terça-feira, 7 de agosto de 2018
* "CADÊ O JONAS"
(Melodia: Motorista olha a pista/ Freré Jacques)
Verso 1
Cadê o Jonas?
Cadê o Jonas?
Tá no barco, tá no barco.
O que está fazendo?
O que está fazendo?
Fugindo de Deus.
Fugindo de Deus.
Verso 2
Cadê o Jonas?
Cadê o Jonas?
Tá no peixe, num peixão.
O que está fazendo?
O que está fazendo?
Orando a Deus.
Orando a Deus.
Verso 3
Cadê o Jonas?
Cadê o Jonas?
Lá em Nínive, ele está.
O que está fazendo?
O que está fazendo?
Falando de Deus.
Falando de Deus.
Verso 4
Cadê o Jonas?
Cadê o Jonas?
Tá no alto, da colina.
O que está fazendo?
O que está fazendo?
Aprendendo a amar.
Aprendendo a amar.
Fonte: Rota 52 EXPLORE - Personagens Bíblicos
Fonte: Rota 52 EXPLORE - Personagens Bíblicos
* " É SÓ ALEGRIA"
Melodia: meu barco é pequeno" APEC
Verso 1
Se problemas grandes
Chateiam você,
É fácil alegre ficar.
Com um sorrisão,
Faça uma oração.
Sim Jesus sempre vai
escutar.
Verso 2
O grandioso Deus e seu
Filho Jesus,
Alegria eles nos prometem.
Com um sorrisão,
Fale da salvação.
Alegrando o dia de alguém.
Verso 3
Se algo de bom acontece a
você,
Ore a Deus para agradecer.
Com um sorrisão
E paz no seu coração,
sempre firme seguindo a Deus.
Verso 4
O céu seré sempre
alegria total.
O amor de Deus reinará lá.
Com um sorrisão
Cante uma canção,
*"Marcha Soldado"
Marcha Soldado
Com a armadura do cristão
A couraça da justiça
E o chapéu da salvação.
Com o cinto da verdade
O escudo da fé
A espada da justiça
E a prontidão do pé.
Marcha soldado
Contra o mal vamos lutar
Contra o mal vamos lutar
Cumprir o dever
Do Evangelho anunciar.
de http://paulabelquice.blogspot.com
Como é que João Wesley se relacionava com “os pequeninos” tão amados e valorizados por Jesus?
Com quase 88 anos de idade, no fim da sua vida, Wesley era homem
famoso. Ao longo dos anos, muitos livros sobre ele têm enfatizado várias
facetas da sua vida e obra. Thomas Coke e Henry Moore publicaram uma
biografia dele em 1792, no ano depois da sua morte, enfatizando “o grande
avivamento da religião na Europa e América da qual ele foi o primeiro e
principal instrumento”. Além de fundador do movimento metodista, ele é
visto como evangelista, reformador social, teólogo, educador, filantropo... a
lista vai longe. Nesse ensaio olhamos uma outra faceta, sua valorização das
crianças.
I . O Presbitério de Epworth
Nosso ponto de partida será seu relacionamento com os seus nove
irmãos e irmãs que chegaram à maturidade, no acolhedor ambiente da casa
pastoral de Epworth onde ele foi criado.
As experiências do presbitério de Epworth influenciaram profundamente as
idéias e práticas de Wesley na relação com as crianças. As únicas crianças
com que João Wesley convivia na infância eram seus irmãos e irmãs.
Também, a sua formação até os dez anos de idade era exclusivamente
familiar, com a excepção de alguns meses depois do famoso incêndio de 9 de
fevereiro de 1709, quando Joãozinho foi salvo como uma “tição tirado do
fogo”. Nesta noite todos os filhos eram distribuídos entre vizinhos. Suzana
Wesley era a mestre-escola de sua família, pois não havia escolas públicas.
Também, sendo descendente de fidalgos, não permitiu que seus filhos
convivessem com os paroquianos.
Devemos notar brevemente algumas das características do lar de Wesley.
Era um lar onde a frugalidade era necessária. O Reverendo Samuel sempre
tinha um ordenado pequeno, e a família aumentava de ano para ano. A este
problema, devemos acrescentar o fato de que o corajoso ministro granjeou má
vontade por parte dos paroquianos. Em parte isso era devido ao fato de ser ele
da classe alta, enquanto seus membros eram pobres e incultos. Mais sério,
porém, é que ressentiam pela condenação dos seus pecados e vícios. Também,
eles não apreciavam o seu ponto de vista político. Em 1702, este
ressentimento se expressou num incêndio parcial da casa pastoral. Sete anos
mais tarde agiram novamente, apunhalando algum do seu gado, destruindo-lhe
a roça, ameaçado sua vida, e queimando totalmente sua casa. Tudo isso tanto
abalou as finanças da família que 13 anos depois do incêndio, a casa estava
mobiliada somente pela metade, e a família sem roupa adequada. Samuel
Wesley era membro da “Convocação”, o corpo governante da Igreja
Anglicana; este encargo exigia ausências prolongadas da paróquia, durante o
qual ele precisava providenciar um cura para suprir a sua falta.
Apesar das finanças limitadas, conseguiu a melhor educação possível para
seus filhos. Com este acúmulo de dificuldades, não nos surpreendemos com o
fato de que tenha se endividado, e tenha sido lançado na prisão, sendo que a
prisão por dívidas neste tempo era fato comum. É celebre a conversa entre
Susana e o Arcebispo de York: “Dize-me, senhora Wesley, se de fato, jamais
sentiste falta de pão”. “Meu Senhor”, respondeu ela, “para dizer a verdade,
nunca me faltou o pão; mas tenho tido tanto trabalho para arranjá-lo antes de o
comer, e para pagá-lo depois, que muitas vezes ele me é muito amargo e julgo,
que ter-se pão em tais condições se aproxima bem do grau de miséria do que
não tem nenhum”.
Era um ambiente onde se prestigiava o saber. O pai da família era homem
erudito, e terceira geração de diplomados pela Universidade de Oxford. Entre
os seus escritos consta as “Dissertaçoes sobre Jó”, que ele dedicou à Rainha
Carolina. Esta obra é, muitas vezes, ridicularizada por escritores modernos;
porém, conforme escreve McConnell, o livro era apreciado naquele tempo, e
muitos do clero o compraram. A mente da mãe, Susana, se deleitava com
questões teológicas e filosóficas. Pouco antes de atingir seus 13 anos, ela
havia passado em revista toda a matéria em disputa entre os dissidentes e
anglicanos, e optado pela doutrina anglicana. Os filhos herdaram este gosto
pela cultura.
Wesley solicitou à mãe que descrevesse seu método de educação. Ela fez
numa carta de 24 de Julho de 1732 que ele publicou no Diário, sob data de 1
de agosto de 1742, a data da morte da progenitora.
Chegando à idade de 5 anos, cada criança era ensinada a ler; todos menos
Molly e Nancy, aprenderam o alfabeto em um só dia; estas requereriam um
dia e meio. Sua cartilha de leitura era o primeiro capítulo de Gênesis. Samuel,
por exemplo, aprendeu o alfabeto em poucas horas; no dia 11 de fevereiro até
a Páscoa, já lia todo o primeiro capítulo de Gênesis correntemente. Hetty,
geralmente considerada a mais brilhante da turma, aprendeu o grego aos 8
anos. Marta, teve a infelicidade de casar-se com um homem que veio a pregar
e a praticar a poligamia, mesmo assim, pelo brilho do seu intelecto, fora
convidada para fazer parte do círculo do Dr. Johnson, figura máxima da elite
intelectual da Inglaterra da época.
Era um lar onde a religião era tomada a sério e onde reinava a disciplina.
Certamente não poderia ser de outra forma. Samuel era filho e neto de
pastores dissidentes, e, estudando para o ministério dissidente na famosa
Academia de Stoke Newington, convenceu-se que os Anglicanos tinham
razão. Abandonado a Academia, foi para Oxford onde arrolou-se como “aluno
pobre” no Colégio Exeter. Já vimos como Susana havia deixado a Igreja do
seu pai, por causa da consciência. Descendentes de gerações de pregadores, e,
pessoalmente convictos da realidade da religião, era inevitável o reflexo disto
no seu lar. Dois breves parágrafos da carta já citada bastam para ilustrar o que
queremos dizer:
As crianças da família eram ensinadas, tão logo soubessem falar, a
oração dominical, que tinham que dizer sempre ao levantar e no deitar; a
isso se acrescentava à medida que cresciam, uma curta oração pêlos pais,
algumas coletas, um catecismo menor, e alguma porção da Escritura,
conforme as suas memórias permitissem.
Cedo tiveram que distinguir entre o Domingo e os outros dias, antes
deles poderem falar ou andar. Logo eram ensinadas a ficar quietas no culto
doméstico, e a pedir uma benção imediatamente depois, o que faziam por
sinais, antes de poderem ajoelhar-se ou falar.
Alguns dos bons hábitos se perderam quando, depois do incêndio, os filhos
passaram alguns meses com outras famílias. Para corrigir estas faltas, um
novo regime se instalou: Iniciou-se o costume de cantar salmos ao começar e
ao encerrar a escola de manhã e à tarde. Também o costume do retiro geral foi
iniciado quando o maior se encarregava do menor, o segundo ao penúltimo e
assim sucessivamente lendo diariamente um Salmo ou um capítulo do Novo
Testamento. De manhã, eram instruídos a lerem os salmos e um capítulo do
Antigo Testamento. Depois disto tinham as suas orações particulares, antes de
receber o seu desjejum ou entrar no convívio familiar. A disciplina era rígida,
tão rígida que alguns estudiosos da vida de Wesley tendem a crer que era
completamente falho no elemento de alegria. Porém em uma carta, João
expressa saudades de casa dizendo: “Epworth, que ainda amo acima de todos
os lugares no mundo.”
Quando faziam um ano eram ensinadas a temer a vara e a chorar
suavemente. Por esse meio eles escaparam uma abundância de correção
que eles teriam de receber de outra forma. ...e assim a família vivia em
silência como se não tivesse uma criança entre eles.... Comiam o que se
colocava diante delas, na hora da refeição, sem ser-lhes permitido comer
ou beber a outra hora, salvo em caso de doença....
O nome de Deus tomado em vão, blasfêmias e juras, profanidade,
obscenidade, nomes rudes e mal-educados nunca se ouviam entre elas.... Entre
as regras do ‘regulamento interno’ constava a seguinte: “que nenhuma ação
pecaminosa, como mentira, pequeno roubo, brincadeira na igreja ou no dia do
Senhor, desobediência, briga, etc passa-se sem castigo.” As horas de
brincadeiras eram regulamentadas.
Sob a mesma data 1742, Wesley transcreveu uma outra carta que Susana
havia escrito ao marido. Ela costumava, uma vez por semana, conversar com
cada um dos filhos separadamente, concernente as coisas de Deus e os seus
interesses espirituais. “Tomo tal proporção do tempo que posso todas as noites
conversar com cada criança à parte... na 5a feira com Joãozinho ...”
Eis alguns dos aspectos do lar em que Wesley foi criado, e as crianças que
eram quase seus únicos companheiros durante os primeiros 10 anos de sua
existência. O método de sua mãe em criar filhos influenciou fortemente no
trabalho que Wesley realizou com crianças mais tarde.
II . O CLUBE SANTO E AS CRIANÇAS
A natureza do “clube santo” é geralmente conhecida. Nas palavras de
Paulo aos Corintios, Carlos Wesley o “plantou” em começos de 1729, quando
João estava em Wroote como cura de seu pai; porém voltando em novembro
para tomar o seu lugar no corpo docente do Colégio Lincoln na Universidade
de Oxford, João “regou”, e Deus deu o “incremento” (I Co 3.6). Jackson
resume uma carta de Carlos Wesley, onde comenta o apelido “Metodista”, nas
seguintes palavras: “Tinha referência à conformidade com o método e as
práticas estabelecidas pelo estatuto da universidade, que ele e os seus amigos
religiosos professavam querer atingir”.
Tomavam a comunhão semanal, e não trimestralmente como os outros
alunos. Porém, quando João chegou ele imediatamente formou o grupo (só de
quatro pessoas) em uma sociedade “para que pudessem, de maneira ainda
mais regular e sistemática, promover, um do outro, o melhoramento
intelectual, moral e espiritual. Resolveram passar 3 ou 4 noites por semana
juntos, lendo o Novo Testamento em grego e os clássicos gregos e latinos.
Aos domingos, liam teologia”.
Porém esta pequena sociedade literária logo descobriu outros canais para a
sua expressão . Em 1730, Guilherme Morgan visitou no castelo, um réu,
condenado pelo crime de assassinato a sua própria esposa. Impressionado
sobremaneira com a condição dos presos, persuadiu os outros a fazerem visita
sistemática às prisões. Escrevendo para o seu pai com respeito a esta visita,
João Wesley recebeu uma carta em que Samuel escreveu: Valde probo
(Aprovo grandemente), e recorda o seguinte: “quando era acadêmico em
Oxford, visitei no Castelo aí, e me lembro disso com grande satisfação até o
dia de hoje”.
Isso foi o começo de um serviço social de considerável alcance, inclusive a
visita dos pobres, a educação dos seus filhos, etc. Entre as regras do Clube
santo constam as seguintes na forma de perguntas: Será que não podemos
tentar fazer o bem para os que estão famintos? Não podemos contribuir o
pouco que temos para que seus filhos tenham roupa e sejam ensinados a ler?
Não podemos ver se são ensinados sem catecismo as orações curtas para a
manhã e a noite?
Obter-se pormenores desses serviços é difícil, mas há sugestões nas cartas
de vários membros do “Clube Santo”. Um dos mais ativos era Guilherme
Morgan . Na carta acima mencionada, Wesley descreve as atividades dele com
as crianças. Freqüentemente entrava nas casas dos pobres nas vilas ao redor de
Holt, ajuntando as crianças e as instruindo no seu dever para com Deus, ao
próximo, e si mesmas. Explicava-lhes a necessidade de oração privada e
pública e proporcionava-lhes as formas mais apropriadas para as suas
respectivas capacidades; e reconhecendo o quanto do sucesso dos seus
esforços dependia da boa vontade delas, distribuía entre elas um pouco do
dinheiro poupado do jogo e dos outros gastos comuns no lugar (Oxford). Uma
carta de Gambold lança mais luz sobre as atividades de Morgan. Ele gostava
muito de praticar obras de caridade; mantinha várias crianças na escola. É
provável que os outros membros fizessem serviços semelhantes. João Clayton
escreveu das suas atividades dizendo: “A mulher soletra mais ou menos, e
também um dos rapazes... Os rapazes recitam o catecismo até o fim dos
Mandamentos, e podem repetir as orações para crianças da manhã e da tarde,
do Manual de Ken”.
Além dessas atividades mais esporádicas, os Metodistas de Oxford
estabeleceram uma escola para crianças pobres. Com o seu dinheiro e com
alguma ajuda de fora, pagavam a professora, e até ajudavam a vestir as
crianças. Numa época quando não existiam escolas públicas e quando os
pobres eram esquecidos pela Igreja, Wesley e os seus companheiros se
mobilizaram para ensinar as primeiras letras para os pobres da redondeza,
proporcionado-lhes também os rudimentos da religião, como então a
compreendiam.
Quando os irmãos Wesley, Benjamim Ingham e Carlos Delamotte
embarcaram para Georgia em 14 de outubro de 1735, o Clube Santo não
desapareceu em Oxford. Mas estes quatro jovens estabeleceram uma “filial”
do Clube no Novo Mundo. Por isso, podemos, sem contradição, tratar da
Missão de Georgia como uma fase das atividades do Clube Santo. O Dr. João
Burton, do Colégio de Corpus Christi, que havia apresentado João Wesley ao
General Oglethorpe, fundador da Colônia de Georgia, como possível
candidato, Burton deu valioso conselho ao jovem missionário antes de
embarcar. Aconselhou que não esperasse até chegar em Georgia para começar
a sua obra, pois a viagem oferecia esplendidas oportunidades para o serviço
missionário. De que Wesley aceitou o conselho é ampla testemunha a seguinte
passagem do Diário: Das 9 ás 12 “ Senhor Ingham instruía as crianças ... As 4
da tarde havia oração vespertina quando a segunda lição era explicada ... ou as
crianças eram catequizadas e instruídas, na presença da congregação”
(21/10/1735). É certo que a maior parte do tempo destes “ metodistas” não era
gasta com crianças; os adultos exigiam mais tempo. Mas as crianças não eram
esquecidas.
Em Georgia, João Wesley fora pastor em Savannah, e, por algum tempo,
teve a responsabilidade do cuidado espiritual de todas as almas da colônia.
Carlos Delamotte se dedicava com à educação mas Wesley também se
preocupava com as crianças, como vemos na seguinte citação do Diário:
Um jovem que viera comigo ensinava entre 30 e 40 crianças a ler, escrever
e contar. Antes da escola de manhã, e depois da escola à tarde, ele
catequizava a classe inferior, e tentava fixar algo que disse, na
compreensão. Nos sábados à tarde, eu catequizo todos. O mesmo faço aos
domingos, antes do culto da noite. E na Igreja, logo depois da Segunda
Lição, um número escolhido delas tendo repetido o catecismo, tento
explicar e reforçar aquela parte, tanto a eles como à congregação.
Fitchett nos conta um incidente que revela muito do caráter do jovem
anglicano. Na escola, os alunos mais pobres iam descalços, e os outros viamnos
com desdém. Para livra-los desse orgulho, o próprio Wesley foi por algum
tempo descalço.
Depois de devidamente preparados, Wesley admitiu quatro crianças à Mesa
do Senhor no dia de Pentecostes de 1737. Comenta no Diário. “Espero que o
seu zelo tenha despertado muitos que neste tempo, o Espírito de Deus estava
se movendo sobre as mentes de muitas crianças. Começaram a atender mais às
coisas faladas tanto em casa como na Igreja, e uma notável seriedade apareceu
no seu agir e conversar”.
III. Escolas e Orfanatos
Já tivemos ocasião de notar que Wesley visitara, e ficara profundamente
impressionado pelos orfanatos de Halle e Herrnhutt. Ele transcreveu um
“extrato da Constituição da Igreja dos Irmãos Moravianos de Herrnhutt,
apresentado à ordem teológica de Wirtemberg, no ano de 1735”. O décimosegundo
parágrafo trata do seu orfanato.
No orfanato, mais ou menos 70 crianças são criadas separadas conforme
o sexo, além de que, algumas pessoas experimentadas são nomeadas para
consultar com os pais na educação dos filhos. Para ensinar-lhe o
cristianismo, usamos o catecismo de Lutero, e estudamos para corrigir as
vontades bem como a sua compreensão, achando que quando a vontade se
move, aprendem mais em poucas horas do que em muitos meses de outra
forma. As criancinhas instruímos principalmente por meio de hinos, onde
descobrimos que as verdades mais importantes são insinuadas em sua
mentes.
O Metodismo na Inglaterra se organizou em redor de três cidades,
formando um triângulo: Bristol, Londres e Newcastle-on-Tyne. Em todos
esses centros, estabeleceram-se sociedades fortes, com propriedades amplas,
tendo acomodação para os pregadores, salões que comportavam grandes
auditórios, salas para as classes, círculos, etc. E, em todas as localidades havia
escolas onde as crianças eram ensinadas, e, até um certo ponto, hospedadas.
Além das crianças que recebiam instrução no chamado “Salão Novo” de
Bristol, bem perto se estabeleceu a escola Kingswood para os filhos dos
pobres mineiros de carvão, que se tornaram tão importantes na vida do
Metodismo no seu começo.
A Escola Kingswood se tornou o objeto de um afeto invulgar; causou-lhe
grandes desapontamentos e não poucas lágrimas; porém o seu amor e interesse
neste empreendimento mantiveram-se firmes até o término da sua carreia.
Whitefield havia sido o primeiro pregador entre os mineiros de Kingswood,
ganhando muitas vidas para Cristo. Logo percebeu e necessidade para
estabelecer uma escola para seus filhos, e iniciou uma campanha financeira.
Porém, como já mencionamos, ele partiu logo deixando a pregação nas mãos
de João Wesley; também entregou-lhe o pequeno fundo e a responsabilidade
de realizar a obra da construção da escola. Um dia o Dr. Church disse a
Wesley, “Tu chamas a Kingswood da tua própria casa.” Wesley respondeu:
“De fato, a saber, o prédio escolar aqui. Pois comprei o terreno onde foi
erguido, paguei a sua construção, em parte de contribuições dos meus amigos,
um dos quais contribuiu com 50 Libras esterlinas; em parte da renda do meu
soldo”. Referindo-se ao começo da construção em Junho de 1739.Wesley
descreve a escola em Novembro do mesmo ano. “Para que os filhos (dos
mineiros) pudessem saber as coisas que fazem a sua paz, resolveu-se, há
algum tempo atras, construir uma casa em Kingswood... Aqui um grande salão
foi começado, com 4 pequenas salas para a acomodação dos mestres-escolas
(e, talvez, se agradar a Deus, algumas crianças pobres) morarem... É verdade
que os mestres não requerem salários, porém o trabalho é acompanhado de
grandes despesas. Mas que Ele que ‘alimenta os corvos’ atenda a isso”.
(Diário, 27/11/1739)
João Cennick, o primeiro pregador leigo do metodismo, fora escolhido
como o primeiro mestre-escola. Além de ministrar os ensinos às crianças da
escola, ele dirigia cultos para membros da sociedade, pois a Escola tornou-se o
centro de grande núcleo metodista. Até a Santa Ceia era ministrada aqui, pois
os Metodistas não eram recebidos à Comunhão nas Igrejas Anglicanas de
Bristol.
Apesar dos erros pedagógicos que eram praticados nesta escola, houve
resultados positivos, tanto no setor da cultura, quanto no de religião. Em 1768,
por exemplo, houve grande evidência do poder de Deus entre os rapazes da
escola. No Diário, do dia 6 de maio do referido ano, Wesley cita frases de
cartas recém-chegadas como as seguintes: “A casa inteira retumba com louvor
e oração, e o pleno comportamento das crianças fala fortemente por Deus”.
Também: “ O derramamento do Espírito sobre as crianças tem sido muito
grande. Creio que não exista nenhuma criança que não seja mais ou menos
alfabetizada. Doze já acharam paz com Deus, e algumas delas de maneira
notável”. Era uma parte dum reavivamento da redondeza, resultando num
acréscimo de 130 membros à sociedade de Kingswood na escola, onde não só
as crianças e também algumas empregadas foram despertadas, o mesmo se
deu.
O referido despertamento começou com uma pregação de Wesley
enquanto explicava e reforçava “os primeiros princípios de religião.” A
seriedade aqui manifesta foi muito aumentada dois dias depois quando a
maioria assistiu ao ofício fúnebre de Francisco Evans, e o mestre Hindmarsh
reuniu todos e os exortou, cantando o hino que começa “Sou eu nascido para
morrer e deixar este corpo....”
Quando ele começou a orar, algumas das crianças começaram a clamar
e pedir misericórdia. Parece que alguns destes mantiveram-se firmes, mas
outros se esfriaram, até a visita de Ralfo Mather em agosto de 1773, quando o
poder de Deus se manifestou novamente. Nós gostaríamos de saber o
resultado permanente destes avivamentos; podemos ter certeza que nem todas
as crianças ficaram firmes até o fim. Porém, devemos nos lembrar que nem
todos os adultos que dão o “primeiro passo” se integram nas fileiras da Igreja.
Mas aqui queremos enfatizar o fato de que, apesar de toda a dificuldade
que esta Escola trouxe para Wesley, o seu amor para com ela era constante.
Apesar do fato que ele certamente tenha empregado métodos de pedagogia
dos quais discordamos, como por exemplo, a ausência de brincadeiras, ele se
esforçou por mais de 50 anos para que as crianças da Escola tivessem os
valores de verdadeiro ensino numa atmosfera cristã.
O Centro Metodista de Newcastle recebeu o nome “Orfanato”, por
causa de Halle. Também aqui Wesley prodigalizou seu amor e suas energias.
Não contaremos essa história, pois seria quase uma repetição de Kingswood.
Porém, convém mencionar que a sua própria escritura cita o fato de que
providenciaria uma escola para 40 crianças pobres com um professor. No
mesmo local, organizou-se mais tarde, uma “escola diurna mista de
criancinhas” e uma “escola Industrial feminina”.
Vejamos as palavras de Wesley com referência à escola que se abrigava
na “Fundição” de Londres. Muitas crianças não recebiam instrução alguma
por causa da pobreza do país, ou, quando a recebiam, aprendiam junto toda a
espécie de vício e pecado. Portanto Wesley escreveu:
Finalmente resolvi mandar ensiná-las na minha casa (isto é a Fundição),
para que tivessem uma oportunidade de aprender a ler, escrever e contar
(se não mais) sem serem obrigadas a aprenderem o paganismo ao
mesmo tempo; depois de algumas tentativas sem sucesso, achei 2
mestres-escolas como queria, homens de honestidade e de
conhecimento suficientes, que tinham seus talentos e corações no
trabalho. Têm agora sob seus cuidados mais ou menos 60 crianças; os
pais de algumas pagam seu ensino; porém, a maior parte, sendo bastante
pobres, não pagam, de modo que as despesas são pagas por
contribuições voluntárias. Ultimamente temos vestido também, a todas
quantas necessitassem. Uma feliz mudança foi logo observada no seu
comportamento. Aprenderam a ler, escrever e contar logo; ao mesmo
tempo eram diligentemente instruídas nos princípios básicos da religião,
e exortados a temer a Deus e [operar sua salvação]. (Fl 2.12)
O Mestre que Wesley descobriu era Silas Told; ele abandonou seu
negócio para ganhar 10 xilins por semana como professor. Logo ajuntou 60
rapazes e 6 meninas. Durante 7 anos trabalhou desde as 5 da manhã até às 5 da
tarde, durante o qual lecionou umas 300 crianças, preparando a maioria para o
ofício útil.
A obra educativa e caritativa começada por Wesley jamais teve fim. Na
Inglaterra hoje em dia há umas 130 escolas Metodistas, e 40 orfanatos
abrigando 4.000 órfãos. A mesma história se repete por todo o mundo onde o
Metodismo tem se estabelecido.
Além das escolas mantidas pelo próprio Wesley havia um número delas
dirigidas por moças ou senhoras, metodistas ou simpatizantes pelas quais ele
se interessou. Ele mantinha correspondência com as mestras, dando sugestões
sobre o ensino, ou encorajamento e apoiando o trabalho. Wesley visitava estas
escolas quando possível. Por exemplo, seu Diário nos informa de visitas que
fez a uma escola mantida por Lady Maxwell, perto de Edinburgh, Escócia,
onde 40 alunos aprendiam “a ler e escrever” e “os princípios da religião”.
Lemos da escola da Senhorita Owen, de Publow, cuja existência era devida ao
encorajamento dado por ele. Ela limitava a matrícula a mais ou menos 20
alunos. Numa ocasião, depois, da pregação de Ralph Mather, entre os 21
alunos matriculados nesta escola, 20 tiveram uma experiência de religião. A
Senhorita Bosanquet havia estabelecido um orfanato em Leytonstone, e achou
uma escola verdadeiramente cristã; isto é o que Kingswood seria, se tivesse
tais dirigentes. Mencionamos mais um exemplo, a escola da Senhorita Bishop:
Wesley disse, “É digna de ser chamada uma escola cristã”.
IV. Escolas Dominicais
A parte notável do Metodismo no desenvolvimento das Escolas
Dominicais merece a nossa atenção. Porém, antes de Ana Ball, fundadora da
primeira Escola Dominical, Wesley havia providenciado cuidado especial
para as crianças das Sociedades Metodistas. Wesley organizou, onde possível
nas sociedades espalhadas por toda a Inglaterra, “classes” para as crianças, ou,
pelo menos, reuniões especiais para elas. Ele reconhecia a dificuldade de tais
reuniões, porém insistia com seus pregadores para que a efetuassem. Na
Conferência de 1770, esta recomendação foi renovada. Wesley descobriu na
Escola Dominical o instrumento perfeito para a instrução das crianças.
Podemos afirmar que uma das partes mais valiosas da herança
metodista para o mundo é a Escola Dominical. Não só porque Ana Ball, uma
líder Metodista da Sociedade Metodista de High Wycomb, organizou sua
escola em 1769 mais de uma década antes daquela de Roberto Raikes.
Também a mão Metodista é mui evidente na fundação da escola do próprio
Raikes. Num determinado dia 1781, Raikes estava conversando com uma
moça metodista (Sofia Cookes), mais tarde a esposa de Samuel Bradburn,
pregador leigo. Ele olhou e viu um grupo de crianças negligenciadas que
andavam na rua. Perguntou ele: “Que podemos fazer por elas?” A sua resposta
acertada foi: “Vamos ensina-las a ler e levá-las à Igreja”. Seguiram esta
sugestão no Domingo seguinte. Muitos riram-se da processão de um jornalista,
uma moça e uma turma de moleques em farrapos. Conseguindo regular
sucesso com a experiência, Raikes mencionou algo da sua Escola Dominical
no seu Jornal, em 3 de Novembro de 1783; no ano seguinte, escreveu mais
pormenores do seu plano. Mais uma vez notamos a parte do metodismo nos
primeiros anos da Escola Dominical; pois Wesley transcreveu na Revista
Armeniana, uma revista lida por metodistas e outros por toda Grã-Bretanha, o
artigo todo de Roberto Raikes, recomendando que os pregadores metodistas
estabelecessem tais escolas.
Numa carta dela a Wesley em 1770. Ana escreve: “As crianças se
reúnem duas vezes por semana, aos domingos e segundas-feiras. É um grupo
meio-selvagem, mas parece receptivo à instrução. Trabalho entre eles com a
ânsia de promover os interesses de Cristo”.
A Escola Dominical de Bolton mereceu a atenção especial de Wesley.
Na sua primeira visita à Escola, verificou o seguinte: “A casa estava repleta,
principalmente por causa de 550 crianças que são instruídas em nossas
Escolas Dominicais. Tamanho exército cercou-me de tal maneira que mal
pude sair da capela”. Parece que foi nesta ocasião que pregou, do Salmo
34:2, um sermão para as crianças, não usando nenhuma palavra de mais de
duas sílabas. Visitando a Escola no ano seguinte, Wesley descobriu que a
matrícula era de 800 crianças pobres com um corpo docente de 80”. O ano
seguinte Wesley escreveu: “Mais ou menos às 15 horas, reuni entre 900 e
1000 crianças pertencentes as nossas Escolas Dominicais. Nunca vi tal cena
antes. Estavam todas limpas e vestidas com simplicidade, sérias e bem
comportadas. Quando cantaram em conjunto, ninguém desafinou e a melodia
era melhor do que a de qualquer teatro. E, o que é melhor de tudo, muitos
verdadeiramente temem a Deus e alguns se regozijam na sua salvação. São
modelos para a cidade inteira. Ele escreveu na Armenian Magazine sobre a
Escola em apreço: “As crianças são transformadas nas suas maneiras de agir e
na moral. São ensinadas a ler e a escrever. Mais ou menos 100 são ensinadas a
cantar. Os mestres enfatizam o amor de Deus. Cada classe é instruída
separadamente, cada Domingo, sobre a natureza da religião”.
De acordo com o seu gênio, Wesley viu o valor deste ramo de educação.
Numa carta, descreveu as Escolas Dominicais como “uma espécie de caridade
mais nobre que se estabeleceu desde o tempo de Guilherme, o Conquistador”.
Via que seria um excelente instrumento para o reavivamento da religião por
toda parte da nação. Depois de uma visita à Escola Dominical
Interdenominacional de Bingley, Wesley escreveu no Diário: “tantas crianças
(240) numa paróquia são impedidas da prática de pecados, e ensinadas nas
boas maneiras, pelo menos, bem como a ler a Bíblia. Por onde quer que eu
ande, encontro destas escolas nascentes. Quem sabe se Deus não tem um
propósito mais profundo para elas do que os homens reconhecem? Quem sabe
se algumas delas serão sementeiras para os cristãos?” Ele escreveu uma carta
encorajadora a Carlos Atmore, que acabara de estabelecer uma Escola
Dominical em Newcastle, dizendo que a considerava “uma das melhores
instituições vistas na Europa por alguns séculos.”
Uma parte do gênio de Wesley se ilustra pelo fato de ter ele visto neste
grupo “meio selvagem mas receptivo à instrução” as sementes para um
movimento que proporcionaria os ensinos religiosos para as grandes massas
do mundo.
Se podemos afirmar que Wesley desconhecia a psicologia da criança,
nunca podemos dizer que faltasse amor pelas crianças. Especialmente nos
últimos volumes do Diário, quando Wesley havia atingido uma venerável
idade e quando a “neve das décadas havia alvejado os seus cabelos”, notamos
um interesse e uma ternura pelas crianças que são tocantes. Em fevereiro de
1770, Wesley estava lendo “Emile, ou de l’Education” de Rousseau, onde
discorda com o francês que afirmava “criancinhas nunca amam os velhos”.
Quem sabe estava lembrando a sua própria experiência com os “netos”
quando diz: “Não! Será que nunca amam os seus avós? Muitas vezes mais do
que os próprios pais”. E, com grande sabedoria, comenta ainda: “Deveras, elas
amam a todos que as amam”.
Wesley demostrava verdadeiro afeto pelos sobrinhos, filhos de Carlos,
bem como a filha da sua esposa (Mary Vazeille), que tratava como verdadeira
filha, junto com a família dela. Não sabemos muito sobre a intimidade entre o
tio e os sobrinhos, filhos de Carlos. Mas João seguiu com algum interesse a
carreira musical que desabrochava em Carlos Filho e Samuel, que eram
verdadeiros prodígios. Podemos desculpar o orgulho de pai que Carlos mostra
nesta linha do narrativo referindo-se a Carlos filho com 2 anos e meio. “Ele
me surpreendeu por tocar uma melodia no cravo com felicidade e a tempo”.
Samuel, que era pouco mais atrasado, só aprendeu tocar aos 3 anos! Mas já
compunha melodias aos 5 e 6 anos, antes de saber escrever; compôs um
oratório inteiro aos 8 anos! Em reconhecimento ao seu talento, João Wesley
presenteou o sobrinho Carlos com 3 volumes da música da catedral de Dr.
Boyce, que mais tarde foi professor dele. Mais adiante, quando estavam
morando em Londres, começaram os dois a dar mensalmente concertos na sua
casa onde assistia a “elite” da cidade. No segundo ano, o tio João passou “uma
hora agradável” ouvindo a música dos seus sobrinhos; na ocasião encontrou-se
entre os assistentes com o seu velho amigo General Oglethorpe.
Sabemos que Sara, filha de Carlos, acompanhou o velho tio na viagem
para Holanda em 1783 quando o venerável pregador tinha quase 80 anos. A
rua estava cheia de crianças, que corriam para cá e para lá ao redor de Wesley.
Depois da pregação, todas as crianças cercaram-no. Wesley testifica que “não
ficaram satisfeitas antes de eu apertar a mão de cada uma delas” (5/04/1782).
O fato de um homem que considerava cada momento de grande valor, tanto
que o famoso literato Samuel Johnson se queixava que nunca se contentava
em esticar as suas pernas diante de uma lareira para conversar à vontade
parasse na rua para apertar a mão de uma multidão de crianças uma por uma é
revelador do seu amor para com os pequeninos.
Evidentemente, as crianças correspondiam, ao seu amor. Assistiam às
reuniões, que eram feitas principalmente para os adultos. Um dia Wesley ficou
surpreendido por achar entre 50 e 60 crianças na reunião de 5 horas da
madrugada o número igual ou maior da noite “entre as mais amáveis que já
vi”. Porém, Wesley fazia reuniões especiais para as crianças, mesmo onde não
havia Escola Dominical, e insistia que os pregadores fizessem o mesmo.
Nas “Regras para um Ajudante”, como eram denominados os
pregadores leigos, achamos as seguintes regras:
1- Onde há 10 crianças numa sociedade, reúna-se com elas pelo menos
uma hora por semana;
2- Converse com elas cada vez que encontrar a qualquer uma delas em
casa;
3- Ore sinceramente por elas (Works VIII, 316).
Depois de reunir umas 60 crianças em Redruth, ele falou delas como a
esperança da geração que se levantava. Há anos atras, no mesmo local, ele
havia estado com as crianças e recordou no Diário: “Reuni as crianças, uma
obra que exercerá os talentos dos pregadores mais hábeis da Inglaterra”. É
provável que os pregadores concordassem com ele sobre a dificuldade da
obra, pois lemos de vez em quando algum pregador que abandona a prática e
advertência que recebe de Wesley.
Nunca foi uma virtude dos Wesley não meteram o nariz nos negócios
alheios. Há a famosa história de Samuel Wesley e o general de brigada. O
general estava sentado em uma mesa perto do Reverendo Samuel, usando
linguagem muito suja. O ministro chamou o garção, e, em voz bem audível,
para o beneficio do general, mandou que ele levasse um copo com água para o
general lavar a sua boca. Os companheiros seguraram o militar irado, que,
segundo a história, veio mais tarde a pedir desculpas! Uma das histórias a
respeito de João Wesley é a sua ação quanto a dois rapazes que brigavam.
Wesley parou a briga, e fez com que os dois comessem pão e bebessem chá na
mesma xícara, em sinal da sua amizade! Um dos meninos, mais tarde um
magistrado de Bershire, contou o fato.
Os irmãos Wesley usaram amplamente do canto em todas as fases do
seu trabalho. João se lembrava da idéia dos Moravianos que haviam
descoberto “que as verdades mais importantes são insinuadas às mentes” das
criancinhas por meio do canto. Carlos Wesley, que escreveu hinos sobre quase
qualquer assunto religioso imaginável, também escreveu hinos visando certos
grupos específicos. É natural que houvesse de preparar hinos especiais para as
crianças. Jackson assim descreveu seu hinário de cem hinos, intitulado Hinos
para Crianças de Anos Mais Maduros: “Os hinos são plenos de instrução,
porém verdadeiramente devocionais no seu caráter... A linguagem é simples,
porém exata, pura e forte. Os tópicos que abarcam são as verdades e os fatos
do cristianismo, especialmente no que tange á religião pessoal. Naturalmente,
João Wesley fez com que os referidos hinos tivessem um lugar importante no
trabalho com as crianças.
Mas, não foi só a pena de Carlos que se empregou em prol das crianças.
João preparou, por exemplo, uma coleção de orações especialmente para as
crianças. O prefácio desta coleção de orações, uma para a manhã e a tarde de
cada dia da semana, é uma carta aberta, assim redigida.
“Minha querida criança, um admirador de tua alma escreveu algumas
orações, para ajudar-te naquele grande dever. Tem cuidado de não esquecer
pelo menos de manhã e de tarde, de apresentar-te de joelhos perante Deus.
Tens misericórdias para pedir, e bênção para agradecer. Porém, toma cuidado
que não zombes de Deus, aproximando-te com lábios, enquanto teu coração
está longe Dele. Deus te vê e conhece teus pensamentos; portanto, vê que não
só falas com, lábios, mas que ores com teu coração. E para não pedires em
vão, vê que abandones o pecado, e esforça-te para fazer o que Deus mostrou
que deves fazer; porque Deus diz: Pede, então, as bênçãos que precisas, emm
nome e por amor de Jesus Cristo; e Deus ouvirá e te responderá, e fará mais
por ti do que podes pedir ou pensar”.
Não citaremos as orações de cada dia porém queremos notar as orações
anexas, para antes e depois da refeição.
(Antes) “Ó Senhor, rogo-te, dá-me a tua bênção junto com o que
tua misericórdia aqui providenciou, para que, quer coma, quer beba, ou
qualquer coisa que faça, possa fazer tudo para tua honra e glória, por
Cristo Jesus meu Senhor”. Amém.
(Depois) “Ó Senhor, Deus meu, louvo teu Santo nome por tua
misericórdia, que acabo de receber da tua generosidade e bondade.
Alimenta-me agora por tua graça, para que o fazer tua vontade, me
torne comida e bebida, por Jesus Cristo, meu Salvador”. Amém
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