quarta-feira, 9 de julho de 2025

Gênesis 18 ao 20

 

A Palavra de Deus é a arma que o Espírito de Deus usa para a salvação e para o aperfeiçoamento da alma humana. Não basta escutar os outros falarem, ensinarem e pregarem a respeito da Bíblia. Cada um de nós precisa se manter em contato direto com a Palavra de Deus. Ela é o poder de Deus em nosso coração e nos ajuda a vencer este mundo mal, guardando nosso coração em Cristo Jesus.
"Usem o capacete da salvação
e a espada do Espírito,
que é a palavra de Deus."
Efésios 6:17
Quanto mais Abraão caminhava para obedecer a Deus, mais a sua fé ia sendo aperfeiçoada. Deus se revela gradativamente a nós. Ele nos ensina como obedecê-lo e agradá-lo, mas a escolha de ouvi-lo sempre partirá de nós. Não existe nada impossível para Deus, os possíveis são para os humanos, mas o impossível é para Deus.
"Existe alguma coisa impossível para o Senhor?
Na primavera voltarei a você,
e Sara terá um filho."
Gênesis 18:14
A desobediência continuou contaminando o ser humano por causa da sua escolha de se apegar ao mal. A desobediência precede a morte, a obediência, a vida; mas a misericórdia de Deus nos alcança todos os dias, e assim aconteceu com Ló, sobrinho de Abraão.
"Disse-lhe,
pois,
o Senhor:
“As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas
e o seu pecado é tão grave
que descerei para ver se o que eles têm feito
corresponde ao que tenho ouvido.
Se não,
eu saberei”.
Gênesis 18:20-21

Aqui aprendemos também sobre a intercessão de Abraão, e sobre Deus ouvindo seu clamor. O milagre é enviado, dando oportunidade de vida a Ló e a sua família, mas assim como eles, nem sempre conseguimos receber o favor de Deus, pois somos orgulhosos demais.

Do pecado (incesto) das filhas de Ló, nasceram duas nações que sempre escolheram fazer o que era mau: os moabitas e os amonitas. Parece que a mulher de Ló, além de não obedecer a Deus, também não ensinou suas filhas a obedecerem. Afinal, o melhor exemplo é nosso testemunho de vida.
Abraão se intimida mais uma vez com os povos ao seu redor por causa da beleza da sua esposa. E, mais uma vez, a misericórdia de Deus o alcança. Deus conhecia o coração de Abraão. Dessa forma, aquilo que ainda não temos forças para fazer, Deus faz. Obrigada, Senhor!

Ceres Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário