com a doutrina,
persevera nestas coisas,
 porque,
fazendo isto,
te salvarás,
tanto a ti mesmo
como aos que te ouvem."
I Timóteo 4: 16

          A finalidade de preparar não é nada mais, nada menos que: apresentar a lição para um grupo de crianças. Cuidado com essa afirmativa tão simples, a prática requer muito mais. O professor e suas ações diante da classe vão determinar a boa comunicação.
          É de extrema importância que o professor tenha um conhecimento firmado na Palavra de Deus para que ao ensinar demonstre convicção naquilo que fala, as crianças estão em fase de desenvolvimento, e é neste período que vão aprender verdades bíblicas que servirão de instrução para o resto de suas vidas.
 "Eduque a criança no caminho em que deve andar,
e até o fim da vida não se desviará dele."
Provérbios 22; 6
          Seu carinho, seu amor, sua dedicação, sua orientação, sua fé, estarão marcando as crianças. Por isso seja cheio do Espírito Santo e sensível a sua voz. Viva uma vida reta e exemplar, seu vocabulário deve ser santo, palavras ditas de modo errado acarretam marcas profundas.

          Características Importantes do Professor Evangelista de Crianças

          . Ser salvo - Necessidade Básica

          O Bom Professor tem:

          . Conhecimento da Palavra de Deus
          . Convicção do Chamado de Deus
          . Dedicação
          . Lábios puros
          . Disposição para o serviço
          . Ama e compreende as crianças
          . Visão da necessidade de ganhar as crianças para Cristo
          . Responsabilidade: não falta, é pontual.
          . Tempo separado para o preparo de sua aula
          . Vida cristocêntrica (Cristo é o centro da vida)
          . Confiança em Deus
          . Bom exemplo em sua vida diária
          . Dependência da oração, do Espírito e da Palavra de Deus
          . Vida de intercessão (Orar sem cessar)
          . Perseverança
          . Prontidão para ouvir as sugestões e ideias dos outros
          . Humildade
          . Visão do seu trabalho como Ministério
          . Mansidão (ter firmeza e calma)
          . Zelo
          . Alegria constante
          . Esperança de resultado na vida de seus alunos
          . Obediência a Deus.

          Base Bíblica para a Evangelização de Crianças

"Eduque a criança no caminho em que deve andar,
e até o fim da vida não se desviará dele."
Provérbios 22; 6

           1. A Bíblia manda evangelizar as crianças.
               a) A criança também é uma criatura - Marcos 16: 15
               b) O Reino de Deus é delas - Marcos 10: 14
               c) Também fazem parte do rebanho de Deus - João 21: 15
               d) Elas podem se perder - Mateus 18: 14

           2. A Bíblia prova que uma criança é pecadora e pode se perder.
               a) Todos nascem no pecado e são possuidores de sua natureza pecaminosa - Salmo 51: 5. Romanos 5: 12
               b) O coração do homem é mau desde a meninice - Salmo 58: 3
               c) Jesus afirma que não é da vontade do Pai que nenhuma criança se perca, indica que as crianças estão em perigo - Mateus 18: 14

          3. A Bíblia mostra claramente que uma criança pode ser salva.
              a) Efésios 1: 1 e 6: 1 - mostra as crianças incluídas entre os "santos".
              b) Mateus 18: 6 - Jesus falou "destes pequeninos que creem em mim".
                  Obs: A criança que Jesus pôs no colo - Marcos 9: 36 - ainda era bem pequena.
              c) Mateus 18: 3 - O adulto para ser salvo deve se tornar como uma criança, sendo assim podemos entender que a criança está no período ideal para tomar sua decisão por Cristo. Porque...
                  ... a criança é humilde, confessa facilmente que é pecadora e aceita facilmente a salvação que Deus lhe oferece.
                  ... a criança é sensível ao pecado, seu coração não está endurecido.
                  ... a criança é confiante, e acredita facilmente naquilo que lhe é ensinado.
                  ... a criança ainda não vivenciou problemas e complicações já vividas pelos adultos os deixando mais insensíveis à conversão.

          4. A Bíblia ainda ensina

          a. "Perfeito Louvor" vem da boca dos pequeninos (Mateus 21: 16 ).
          b. Deus é santo e revela verdades eternas aos pequeninos ( Mateus 11: 25 ).
          c. Não é preciso ter compreensão de tudo, só aceitar pela fé o simples plano da salvação, é com o coração que se crê e não com o intelecto (Romanos 10: 10 ).
          d. Para entender as coisas de Deus é preciso nascer de novo, o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus, portanto nada adianta ensinar muitas coisas às crianças, é necessário levá-las à salvação em primeiro lugar ( I Coríntios 2: 14 ).
           e. Levar uma criança a Cristo significa que poderá se firmar na fé, como Samuel e Timóteo (II Timóteo 3: 14 e 15 ). "O poder de Cristo é suficiente para aperfeiçoar a obra iniciada em seus corações." ( Filipenses 1: 6; João 10: 28 ).

           Levando a Criança a Cristo

          "Vão pelo mundo inteiro
e anunciem o evangelho
a todas as pessoas."
Marcos 16: 15

        Marcos 16: 15 é uma ordem deixada por Jesus a seus discípulos, que na verdade somos nós, portanto pregar o evangelho a toda criatura é uma ordem deixada para nós.
          Evangelho é a boa notícia de Salvação ao pecador perdido, seja criança, adolescente, jovem , adulto ou idoso.
          Milhares de crianças estão caminhando para a perdição eterna, longe do Senhor, vivendo no pecado e na escuridão, porém estão prontas para ouvir sobre a salvação e seus corações receptivos para receber Jesus Cristo como Senhor e Salvador. Pregar o evangelho às crianças é na verdade, um privilégio dado por Deus a cada um de nós, e é Ele quem nos capacita para esse trabalho tão especial e precioso. Não precisamos temer, ele nos tem chamado, e é o Espírito Santo quem convence a pessoa do pecado, abre o entendimento sobre as verdades espirituais e opera o novo nascimento. Ele nos usará para comunicar o Evangelho, e aplicar a mensagem à vida do pecador, seja qual for sua idade.
          Para atender ao chamado do Senhor, vamos ao encontro das crianças, amando-as e anunciando o grande amor de Deus, sem perder as oportunidades que nos são dadas.
          As verdades espirituais devem ser transmitidas através do poder da Palavra de Deus, que é a espada do Espírito. Para facilitar existem alguns métodos para anunciarmos o evangelho:

          Locais para Evangelização de Crianças

          "Deixem que as crianças venham a mim
e não as proíbam que elas façam isto,
pois o Reino de Deus é das pessoa 
que são como crianças."
Marcos 10: 14

          No lar: Na verdade o primeiro lugar de evangelização deveria ser o lar, os pais como responsáveis pela educação dos filhos deveriam levá-los a Cristo (Efésios 6: 4), mas isso nem sempre acontece, porém Deus deixa exemplos claros na Bíblia a esse respeito. "Abraão foi escolhido por Deus para ser o pai do povo escolhido porque Deus sabia que ele guiaria seus filhos nos caminhos do Senhor (Gênesis 18: 19); Eli,o sacerdote, foi julgado porque não sabia criar seus filhos para Deus ( I Samuel 3: 13 e 14).

          Na igreja:

          Culto nos Lares:
       
          Ao Ar Livre:

          Nas Escolas:

          Em outros Lugares:


Treinamento para Professores e Líderes - Aprendendo e Aplicando


          Ministério com Crianças

          "Deixai vir a mim os pequeninos..."
                Mateus 19: 14

          Desde os primeiros tempos, Deus nos ensina em Sua Palavra a conduzir e instruir as crianças no caminho em que devem andar.

          . As crianças devem ouvir os mandamentos de Deus.
            Deuteronômio 6: 6 e 7
     II Reis 23: 2
     II Crônicas 20: 13

          . As crianças podem permanecer firmes na fé.
          II Timóteo 3: 14 e 15
      I Samuel 2: 26

          . Não é da vontade do Pai que nenhum pequenino se perca.
         Mateus 18: 14

           . Ensina a criança no caminho em que deve andar.
         Provérbios 22: 6 

          Principais Objetivos do Trabalho com Crianças na Igreja

          Salvação: Levar o Evangelho à toda criança, pois cremos que Deus quer alcançá-las.
                       Marcos 10: 14

          Crescimento: Proporcionar através do ensino da Palavra o crescimento espiritual da criança, ensinando-a a andar com Cristo.
                              II Timóteo 3: 14

          Serviço: Promover a oportunidade de a criança relacionar-s com Deus, de maneira que venha servi-lo através do se testemunho, da intercessão do evangelismo, louvor, pequenas tarefas e muito mais.
                    Salmo 8: 2  

          O Professor, para Alcançar a Eficiência no seu Ministério, deve:

          . Ser dependente de Deus e seguir o exemplo de Jesus Cristo;
      . Reconhecer a importância da sua tarefa e preparar-se com dedicação para poder exercê-la;
    . Ser exemplo do próprio ensino (modelo);
          . Ser estudioso da Palavra de Deus (é impossível ensinar sem conhecer);
          . Levar a criança a Cristo (salvação) e promover crescimento na vida cristã da criança;
          . Amar seus alunos respeitando a diversidade e a individualidade de cada criança.

          Ministério de Ensino  

          Ensino: É, primeiramente, despertar no aluno o desejo de aprender e construir seu conhecimento. É estimular sua mente para pensar e buscar soluções para seus conflitos.

          Ensino Cristão: Visa não somente o ensino - aprendizado intelectual do indivíduo, mas a aquisição do conhecimento espiritual. Implica em implantar a Palavra de Deus através da ação do Espírito Santo, formando CRISTO, no coração de cada aluno.


"O ensino cristão  é um ministério dado por Deus,
um serviço prestado a Cristo em obediência ao Seu mandamento,
expressão espontânea da habitação do Espírito Santo."
D.V.HURST       

          Característica do Ministério de Ensino   

          . É um ministério espiritual
     O propósito divino deste ministério é o desenvolvimento espiritual de cada crente, até CRISTO ser formado em cada coração. 
"Meus filhos,
por quem de novo sofro dores de parto, até Cristo ser formado em vós." 
Gálatas 4: 19  
       O ensino da Palavra de Deus, vinculado à convicção e regeneração da parte do Espírito Santo, resulta em nova vida.  

          . É um Ministério no Poder e na Unção do Espírito Santo
            Jesus conhecia a plenitude da medida do poder vivificante do Espírito Santo. Sabia, igualmente, que os discípulos necessitam deste poder para cumprirem Sua comissão:
"Assim como o Pai me enviou,
eu também vos envio."
João 20: 21
          Os discípulos esperaram, e foram cheios do Espírito Santo, e, 
"Todos os dias,
 no templo e de casa em casa,
não cessavam de ensinar, 
e de pregar Jesus,
o Cristo."
Atos 20: 20

          . É um Ministério Evangelístico
            Na realidade a obra do professor cristão é dupla, conforme se declara expressamente na Grande Comissão:
"Ide,
portanto,
fazei discípulos de todas as nações...
ensinando-os a guardar todas estas coisas
que vos tenho ordenado."
            Devemos, primeiramente, ganhar cada aluno para Cristo, e, em seguida encorajá-los para o crescimento espiritual em suas novas vidas (II Pedro 3: 18).

          O Ensino para Transformação

          Uma das coisas que mais ajudam no ensino é ter objetivos claros e específicos. Muitos professores trabalham meses sem objetivo definido, a não ser o de apresentar o material que se lhes forneceu. Sem um alvo certo e preciso, definha-se o ensino por falta de perspectiva, de propósito e objetivo a ser alcançado. Consequentemente, não se poderá avaliar os resultados do ensino, pois não visa coisa definida, e, assim, não sabemos para onde ele se dirige e nem onde chegará.
          Com Jesus, as coisas caminhavam de modo mui diferente. Ele sempre tinha um propósito e fins definidos a atingir. Sabia muito bem o que queria, e caminhava nesse sentido. Sabia para onde ia e de que maneira firme caminhava para a consecução do seu objetivo sem olhar para as oposições ou derrotas.
"Vim para que tenham vida."
João 10: 10
          Buscou, assim,    "transformar as vidas de seus discípulos, e, por meio deles, transformar outras vidas e regenerar a sociedade humana",


J. M. Price - A Pedagogia de Jesus, 1988

           Objetivo do Ensino

           . Qual o objetivo quando escolhemos o material para o ensino em nossas classes?
           . Qual nossa prioridade em escolhermos o tema para ser ensinado?

           Para respondermos estas perguntas é necessário que venhamos conhecer as necessidades, gosto e sonhos daqueles a quem vamos ministrar. Só assim estaremos promovendo em ensino significativo, capaz de atingir as mentes e os corações de nossos alunos, causando impacto e propiciando mudanças de atitudes e regeneração de vida.

            Dicas Importantes

          . Antes de escolher o material a ser usado no mês, bimestre ou trimestre faça uma reunião com os professores e avalie as necessidades atuais de cada classe. Orem  juntos e busquem a direção de Deus;
           . Quando tiver que reaproveitar materiais já utilizados, veja se é possível usar as mesmas histórias mudando o objetivo e a aplicação da lição;
          . Converse sempre com as crianças, permita que em sua aula elas tenham oportunidade de se expressarem quanto sua maneira de agir e pensar;
           . Não generalize, saiba tratar cada aluno conforme sua individualidade; Respeite sua maneira certa de interagir.

           Recursos Audiovisuais

          Recurso audiovisual é tudo aquilo que expressa através do som ou visualmente o que estamos falando ou ensinando verbalmente. Estes recursos auxiliam na melhor compreensão do ensino, pois guardamos muito mais aquilo que nos é permitido experimentar usando todos os nossos sentidos. O recurso material é muito valoroso na arte de ensinar. A assimilação da matéria torna-se mais completa, quando o professor é criativo e utiliza recursos adequados em suas aulas levando em conta os interesses, as necessidades e habilidades dos alunos respeitando sempre as diferenças individuais classe.

          As pesquisas nos revelam que aprendemos através dos sentidos nas seguintes proporções:

          1% através do paladar
          1,5% através do tato
          3,5% através do olfato
          11% através da audição
          83% através da visão

          A retenção através da aprendizagem fica mais ou menos assim:

          10% através do que lemos
          20% através do que ouvimos
          30% através do que vemos
          50% através do que vemos e ouvimos
          70% através do que vemos, ouvimos, e discutimos
          90% através do que vemos, ouvimos, e imediatamente realizamos.

          Valor do Recurso

          "...poderoso auxílio, é uma ilustração na hora e no ponto exato...
            ...tremendo é o seu valor na obra educativa...
          "Jesus usou lições objetivas e vários tipos de ilustrações para tornar seu ministério mais atrativo, mais claro e mais impressionante. Alguns de seus ensinamentos mais lembrados foram assim apresentados..."
                                                                                   J.M.Price -  Pedagogia de Jesus

          Os recursos ajudam:
  
          . Despertar a atenção;
         A compreensão do ensino;
          . Fixar o ensino na memória;
          . Tornar o ensino mais atrativo.  

          Tipos de Audiovisual que podem ser utilizados em sala de aula

          . Flanelógrafo, fotos, cartazes, livros ilustrados, cânticos ilustrados, objetos, música, sons diversos, vídeos, slides, retroprojetor, fantoches de vários tipos e muitos outros recursos criados e utilizados de acordo com a criatividade do professor.    

          Você Nunca Pode Esquecer                        
         

Igreja Batista Projeto Família
Levando Famílias Inteiras ao Altar de Deus!
14 de Fevereiro de 2009


"O Castigo Divino"


OBJETIVO:
Saber que Deus nos disciplina com o único intuito de voltarmos aos Seus braços paternos de amor.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
“Não se engane;
de Deus não se zomba, 
pois aquilo que o homem semear,
 isso também colherá.” 
Gálatas 6:7.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção:  apito; 
Lição: arca feita em caixa de papelão, encapada com papel dourado (não esquecer de fazer a tampa também); skate; 
Revisando: arca usada na lição; 
Contando aos Outros: cópias dos Cartões de Advertência para cada criança (abaixo)

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Escolher uma das opções de visuais abaixo:
Maquete: Para representar as cidades filisteias, encapar várias caixas de papelão pequenas, desenhando telhados e portas. Em uma das cidades, colocar, fixado em uma caixinha, a figura de Dagom (aqui). No lado oposto ao das cidades filisteias, colocar uma tenda para representar o santuário. Desenhar um caminho entre o santuário e as cidades. Fazer uma arca em tamanho proporcional à maquete, encapando um caixinha de papelão com cartolina dourada (não esquecer de fazer uma tampa. Pode-se usar uma carrocinha de brinquedo ou artesanato ou, ainda, fazer de sucata ou isopor. Pode-se também encapar um skate com papel pardo para simular a carroça. Em todos os casos, as vacas podem ser de brinquedo.

Contando aos Outros:
Fazer cópias da figura abaixo para cada criança.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Estabelecer quatro áreas e enumerá-las de 1 a 4. Mandar as crianças sentarem-se no meio da sala para ouvirem quantas vezes o apito é soado. Se for uma vez, correm para a área 1; se for duas, para a área 2, e assim por diante. Entre os apitos, as crianças devem voltar e sentar-se novamente no meio da sala. Quem correr para a área errada, sai do jogo. Ganham as crianças, ou grupo de crianças, que ficarem até o fim (estabeleça o número de vezes que irá tocar). Depois que a brincadeira terminar, conversar com as crianças sobre a necessidade de seguir corretamente as instruções para que o jogo funcione direito. Falar que na história de hoje as pessoas queriam que tudo desse certo, mesmo desobedecendo às regras.]

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Nesta lição, a ênfase será dada à superioridade de Deus sobre os ídolos e a necessidade de ser reverente para com as coisas sagradas.Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Relembrar rapidamente a lição da semana anterior. Perguntar:] Qual é a primeira coisa que devemos fazer quando saímos de casa? [Dar tempo para as respostas.] Devemos orar. Sem oração não estamos protegidos. Os israelitas não pensaram em estar protegidos antes de irem à guerra. Certo dia os israelitas foram atacados pelos filisteus. Sabem o que aconteceu? Muitos deles morreram. O exército voltou ao acampamento e os mais velhos perguntaram [fazer uma voz admirada]: “Por que o Senhor permitiu que perdêssemos a batalha hoje? Vamos levar a arca para a batalha. Assim, o Senhor estará conosco e nos dará a vitória.”
Então foram a Siló buscar a arca. Lembram de onde ficava a arca? No lugar santíssimo. Somente quem poderia entrar no lugar santíssimo? O sumo sacerdote. Mas os dois sacerdotes desordeiros, Ofni e Fineias, nem pediram permissão para Eli. Eles entraram no lugar santíssimo e levaram a arca. Eles estavam muito orgulhosos e tinham certeza de que venceriam facilmente. Quando os soldados israelitas viram que a arca estava vindo, gritaram de alegria. Os filisteus ouviram o barulho e perguntaram: “Por que os hebreus estão gritando?” Alguém disse: “Eles levaram a arca de seu Deus ao acampamento.” Os filisteus ficaram com medo. “Teremos um grande problema agora, porque seu Deus veio ao acampamento. Este é o Deus que enviou as pragas aos egípcios. Não podemos ficar com medo. Vamos lutar como homens corajosos.”  O que vocês acham que aconteceu? Os israelitas ganharam ou não a batalha?
Os israelitas foram para a batalha sem a proteção de Deus. Ele não pode proteger alguém que está agindo mal. A arca foi para a batalha, mas Deus não estava nela. Ela não tinha poder para salvar. Por isso, os israelitas perderam a batalha e trinta e dois mil israelitas morreram naquele dia.
Um soldado escapou da batalha e correu para Siló. Quando ele entrou na cidade, para mostrar o desespero dele, rasgou as suas roupas e colocou cinza na cabeça. As pessoas ouviam a história e começavam a chorar. Eli estava sentado numa cadeira quando escutou o povo chorando e perguntou: “Que barulho é esse?” Um soldado veio e contou-lhe as tristes notícias: “Acabo de chegar da batalha. Fomos derrotados e muitos de nosso povo foram mortos. Teus filhos Ofni e Fineias estão mortos e os filisteus tomaram a arca.” Quando Eli ouviu que a arca tinha sido tomada, caiu da cadeira e morreu. Este foi o triste fim de um sacerdote e juiz que não obedeceu a Deus.
Os filisteus levaram a arca para uma cidade deles, chamada Ecrom, para o templo do seu deus Dagom. Eles estavam muito felizes com a arca, se gabando que seu deus era muito mais poderoso. Mas estavam muito enganados! Eles não sabiam que Deus usaria a arca para puni-los. Quando olharam no templo pela manhã, viram seu deus Dagom jogado no chão, em frente à arca. [Deitar a figura de Dagom, diante da arca.]  Eles ergueram novamente o ídolo do lugar. [Erguer a figura.] No outro dia, o encontraram caído aos pedaços no chão. [Rasgar ou amassar a figura de Dagom.] Eles ficaram assustados com aquilo. Quem poderia ter feito isto?
Algumas coisas estranhas começaram a acontecer na cidade. Muitas pessoas na cidade ficaram doentes e morreram. Todos ficaram perturbados. Assustados, resolveram enviar a arca para outra cidade, chamada Gate. [Levar a arca para outra cidade.] Ali as pessoas também adoeceram e morreram. E mandaram a arca para outra cidade.[Levar a arca a outra cidade.] E aconteceu a mesma coisa na outra cidade. E a arca foi levada de cidade em cidade. [Levar a arca de cidade em cidade.] Todos ficaram amedrontados, com muito medo da arca, e resolveram devolvê-la para Israel. Então, construíram uma carroça de madeira nova, puseram duas vacas para puxá-la e amarraram os bezerros no curral. Colocaram a arca na carroça e sobre ela uma caixa com presentes de ouro e prata.  [Colocar a arca sobre um skate e levá-la para o outro lado do cenário.] Pela natureza das vacas, elas não andariam sozinhas, mas iriam procurar os bezerros. Mas, ao invés disso, elas começaram a andar em direção a Israel, sem que ninguém as conduzisse. Elas não se desviaram do caminho, nem para a direita, nem para a esquerda. Os anjos de Deus estavam dirigindo as vacas. Os príncipes filisteus seguiram as vacas até a fronteira com Israel, perto de um lugar chamado Bete-Semes. Vendo que a arca chegava em segurança a Israel, voltaram para casa. Depois disso, os filisteus ficaram curados das doenças e perceberam que realmente estavam sendo castigados pelo Deus de Israel.
Os israelitas ficaram muito felizes quando viram a arca chegar. A arca parou em frente à fazenda de um homem chamado Josué. Alguns levitas vieram e descarregaram a arca. Queimaram a carroça e sacrificaram as vacas como oferta ao Senhor. Eles ficaram tão felizes com a volta da arca que mandaram a notícia para as outras tribos e muita gente veio para Bete-Semes. Mas, na empolgação os israelitas fizeram uma tolice. Ao invés de preparar um lugar para a arca, a deixaram no campo. Eles ficaram olhando para ela e conversando sobre o seu poder. Alguns ficaram muito curiosos e acabaram abrindo a tampa e olhando para dentro.
Eles sabiam que a arca era santa e que ninguém poderia olhar para dentro dela. Só os levitas poderiam levá-la. Até os filisteus tiveram respeito com ela, não abrindo e não olhando para ela. Mas os israelitas, que sabiam como deviam cuidar dela, foram descuidados. Deus os castigou e cinquenta mil pessoas morreram. E vocês acham que as pessoas de Bete-Semes se arrependeram por terem desrespeitado a arca? Em lugar de arrepender-se, ficaram com medo dela e pediram que o povo de outra cidade viesse buscar a arca. Os israelitas de Quiriate-Gearim vieram e levaram a arca com o devido respeito e ficaram com ela por muitos anos, recebendo muitas bênçãos.
Deus abençoa as pessoas que têm respeito por Ele, e não permite que O insultem com maus modos e desrespeito. Deus quer que mostremos reverência com as coisas sagradas.

 REVISANDO: 
[Fazer perguntas para as crianças. Se elas errarem, colocar a arca mais perto do território filisteu. Elas devem acertar para evitar que a arca seja tomada pelos filisteus.]

APLICANDO: 
Dizer:] Quando somos reverentes com as coisas de Deus estamos demonstrando nosso amor a Ele. Afinal, Ele é o Todo-Poderoso e merece ser honrado. Vou contar algumas situações e vocês vão dizer “sim”, se for demonstração de reverência e “não”, se for demonstração de irreverência.
Correr dentro da igreja; cantar os hinos animadamente; cochichar durante a oração; estar em silêncio durante a pregação; acompanhar a leitura da Bíblia; sentar em vários lugares e conversar durante as reuniões; desligar o celular ao entrar na igreja; brincar no pátio da igreja; ser cuidadoso com os moveis e utensílios da igreja; trazer alimentos para o templo; escrever recadinhos na Bíblia; falar o nome de Deus descuidadamente;
Fale com entusiasmo: Se você quiser honrar e respeitar a Deus sendo reverente, diga SIM!.

MEMORIZANDO: 
[Dizer:]  A Palavra de Deus nos diz:
 “Quem crê em Mim,
 rios d’água correrão do seu ventre.”
 João 7:38.
Isso quer dizer que quem acredita em Jesus é uma bênção para os outros porque está sempre falando de Jesus e fazendo o bem. Vamos sempre encher nosso vida com a Palavra de Deus para falar de Jesus aos outros.  [Ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Quem crê em Mim - [juntar as mãos e apontar para o céu]
Rios d´água viva correrão do seu ventre - [demonstrar algo saindo do seu interior]
João 7:38 -  [desabrochar uma flor e formar um livro]
CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar uma cópia da atividade para as crianças e dizer:] Você pode testemunhar sem dizer uma palavra! Durante a cerimônia na igreja, sente-se silenciosamente e escute. Você estará demonstrando a todos que o vêem como você honra e respeita a Deus. Mas, se desejar ajudar alguém que está conversando ou sendo irreverente na igreja, mostrem educadamente estes cartões de Advertência.

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br