OBJETIVO:
Mostrar a importância da união para a felicidade da família.
VERSO DA LIÇÃO:
“Nações e reis nascerão de ti.”
Gênesis 35:1.
VERSO OPCIONAL:
“Como é bom ...
quando os irmãos convivem em união!”
Salmo 133:1.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: cópias de figuras coloridas e em preto e branco;
Lição: escolher uma das opções de visuais abaixo, coração mau, coração bom, coração triste (abaixo), balão (de preferência em formato de coração), túnica pequena dentro de uma caixa de presentes (opcional);
Memorizando: verso opcional - visual da túnica;
Revisando: túnica de José em cartaz;
Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Personagens (opção 1) - Encapar doze rolos de papel higiênico ou fazer rolos com papelão canelado, cuidando para que o personagem de José tenha roupa colorida e os outros, roupa escura. Fazer os rostinhos em círculos de cartolina e colar nos rolos (ver figuras abaixo).
opção 2) - Fazer cópias das figuras das páginas abaixo. Ampliar para o tamanho desejado. Colar em papel cartão e colorir. Colar um pedaço de palito de churrasco atrás de cada figura. Espetar as figuras em pedaços de sabão para mantê-las em pé (ver foto abaixo).
Exemplo de túnica dentro da caixa de presente.
Opção 3 - figuras: baixar as figuras coloridas do blog evangelismoinfantil.blogspot.com. Atrás, colar entretela, lixa, feltro ou pedacinhos de lã de aço (Bombril) para fixá-los no flanelógrafo. Ou colar em cartolina e ir mostrando os cartazes.
Opção 4 - cenário com cartazes: Fazer um círculo com isopor e encapá-lo com papel pardo. Encapar três retângulos de isopor encapados com papel e azul para montar as partes do cenário como na figura abaixo. Colar as figuras baixadas da internet em papel cartão ou retângulos de isopor.
Memorizando:
Em cartolina, ampliar a figura abaixo e recortar José e os pedaços da túnica. Pintar cada pedaço com uma cor diferente. Colar rolinhos de fita crepe atrás de cada pedaço (usar a fita crepe Adelbrás, que não danifica o material). Se quiser, algo mais prático, ampliar a figura em entretela sem adesivo (ou feltro), usando caneta permanente. Colorir com giz de cera. Usar a figura no flanelógrafo.
Revisando:
Fazer uma cópia ampliada da figura de José acima. Recortá-la e fixá-la na parede com fita adesiva. Recortar vários pedaços de papel colorido para serem colados na figura.
[Mostrar várias impressões de figuras em preto e branco e coloridas. Perguntar:] Quais dessas impressões vocês acham que são mais bonitas, as coloridas ou as que estão em preto e branco? [Dar tempo para as respostas.] Quais vocês acham que ficam mais caras, as coloridas ou as que estão em preto e branco? [Dar tempo para as respostas.] Em nossa história de hoje vamos ter uma coisa colorida que custou caro em muitos sentidos. Prestem atenção!
APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Usar os visuais escolhidos para contar a história seguindo a lição. Dizer:] Jacó tinha doze filhos [Colocar os visuais dos filhos de Jacó, uma a um, conforme for nomeando-os.] Rubem, Simeão, Levi, Judá, Issacar, Zebulom, Dã, Naftali, Gade, Aser, José e Benjamim. Os dez irmãos mais velhos eram muito ciumentos e encrenqueiros. Viviam criando confusão. O coração deles era assim. [Mostrar o coração mau.] José era um rapaz muito obediente e Benjamim era uma criança pequena ainda. Infelizmente, como Jacó amava muito a Raquel, ele tratava melhor os dois filhos dela, José e Benjamim, principalmente depois que ela morreu. Jacó não devia fazer isso porque isso fez crescer o ciúme no coração dos outros irmãos. [Encher um pouco do balão.]
Além de ser filho da esposa predileta de Jacó, José também era um rapaz muito educado e obediente. Ele não vivia se metendo em confusões, como os irmãos maiores, e cuidava bem de Benjamim, que ainda era muito pequeno. O coração dele era assim. [Mostrar o coração bom.] Por isso, Jacó o elogiava muito diante dos outros irmãos e eles ficavam muito aborrecidos com aquilo e a raiva deles aumentava mais.[Encher um pouco mais o balão.] Por outro lado, quando os irmãos faziam alguma coisa errada, José tentava corrigi-los e, se não conseguia, contava tudo para o pai e eles levavam a maior bronca. Assim, a raiva deles por José crescia cada vez mais [Encher o balão um pouco mais]. Para piorar as coisas, um dia Jacó deu uma túnica muito bonita, toda colorida para José. [Opcional - Mostrar a caixa de presentes, abri-la e mostrar a túnica.]Os irmãos olharam para suas roupas simples e se encheram de inveja de José. Nenhum deles tinha ganhado uma roupa tão bonita assim. Quanta raiva eles sentiram de José! Ah! Se eles pudessem se livrar dele, fariam isso na mesma hora. E a raiva deles ficou maior ainda. [Encher o balão um pouco mais.] Toda aquela raiva acabava trazendo brigas e a casa de Jacó estava sempre em confusão. Que triste era aquele lar. Sábado que vem veremos o que aconteceu com toda essa raiva.
[Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensiná-lo, usando os gestos como estão descritos na lição:]
Nações e reis - Abrir e fechar as duas mãos. Fazer uma coroa na cabeça usando as duas mãos;
Nascerão de ti - levar as mãos do ventre até o alto;
Gênesis 35:11 - desabrochar uma flor e formar um livro.
MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional):
“Como é bom ...
quando os irmãos convivem em união!”
Salmo 133:1.
[Ler o verso na Bíblia e dizer:] Os irmãos de José viviam em brigas e discussões. Eles eram desunidos. Vejam o que acontece com uma família é desunida. [Dar um cordão fino para uma criança e pedir que ela o quebre. Dizer:] Quando há brigas e desunião, todos sofrem, todos ficam fracos. Mas quando uma família está unida todos ficam fortes. Vejam. [Dobrar o cordão diversas vezes e pedir que a mesma criança quebre os cordões unidos.Dizer:] Quando todos são amáveis, gentis e vivem unidos, cuidando uns dos outros, a família fica forte, como os cordões dobrados, e é uma família feliz. Vamos memorizar o verso de hoje para lembrarmos de sermos unidos e vivermos bem dentro de casa.
[Pedir que quatro crianças segurem o cartaz com o verso. Recitá-lo com as crianças por três vezes. Depois, mostrar as partes do verso e pedir que uma criança monte o verso no visual, unindo as partes. Em seguida, recitar o verso novamente. Se necessário, pode-se embaralhar novamente as peças e pedir que outra criança coloque-as no lugar certo. Enfatizar que é preciso unir as peças para o verso fazer sentido, assim como é preciso que os irmãos vivam em união para a família ser feliz.
REVISANDO:
[Fazer uma pergunta. A criança que acertar poderá colar um pedaço de papel colorido na túnica de José.]
APLICANDO:
[Dizer:] Quando José ganhou sua túnica colorida, os irmãos de José ficaram com muita inveja dele. Com a inveja veio também o desrespeito. Uma das coisas que mais trás desunião entre os irmãos é a falta de respeito. Vou dizer algumas frases. Se o que eu falar for algo que demonstre respeito e amor, vocês devem dizer: “respeito” e unir as mãos de vocês. Se o que eu falar for algo que demonstre desrespeito, vocês devem dizer “desrespeito” e separar as mãos.
Partilhar, dividir, o que temos com nossos irmãos ou amiguinhos.
Invejar as coisas dos outros.
Esperar a vez.
Bater, chutar, empurrar, etc.
Conversar com educação.
Xingar.
Chamar a mamãe se não conseguir resolver sozinho.
Brigar.
Gritar.
Cuidar bem das coisas dos outros.
[Dizer:] Ninguém quer ter uma casa cheia de brigas como a de Jacó. Então, vamos fazer a nossa parte: nada de gritar, xingar, empurrar, e ser egoísta. Vamos ser muito educados e bondosos, mostrando respeito e consideração por todas as pessoas da nossa família. Assim nosso lar será feliz e unido.
CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar as cópias da atividade para cada criança. Se elas forem muito pequenas, entregar tudo recortado e ajudá-las a montar o quebra-cabeça. Depois, elas devem colorir cada parte com uma cor diferente. Incentivá-las a usar sua atividade para contar a outros a história de hoje.]
de
http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário