Que o aluno creia que Deus responde as nossas orações.
Memória em ação:
"Ele me escuta quando peço ajuda
e atende as minhas orações."
Salmos 6.9
Uma missão especial
Uma caixa de situações difíceis. Feitos em tiras de papéis e deixar eles pegarem sem ver. Antes falar com as crianças. Deus sempre ouve a nossa oração. Será que há alguma nesta caixa que vocês estão precisando? Os pedidos que vocês precisarem avisem que vamos orar no final. E colocar no caderninho de oração do professor, caso já tenha, ou fazer um, ou na caixa de pedidos.
- Prova difícil para fazer na escola. - Um amiguinho quer bater em você. - Um presente que tanto queira ganhar. - Caiu e machucou. - Está doente. - Os pais estão sem dinheiro. - O irmão ou irmã só briga contigo. - Não consegue resistir as tentações. - Está com medo de alguma coisa. - Está sem amigos - Falaram mal de ti. Ou te envolveram em fofocas. - Perdeu um ente querido. - Tem algum animalzinho com problemas. - Gostaria de louvar a Deus ou fazer algo para o Senhor, mas tem vergonha.
Orar pelos pedidos que concordaram. E deixar na caixa de oração ou caderno. E se no futuro for atendido e quiserem testemunhar, pegamos o pedido e agradeceremos por ter sido atendido.
Pessoas arrogantes frequentemente usurpam os lugares mais elevados, enquanto os verdadeiramente grandes definham na obscuridade. Este é um enigma na Providência cuja solução um dia deixará alegre o coração dos justos. Entretanto, não devemos murmurar, se este enigma se tornar parte de nosso quinhão. Quando nosso Senhor esteve neste mundo, Ele andou na vereda do serviço e da fadiga como Servo dos servos. Que maravilha seria se os seguidores dele, que são príncipes do sangue, fossem olhados de cima para baixo como pessoas inferiores e desprezíveis! O mundo está de cabeça para baixo; por isso, os primeiros são os últimos, e os últimos, os primeiros. Veja como os servis filhos de Satanás dominam sobre a terra! Hamã está na corte, enquanto Mordecai senta ao portão; Davi vagueia pelas montanhas, enquanto Saul reina; na caverna Elias queixa-se, enquanto Jesabel gaba-se no palácio; ainda assim quem gostaria de tomar os lugares dos orgulhosos rebeldes? E quem, por outro lado, não invejaria os menosprezados santos? Quando esta engrenagem é invertida, os humildes são exaltados, e os exaltados são humilhados.
Crente, tenha paciência! A eternidade corrigirá os erros do tempo. Não caiamos no erro de permitir que nossas paixões e apetites carnais cavalguem em triunfo, enquanto nossos mais nobres poderes andam na poeira. A graça tem de reinar como um príncipe e tornar os membros do corpo instrumentos de justiça. O Espírito Santo ama a ordem, por isso, Ele coloca nossas capacidades e poderes em seu devido lugar e grau, outorgando posições mais nobres àquelas faculdades que nos unem ao grande Rei. Não perturbemos este arranjo divino; pelo contrário, supliquemos graça para que conservemos o nosso corpo em sujeição. Não fomos regenerados para permitir que as paixões nos governem, e sim para que, com Cristo Jesus, governemos como reis sobre o reino tríplice de nosso corpo, alma e espírito, a fim de que Deus, o Pai, seja glorificado.
Quando fazemos o bem com o coração, nós o realizamos de fato. Mas, geralmente falhamos em dar com o coração. O nosso Senhor e Mestre não age assim. Os favores dele sempre são realizados com o amor do seu coração. O Senhor Jesus não nos envia a carne fria ou as migalhas da mesa de sua magnificência. Em vez disso, o Senhor Jesus mergulha o nosso bocado em sua própria tigela, temperada com as especiarias de suas evidentes afeições. Quando Ele coloca os penhores de ouro de sua graça na palma de nossas mãos, Ele acompanha a dádiva com tal aperto afetuoso de nossas mãos que a forma como Ele dá é tão preciosa quanto a dádiva. O Senhor Jesus entrará em nosso lar, cumprindo seus propósitos de bondade, mas não agindo como alguns visitantes fazem para com os pobres em suas choupanas. Ele se assentará ao nosso lado e não menosprezará nossa pobreza nem repreenderá nossa fraqueza. Que palavras confortadoras são estas, provenientes dos lábios de nosso Senhor! Que abraço afetuoso Ele estende sobre nós! Se Ele tivesse nos dado centavos, a forma de Ele nos dar os tornaria dourados. Mas como realmente acontece, as valiosas dádivas são enviadas em cestas de ouro por meio de sua agradável carruagem. É impossível duvidarmos da sinceridade deste amor, visto que existe um coração sangrento estampado na face de todos os caridosos atos de bondade dele.
O Senhor Jesus nos dá liberalmente (ver Tiago 1.5), não censurando-nos com o menor indício de que estamos sendo um fardo para Ele; não olhando seus pensionistas friamente, mas em vez disso, o Senhor Jesus se regozija em sua misericórdia, instando a nos aproximarmos dele, enquanto compartilha sua vida conosco. Há uma fragrância em seu nardo que nada além de seu coração pode produzir. Existe uma doçura no Senhor Jesus que não poderia existir, se não estivesse mesclada com a própria essência do amor dele mesmo. Oh! a rara comunhão que tal sinceridade singular produz! Que estejamos continuamente provando e conhecendo a bênção dessa doçura!
1.NÃO LEVAR A SÉRIO A LEI DA SEMEADURA. (Gálatas 6:7) . A) Semear é opcional, colher é obrigatório. B) Tudo na vida é uma questão de semeadura. C) Quem semeia honra colhe longevidade. D) Palavras são sementes que lançamos no solo do coração da pessoas.
2. DAR MAIS VALOR À APARÊNCIA FÍSICA, DO QUE PARA A BELEZA DO CARÁTER. 1 Pedro 3:2-4)
A) Não basta ter casca, mas não ter conteúdo. B) Não basta ser aplaudido pelos homens, e não ser aprovado por Deus. C) Quem você é, é mais importante do que aquilo que você faz. D) Talento é um dom, caráter uma escolha.
3. NÃO PROTEGER A ÁREA DA SUA VIDA QUE É MAIS VULNERÁVEL AO PECADO. Mateus 26:41) A) Sansão terminou sua vida de forma trágica, porque brincou onde não deveria brincar. Sansão flertou com o pecado, brincou com a tentação. B) Ele não protegeu seu ponto fraco. C) Qual é o seu ponto fraco, comer demais, falar demais, o sexo ilícito, o temperamento, a Ira, o dinheiro, a pornografia etc…
4. NÃO TER COMPROMISSO COM UMA LISTA DE PRIORIDADES ORDENADAS. Mateus 6:33)
A) O que deve vir em primeiro lugar na vida de alguém que nasceu de novo, que serve ao Senhor? B) Diz a Palavra: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus…”
5. NÃO INVESTIR NO SEU FUTURO. A) Quem pensa só no momento, amanhã sofrera com a dor do arrependimento. B) Planejar significa pensar antecipadamente. C) Quem investe no seu futuro, tem visão, sabe aonde quer chegar, tem objetivos na vida.
6. NÃO INVESTIR NO SEU CRESCIMENTO PESSOAL.
A) Quem escolhe a mediocridade, não se destaca e sua história nunca será contada. B) Não há crescimento sem pré-disposição para as mudanças necessárias. C) Não há crescimento sem a dor da disciplina. Aceite a dor da disciplina para não chorar com a dor do arrependimento.
7. FAZER PORQUE TODOS ESTÃO FAZENDO. 1 Coríntios 10:23)
A) Quem faz só porque todos estão fazendo, não tem opinião própria e nem personalidade. B) Suas decisões revelam qual é o seu código de valores. C) Seu código de valores revela a qualidade do seu caráter. D) O jovem que tem um caráter cristão decide sempre com base em princípios, ainda que a maioria esteja fazendo, se é contra as escrituras ele não faz.
8. NÃO PERDOAR OS PAIS… (Mateus 18:21,22)
A) Pais ausentes. (Nunca tem tempo para os filhos.) B) Pais agressivos (Ele passou a cueca suja no rosto do filho. ) C) Pais que foram infiéis. (Ela pegou a mãe beijando outro na cozinha.) D) Pais que abandonaram. (O pai foi embora, sem Dar satisfação à ninguém.) E) Pais que são homossexuais. (A mãe abandonou o pai e foi morar com outra mulher.) F) Pais que abusaram dos filhos física ou psicologicamente. (Com 7 anos ela foi abusada pelo pai.) G) Pais alcoólatras – (Meu pai FICA irreconhecível quando chega embriagado.)
Quem não perdoa:
· Destrói a Ponte que um dia vai precisar usar.
· Desenvolve um câncer na alma.
· Nunca vai experimentar o milagre da transformação em sua Casa.
· Coloca-se debaixo da Ira de Deus.
· Não tem Paz.
· Abre uma brecha enorme na alma para a depressão.
· Não tem suas emoções conquistadas.
· Diz não para Deus e sim para o diabo.
· Vive como um prisioneiro dos sentimentos negativos.
9. SEMPRE TRANSFERIR A CULPA PARA ALGUÉM, NUNCA ASSUMINDO RESPONSABILIDADE. (Gênesis 3:10-13)
A) A sua vida é o resultado das escolhas que você faz. B) Ninguém pode decidir por você. C) Quando transferimos toda culpa para o diabo, não sentimos necessidade de mudar. D) Não há mudança quando a pessoa não reconhece que precisa mudar.
10. NÃO TER PARCEIROS DE ORAÇÀO E NEM CONSELHEIROS .
A) Daniel, Ananias, Misael e Azarias eram parceiros de oração. (Daniel 2:17,18) B) Um conselho pode nos livrar do caminho da morte. (Provérbios 16:25; Provérbios.12:15; Provérbios 27:9). C) A Bíblia diz que o cordão de três dobras não se quebra com facilidade. (Eclesiastes 4)