segunda-feira, 1 de agosto de 2022

"Forças nas Palavras"

 


21 Dias de Oração e Encorajamento* ❤️🔥 Leitura Bíblica:
"A morte e a vida estão no poder da língua;
e aquele que a ama comerá do seu fruto".
Provérbios 18:2

"A palavra tem poder!" Para qualquer mulher cristã, essa expressão “a palavra tem poder” é muito familiar. Sempre ouvimos em nossos cultos e reuniões que a Palavra de Deus é poderosa e que o mundo e tudo que nele há foi criado pela Palavra. Deus disse: “Haja Luz!” e a luz passou a existir. E assim prossegue a narrativa sobre a criação, Deus disse, logo existiu!

No evangelho de João cap.1, vers.1, encontramos O Verbo – “No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." Esse Verbo, Logos no grego significa “a palavra”, assim temos Jesus, o Verbo de Deus, a Palavra presente desde a criação.

Que maravilhoso, como tudo se encaixa, se explica, a Palavra de Deus é um manancial! Mas não apenas as palavras de Deus são poderosas, as nossas também!

Nas Escrituras há muitas passagens sobre o poder da palavra do ser humano e é sobre algumas dessas referências que desejo falar com você minha querida irmã. Você já parou para pensar quantas vezes uma palavra estraga um final de semana? Estraga um dia que preparamos e que deveria ser maravilhoso, alegre, festivo. É isso mesmo, uma palavra. Assim como uma palavra era necessária para curar o servo de um centurião romano cheio de fé em Jesus, uma palavra, muitas vezes, traz morte e não vida.

Como pode uma palavra trazer confusão ao invés de alegria? Trazer doenças, provocar feridas ao invés de curar? Sabe por que isso? Porque as palavras têm poder, se elas não tivessem poder elas não fariam tantos estragos assim, você não concorda? E é um poder tão grande que precisamos aprender a usá-las com moderação.

Em Colossenses cap. 4, vers.6 diz assim: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” Que conselho extraordinário do apostolo Paulo, ele nos instrui que as nossas palavras sejam sempre, e não é, às vezes, mas sempre, agradável, para produzir bem-estar. Paulo ainda nos orienta a temperar essa palavra com sal, ou seja, uma das propriedades do sal é conservar, evitar bactérias que causam doenças e mal-estar. Que Deus nos ajude a ter sempre em nossos lábios uma palavra agradável, e temperada! Observe que não é uma palavra salgada, mas sim no ponto certo: agradável, gentil, amável. Já pensou quantos problemas, brigas e até mesmo separações poderíamos ter evitado se tivéssemos usado a palavra com tempero? É....o poder de vida (alegria) e de morte (tristeza), estão nas palavras.

Talvez você esteja pensando “como é difícil saber como usar a palavra na hora certa e de modo certo!”. Em Tiago 3:2 diz que “todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo”. Tropeçar no uso das palavras é natural do ser humano, somo falhas e nem sempre conseguimos ter sempre essa palavra agradável e temperada, mas se conseguirmos nos exercitar em mais agradecer do que reclamar, se conseguirmos exercitar o mais elogiar do que criticar, estaremos no caminho certo para alcançarmos “a estatura de varão perfeito” e fortalecidas para refrear outros impulsos em nossas vidas. Que linda imagem nos vem a mente quando lemos Provérbios, 25:11 "Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo." Se não chegou o tempo de falar, cale-se. Muitas vezes algo é verdadeiro, deve ser falado, mas espere o tempo.

Exercitemos com palavras saudáveis ou ainda, se não a tivermos, melhor manter o silêncio que como diz o ditado “o silêncio, muitas vezes, fala mais do que mil palavras”.

Minha amada que sejamos como a mulher de Provérbios 31:26 “abre a boca com sabedoria, e a lei da beneficência está na sua língua.” Que o senhor nos ajude a abrir a nossa boca com sabedoria, pois nas nossas palavras está o poder de edificar ou derrubar, uma vida, uma família, um ministério. Querida, seja fortalecida nessa hora para usar sempre a Força, o poder das palavras para o Bem!

OREMOS:

Pai de amor, neste momento oro por essas amadas irmãs que me ouve, e que decidiram, depois desse devocional, entregar o comando da sua boca ao Senhor Jesus! Peço a ti, Verbo Divino que as conduzam em amor, paciência e mansidão para responderem, seja em qualquer situação, com a tua graça, pois tu nos deste o exemplo de como responder às afrontas, muitas vezes com o silêncio. Ajude as suas filhas a se calarem, quando necessário, e deixar o Senhor falar por elas. Fortaleça-as a cada dia com a tua Palavra que tem respostas para nossos conflitos e dificuldades como mulheres cristãs. Encha-as de desejo de ler e estudar a tua palavra, pois ela é uma fonte de vida, pois a tua palavra traz vida! Em nome de Jesus, amém!  

VERDADE PARA HOJE

"As palavras do mexeriqueiro são como doces bocados; elas descem ao íntimo do ventre." Provérbios 18:8

"Do fruto da boca de cada um se fartará o seu ventre; dos renovos dos seus lábios ficará satisfeito.

Provérbios 18:20 Como maçãs de ouro em salvas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo."

Pv 25: 11.

     "E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai."

João 1:14Texto produzido por irmã Por Keila Rodrigues.

Resumo por Cláudia Moreira Freitas. *MEL- Mulheres Que Edificam Lares.*


Nenhum comentário:

Postar um comentário