segunda-feira, 6 de novembro de 2017
"Efeito Mutombo"
"Ora,
àquele que é poderoso
para fazer tudo muito mais abundantemente
além daquilo que pedimos ou pensamos,
segundo o poder que em nós opera,"
Efésios 3: 20
"Eu só queria ser médico,
mas Deus deu-me o maior hospital.
Eu só queria ser médico,
mas Deus deu-me uma grande equipe de médicos
e cientistas que já estão lá preparando tudo,
trabalhando pra mim.
Eu só queria ser médico,
mas Deus deu-me um hospital repleto
com os melhores equipamentos na área da medicina.
"Ora,
àquele que é poderoso
para fazer tudo muito mais abundantemente
além daquilo que pedimos ou pensamos,
segundo o poder que em nós opera,"
Efésios 3: 20
...fez infinitamente mais por mim."
Dikembe Mutombo
Deus é 100 por cento perfeito e tem prazer em trabalhar ao nosso favor.
Deus fará infinitamente mais.
Deus tem prazer em fazer infinitamente mais.
Ele fará com excelência!!!
Perfeito!!!
Acredite!!!
Desfrute Deus.
Edson Bruno
"201 DINÂMICAS DE GRUPO" - Parte 2
Material:
bolinhas de papel amassado
Procedimento:
Essa dinâmica é usada para descontrair e integrar o grupo de uma forma divertida. Cada
bolinha vale R$1.000,00. O professor distribuirá para cada pessoa do grupo 5 bolinhas de
papel, essas deverão estar dispersas no local onde será realizada a brincadeira. Dado o sinal
os alunos deverão sair e procurar um companheiro, em seguida devem parar em sua frente,
olhar fixamente nos olhos desse companheiro que por sua vez não pode sorrir. Quem sorrir
primeiro paga uma bolinha para a pessoa a quem sorriu. Vence quem terminar a brincadeira
com mais "dinheiro", que será o milionário.
22. DINÂMICA: Aprendizado
Verificação se aprendeu o conteúdo explicado na sala de aula ou dentro de um módulo
Material:
Quadro Negro, Giz, Perguntas da matéria elaboradas pelo facilitador, uma fita cassete, uma bola ou um objeto.
Procedimento:
A técnica busca verificar se a turma aprendeu o conteúdo explicado na sala de aula ou
dentro de um módulo.
O facilitador começa fazendo um joguinho da velha, dois membros serão escolhidos com
a música e passando a bola de mão em mão nos dois grupos. Cada grupo elegerá um nome
dentro do tema. Ao terminar a música, os dois membros vão ao centro e tiram par ou ímpar,
o vencedor escolhe X ou O (bolinha) e inicia a brincadeira. O facilitador passa a pergunta
ao grupo que perdeu. O Grupo escolhe um dos membros para falar, esta escolha é por
sorteio dentro do grupo. Cada membro do grupo vem para frente e vai responder a pergunta.
Se um deles não souber responder, ele pode pedir ajuda a um dos membros do seu grupo
mas agora quem escolhe é o membro que vai dar a resposta é o membro opositor. Não
tem sorteios. Se o grupo empatar, cada um pode arriscar pontos em um jogo da forca onde
será dado uma única vez a dica da palavra. Cada um grupo pode escolher o membro e definir
os pontos que arrisca. Se acertar, é o campeão. Se errar, é um risco. É claro que o tema
é definido anteriormente em sala de aula mas não é dito a razão de ser lido o tema. Se ambos
ainda empatarem, escolhem dois membros de cada grupo que vão fazer a dança das
cadeiras somente ficará na cadeira aquele que responder a pergunta que agora será falso
ou verdadeiro. Mesmo que sobre um, ele terá que arriscar pontos ou passar para outro
membro então o outro grupo opositor vai escolher o membro que vai responder.
Na verdade, esta dinâmica mostra que nada na vida é fácil e tudo decorre de decisões e
riscos tanto dos líderes quanto da liderança e que toda decisão vai agir sobre toda a ação do
grupo. É uma reflexão sobre o que fazemos individualmente mas que age sobre o grupo que
vivemos e fazemos parte. A reunião de pessoas para um mesmo objetivo deve ser direcionada
para uma vitória do todo. Então temos uma mensagem QUE SEJA UM! Assim é nossa
missão na Terra a gente trabalha pela felicidade do Mundo porque somos parte desta humanidade.
O facilitador começa a fazer perguntas para os grupos sobre os momentos em que as
perguntas foram feitas e sobre as tomadas de decisão, depois coloca a mensagem que o
Grupo deve trabalhar como um todo e que nesta dinâmica todos venceram porque aprenderam
sobre o valor da tomada de decisões e que puderam traçar metas para atingir um objetivo.
Isto é que se deve fazer em sala de aula, todos em conjunto, uns ajudando aos outros.
23. Dinâmica: do 1, 2, 3
Objetivo:
Quebra-gelo
Procedimento:
1º momento: Formam-se duplas e então solicite para que os dois comecem a contar de
um a três, ora um começa, ora o outro. Fica Fácil.
2º momento: Solicite que ao invés de falar o número 1, batam palma, os outros números
devem ser pronunciados normalmente.
3º momento: Solicite que ao invés de falar o número 2, que batam com as duas mãos na
barriga, o número 3 deve ser pronunciado normalmente. Começa a complicar.
4º momento: Solicite que ao invés de falar o número 3, que dêm uma "reboladinha".
A situação fica bem divertida. Grato. Ricardo José Rodrigues
24. Dinâmica: Dinâmica do Amor
Objetivo:
Moral: Devemos desejar aos outros o que queremos para nós mesmos.
Procedimento:
Para início de ano Ler o texto ou contar a história do "Coração partido" - Certo homem
estava para ganhar o concurso do coração mais bonito. Seu coração era lindo, sem nenhuma
ruga, sem nenhum estrago. Até que apareceu um velho e disse que seu coração era o
mais bonito pois nele havia. Houve vários comentários do tipo: "Como seu coração é o mais
bonito, com tantas marcas?" O bom velhinho, então explicou que por isso mesmo seu coração
era lindo. Aquelas marcas representavam sua vivência, as pessoas que ele amou e que
o amaram. Fianlmente todos concordaram, o coração do moço, apesar de lisinho, não tinha
a experiência do velho." Após contar o texto distribuir um recorte de coração (chamex dobrado
ao meio e cortado em forma de coração), revistas, cola e tesoura. Os participantes
deverão procurar figuras que poderiam estar dentro do coração de cada um. Fazer a colagem
e apresentar ao grupo. Depois cada um vai receber um coração menor e será instruido
que dentro dele deverá escrever o que quer para o seu coração. Ou o que quer que seu coração
esteja cheio.. O meu coração está cheio de... No final o instrutor deverá conduzir o
grupo a trocar os corações, entregar o seu coração a outro. Fazer a troca de cartões com
uma música apropriada, tipo: Coração de Estudante, Canção da América ou outra.
Contribuição enviada pela usuária: Tereza Cristina da Silveira Carvalho - Professora- Goiânia-
GO
25. Dinâmica: “Convivendo com Máscaras”
Objetivo:
Proporcionar o exercício da auto e heteropercepção.
Material:
Cartolina colorida, tintas, colas, tesouras, papéis diversos e coloridos, palitos de
churrasco, CD com a música quem é você (Chico Buarque)
Procedimento:
1. Com a música de fundo cada participante é convidado a construir uma máscara com os
materiais disponíveis na sala, que fale dele no momento atual.
2. A partir da sua máscara confeccionada, afixá-la no palito de churrasco para que cada um
se apresente falando de si através da mascara.
3. Organizar em subgrupos para que cada participante escolha: A máscara com que mais se
identifica; A máscara com que não se identifica; A máscara que gostaria de usar.
4. Após concluir a atividade em subgrupo, todos deverão colocar suas máscaras e fazer um
mini teatro improvisado.
5. Formar um círculo para que cada participante escolha um dos integrantes do grupo para
lhe dizer o que vê atrás de sua máscara...
6. Abrir para discussões no grupo.
7. Fechamento da vivência.
Esta dinâmica foi baseada na teoria de Vygotsky, visando o processo criativo, através da
representação, para a formação da subjetividade e intersubjetividade do indivíduo. Aplicada
ao público a partir de 9 anos
26. Dinâmica: “dos problemas”
Material:
Bexiga, tira de papel
Procedimento:
Formação em círculo, uma bexiga vazia para cada participante, com um tira de papel dentro
(que terá uma palavra para o final da dinâmica)
O o facilitador dirá para o grupo que aquelas bexigas são os problemas que enfretamos no
nosso dia-a-dia(de acordo com a vivência de cada um), desinteresse, intrigas, fofocas,
competições, inimizade, etc.
Cada um deverá encher a sua bexiga e brincar com ela jogando-a para cima com as diversas
partes do corpo, depois com os outros participantes sem deixar a mesma cair.
Aos poucos o facilitador pedirá para alguns dos participantes deixarem sua bexiga no ar e
sentarem, os restantes continuam no jogo. Quando o facilitador perceber que quem ficou no
centro não está dando conta de segurar todos os problemas peça para que todos voltem ao
círculo e então ele pergunta:
1) a quem ficou no centro, o que sentiu quando percebeu que estava ficando sobrecarregado;
2) a quem saiu, o que ele sentiu.
Depois destas colocações, o facilitador dará os ingredientes para todos os problemas, para
mostrar que não é tão dificil resolvermos problemas quando estamos juntos.
Ele pedirá aos participantes que estourem as bexigas e peguem o seu papel com o seu
ingrediente, um a um deverão ler e fazer um comentário para o grupo, o que aquela palavra
significa para ele.
Dicas de palavras ou melhores ingredientes:- amizade, solidariedade, confiança, cooperação,
apoio, aprendizado, humildade, tolerância, paciência, diálogo, alegria, prazer, tranquilidade,
troca, crítica, motivação, aceitação, etc...
(as palavras devem ser feitas de acordo com o seu objetivo.
Eu trabalhei esta dinâmica com dois grupos bem diferentes, um foi um grupo de funcionários
de uma empresa de óculos de Franca, e a outro de professoras do ensino infantil préescolar.
O resultado foi maravilhoso !
Espero que gostem. Abraços.
27. Dinâmica: "Cabra cega no curral"
Objetivo:
Proposta da atividade: e fazer com que o grupo se conheça de modo divertido,
principalmente os alunos vindos de outras escolas.
Material:
Pedaço de papel em branco, caneta, saco plastico, pano preto para cobrir os olhos
e cadeiras.
Procedimento:
ORGANIZAÇÃO: Escreva tarefas para serem realizadas pelos alunos; recorte-ás e as coloque
dentro de um saco plástico para serem sorteadas; faça um círculo com as cadeiras e
coloque os alunos nas mesmas; escolha o primeiro participante e coloque o pano sobre os
seus olhos; coloque-o dentro do círculo e movimente-o de modo que perca a direção inicial;
o aluno deverá ir para qualquer direção de modo que encoste em outra que estará sentada,
esta não deverá sair do lugar. O participante que for tocado, deverá se apresentar e sortear
uma tarefa a ser realizada por ele mesmo; o participante que já foi tocado não poderá repetir,
de modo o que todos participem.
28. Dinâmica: " das diferenças "
Material:
Pedaço de papel em branco, caneta
Procedimento:
O condutor da dinâmica distribui folhas de papel sulfite em branco e canetas para o grupo.
O condutor da dinâmica pede que ao dar um sinal todos desenhem o que ele pedir sem
tirar a caneta do papel. Ele pede que iniciem, dando o sinal. Pede que desenhem um rosto
com olhos e nariz. Em seguida, pede que desenhem uma boca cheia de dentes. continuem o
desenho fazendo um pescoço e um tronco. É importante ressaltar sempre que não se pode
tirar o lápis ou caneta do papel. Pede que todos parem de desenhar. Todos mostram seus
desenhos. O condutor da dinâmica ressalta que não há nenhum desenho igual ao outro,
portanto, todos percebem a mesma situação de diversas maneiras, que somos multifacetados,
porém com visões de mundo diferentes, por este motivo devemos respeitar o ponto de
vista do outro.
29. Dinâmica: "Auxílio mútuo"
Objetivo:
Para reflexão da importância do próximo em nossa vida
Material:
Pirulito para cada participante.
Procedimento:
Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante, e os seguintes comandos:
todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode
ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda
fica livre. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido,
segurando o pirulito e de pé, em círculo). Para isso, pode-se utilizar a mão esquerda.
O mediador da dinâmica, recolhe os papéis e em seguida, dá a seguinte orientação: sem
sair do lugar em que estão, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha
a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a
pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar
o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o
pirulito que lhe foi oferecido. Abre-se a discussão que tem como fundamento maior dar
abertura sobre a reflexão de quanto precisamos do outro para chegar a algum objetivo e de
é ajudando ao outro que seremos ajudados.
30. Dinâmica: "Urso de pelúcia"
Objetivo:
Mostrar que o outro é importante pra nossa vida
Material:
Um urso de pelúcia
Procedimento:
Forme um círculo com todos e passe o urso de mão em mão, quem estiver com o urso
deverá falar o que tem vontade de fazer com ele. No final que todos falarem deve-se pedir
para que façam o mesmo que fizeram com o urso com a pessoa do lado.
31. Dinâmica: "DNA/Herança Genética"
Objetivo:
Descobrir os traços de personalidade herdados da família
Material:
1 Folha A4 para cada participante, Canetas hidrocor, lápis de cor ou giz de cera,
Música ambiente.
Procedimento:
Deve ser acima de 15 participantes . Tempo: 25 min.
O coordenador reflete com o grupo as características genéticas que herdamos de nossos
parentes mais próximos. Às vezes um comportamento ou atitude revela uma característica
do avô, do pai, da tia... Este exercício irá promover no grupo uma apresentação grupal a
partir das qualidades da árvore genealógica de cada um.
Entregue uma folha A4 para cada participante. Dobre-a em 4 partes e nomeie as partes com
sendo A, B, C e D. Coloque música ambiente.
Na parte A o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós maternos
(colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um vai anotar uma qualidade e uma falha que
percebe em cada um dos avós maternos.
Na parte B o participante deverá desenhar livremente como ele enxerga os avós paternos
(colorindo bem o desenho) e ao lado de cada um também vai anotar uma qualidade e uma
falha que percebe em cada um deles.
Na parte C o participante deverá desenhar Pai e Mãe e seguir o exercício anotando a principal
qualidade que nota nos pais e também a principal falha.
Na parte D ele deverá desenhar um auto-retrato (como ele se vê)e observando as qualidades
e falhas da família, deverá anotar que características herdou e de quem herdou. Escrever
também na folha o nome e a idade.
Após o término dos desenhos, o coordenador orienta o grupo a sentarem-se em trio e comentar
sobre suas heranças.
Análise:
A análise deste jogo se dá pela valorização que damos à genética, à nossa história de vida
pessoal baseada nos valores e comportamentos familiares. Da percepção que temos do espaço
social chamado Família.
Que personagem da família foi mais fácil desenhar?
Dentre as qualidades que você herdou, qual foi mais confortável anotar? Por que?
Que característica você nota em seus familiares e você ainda não possui? Deseja possuir?
Que sentimentos este exercício trouxe à tona?
Que herança é mais fácil herdar? Características ou valores financeiros?
32. Dinâmica: "O feitiço virou contra o feiticeiro"
Objetivo:
Não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si
Material:
Papel e caneta
Procedimento:
Forma-se um círculo, todos sentados, cada um escreve uma tarefa que gostaria
que seu companheiro da direita realizasse, sem deixá-lo ver. Após todos terem escrito,
o feitiço vira contra o feiticeiro, que irá realizar a tarefa é a própria pessoa que escreveu.
"não faça ou deseje aos outros o que não gostaria para si"
Respeito ao próximo.
33. Dinâmica: " da Historinha"
Objetivo:
Treinar a memorização e atenção.
Procedimento:
Todos devem estar posicionados em círculo de forma que todos possam se ver.
O organizador da dinâmica deve ter em mãos um objeto pequeno e direcionando a todos
deve começar a história dizendo: Isto é um ..... (Ex. cavalo). Em seguida deve passar o objeto
à pessoa ao seu lado que deverá acrescentar mais uma palavra a história sempre repetindo
tudo o que já foi dito. (Ex. Isto é um cavalo de vestido...), e assim sucessivamente até
que alguém erre a ordem da história pagando assim uma prenda a escolha do grupo.
Cria-se cada história engraçada... É bem divertido, aproveitem.
34. Dinâmica: " Recital das Almas Gêmeas"
Objetivo:
É uma atividade muito divertida, que tem como objetivo a descontração e a aproximação
entre os membros do grupo.
Material:
Papel e caneta
Procedimento:
Divide-se a turma em duas equipes. Em papeis serão escritas mensagens
que se completam (perguntas e respostas ou parte 1 e parte 2). Cada participante deverá
pegar um papel, ou mais conforme a quantidade de papeis e participantes, sem deixar que
seus colegas vejam o que está escrito. A mensagem será ex: 1 - 'eu sou um jardim sem
flor', 2- ' eu sou a flor do teu jardim'. A segunda parte complementa a primeira. É importante
que as mensagem sejam criativas e engraçadas. É preciso demarcar quais são as primeiras
partes, para que sejam recitadas primeiramente, sendo completadas pela sua respectiva
segunda parte.
35. Dinâmica: "Para quem você tira o chapéu"
Objetivo:
Estimular a autoestima
Materiais:
Um chapéu e um espelho
O espelho deve estar colado no fundo do chapéu.
Procedimento:
O animador escolhe uma pessoa do grupo e pergunta se ela tira o chapéu
para a pessoa que ver e o porquê, sem dizer o nome da pessoa. Pode ser feito em qualquer
tamanho de grupo e o animador deve fingir que trocou a foto do chapéu antes de chamar o
próximo participante. Fizemos com um grupo de idosos e alguns chegaram a se emocionar
depois de dizer suas qualidades. Espero que gostem!
35. 1. Outra Versão: Dinâmica "Caixinha de Surpresas"
Objetivo:
Dinâmica do auto-conhecimento;Falar sobre si
Materiais:
Caixinha com tampa, e Espelho
Procedimento:
Em uma caixinha com tampa deve ser fixado um espelho na tampa pelo lado
de dentro. As pessoas do grupo devem se sentar em círculo. O animador deve explicar que
dentro da caixa tem a foto de uma pessoa muito importante (enfatizar), depois deve passar
para uma pessoa e pedir que fale sobre a pessoa da foto, e não devem deixar claro que a
pessoa importante é ela própria. Ao final, o animador deve provocar para que as pessoas
digam como se sentiram falando da pessoa importante que estava na foto.
36. Dinâmica: "Chupa ai"
Objetivo:
Estimular o Trabalho em Equipe.
Materiais:
Uma bandeja e balas de acordo com o nº de participantes. As balas devem ser
colocadas dentro da bandeja.
Procedimento:
Forma-se um circulo, diga então aos participantes: 'vocês terão que chupar
uma bala, só que não poderão usar suas mãos para desembrulhar a bala e colocar em sua
própria boca'.
Os participantes ficam loucos pensando como fazer isso, é interessante colocar a bandeja no
chão. Alguns participantes até pegam a bala com a boca e tenta desembrulhar na boca.
Espera-se que eles se ajudem, um participante pegue a bala com as mãos, a desembrulhe e
coloque na boca do outro.
Muito divertida esta dinâmica!
37. Dinâmica: " do papel"
Objetivo:
Descontração
Materiais:
Pedaço de papel, caneta
Procedimento:
Forma-se um círculo e em seguida será distribuído um pedaço de papel para
cada um, e uma caneta. Logo após a pessoa irá escrever qualquer pergunta que ela quiser,
ex: Porque hoje fez sol? entendeu?!É qualquer pergunta, o que vier na cabeça. Ai logo após
o instrutor irá pegar os papéis de todos os participantes, embaralhar e entregar um para
cada (só que você não poderá pegar o seu), ai depois de feito isso a pessoa vai responder o
que estiver naquele papel que ela pegou. Depois que todos responderem sem um ver o do
outro, você vai dobrar seu papel e vai passar 2 vezes para seu lado direito todos juntos. Ai
começa a brincadeira. Uma pessoa começa lendo o que está em seu papel, em seguida a
pessoa do lado direito ou esquerdo (depende do monitor escolher), digamos que foi pela
direita, ai a pessoa vai ler o que está escrito na RESPOSTA dela, e assim sucessivamente, a
mesma que respondeu a resposta vai ler a sua pergunta e o vizinho ao lado responderá a
sua resposta é muito legal e divertindo causando muitos risos!!!!
38. Dinâmica: "dança da cadeira cooperativa"
Objetivo:
Essa dinâmica serve para quebrar o gelo e fazer com que os participantes pensem
sobre cooperação entre o grupo.
Materiais:
1 cadeira
Procedimento:
Consiste na brincadeira da dança da cadeira (mesmo procedimento), só que
em ao invés dos que ficarem sem se sentar saírem, terão que se sentar no colo do amigo,
de modo que ninguém fique em pé. É muito engraçado! Ao final, com apenas uma cadeira
todo o grupo terá que se sentar um no colo do outro.
39. Dinâmica: "da rosa" (infantil)
Objetivo:
Despertar a atitude em preservar o que temos.
Materiais:
Uma flor (rosa) natural
Procedimento:
Fazer um círculo, e cada integrante retira um pedacinho da flor, ao final sobrará
apenas o talo da flor. O monitor da dinâmica questiona o que aconteceu? Será que
podemos consertar o que fizemos? Essa dinâmica pode ser trabalhada com os pequeninos, a
fim de preservar os materiais dentro da sala de aula, ou preservar o próprio meio ambiente.
40. Dinâmica: "O feitiço virou contra o feiticeiro "
Objetivo:
Mostrar para a turma que antes de pedir para alguém fazer alguma coisa que se
coloque no lugar do outro, pois provavelmente ele não faria o que escolheu para o outro
grupo fazer.
Materiais: -
Procedimento:
Divide-se a turma em dois grupos e pede-se para que cada grupo escolha
dois micos para o outro grupo. Após a escolha do mico nomeia-se um líder de cada grupo
que fala em voz alta para todos os micos escolhidos.
Após a divulgação o professor diz que o nome da brincadeira é o feitiço virou contra o feiticeiro
e que os grupos farão os micos escolhidos por eles mesmos.
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