Chamados para missão de fazer profundas mudanças nessa geração
Para meditar e orar
“O discípulo não está acima do seu mestre,
nem o servo acima do seu senhor.
Basta ao discípulo ser como o seu mestre,
e ao servo como o seu senhor.”
(MATEUS 24-25)
O discípulo deve ser como seu mestre...
Seguir os teus exemplos.
Nós como servos de Deus temos um modelo a seguir que é Cristo,
Nós como servos de Deus temos um modelo a seguir que é Cristo,
sendo assim temos que produzir frutos como diz em João 15:16,
o próprio foi quem nos escolheu
tamanha a nossa importância como cooperadores de sua obra,
Jesus é nosso padrão
e nós ocupamos uma posição ímpar nos teus planos.
Filipenses 2:5-11
Filipenses 2:5-11
"JESUS NOSSO EXEMPLO"
"NÃO JULGOU COMO USURPAÇÃO SER IGUAL A DEUS:
não pensou em si além do que convinha.
ESVAZIOU-SE:
ESVAZIOU-SE:
despojou-se do ego, desconsiderou-se.
ASSUMIU A FORMA DE SERVO:
ASSUMIU A FORMA DE SERVO:
sem escolhas, sem horários, com consciência de pertencer ao outro, obedecendo a restrições.
HUMILHOU-SE:
HUMILHOU-SE:
não buscou honra, glória e louvor dos homens para si, abriram mão de ser considerado.
OBEDECEU ATÉ A MORTE:
OBEDECEU ATÉ A MORTE:
escolher nunca dizer não a Deus, sob hipótese nenhuma. Sua obediência foi absoluta.
E MORTE DE CRUZ:
E MORTE DE CRUZ:
morreu p/ vontade própria, viveu p/ servir, assumiu a culpa e sofreu o dano.
I-CARACTERÍSTICAS DO MINISTRO INFANTIL
· Ser crente;
· Ter vida devocional;
· Ter conduta exemplar;
· Amar as crianças;
· Conhecer os alunos;
· Aceitar a criança como ela é;
· Ser sensível às necessidades das crianças;
· Inspirar confiança e amor;
· Ser responsável e criterioso no preparo;
· Se assíduo e pontual;
· Ser sincero e imparcial;
· Ser calmo e seguro;
· Ser alegre e compreensivo;
· Ter visão do trabalho.
· Ter vida devocional;
· Ter conduta exemplar;
· Amar as crianças;
· Conhecer os alunos;
· Aceitar a criança como ela é;
· Ser sensível às necessidades das crianças;
· Inspirar confiança e amor;
· Ser responsável e criterioso no preparo;
· Se assíduo e pontual;
· Ser sincero e imparcial;
· Ser calmo e seguro;
· Ser alegre e compreensivo;
· Ter visão do trabalho.
II-REQUISITOS DO MINISTRO INFANTIL
1-Preparo:
Espiritual, 1pe 3.15.É se cheio do ESPÍRITO SANTO,
controlado e movimentado pelo Espírito.
Intelectual (cultura geral);
Social (apresentação pessoal);
Físico (estado saudável).
Intelectual (cultura geral);
Social (apresentação pessoal);
Físico (estado saudável).
2-Paciência:
É o mesmo que longaminidade;
É fruto do Espírito Santo;
O nosso Deus é Deus de paciência, Rm 15.5;
É preciso ter muita paciência.
É o mesmo que longaminidade;
É fruto do Espírito Santo;
O nosso Deus é Deus de paciência, Rm 15.5;
É preciso ter muita paciência.
3-Amor e dedicação:
É o serviço da melhor maneira, Ec 9.10.
É o zelo no trabalho; zelo com entendimento, Rm10.
É o serviço da melhor maneira, Ec 9.10.
É o zelo no trabalho; zelo com entendimento, Rm10.
III-ATITUDES DO MINISTRO INFANTIL
O líder deve ser carinhoso, porém firme.
NÃO SEJA PARCIAL.
O critério deve ser o mesmo para todas as crianças.
Lembre o grande valor dos elogios,
Lembre o grande valor dos elogios,
evitando críticas ao máximo e elogiando as atitudes e ações certas.
Nunca envergonhe a criança com gritarias.
Nunca envergonhe a criança com gritarias.
Use uma voz suave e meiga.
Desça ao nível da criança,
para conversar com ela.
Evite conversar com outros adultos durante a aula.
Converse com as crianças
Converse com as crianças
e incentive a conversa delas.
Dê atenção individual às crianças,
Dê atenção individual às crianças,
participando nas suas brincadeiras
e atividades.
Seja educado,
Seja educado,
respeitando a criança com palavras como:
”Por favor”,
“obrigado”,
”desculpe”,
etc.
Ser criativo quando estiver preparando as atividades para criança.
De vez em quando é necessário dizer não.
Fale sobre as ações e não sobre a personalidade da criança.
Ser criativo quando estiver preparando as atividades para criança.
De vez em quando é necessário dizer não.
Fale sobre as ações e não sobre a personalidade da criança.
IV-PERGUNTAS PARA REFLETIR
1. Tenho uma experiência de fé em Cristo como meu Salvador?
2. Para mim a Bíblia é a palavra de Deus
2. Para mim a Bíblia é a palavra de Deus
e sinto a necessidade de compartilhar sua verdade com as crianças?
3. Estou pronto a modificar meu modo de falar
3. Estou pronto a modificar meu modo de falar
para que as crianças possam entender a Bíblia, em seu nível de compreensão?
4. Sou uma pessoa equilibrada que pode agüentar as artes das crianças sem ficar nervoso?
5. Tenho certa habilidade em organizar, planejar, estudar e cooperar com outros?
6. Estou disposto a continuar aprendendo mais e mais sobre as crianças, para ensinar melhor?
7. Tenho prazer em estar com as crianças e verdadeiro interesse em suas vidas individuais?
8. Outras pessoas estão me incentivando a trabalhar com crianças porque reconhecem meu talento e disponibilidade?
AUTORIA: MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.
PESQUISAS :APOSTILA DE LÍDERES DA APEC E TREINAMENTO P/ LÍDERES
4. Sou uma pessoa equilibrada que pode agüentar as artes das crianças sem ficar nervoso?
5. Tenho certa habilidade em organizar, planejar, estudar e cooperar com outros?
6. Estou disposto a continuar aprendendo mais e mais sobre as crianças, para ensinar melhor?
7. Tenho prazer em estar com as crianças e verdadeiro interesse em suas vidas individuais?
8. Outras pessoas estão me incentivando a trabalhar com crianças porque reconhecem meu talento e disponibilidade?
AUTORIA: MARCIA DANIELA LOPES CORRÊA.
PESQUISAS :APOSTILA DE LÍDERES DA APEC E TREINAMENTO P/ LÍDERES
de
http://infantilebenezerjp.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário