quinta-feira, 24 de setembro de 2015

"12 Dias de Clamor para 12 Meses de Bençãos"



   

     "Benção dos Celeiros"
      Eliseu aumenta o azeite da viúva
         II Reis 4: 1 ao 7

         "Sete Passos para Alcançar a Vitória"

          1º - Identifique o Problema
            "Certa mulher, 
das mulheres dos discípulos dos profetas,
clamou a Eliseu:
Meu marido,teu servo,morreu:
e tu sabes que, 
ele temia ao Senhor.
É chegado o credor para levar meus dois filhos
para lhe serem escravos."
II Reis 4: 1 

                 Devemos pedir a Deus que renove o nosso entendimento.
"E não vos conformeis com este século,
mas transformai-vos pela renovação da vossa mente,
para que experimenteis qual seja a boa,
agradável e perfeita vontade de Deus."
Romanos 1: 2
                 E continue confiando.

          2º - Seja sincero com Deus e consigo mesmo.
" Eliseu lhe perguntou:
Que te hei de fazer?
Dize-me o que é que tens em casa?
Ela respondeu:
Tua serva não tem nada em casa,
senão uma botija de azeite."
II Reis 4: 2
                 Se apegue ao Senhor, esperando resposta do mesmo.

          3º - Ofereça para Deus o que você tem em casa
"Tua serva não tem nada,
senão uma botija de azeite."
II Reis 4: 2b
                 Devemos valorizar o que Deus tem nos dado por menor que seja para nós.
                 O pouco para Deus é o verdadeiro milagre.
                 - Davi tinha 1 funda e 5 pedrinhas e feriu o gigante filisteu (I Samuel 17: 40).
                 - Gideão tinha 1 trombeta e venceu os midianitas ( Juízes 7: 16).
                 - Sansão tinha 1 osso e com ele feriu 1000 homens (Juízes 15: 15).
                 - Elias tinha 1 manto com o qual Eliseu feriu as águas do Jordão e elas se dividiram ( II Reis 2: 13).
                 - Barnabé tinha 1 terreno e o vendeu entregando o valor aos apóstolos (Atos 4: 36 e 37).
                 - 1 rapaz tinha 5 pães e 2 peixinhos e com eles Jesus alimentou uma multidão (João 6: 9).

          4º - Aprenda a receber ajuda dos outros
"Então,  disse ele:
Vai, pede emprestada vasilhas 
a todos os teus vizinhos:
vasilhas vazias, 
não poucas."
II Reis 4: 3 
                 Devemos aprender a entender os sinais de Deus.

========================================================================           Em uma cidade houve uma grande enchente com medidas arrasadoras. Certo homem temendo a morte subiu para o telhado e começou a clamar a Deus por socorro.
          Apareceu-lhe um espírita em um barquinho e ofereceu-lhe ajuda o qual recusou dizendo:
          - "O meu Deus vai me ajudar!".
          Apareceu um ateu em uma lancha e lhe ofereceu ajuda o qual também recusou dizendo:
          - "O meu Deus vai me ajudar!!".
          Apareceu também um mulçumano em um helicóptero e também lhe ofereceu ajuda o qual novamente recusou: 
          - "O meu Deus vai me ajudar!!!".
          Recusando os três socorros aquele irmão foi engolido pela enchente.
          Ao chegar no céu, na presença de Deus o interrogou:
          - Lhe clamei por socorro em meio à enchente e o Senhor me negaste me deixando morrer."
          Deus, calmamente, lhe respondeu: 
          - "Não te neguei socorro, pois até helicóptero eu enviei para salvá-lo!"
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          Uma senhora, serva do Senhor, passava por grande necessidade em seu lar com a falta de alimentos.
          Alguns garotos, muito brincalhões que moravam na mesma rua souberam das dificuldades dessa senhora e de sua família, e resolveram ajudar.
          Se juntaram e compraram mantimentos. No momento da entrega, não deixaram de brincar com a senhora e lhe disseram: 
          - "Foi o diabo quem mandou estes alimentos para a senhora."
          Ela, em alta voz, disse aos rapazes:
          - "Glória a Deus!!! Pois Ele usa até o diabo para abençoar aqueles a quem ele ama."
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          5º - Não perca a sua intimidade
"Partiu, pois, dele
 e fechou a  porta sobre si 
e sobre seus filhos."
II Reis 4: 5a         
                Não diga o seu problema para aqueles que não podem te ajudar.
                É só você e Deus.
                A viúva não dependeu do profeta para multiplicar o azeite.
                Você não depende dos outros, você depende de sua fé, da sua busca e da sua intimidade com Deus.

          6º - Esteja pronto para receber mais de Deus
          "Cheias as vasilhas,
disse ela a um de seus filhos:
Chega-me aqui mais uma vasilha.
Mas ele respondeu:
Não há mais vasilha nenhuma.
E o azeite parou."
II Reis 4: 6  
                 Esteja sempre pronto para novos desafios.

          7º - Entenda porque Deus te abençoou
"Então,
foi ela e fez saber ao homem de Deus;
ele disse:
Vai, vende o azeite
e paga a tua dívida;
e, tu e teus filhos,
vivei do resto."
II Reis 4: 7
                 Deus não faz o milagre em vão.
                 Pergunte!!!
                 Que queres que eu faça agora que eu adquiri a minha vitória?
                 Abraão foi provado na sua fidelidade.
                 "Depois destas coisas, 
pôs Deus Abraão à prova
e lhe disse:
"Abraão!
Este lhe respondeu:
Eis me aqui!
Acrescentou Deus:
Toma teu filho,
teu único filho,
Isaque,
a quem amas,
e vai-te à terra de Moriá;
oferece-o ali em holocausto,
sobre um dos montes,
que eu te mostrarei.
...
Mas do céu lhe bradou,
o Anjo do Senhor:
Abraão!Abraão"
Então lhe disse:
Não estenda a mão sobre o rapaz
e nada lhe faças;
pois agora sei que temes a Deus,
porquanto não me negaste o filho,
o teu único filho."
Gênesis 22: 1 e 2, 11 e 12
                 Abraão foi aprovado.
                 Será que você vai passar pela prova da fidelidade?

Pastor José Pedro 
03 de janeiro de 2005.

  Fevereiro
     
                                

* "UBUNTU"

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 .
.
          Um antropólogo propôs uma brincadeira para algumas crianças de uma tribo africana. Colocou um cesto de frutas perto de uma árvore e falou que quem chegasse primeiro ficaria com elas.
          Quando ele deu o sinal todas as crianças deram as mãos e correram juntas, chegando ao local elas sentaram e compartilharam as frutas entre si!!!
          Quando perguntaram às crianças porque quiseram correr todas juntas quando apenas um poderia chegar e ganhar o prêmio, elas responderam: UBUNTU: como pode um ser feliz enquanto todos os outros estão tristes???
          UBUNTU na cultura africana sub-sahariana quer dizer:
  “EU SOU QUEM SOU ,PORQUE NÓS SOMOS”



"Amarás,
 pois,
 ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, 
e de toda a tua alma,
 e de todo o teu entendimento, 
e de todas as tuas forças; 
este é o primeiro mandamento.
E o segundo, 
semelhante a este, 
é:
 Amarás o teu próximo como a ti mesmo. 
Não há outro mandamento maior do que estes."
Marcos 12:30,31

Ubuntu Todos Os Dias, Ame Todos Os Dias!

Thiago Rodrigo


* "A Participação do Educador na Aprendizagem Infantil" - Aula 10


"Estratégias para Vencer a Indisciplina"

          Estratégias inteligentes e o exercício justo da autoridade são formas eficazes de enfrentar a indisciplina.

Calvin
CALVIN E A INDISCPLINA Personagem do americano Bill Watterson questiona com irreverência as regras e proibições da escola

          A indisciplina, dizem educadores de todo o país, é o maior problema da sala de aula - e da escola. Porém essa realidade (apontada em pesquisa feita pela Fundação Victor Civita e pelo Ibope com 500 professores) está longe de ser a verdadeira responsável pela dificuldade de ensinar: o que, de fato, impede o trabalho docente é a falta de adequação do processo de ensino. É isso que mostra a reportagem de capa de NOVA ESCOLA de outubro. A revista traz ainda o projeto institucional Repensar a Indisciplina, com consultoria de Ana Aragão, professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). 

          Partindo do princípio de que as estratégias de repressão usadas por muitas escolas são pontuais, imediatistas e ineficazes, a revista aponta soluções para encarar o problema. Longe de ser um manual, esses passos são o ponto de partida para um trabalho que requer o envolvimento de toda a equipe. Confira um resumo das recomendações dos especialistas consultados por NOVA ESCOLA. 

            Distinguir as regras 

          A indisciplina é a transgressão de dois tipos de regra: as de natureza moral (baseadas em princípios éticos, que visam o bem comum, e por isso valem para todas as instituições e para qualquer situação, como não bater, não xingar e não mentir) e as convencionais (que variam de escola para escola, como as que se referem ao uso de celular, uniforme e boné). Com frequência, os regimentos escolares erram ao colocar essas duas situações em um mesmo patamar. É importante distingui-las para entender melhor a indisciplina e lidar com ela. 

          Equilibrar a reação

          Pesquisa com 55 diretores realizada por Isabel Leme para a Universidade de São Paulo, em 2006, mostrou que a gestão de conflitos é vista por 85% deles como fundamental para garantir a paz na escola. Mas, alertam os especialistas, o que se vê na prática é menos uma abordagem para entender o problema (e lidar com ele) e muito mais a tentativa de evitar qualquer distúrbio. Quando uma situação foge do controle imposto, a reação é mandar os alunos para a diretoria. O caminho sugerido em NOVA ESCOLA é outro: dialogar sempre, ouvindo as partes e demonstrando respeito pelos valores de cada um. 

          Conquistar a autoridade 

      Toda vez que se tenta impor a disciplina com autoritarismo, surge a revolta. Com mais conhecimento, todo professor adquire segurança em relação aos conteúdos didáticos e aprende a planejar aulas eficazes. Pode parecer simples, mas isso é essencial para manter a disciplina e fazer com que todos aprendam. "É preciso diversificar a metodologia, pois interagimos com alunos conectados ao mundo de diferentes maneiras", diz Maria Tereza Trevisol, professora da Universidade do Oeste de Santa Catarina, campus de Joaçaba, a 371 quilômetros de Florianópolis. 

          Incentivar a cooperação 

     Esforçar-se para construir um clima escolar de qualidade, no qual os estudantes sejam respeitados e aprendam a respeitar, traz recompensa: um comportamento adequado porque todos têm consciência de seu papel na escola e não por medo de castigos. Nessa situação, professores e gestores são vistos como figuras de autoridade moral e intelectual, capazes de negociações justas com a garotada (nunca autoritárias). 

          Agir com calma  

        Em uma situação de indisciplina, é preciso, sim, manifestar contrariedade. Sem exaltações, mostrar ao aluno que todo o grupo é prejudicado vai ajudá-lo a perceber as consequências de suas ações e aprender como agir em outras situações similares. 

          Ficar sempre alerta  

         Cabe à escola cultivar um ambiente de cooperação e respeito, pois é de esperar que casos de indisciplina surjam sempre. Mesmo com a equipe capacitada para agir de forma mais confiante em relação ao problema, sempre haverá novos professores e alunos, que precisarão de tempo para se adequar a essa maneira de encarar os conflitos. 

          Estimular a autonomia 

       Às vezes, os alunos agem de forma indisciplinada para demonstrar que alguma regra não funciona. Em alguns casos, eles querem chamar a atenção para as próprias ideias. Ao conviver num ambiente pautado pelo respeito e pela negociação das normas, os estudantes aprendem a tomar decisões responsáveis.

Fonte:http://gestaoescolar.abril.com.br/formacao/entender-para-resolver-indisciplina-comportamento-gestao-conflitos-521061.shtml

Autora: Ana Michelle
de
http://pequeninos-de-jesus.blogspot.com.br


* "Ensinando a Criança"

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  "Educa a criança no caminho em que deve andar;
 e até quando envelhecer não se desviará dele."
(Provérbios 22:6)    

          Precisamos “fugir”a todo custo  da ideia de que o Ministério Infantil existe para “contar historinhas bíblias” para as crianças.

          Temos a missão de ensinar-lhes os princípios eternos da Palavra de Deus.
         A criança precisa saber o que fazer com esta história na sua vida.
” A Bíblia não foi dada para nos dar informação,
 mas sim operar transformação”
de http://www.universidadedabiblia.com.br

* "Aventuras da Bíblia" - série 4





















* "Correr atrás do Vento"

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     I

          Existem músicos que preferem as pausas e fogem dos trechos difíceis. Se pudessem, apagariam as notas complicadas e aumentariam as pausas. Mas para quem são os trechos complicados? Não são para os melhores músicos? Normalmente é ali que se revela a genialidade do compositor, a beleza da música e a grandiosidade da arte. Certos trechos só se entregam aos melhores instrumentistas, para que os executem com primazia. Ser escalado para tocá-los é uma honra, não um castigo. Igualmente, quando Deus lhe dá desafios e o coloca em situações trabalhosas, complicadas, é porque Ele sabe que você é capaz de executá-las. Sinta-se honrado por Deus ao passar por lutas e momentos trabalhosos. Deixe-se dirigir por Ele e tudo sairá bem. Aqueles que só amam as pausas suportarão com dificuldade os trechos difíceis, farão "corpo mole", sem perceber que jogam fora todo seu potencial. Não restrinja sua vida às pausas, às férias e aos momentos livres. Se o fizer, vai desperdiçá-la. Assim como a música é o todo, incluindo notas e pausas, também a vida é feita de trabalho e descanso. Sem o trabalho, não fazemos nada de importante com os anos que nos são dados; sem o descanso, não aproveitamos nem celebramos aquilo que construímos. Nem só pausas, nem só correria, há que haver um balanço suave, um equilíbrio de ambos para que a música da vida prossiga harmoniosa e cumpra seu objetivo. Saiba ser grato a Deus por uma e por outra, saiba ser intenso em todos os momentos de sua vida.

LAL


         

* "Aventuras da Bíblia" - série 3