quarta-feira, 6 de setembro de 2017

"Jesus cura um cego de nascença"

João 9



Jesus ia caminhando quando viu um homem que tinha nascido cego. 
Os seus discípulos perguntaram: —Mestre, por que este homem nasceu cego? Foi por causa dos pecados dele ou por causa dos pecados dos pais dele?


Jesus respondeu: —Ele é cego, sim, mas não por causa dos pecados dele nem por causa dos pecados dos pais dele. É cego para que o poder de Deus se mostre nele. 
Precisamos trabalhar enquanto é dia, para fazer as obras daquele que me enviou. Pois está chegando a noite, quando ninguém pode trabalhar. 
Enquanto estou no mundo, eu sou a luz do mundo.


Depois de dizer isso, Jesus cuspiu no chão, fez um pouco de lama com a saliva, passou a lama nos olhos do cego 
e disse: —Vá lavar o rosto no tanque de Siloé. ( Este nome quer dizer “Aquele que Foi Enviado”. ) O cego foi, lavou o rosto e voltou vendo.


 Os seus vizinhos e as pessoas que costumavam vê-lo pedindo esmola perguntavam: —Não é este o homem que ficava sentado pedindo esmola? 
—É! —diziam alguns. —Não, não é. Mas é parecido com ele! —afirmavam outros. Porém ele dizia: —Sou eu mesmo. 
10 —Como é que agora você pode ver? —perguntaram.


11 Ele respondeu: —O homem chamado Jesus fez um pouco de lama, passou a lama nos meus olhos e disse: “Vá ao tanque de Siloé e lave o rosto. ” Então eu fui, lavei o rosto e fiquei vendo. 
12 —Onde está esse homem? —perguntaram. —Não sei! —respondeu ele.


Mais uma vez Cristo se defronta com um enfermo. E é questionando pelos discípulos sobre quem pecou de sua família, para que nascesse assim. Os discípulos transparecem seu julgamento, e sua falta de amor e misericórdia. Jesus desfaz toda aquela concepção.     Cristo chama a atenção do dever de se fazer o bem, independentemente de quem e de qual situação for. 'Enquanto há tempo!' Denota que haverá algum momento onde não se poderá fazer o bem, ou não será possível realizar alguma boa obra. O homem se encheu de fé e obediência, e por isso foi curado. O uso do barro denota, a capacidade de Deus em construir, moldar, realizar ou fazer um milagre  a partir de alguma coisa. Muitos davam falso testemunho da cura, querendo denegrir a obra de Cristo. Mas o testemunho da família, dos amigos e dele mesmo era maior. Ele glorificou a Cristo, Ele é 'Profeta!', vemos aqui a demonstração e o reconhecimento de Cristo como filho de Deus e o profeta que haveria de vir. Temos agora um novo homem. Regenerado.


Dinâmicas e Atividades Maternal - Jardim - Primários

Atenção: Após cada uma dessas brincadeiras fale sobre o cego Bartimeu, como ele se sentia e o que Jesus fez por ele. Também converse com as crianças sobre Jesus sempre estar ao nosso lado e como Ele nos ajuda nas situações difíceis.


- Desenho às cegas

Colar um papel pardo ou cartolina na parede.
Chamar 2 crianças de cada vez no mural (olhos vendados) para desenhar um objeto a pedido do Professor.
Vai ser divertido para as crianças verem depois como elas desenharam sem poder enxergar, e também será divertido para os coleguinhas que estarão assistindo.

- Sacola às cegas

Coloque numa sacola vários objetos de diferentes formas, tamanhos e texturas.
A criança deverá estar vendada e deverá tatear alguns objetos e descrever o que são, a cor, as características, etc.

- Abraçando balões

Todas as crianças devem estar vendadas. Soltar balões pela sala e elas deverão encontrar e abraçar o balão encontrado até estourar.
Dentro deve ter balinhas ou pirulito.
(é preciso ter um bom espaço e verificar que não existam objetos/móveis que possam machucar as crianças - não deve ser feito com crianças muito pequenas que se assustam com o estouro do balão).

- Sapatos perdidos

Todas as crianças tiram seus sapatos que são amontoados numa pilha num canto da sala.
Colocar uma venda na criança, que deverá ir até a pilha de sapatos e deverá encontrar e calçar seus próprios sapatos.
No caso de crianças menores, elas poderão retirar apenas um pé do sapato e terá que encontrar na pilha o outro pé a ser calçado.

http://www.sermons4kids.com/mud_in_your ... vities.htm

Tradução: SandraMac

de gmcgmjrsantamaria.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário