Saber que Deus nos protege e que devemos honrá-lo.
[Como esta semana temos duas histórias importantes na lição, temos a opção de escolher entre contar as duas ou uma só. Se as crianças forem muito pequenas é melhor ficar só com uma. A primeira história começa no primeiro parágrafo e termina com a derrota de Senaqueribe. A segunda começa com as palavras “Um dia, o rei Ezequias adoeceu...”. Para cada uma há um verso diferente, assim como as outras atividades (Conquistando a Atenção, Aplicando e Contando aos outros). Se Caso escolha contar as duas histórias, será necessário escolher apenas uma opção de cada atividade.]
VERSO PARA MEMORIZAR:
Opção 1:
“O que confia no Senhor
será posto em alto retiro.”
Provérbios 29:25.
Opção 2:
“Que em tudo Deus seja glorificado”.
1 Pedro 4:11.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: Opção B: relógio de sol;
Lição: maquete ou cenário, relógio de sol, envelope de carta ou papel de dobrado;
Revisando: coroa;
Memorizando:
Opção 1: 1 bonequinho de plástico (dos de festa), uma torre pronta de Contanto aos Outros, opção 1;
Memorizando (Opção 2):visuais com o verso no formato de relógio;
Revisando:
Contando aos Outros
(Opção 1): Torre de papelão;
(Opção 2): relógio de sol.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Parte 1 (maquete): Usar a mesma maquete da lição anterior, com os dois reinos (Judá e Israel).Fazer vários ídolos de papel, colá-los em palitos e espetá-los no cenário, no momento adequado. Os ídolos também podem ser pequenos bonecos. O templo deve ter alguma porta para ser aberta e fechada. O exército assírio pode ser feito de silhuetas (aqui) coladas em prendedores de roupa e presos a uma régua ou tira de papelão.
Parte 2 (cenário ou maquete): Se for um cenário, colocar um edredon com almofadas no chão, para ser a cama de Ezequias. Ter também a sala do trono (uma cadeira coberta com tecido bonito) e vários “tesouros” (caixa com moedas de cartolina dourada, tecidos dourados, objetos encapados com papel dourado,etc.). Para uma maquete, fazer os mesmos itens em tamanho reduzido, usando caixas e bonecos ou silhuetas.
Relógio de sol: Imprimir a figura abaixo. Cortar nas linhas grossas e dobrar nas linhas pontilhadas.
Ou, para uma explicação mais detalhada, acesse à internet nos seguintes sites.
http://sundial.damia.net/vertical/relogiodesol.html
Memorizando (opção 1): uma torre pronta igual à de Conquistando a Atenção (opção 1)
Memorizando (opção 2): Dividir uma cartolina em quatro partes. Desenhar um relógio em cada parte. Escrever uma parte do verso em cada relógio.
Contando aos outros:
OPÇÃO A: Preparação - Um tubo de papelão (de papel higiênico) e um círculo de papel cartão no diâmetro do tubo para cada criança.
Fonte das imagens: www.materiaincognita.com.br/carrinhos-de-corrida-com-tubos-reciclados-de-papel-higienico/#axzz2PyHBQ8li
Colar o círculo de papel cartão em uma das aberturas do tubo de papelão, para fechá-la.
Para a borda da torre, cortar uma tira de papel cartão ou EVA, no formato figura da figura abaixo, em tamanho suficiente para contornar a torre. Escrever nessa borda, o verso para memorizar da Opção1.
Opções de preparo: as crianças poderão pintar o tubo de papelão com tinta guache. Depois, podem colar a borda da torre com o verso.
Fonte da imagem: espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/08/brinquedos-de-sucata-polvo-binoculo-e.html
Se preferir, com antecedência, cortar pedaços de papel ou EVA colorido no tamanho do tubo para que as crianças o encapem e colem a borda e o verso.
Ou, ainda, entregar o trabalho já pintado ou encapado, para que elas penas colem a borda da torre. As variações podem ser muitas.
Abaixo, algumas figuras de castelos. Observar a torres para inspirar-se nelas.
Fonte da imagem: coisasdepro.blogspot.com.br/2012_04_17_archive.html
Fonte da imagem: espacoeducar-liza.blogspot.com.br/2012/08/brinquedos-de-sucata-polvo-binoculo-e.html
Opção B: Imprimir uma figura do relógio de sol para cada criança (ver Como Preparar os Recursos Necessários). Ou usar a técnica sugerido na internet:
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Opção A: [Se as crianças souberem ler, fazer onze traços na lousa, um para cada letra do nome Senaqueribe. Brincar de “forca”, com as crianças, que devem sugerir letras para colocar nos espaços até que o nome esteja completo. Dizer:] Este é um nome grande e difícil. Quero ver quem consegui dizê-lo sem errar. [Dar tempo para as respostas.] Na história de hoje teremos uma pessoa que tem esse nome, bem grande, e que vai passar por uma coisa muito grande também. Essa coisa cabe aqui nestas linhas.[Fazer oito linhas na lousa.] Vamos ver se conseguimos adivinhar durante a história? Opção B: [Mostrar vários relógios diferentes (podem ser figuras de relógios). Perguntar para que servem os relógios e se alguém ali sabe dizer as horas. Dizer:]Na história de hoje veremos um relógio que é diferente de todos estes e poucas pessoas sabem olhar as horas nele. Se vocês querem conhecer esse relógio, prestem atenção.
APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Dizer:] Houve um rei em Judá que não dava a menor importância para as coisas de Deus. Ele se chamava Acaz e era muito malvado. Ele adorava ídolos e os espalhou por todo o país e até dentro do templo de Deus! [Colocar os “ídolos” pela frente da sala e dentro do templo.] Foi tão abusado que chegou ao ponto de mandar fechar o templo e deixou que ele ficasse bagunçado e sujo, para que ninguém fosse lá adorar ao Senhor.[Fechar a porta do templo e jogar sujeira nele.]
Depois que ele morreu, Ezequias, seu filho se tornou rei. [Colocar Ezequias sobre o trono.] Mas, por incrível que pareça, ele não foi ímpio como seu pai. Pelo contrário, ele resolveu fazer uma reforma na religião do páis: destruiu os ídolos [amassar ou quebrar os ídolos], mandou abrir o templo de novo e tirar toda a sujeira de lá [abrir o templo e tirar a sujeira]. Ele também enviou mensageiros por todo o reino de Judá e também em Israel, convidando o povo para celebrar a Páscoa porque eles não faziam isso há muito tempo. [Imitar um mensageiro à cavalo ou pedir que uma criança o faça. “Descer” do cavalo e se dirigir às crianças, entoando a voz como fazendo um anúncio:] “Povo do reino de Israel. O rei de Judá convida a todos vocês para virem a Jerusalém, celebrar a festa da Páscoa, como manda o Senhor.” A maioria do povo de Israel tinha esquecido a Lei de Deus e adorava ídolos. Por isso, não levaram a sério o convite do rei e ainda riram dos mensageiros. [As crianças devem dar de ombros e rirem do mensageiro.] Mas muitos deles vieram à festa em Judá e aprenderam acerca de Deus. [Levar algumas crianças para a frente da sala.] E gostaram tanto que resolveram ficar mais uma semana ouvindo os sacerdotes lerem o livro da Lei. [Abrir a Bíblia e ler um pedacinho dos dez mandamentos.] Depois de ouvirem toda a lei, o povo percebeu que eram muito pecadores. E foram ficando muito tristes por isso. Então, oraram a Deus confessando seus pecados e pedindo perdão. [As crianças que estão à frente devem se ajoelhar, com os rostinhos tristes.] O resultado disso é que eles sentiram tristeza pelos seus pecados e confessaram tudo que haviam feito de errado a Deus. Deus ouviu suas orações e os abençoou. [As crianças se levantam, alegres, e voltam para seus lugares.] Ezequias ficou muito feliz com isso.
Quando Ezequias se tornou rei em Judá, os assírios haviam dominado o reino de Israel e tomado Samaria, a capital. Agora, eles resolveram atacar Jerusalém. Quando chegou a notícia de que o rei da Assiria, chamado Senaqueribe, estava vindo, o povo ficou com muito medo. Mas Ezequias animou todo mundo. Ele disse [fazer uma voz encorajadora]: “Não tenham medo desse exército tão grande. Quem está conosco é muito maior. Eles contam com os homens, mas nós temos o nosso Deus para lutar por nós.” Com isso o povo ficou animado, mas não por muito tempo. Quando o exército inimigo estava ainda longe, todos entraram em Jerusalém e fecharam as portas. O rei Senaqueribe mandou, então, seus mensageiros lá, para amedrontarem os israelitas. Eles gritaram bem forte para todo o povo ouvir [Imitar alguém gritando:]“Vocês estão confiando no Deus de vocês, mas ele não pode vencer a Senaqueribe. Se entreguem antes que as coisas fiquem piores.” Eles também mandaram cartas zombando e desrespeitando a Deus. Quando ficou sabendo disso, Ezequias ficou muito triste. Para mostrar sua tristeza, tirou suas roupas de rei e, como era o costume na época, vestiu uma roupa de saco e jogou cinza sobre cabeça. [Tirar o manto, vestir outro, de TNT escuro e furado e jogar um pouco de talco na cabeça.] Ele pegou aquelas cartas e as levou até o templo para orar ao Senhor. [Ajoelhar-se e colocar as cartas no chão.] Ele mostrou as cartas e orou com muita sinceridade, quase chorando[fazer uma voz de súplica]: “Oh! Senhor, nosso Deus, eu te suplico, livra-nos dos nossos inimigos, para que todos saibam que só tu és Senhor.” Deus mandou a resposta através do profeta Isaías. Ele disse que havia atendido a oração de Ezequias e não deixaria que o rei Senaqueribe tomasse Jerusalém. Mas como poderia acontecer isso? O exército de Israel era bem pequeno e da Assiria era enorme! Para Deus isso não era problema. O anjo do Senhor passou aquela noite pelo acampamento dos assírios e matou cento e oitenta e cinco mil deles. No outro dia o rei Senaqueribe estavapraticamente sem exército nenhum. Ele teve que voltar todo envergonhado para sua terra e deixar os israelitas em paz.
Um dia, o rei Ezequias ficou de cama, muito doente. O profeta Isaías foi visitá-lo e trouxe uma mensagem de Deus para ele [falar com voz amável]: “Coloque as suas coisas em ordem e prepare-se porque você vai morrer.” Isaías saiu e o rei virou o rosto para a parede e começou a orar [imitar uma voz chorosa]: “Ó, Senhor, lembre-se de que eu tenho servido ao Senhor de todo o meu coração e feito direitinho tudo que o Senhor manda.” E ele chorou, chorou.
Antes que o profeta Isaías saísse do palácio, Deus mandou que ele voltasse a Ezequias e lhe dissesse para colocar uma pasta de figo na ferida e ele ficaria bom. O rei ficou contente, mas pediu um sinal a Deus de que isso realmente iria acontecer. Naquele tempo, não existiam relógios como os de hoje. As pessoas sabiam as horas pelo sol. O relógio era assim: tinha um pino que fazia sombra. Em volta do pino estavam marcadas as horas. Durante o dia, a sombra do pino apontava as horas. Ela sempre ia de um lado para o outro e nunca voltava para trás, porque o sol nunca voltava. Para mostrar o seu poder, Deus mandou que o sol voltasse um pouquinho para trás e a sombra do relógio de sol voltou também. No mundo inteiro, quem tinha relógio de sol ficou admirado e se perguntando como aquilo poderia acontecer.
O rei Ezequias realmente ficou curado da doença e a notícia de como isso tinha acontecido se espalhou por toda parte. Alguns visitantes de Babilônia, vieram visitar Ezequias para entender o que havia acontecido. Eles trouxeram presentes e uma carta de seu rei. Ele queria aprender mais sobre o Deus que havia curado Ezequias e feito o sol voltar. Essa era uma ótima oportunidade para Ezequias ser missionário, não é mesmo? Mas quando ele viu os presentes e a carta do rei, ficou todo vaidoso e se esqueceu de dar glória a Deus. Ao invés disso, ele começou a se mostrar para os visitantes. Ele os levou para conhecer todos os tesouros que ele possuía, todo orgulhoso disso. Que tolice. Sabem o que aconteceu? Os visitantes voltaram para seu país e contaram para o rei sobre todo o ouro e prata que viram no palácio. O rei de Babilônio gostou muito de ouvir isso. Ele pensou [esfregar as mãos uma na outra, e falar com tom de esperteza]: “Um dia desses eu vou atacar Jerusalém e trazer para mim todos esses tesouros!”
Enquanto isso, no palácio de Ezequias, o profeta Isaías perguntou ao rei o que ele tinha dito aos visitantes. Ele disse que tinha mostrado todas as suas riquezas, sem esconder nada. Isaías, então, o repreendeu, dizendo [fazer uma voz de repreensão]: “Ó, rei, se aqueles homens ouvissem falar do verdadeiro Deus, poderiam ser salvos. Mas como você preferiu mostrar suas riquezas para ser admirado, fique sabendo que eles virão aqui para roubar todas essas riquezas.” Ao ouvir isto, Ezequias ficou tomado de remorso. Então, ele pediu perdão e se humilhou diante de Deus. O Senhor, então, não permitiu que essas coisas acontecessem enquanto ele ainda estava vivo.
MEMORIZANDO:
Opção 1: [Mostrar a torre, colocar um bonequinho em cima dela e dizer:]Antigamente, quando as pessoas estavam em perigo, se escondiam em lugares altos como uma montanha ou uma torre. Assim, os inimigos não os encontravam nem os atingiam. Quando Ezequias viu o perigo, buscou a ajuda do Senhor e o perigo não o atingiu, como se ele estivesse em um lugar alto. E é isso que acontece com quem confia no Senhor. É como se estivesse escondido em um lugar alto e o mal não o alcança. É o que a Bíblia diz: [Ler o verso na Bíblia.] Vamos memorizar esse lindo verso? [Repetir o verso várias vezes, usando os gestos abaixo:]
Mas o que confia no Senhor será posto em alto retiro - [juntar as mãos como se fosse orar, apontar as mãos para cima.]
Provérbios 29:25 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]
Opção 2: “Que em tudo Deus seja glorificado”. 1 Pedro 4:11. Ezequias quis mostrar aos visitantes o seu próprio poder e se esqueceu de falar do grande poder de Deus. Esse foi um erro terrível. Nosso verso para memorizar de hoje nos ensina que precisamos falar do poder de Deus e não do nosso. Para não esquecermos disso, como Ezequias esqueceu, vamos memorizar esse verso. [Mostrar o visual com o verso e recitá-lo inteiro por três vezes. Esconder uma parte recitá-lo novamente. Continuar escondendo as outras partes e recitando o verso completo até que todas as partes tenham sido escondidas e as crianças recitem o verso de memória.]
REVISANDO:
Opção 1: [Mostrar uma torrezinha e um bonequinho. Fazer a pergunta. Se a criança acertar, o boneco será colocado em alto refúgio. Se errar, ele não ficará protegido. Fazer o mesmo com as outras crianças.]
Opção 2: [Chamar uma criança para ser Ezequias e outra para ser Isaías. Ezequias deve ficar deitado (ou sentado) em um lado da sala e Isaías em pé, do outro lado, de costas para Ezequias. Fazer as perguntas. Se as crianças acertarem Isaías deve se voltar para Ezequias. A cada resposta certa Isaías deve aproximar-se mais de Ezequias. Se houver uma resposta errada, ele deve voltar as costas para Ezequias. Organizar as perguntas para que Isaías termine junto de Ezequias e lhe diga que será curado.]
APLICANDO:
Opção 1: [Chamar duas crianças e dar-lhes tarefas que não conseguirão realizar sozinhas (por exemplo, tocar a mão no teto sem usar escada ou outro objeto, ir de um lado ao outro da sala com apenas um salto. Deixar que tentem e depois dizer que elas só conseguirão fazer isso com ajuda de alguém. Chamar alguns ajudantes e erguer a criança para que toque o teto e, segurando a outra no colo, levá-la de um lado ao outro da sala. Dizer:] Há coisas que não ainda tentarmos fazer sozinhas. Não vamos conseguir mesmo. Quando recebeu as cartas do rei Senaqueribe, Ezequias pensou que conseguiria resolver tudo sozinho? A ajuda de quem ele procurou? Como ele se aproximou de Deus, mandando ou pedindo? Ele sabia que só Deus tinha poder para salvá-lo. Por isso ele se humilhou diante de Deus, confiou em sua promessa e foi protegido. Quando estamos em problemas a quem devemos pedir ajuda? Como devemos nos aproximar de Deus? Deus hoje tem menos poder que no tempo de Ezequias? Então, vamos confiar nEle.
Opção 2: [Dizer:] Ezequias ficou tão vaidoso ao receber o presente dos visitantes que se esqueceu que o motivo da visita deles era o milagre que Deus tinha feito. E isso de querer se mostrar trouxe problemas terríveis sobre seu país. Mas isso pode acontecer com qualquer um de nós, se nos esquecermos que Deus deve ser glorificado e não nós. Eu vou dar alguns exemplos aqui. Se eu falar de alguém que está se mostrando, digam o verso para memorizar. Se eu falar de alguém que está glorificando a Deus, digam: “Deus seja louvado!”
A) Ana gosta de cantar músicas que mostrem a beleza de sua voz mesmo que não agradem a Deus. [“Que em tudo Deus seja glorificado”.]
B) As amigas de Juliana elogiaram sua roupa nova. Ela disse que era grata a Deus por que sua mãe era boa costureira. [Deus seja louvado.]
C) Marcos sempre convida seus amigos para brincar em casa, mas nem se lembra de convidá-los para ir à igreja. [“Que em tudo Deus seja glorificado”.]
D) Carlos mostrou seu carrinho de controle remoto para os amigos, mas não esqueceu de dizer que o ganhou porque Deus deu um emprego melhor a seu pai. [Deus seja louvado.]
CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Entregar o material da torre para as crianças prepararem. Quando o trabalho estiver pronto, entregue um bonequinho de festa para cada criança e ensine-as a colocá-lo sobre a torre, enquanto menciona o verso para memorizar 1.]
Opção 2: [Para crianças muito pequenas, entregar o relógio já recortado, para que elas o pintem. As crianças maiores podem recortá-lo sozinhas. Ajudar as crianças a dobrarem o relógio, formando o ponteiro. Lembrá-las de usar o relógio para compartilhar a história de hoje.]
de
http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário