A Bíblia é o livro que nos conta a respeito de Cristo e de seu amor imensurável por nós. É possível amar a Cristo e, ao mesmo tempo, acomodar-se com indiferença à sua Palavra? É possível tal coisa? Cada um de nós tem que fazer escolhas, dia após dia, a fim de servir a Ele, e não ao mundo. A Bíblia nos ensina a fazer isso!
A repetição das bênçãos da aliança com Abraão assume a forma de uma renovação da aliança. Deus é um Deus de aliança e Ele cumpre o que diz. A parte de Deus era preservar Isaque em tempos de fome, e a de Isaque era manter a mesma obediência de Abraão à voz de Deus, às suas ordens, aos seus mandamentos.
O caráter de separação da linhagem da aliança foi desfigurado por Esaú, filho de Isaque. Isaque e Jacó, mantenedores da aliança, casaram-se com mulheres dentre aquelas permitidas por Deus. Já Esaú, não. Naquela época, os heteus estavam estabelecidos em Canaã.
"Tinha Esaú quarenta anos de idade
quando escolheu por mulher a Judite,
filha de Beeri,
o hitita,
e também a Basemate,
filha de Elom,
o hitita.
Elas amarguraram a vida de Isaque e de Rebeca."
Gênesis 26:34-35
Embora fosse da vontade de Deus abençoar Jacó, seu erro não foi aprovado por Deus. Ao mentir para seu pai, Jacó usou a frase: “O Senhor, teu Deus”, reconhecendo que a bênção da aliança ainda não havia passado para ele e que ele próprio ainda não havia se comprometido com Deus.
Mas Deus, na sua infinita misericórdia, ignorou o pecado de quatro pessoas: de Isaque, por sua insistente preferência por Esaú; de Esaú, por sua imprudente determinação em seguir seu próprio caminho; de Rebeca, por ajudar a enganar o marido para favorecer Jacó; e de Jacó, por sua ambição, que o levou a mentir e a enganar para atingir seus objetivos.
Diante disso, Jacó teve que fugir, porém, ele começou a procurar o Deus de seu pai, começando a andar nos caminhos da obediência. Esaú, no entanto, continuou a fazer o que era mau perante o Senhor. "Também soube que Jacó obedecera a seu pai e a sua mãe
e fora para Padã-Arã.
Percebendo então Esaú
que seu pai Isaque não aprovava as mulheres cananeias,
foi à casa de Ismael e tomou a Maalate,
irmã de Nebaiote,
filha de Ismael,
filho de Abraão,
além das outras mulheres que já tinha."
Gênesis 28:7-9
Diante da escolha de Jacó de obedecer, Deus começa a trilhar para ele novos caminhos. Jacó começou a buscar um encontro com Deus, e a aparição de Deus a Jacó confirmou a bênção da aliança desfrutada por Isaque e o cumprimento da fidelidade de Deus em abençoar a descendência de Abraão.
Jacó teve um encontro com Deus que mudou não apenas o seu nome, mas mudou a sua história. A partir daí, ele começou a se esforçar para andar em total dependência e obediência a Deus.
Ceres Silva