Se existe um sentimento que perturba o coração das mães é a culpa. Culpa por não achar que vai dar conta, por não saber entender o choro do bebê, por não sentir que é boa o suficiente, por não se dedicar o quanto gostaria. ahhhh, a culpa.
Toda mãe é como um marinheiro de primeira viagem. Você já viu um marinheiro que viaja pela primeira vez, não errar, nem que seja uma parte da rota? Pois é... assim como ele tem o direito de errar, nós também! Criar filhos é como um grande mar desconhecido. Aprender a navegar pode levar anos. A medida que vamos tendo as nossas experiências, vamos aprendendo e amadurecendo com a vida. Os filhos são uma escola.
Nós mamães nos cobramos demais e queremos ser perfeitas. Mães perfeitas não existem! Existem mães reais! Mães perfeitas só existem nos filmes de romance. Mães reais são forjadas no dia a dia, em meio às dificuldades, enquanto atravessam uma madrugada do hospital cuidando do filho. Enquanto enfrentam um diagnóstico ruim.
Mães reais também choram por corrigir excessivamente, por achar que não brincaram o suficiente, por estarem cansadas, ou porque tiveram que trabalhar fora a maior parte do tempo.
Mães reais se desdobram em dez para levar o filho na escola, arrumar a casa, colocar a roupa na máquina, lavar banheiro e ainda ficar linda e cheirosa na mesa aguardando a família para almoçar.
Mães reais também choram escondido pelas diversas renúncias que fizeram e que talvez, nunca mais terão o que renunciaram de volta.
A grande recompensa dessas mães reais é ver o sorriso no rosto de seus filhos. É receber um abraço e um muito obrigado. É saber que todo esforço valeu a pena. É ouvir um simples eu te amo no meio de um dia atarefado. É saber que enquanto nos culpamos e tememos pelo futuro dos nossos filhos, eles aprendem, crescem, amadurecem e levam um pedacinho de tudo aquilo que ensinamos como um legado para seus filhos. Não há recompensa maior do que esta. Então, o que acha de ser simplesmente uma mãe real e deixar a culpa de lado? Você está fazendo o seu melhor. Que você tenha um dia das mães leve! Que o amor de Deus te abrace e te diga baixinho: você é forte! Feliz dia das mães reais!
@janacastro.oficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário