1. Tenha interesse pela sua matéria.
2. Conheça a sua matéria.
3. Procure ler as expressões faciais dos seus alunos; procure descobrir as suas expectativas e as suas dificuldades; ponha-se no lugar deles.
4. Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.
5. Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico.
6. Faça-os aprender a dar palpites.
7. Faça-os aprender a demonstrar.
8. Procure encontrar, no problema que está abordando, aspectos que poderão ser úteis nos problemas que virão - procure descobrir o modelo geral que está por trás da presente situação concreta.
9. Não desvende o segredo de uma vez - deixe os alunos darem palpites antes - deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível.
10. Sugira, não os faça engolir à força.
2. Conheça a sua matéria.
3. Procure ler as expressões faciais dos seus alunos; procure descobrir as suas expectativas e as suas dificuldades; ponha-se no lugar deles.
4. Compreenda que a melhor maneira de aprender alguma coisa é descobri-la você mesmo.
5. Dê aos seus alunos não apenas informação, mas know-how, atitudes mentais, o hábito de trabalho metódico.
6. Faça-os aprender a dar palpites.
7. Faça-os aprender a demonstrar.
8. Procure encontrar, no problema que está abordando, aspectos que poderão ser úteis nos problemas que virão - procure descobrir o modelo geral que está por trás da presente situação concreta.
9. Não desvende o segredo de uma vez - deixe os alunos darem palpites antes - deixe-os descobrir por si próprios, na medida do possível.
10. Sugira, não os faça engolir à força.
Por George Polya in "Jornal da Matemática Elementar" nº 119
Nota: No Jornal de Mathemática Elementar nº 119 George Polya desenvolve estes tópicos com clareza.
Simões, Alcino. (1998-200?). Dez mandamentos para professores. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/
alcinosimoes@yahoo.com
Extraído de www.prof2000.pt
Simões, Alcino. (1998-200?). Dez mandamentos para professores. http://www.prof2000.pt/users/folhalcino/formar/
alcinosimoes@yahoo.com
Extraído de www.prof2000.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário