"Levantarei os meus olhos para os montes,
de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do Senhor
que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé;
aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não tosquenejará
nem dormirá o guarda de Israel.
O Senhor é quem te guarda;
o Senhor é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia
nem a lua de noite.
O Senhor te guardará de todo o mal;
guardará a tua alma.
O Senhor guardará a tua entrada
e a tua saída,
desde agora e para sempre."
Salmos 121:1-8
Também conhecido como o "Cântico dos Degraus" ou "Cântico das Ascensões". Era entoado pelos peregrinos que viajavam para Jerusalém, enfrentando estradas perigosas, montanhas e o calor do deserto. E a pergunta é: Por que elevar o olhar para os montes? À medida que os adoradores se aproximavam de Jerusalém, podiam enxergar os montes ao redor da cidade. Antigamente, alguns desses montes eram usados como altos, nas quais se levantavam altares às divindades pagãs. Ao olharem para esses montes e perguntarem de onde vinha o seu socorro, lembravam de que seu verdadeiro socorro não provinha de ídolos. Pelo contrário, provinha do Senhor, o verdadeiro Deus, o Criador. Nossa segurança não vem da paisagem ao redor, de circunstâncias aparentes ou da força do nosso braço, mas do Criador de tudo. Em momentos de crise, para onde você olha primeiro? Para o tamanho do problema ou para Àquele que criou o universo?
Diferente dos deuses das nações vizinhas, que eram descritos como seres que precisavam descansar ou se distraíam, o nosso Deus está em constante estado de vigilância. Ele não cochila. O seu "pé não vacila" porque a mão d'Ele sustenta o seu equilíbrio. O sol e a lua representam os perigos do dia (exaustão, pressões externas) e da noite (medos, ansiedade, incertezas). Deus se posiciona como uma sombra, oferecendo alívio imediato no calor das provações. Deus pode nos proteger até nas horas mais perigosas, Ele sempre está alerta.
Deus não promete que não teremos lutas, mas que Ele nos guardará do mal dentro delas. Ele cuida do seu "sair" (o início de um projeto, o sair de casa) e do seu "entrar" (o retorno, o descanso). Declare a soberania de Deus sobre a sua vida. Declare que o seu socorro vem dos Senhor. Descanse na vigilância d'Aquele que nunca dorme. Se você tem perdido o sono por preocupação, lembre-se: Deus já está acordado cuidando disso por você!!!
