segunda-feira, 1 de agosto de 2022

" Força para ensinar."

 


21 Dias de Oração e Encorajamento.❤️🔥 Leitura Bíblica:
“Filho meu guarda os mandamentos do teu pai,
e não deixa a instrução da tua mãe”
Provvérbios 6.20).

Deus confiou a nós a sublime missão de ensinar nossos filhos. Não é uma tarefa nada fácil. Alguns filhos aprendem e obedecem com mais facilidade, outros são mais obstinados e têm certa dificuldade de assimilar e guardar nossos ensinamentos.

Como nenhum filho é igual a outro, os meus filhos, Jessé Vinícius e Matheus, não fogem desta regra. Desde pequeno o Jessé sempre foi mais inclinado a seguir as instruções, enquanto o pequeno Matheus sempre precisava ouvir uma, duas, três e até centenas vezes uma mesma instrução. Lembro-me de um dia em que ele ainda era criança, eu estava tão cansada e frustrada de repetir várias vezes as mesmas coisas, coisas do tipo: vá escovar os dentes, vá fazer tarefa, arrume sua cama, guarde os brinquedos, não chegue em casa tarde, que falei para o meu esposo: “Desisto, não vou mais falar, não vou mais ensinar.”. Eu estava tão stressada e cansada mentalmente com aquela situação, que eu queria desistir. Mas sabiamente Deus colocou ao meu lado um esposo que tem o dom da paciência. Todas às vezes que dizia: vou desistir de ensinar, esse menino não vai aprender nunca, Ataíde me dizia: Adriana, se você desistir quem é que vai ensiná-lo, quem é que vai instruí-lo para a vida? Arrependida, eu voltava atrás e pedia força a Deus para continuar na minha missão de ensinar, não somente a arrumar o quarto ou a se dedicar nos estudos, mas a instruí-lo para a vida. Instruir nossos filhos para a vida, é um desafio e tanto! Às vezes, sentiremos exaustas e cansadas, mas gastar nossas energias com os nossos filhos é um investimento sem preço!
A Bíblia fala duas vezes sobre o "mandamento" ou instrução da mãe:

"Filho meu, ouve o ensino do teu pai e não deixe a instrução da sua mãe" Provérbios 1.8

“Filho meu guarda os mandamentos do teu pai, e não deixa a instrução da tua mãe” Provérbios 6.20


Indicando que você e eu, como mães, recebemos de Deus a tarefa de ensinar a Palavra de Deus, bem como os valores éticos e morais aos nossos filhos.

Podemos fazer muitas coisas por nossos filhos. Como escrevi no livro Mulheres que Edificam, podemos proporcionar a eles alimentação, saúde e estudo de qualidade, roupas de marca, curso de línguas, brinquedos, celulares… enfim a lista é interminável, pois todos os dias tem um novo eletrônico, um novo brinquedo ou uma nova tecnologia que é o sonho de consumo dos nossos filhos, mas instruir e ensinar os nossos filhos deve ser a nossa maior preocupação e paixão.
Infelizmente muitas mães têm terceirizado a responsabilidade de ensino para as creches, escolas e babás. Elas não têm tempo para gastar com o ensino e a instrução. Ao invés de concentrar a energia naquilo que realmente importa, gastam o seu tempo precioso em busca das coisas para os filhos ao invés de concentrar na formação deles. Como mãe, eu sei o quanto queremos proporcionar aos nossos filhos roupas e calçados de qualidade, uma boa moradia, e tantas outras coisas que eles desejam. Eu sei também que muitas mães são as responsáveis pelas finanças e até pelo sustento da casa, ficando pouco tempo para se dedicar aos filhos. Mas a minha oração é para que Deus te dê estratégia e direção para que você organize seu tempo de maneira que possa cumprir o seu chamado: Instruir os seus filhos para a glória de Deus
Quem sabe minha querida, você está cansada de lutar pelos seus filhos. Sei o quanto é cansativo e exaustivo ensinar os filhos em uma cultura que anda na contra-mão dos princípios da Palavra de Deus. Que querem colocar em xeque a nossa autoridade enquanto pais, dizendo o que devemos ou não devemos fazer. São tantas pressões e cobranças que nos sentimos esmagadas. Mas é nessas horas que precisamos lembrar que somos vestidas de força para sermos a força que os nossos filhos precisam neste mundo tão devastado pelo pecado, por isso não pare de gastar suas energias com eles. Se você está cansada de ensinar, de falar, de instruir e de cuidar não desista, apenas descanse e revigore as suas energias. Lembra que Deus é uma fonte inesgotável de forças? Então, vá até à fonte e deixe o poder Dele revigorá-la.

OREMOS: Pai querido, Nesta hora me coloco em oração diante de ti por essa mãe. Eu oro para que ela não desista do chamado de ensinar, de instruir, de cuidar e amar os seus filhos. Pai querido, quantas mães estão tão cansadas, estressadas, decepcionadas, frustradas e não encontram mais forças para continuar ensinando cuidando, mas Deus revigora a força dessa mãe. A tua Palavra diz que o Senhor dá força ao cansado e multiplica a força daquele que não tem nenhum vigor, por isso eu te peço, restaure as forças, dê a ela vigor para continuar lutando pelos seus filhos. Também oro pelos filhos, dê aos nossos filhos um coração ensinável. Eu te peço todas essas coisas, em nome de Jesus. Amém! 

VERDADE PARA HOJE

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele."

Pv 22:6 I ARC "6 Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças.

7 Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.

Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar."

Deuteronômio 6:5-7 I NVI

[Texto Extraído do Livro Vestida de Força, Autora Adriana de Paula]. Resumo por Cláudia Moreira Freitas. *Mel.Mulheres Que Edificam Lares.*


Nenhum comentário:

Postar um comentário