terça-feira, 20 de setembro de 2016

* História e Atividades








Colorindo Missões







* "Uma Reflexão sobre o Tempo"




* Atividades de "Natal"










"Paternidade de Deus"

PLANO DE AULA



Estudo 1-A - "O PAI QUE AMA"



Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.



Memorizar:  

"Porque Deus amou o mundo de tal maneira
que deu seu filho unigênito
para que todo o que nele crê não pereça
mas tenha a vida eterna."
João 3:16

Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Leia João 3:16 e explique que Deus as ama ao ponto de enviar Jesus só para salvá-los.

Atividade: preencher o desenho; no coração colar bolinhas de crepom vermelhas e pintar os outros desenhos.

Seja criativa! Use materiais diversos papeis coloridos, lápis de cor, canetinhas, o material que você dispuser.

Para os cânticos, use sempre visuais. A criança guarda o que vê!!! E para o versículo, amplie a atividade em um cartaz bem colorido, as figuras facilitarão o processo de memorização.
Deus te abençoe!



Estudo 1-B - "O Pai que Ama"

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a ama.

Cante canções que falem sobre o amor de Deus. As músicas devem ser todas baseadas na Palavra de Deus.

Narre a História do Filho Pródigo (Lucas 15:11-32).
Enfatize o amor do Pai pelo filho e relacione com o amor de Deus por nós.

Atividade: Pintar e montar o cartão do amor de Deus. Depois de Pintar, Cole a frente e o verso e dobre as abas.

Seja criativa! Use materiais diversos papeis coloridos, lápis de cor, canetinhas, o material que você dispuser.

Para os cânticos, use sempre visuais. A criança guarda o que vê!!!
Deus te abençoe!

Obs: Para as crianças de 7 a 9 anos, além das atividades acima sugeridas utilize também o estudo dirigido para fixação.









Estudo 2-A - "O Pai que Ama" 


Objetivo: Que a criança. compreenda que nada pode separá-la do amor de Deus.

Cante canções que falem sobre o amor de Deus.
Eu tenho um amigo que me ama, e outras.


Sujestão: Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( CD I )
Podes falar Senhor n.º 7 e Vamos amar uns aos outros n.º19 ( CD II )
Leia e explique os versículos Romanos 8:38,39, enfatizando que nada pode nos separar do amor de Deus. Como estratégia, você pode usar um envelope de suco em pó(morango, tuti frutti ou uva) num jarro de água transparente. Diga para a criança que ela é representada pela água e, num copinho separado mostre o suco em pó
que representa o amor de Deus. Derrame o "Amor e Deus"(suco) na "criança" (água) e misture bem e pergunte. Você consegue separar as duas substâncias? Assim como não conseguimos separar novamente o suco da água, nada pode separar-nos do amor de Deus.

Atividade: pintar a atividade com os “princípios do amor de Deus”
Recortar e montar o cubo.
Seja criativa! Use materiais diversos papeis coloridos, lápis de cor, canetinhas, o material que você dispuser.
Para os cânticos, use sempre visuais. A criança guarda o que vê!!!






Estudo 2-B - "O Pai que Ama"
Objetivo: Que a criança compreenda que quando Jesus morreu por ela, ela ainda era pecadora.

Cante canções que falem sobre o amor de Deus, e também “O sabão lava o meu rostinho”, e outras.

Sugestão: Usar as músicas do Diante do Trono Crianças, enquanto as crianças fazem a atividade, para que o Espírito Santo continue ministrando o amor de Deus por elas. Ex. O amor do nosso Deus n.º 6 ( CD I )
Podes falar Senhor n.º 7 e Vamos amar uns aos outros n.º19 ( CD II )
Leia e explique o versículo Romanos 5:8(se possível com visuais- Use visuais da crucificação e ressurreição de Cristo),enfatizando que quando Jesus morreu pela criança, sendo ela ainda era pecadora!



Estudo 3-A - "O Pai que não abandona"

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai abandoná-la.

Leia Josué 1:5b e explique-o para as crianças, enfatizando que Deus não vai deixá-las jamais.

Cante canções que falem que Deus sempre está conosco. Ex. “Quando você se sentir sozinho”; “Meu barco é pequeno” > fala que Jesus segura minha mão; “Sempre com você Jesus estará”; e outras.
Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está com elas quando elas estão: brincando, comendo, dormindo, orando, estudando, na igreja, em todos os momentos. Deixe também elas darem exemplos, isso demonstra se entenderam.
Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai deixá-las.


Atividade: pintar o desenho, recortar o quadrinho, colar a moldura de E.V.A nas bordas do desenho (Use cola gliter para decorar a moldura).
Prepare todo o material que você vai precisar para a moldura, se necessário confeccione antes para não correr o risco de faltar tempo na aula.



Estudo 3-B - "O Pai que não abandona"

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai abandoná-la.

Cante canções que falem que Deus sempre está conosco. Ex. “Quando você se sentir sozinho”; “Sempre com você Jesus estará”; e outras.

Narre Êxodo 13:17-22 com ênfase nos versículos 21 e 22, que diz ao povo de Israel, que Deus sempre estaria com eles (se ampliar a atividade dos alunos elas poderão servir de visual para a história)
Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus está sempre com elas de dia e de noite.
Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai deixá-las.


Atividade: pintar o desenho e colagens (cole algodão na nuvem e gliter amarelo e laranja na coluna de fogo).




Estudo 4-A - "O Pai que não desampara"

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai desampará-la, no sentido de não deixar faltar nada para ela..

Cante canções que falem que Deus supre a nossa necessidade. Ex. “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança.
Narre Êxodo 16 com ênfase nos versículos 9 a 12 (Deus sustentou o seu povo). Explique que Deus não desamparou o povo no deserto, mas cuidou deles e sustentou com maná (pão) e codornizes (carne). Ensine para as crianças que Deus nunca vai deixar que elas passem fome e que Ele vai suprir todas as necessidades básicas delas. Elas sempre vão ter o que comer, o que vestir e onde morar. Lembrar de Mateus 6:25-34 que diz que os passarinhos não se preocupam com comida e os lírios do campo se vestem muito bem, e ensinar que eles são mais importantes para Deus do que os passarinhos e os lírios. Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai desampará-las.

Atividade: Pintar o desenho da mão com o menino.



Estudo 4-B - "O Pai que não desampara"

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus (o Pai) nunca vai desampará-la.

Cante canções que falem que Deus supre a nossa necessidade. Ex. “O Senhor é o meu Pastor e nada me faltará”, e outras.
Narre Marcos 6:30-44 “A multiplicação dos pães”.Sugestão: Você pode providenciar mini pãezinhos(doces de preferência) pra distribuir p as crianças no final da história (com suco)...
Afirme para as crianças que elas não precisam se preocupar porque Deus sempre vai suprir as necessidades básicas delas. (comer, vestir, morar)
Certifique-se de que elas entenderam que Deus nunca vai desampará-las.

Atividade: pintar o desenho e achar o caminho.




Estudo 5-A - "O Pai que protege"

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a protege sempre.

Cante canções que falem que Deus nos protege. Ex. “Quem pode livrar como o Senhor...”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
Narre a passagem que fala sobre José Gn. 37:23,24 39:20,21 41:39-42. Explique para as crianças que José passou por situações difíceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus está com os seus olhos vigilantes sobre nós, e nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)

Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”. Recortar os lados e dobrar para que fique como um cartão. Peça para que eles guardem o cartão e não esqueçam que Deus os protege todos os dias de suas vidas.





Estudo 5-B - "O Pai que protege"

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus a protege sempre.

Cante canções que falem que Deus nos protege. Ex. “Quem pode livrar como o Senhor...”. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
Narre a passagem que fala sobre Daniel na cova dos leões Daniel. 6:16-23. Explique para as crianças que Daniel passou por situações difíceis mas que em todos os momentos Deus estava com ele e o protegeu. Ensine que Deus também nos protege de todo mal.
(Certifique-se de que elas entenderam que Deus as protege todos os dias.)

Atividade: Pintar o desenho “O Pai que protege”.





Estudo 6-A - "O Pai que me levará para morar com Ele"


Objetivo: Que a criança saiba que Deus tem um lugar preparado para ela junto a Ele no céu.

Cante canções que falem que Deus vai nos levar para morar no céu com Ele. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
Explique João 14:2-3, enfatizando que temos uma morada preparada para nós no céu. Deixe bem claro que Jesus voltará para nos buscar, isso pode acontecer hoje ou demorar um pouco, independente de estarmos vivos ou mortos vamos com Ele, podemos ter certeza disso porque Ele Prometeu, e suas promessas são fiéis. (Certifique-se de que elas entenderam que Deus as levará para morar com Ele.)

Atividade: Pintar o desenho, recortar e montar o quadrinho de mesa. (Esse quadrinho é semelhante ao calendário de mesa)





Estudo 6-B - "O Pai que me levará para morar com Ele"

Objetivo: Que a criança saiba que Deus tem um lugar preparado para ela junto a Ele no céu.

Cante canções que falem que Deus vai nos levar para morar no céu com Ele. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
Explique João 17:24a, ensinando para as crianças que Jesus foi morar no céu e que é seu desejo que nós estejamos para sempre com ele. Lembre o versículo da semana passada (João 14:2,3) que diz que Jesus foi preparar lugar para nós no céu e virá nos buscar. Enfatize novamente que devemos esperar confiantes, que a volta de Jesus pode acontecer logo ou demorar um pouco, mas que Ele prometeu e todas suas promessas são Cumpridas. (Certifique-se de que elas entenderam que Deus as levará para morar com Ele.)

Atividade: Labirinto (conduzir as pessoas até Jesus, depois pintar o desenho.



Estudo 7-A - "O Pai que é Fiel"

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é Fiel, cumpre as Suas promessas.

Cante canções que falem que Deus é fiel. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas fiquem gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Explique o significado dessa palavra: FIEL. Ensine as crianças que Deus é fiel e que cumpre as promessas que faz. Muitas estão relacionadas na Bíblia. Use o versículo de I João 1:9, mostre a fidelidade de Deus em perdoar os pecados quando eles são confessados. Ensine para a criança o que é pecado (quando eles tem uma atitude que fere os outros ou a Deus). Enfatize que ela precisa pedir perdão a Deus, que Ele cumpre sua Palavra e é Fiel para nos Perdoar. Certifique-se de que eles entenderam que Deus é fiel.

Atividade: Pintar o desenho (as crianças com a Bíblia).



Estudo 7-B - "O Pai que é Fiel"
Idade 4 a 6 anos - 

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é Fiel, cumpre as Suas promessas.

Cante canções que falem que Deus é fiel. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
Providencie um visual bem colorido e Narre a história da libertação do Povo de Deus no Egito. Comece com a Promessa que Deus fez a Moisés em libertar o Povo (na sarça ardente) e termine com Josué 5 (com Deus levando o povo à Terra Prometida). Como a história é muito grande, destaque apenas alguns pontos principais como o episódio do Mar Vermelho, e que Deus os sustentou no deserto com o maná e as codornizes). Destaque que Deus foi Fiel em tudo que tinha prometido: Livrou-os dos inimigos, sustentou-os e levou-os para a Terra Prometida. Hoje Ele continua sendo Fiel conosco e cumpre todas suas promessas.

Atividade: Pintar o desenho.



Estudo 8-A - "O Pai que é Poderoso"

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que é Poderoso.

Cante canções que falem que Deus é Poderoso. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
Narre a História de Elias e os Profetas de Baal (2 Rs 18:20-20), ressalte que naquele tempo, o rei de Israel, Acabe e sua Esposa, eram muito infiéis ao Senhor e deixaram de o adorar para adorarem a outro deus: Baal. Elias, Profeta do Senhor, desafiou os profetas de Baal, que não conseguiram demonstrar o poder de seu deus. Todavia, Elias, servo e profeta do Senhor, orou e Deus mandou Fogo do céu. Mostrando a todos o se Grande Poder. Como visual você pode montar uma representação de altar com pedras e gravetos, e uma figura de ovelha... Se quiser, pode também imprimir um visual desta história que postarei a seguir)

Atividade: Pintar o desenho e cole algodão na ovelha.




Estudo 8-B - "O Pai que é Poderoso"

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai Poderoso.

Cante canções que falem que Deus que Deus é poderosoe. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam incutidas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
Relembre alguns Eventos bíblicos que demonstram o Grande Poder de Deus (Sabemos que a Bíblia toda é a demonstração do Poderio do Senhor, mas destaque alguns dos quais você dispõe de visual, entre eles, comece com a criação, cite o Dilúvio e a Arca de Noé e relembre a aula anterior: Elias e os profetas de Baal enfatize para a Criança, que assim como nosso Deus foi poderoso para fazer tudo îsso, continua sendo Poderoso para atuar em nossos tempos. Dê oportunidade para as crianças testemunharem, se quiserem, sobre o poder de Deus.

Atividade: Pintar o montar o Tetraedro que contém imagens que nos relembram o Poder de Deus, se possível imprima num papel mais grosso. (Amplie a figura e construa o Tetraedro maior, ele poderá ser um visual para a sua aula.desenho e colar algodão nas nuvens.


Estudo 9-A - "O Pai que é Bom" 


Objetivo: Que a criança conheça a bondade de Deus.

Cante canções que falem que Deus é Bom, por exemplo: “O Senhor Ele é Bom“, e outros. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a história da Viúva de Sarepta em I Reis 17:8-16. Enfatize a bondade de Deus demonstrada através da provisão, não deixando faltar o azeite e a farinha para a viúva e seu filho. Use sempre visuais.
Sugestão: Levar farinha, azeite e pão. Mostrar a farinha e o azeite enquanto conta a história como se tivesse fazendo pão. Mostre o pão pronto e ao terminar a aula distribua pedaços de pão para as crianças.
Certifique-se de que elas entenderam que Deus é Bom.

Atividade: Pintar o desenho.
Opcional: Dê uma lembrancinha no formato de pão para cada criança, imã de geladeira, cartãozinho.



Estudo 9-B - "O Pai que é Bom" 

Objetivo: Que a criança conheça a bondade de Deus.

Cante canções que falem que Deus é Bom, por exemplo: “Deus é bom pra mim“, e outros. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a história de Atos 3:1-10 e 4:22. Enfatize a bondade de Deus demonstrada ao curar a enfermidade (o homem tinha 40 anos e era aleijado de nascença).
Ensine às crianças que assim como Deus curou o coxo, Ele cura ainda hoje a nossa enfermidade (dor). Use sempre visuais.
Certifique-se de que eles entenderam que Deus é Bom.

Atividade: Pintar o desenho, e montar o quadrinho.

Material: Palito de churrasco e barbante ( Para a Moldura).


Estudo 10-A - "O Pai que é Justo"- 

Objetivo: Que a criança aprenda que Deus é um Pai Justo.

Cante canções que falem que Deus é Justo. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Explique para a criança o significado da palavra “justo”:
. Imparcial – Deus não favorece ninguém, Ele age de acordo com a Sua justiça.
. Se você errar Deus vai aplicar a justiça dele pois Ele é um Pai Justo que corrige os seus filhos, porque os ama. Se alguém for injusto com você, não se preocupe, Deus vai aplicar a justiça dele em seu favor.
“Deus tem compromisso com a justiça dele e não com a nossa.”
Deus é justo com todos, não só com os crentes. Deus sempre vai ser justo.
Narre a história de Ananias e Safira que está registrada em Atos 5:1-10. Enfatize que Eles pecaram contra o Espírito Santo, por isso morreram. Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Justo.

Atividade: Pintar o desenho de Ananias e Safira, use a sua criatividade.


Estudo 10-B - "O Pai que é Justo" 

Objetivo: Que a criança aprendam que Deus é um Pai Justo.

Cante canções que falem que Deus é Justo. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Explique para a criança o significado da palavra “justo”: Pergunte se alguém lembra o que foi ensinado na semana anterior. Depois relembre:
. Imparcial – Deus não favorece ninguém, Ele age de acordo com a sua justiça.
. Se você errar Deus vai aplicar a justiça dele pois Ele é um Pai Justo que corrige os seus filhos, porque os ama. Se alguém for injusto com você, não se preocupe, Deus vai aplicar a justiça dele em seu favor.
“Deus tem compromisso com a justiça dele e não com a nossa.”
Deus é justo com todos, não só com os crentes. Deus sempre vai ser justo.
Narre a história de Morte e Ressurreição de Jesus que está registrada em Jo. 19:17-34 e 20:1-18. Enfatize que a justiça de Deus fez com que Jesus vencesse a morte porque não tinha pecado, pois o salário do pecado é a morte. Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Justo.

Atividade: Pintar o desenho, use a sua criatividade.


Estudo 11-A - "O Pai que é Santo" 


Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai Santo.

Cante canções que falem que Deus é Santo. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a passagem que está registrada em Is. 6:1-7. Onde Isaías é escolhido e consagrado para profeta. Enfatize o versículo 1 e 3 que fala que ele viu os anjos dizendo que Deus é Santo. Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Santo.

Sugestão: Quando contar a história e falar que os anjos cantam para Deus, cante com as crianças a música ...Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos exércitos, a terra está cheia da sua glória.

Atividade: Pintar o desenho dos anjos.



Estudo 11-B- "O Pai que é Santo" 

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai Santo.

Cante canções que falem que Deus é Santo (Santo, Santo, Santo, é o Senhor dos exércitos, a terra está cheia da sua glória). Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Explique os versículos de I Crônicas 16:29 e Salmos 29:2. Ensine para a criança que Deus é Santo (isto significa que Ele é puro, imaculado, sem pecado). Esse é o verdadeiro motivo porque devemos louvar e adorar ao Senhor. Lembre com eles a história da aula passada que falou dos anjos que ficam diante de Deus dizendo, Santo, Santo, Santo (Visão de Isaías 6:1-7). Certifique-se de que elas entenderam que Deus é um Pai Santo.

Atividade: Pintar o desenho.


 Estudo 12-A - "O Pai que está Vivo"


Objetivo: Que a criança compreenda que Deus o nosso Pai está Vivo.

Cante canções que falem que Deus está Vivo. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre as passagens a seguir e enfatize que os mesmos milagres que Deus fez no passado Ele continua fazendo hoje porque é um Deus Vivo.
• Supriu a necessidade do povo de Israel no deserto, maná, carne, etc. (Êxodo 16)
• Curou Naamã (II Reis 5)
• Perdoou o pecado da adúltera (João 8), e de Raabe (Josué 6)
E hoje o Deus Vivo:
• Supre as nossas necessidades
• Cura as enfermidades
• Perdoa os nosso pecados
* Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

Atividade: Pintar o desenho.



Estudo 12-B - "O Pai que está Vivo" 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus o nosso Pai está Vivo.

Cante canções que falem que Deus está Vivo. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a passagem de Êxodo 40:34-38 onde ensina que Deus trazia a Sua presença até o seu povo através da nuvem de dia e da nuvem de fogo a noite. Ensine para as crianças que hoje Deus está Vivo entre nós na pessoa do Espírito Santo que habita em todo aquele que recebe Jesus como seu Salvador.
* Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.

Atividade: Pintar o desenho.


Estudo 13-A - "O Pai que cura" 


Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que cura.

Cante canções que falem que Deus cura. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a passagem de II Reis 20:1-11. O rei Ezequias adoeceu gravemente de uma doença capaz de matar qualquer pessoa. A Bíblia diz que Ezequias orou ao Senhor e chorou muito, pedindo para ser curado. Deus ouviu sua oração e pediu para Isaías lhe dar a boa notícia que seria curado e ainda viveria por mais quinze anos. Deus mandou Isaías ensinar o remédio que curaria Ezequias – pasta de figo – e disse que em três dias o rei estaria curado, louvando a Deus no templo. * Use sempre visuais.
Estratégia para fixação: Prepare acessórios para teatro, coroa do rei, roupa para Isaías, (observe o desenho da atividade e use a sua criatividade). Peça para as crianças encenarem a história, isso facilita a aprendizagem.

Atividade: Pintar o desenho.



Estudo 13-B - "O Pai que cura" 

Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai que cura.

Cante canções que falem que Deus cura. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a passagem de Atos 27:13-44 e 28:1-10. Paulo estava preso, porque falava de Jesus. Ele e outros prisioneiros foram levados num navio para Roma, onde seria julgado. Durante a viagem, houve uma grande tempestade, o navio ficou sem rumo e os tripulantes estavam apavorados. Paulo disse que Deus estava cuidando da vida deles e que não precisavam ficar preocupados. O navio encalhou num monte de areia perto da ilha de Malta, mas todos conseguiram chegar com vida na ilha. Lá, ao redor de uma fogueira, uma cobra venenosa mordeu a mão de Paulo, todos pensavam que ele ia morrer, mas nada aconteceu. Deus o curou instantaneamente! * Use sempre visuais.

Atividade: Pintar o desenho.


Estudo 14-A - "O Pai que é rico" 


Objetivo: Que a criança saiba que Deus é um Pai Rico, e como filha de Deus ela é herdeira dessa riqueza.

Cante canções que falem que Deus é rico. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a passagem de Gênesis. 12:1-3 e 13:1-18. Enfatize que Abrão confiou que Deus o abençoaria por saber que Ele era rico. Deus chama Abrão e manda que ele saia do meio de seus parentes e vá para outras terras que iria lhe mostrar. Deus promete que vai abençoá-lo e que fará dele uma grande nação. Abrão obedeceu e foi com Ló seu sobrinho e Sara sua esposa. Gen. 13: 1-18 – Abrão era muito rico e não havia espaço suficiente para o seu gado e os de Ló, então eles resolveram se separar. Abrão fala para Ló escolher o lado que ele queria ir para a direita ou para a esquerda. Abrão sabia que independente do local que ele morasse Deus o abençoaria. Após a separação, Abrão recebe a promessa de benção de Deus. * Use sempre visuais. 

Atividade: Pintar o desenho e colar algodão nas ovelhinhas.



Estudo 14-B - "O Pai que é rico" 

Objetivo: Que a criança saiba que Deus o nosso Pai é Rico, e sempre nos abençoa não importando as circunstâncias.

Cante canções que falem que Deus é rico. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a passagem de Gênesis. 30:27-43. Explique para a criança que Jacó era neto de Abraão e que a promessa de benção sobre a sua descendência se cumpria em Jacó. Labão era tio de Jacó (irmão da mãe dele). Jacó morava e trabalhava para Labão. Jacó queria ter o seu próprio dinheiro, e acertou com Labão para separar as ovelhas listradas, salpicadas e malhadas das brancas, e todas as brancas seriam de Labão e as outras de Jacó. O detalhe é que era muito comum nascer ovelhas brancas mas das outras não. Porém Deus abençoou e nasceram mais ovelhas para Jacó do que para Labão. Jacó ficou muito rico. * Use sempre visuais. 

Atividade: Pintar o desenho e cobrir as ovelhinhas com pintas, manchas ou listras conforme a história.


Estudo 15-A - "O Pai que é Verdadeiro"

 

Objetivo: Que a criança compreenda que Deus o nosso Pai sempre fala a verdade.

Cante canções que falem que Deus é verdadeiro. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Narre a passagem de Atos 9:1-20 e enfatize que Paulo não acreditava na verdade de Deus, mas depois ele creu. Saulo que também era chamado de Paulo, era um homem religioso que perseguia os cristãos. Certa vez ele estava indo para Damasco a fim de persegui-los, quando, de repente, uma luz vinda do céu brilhou em volta dele. Ele caiu no chão e ouviu uma voz que dizia: “Saulo , Saulo, por que você me persegue?”. Paulo descobriu que aquela voz era de Jesus. Depois disso, ele não conseguia enxergar, e foi levado para Damasco, onde se encontrou com Ananias, que orou e falou de Jesus para ele. Paulo creu em Jesus, e foi batizado.
* Use sempre visuais. 

Atividade: Pintar o desenho.



Estudo 15-B - "O Pai que é Verdadeiro"
Objetivo: Que a criança saiba que a Bíblia fala a verdade sobre Deus.

Cante canções que falem que Deus é verdadeiro. Procure cantar músicas que têm como letra versículos da Palavra de Deus para que as verdades bíblicas sejam gravadas na mente da criança. Use sempre visuais, a criança guarda o que vê.
É importante que você tenha sempre a Bíblia em suas mãos quando ensina os versículos ou conta as histórias, para que as crianças saibam que você está ensinando a Palavra de Deus.
Explique para a criança que a verdade sobre Deus está expressa na Bíblia. Tudo o que a Bíblia diz é verdade. Que ela nunca duvide da Palavra de Deus. 
Versículos que falam sobre a verdade de Deus: Sl. 119:142 119:151, Jo. 17:17 8:32. Incentive as crianças a pedirem que seus pais leiam a Bíblia para elas.
* Use sempre visuais. 

Atividade: Pintar o desenho.



de http://espacoministerioinfantil.blogspot.com.br