quarta-feira, 5 de março de 2014

"Mantendo a Disciplina na Classe"



          Disciplina é um treinamento que ajuda crianças a obedecer regras, assim desenvolvendo domínio próprio. A disciplina prepara as crianças para serem aprendizes ou discípulos. A palavra hebraica para disciplina ou treinamento, usada muitas vezes no livro de Provérbios. quer dizer: "estreitar, limitar, restringir". Disciplinar é ensinar às crianças os limites aceitáveis de comportamento e como aplicar as ordens de Deus de forma prática em suas vidas.
           A disciplina ajuda as crianças a respeitar outros e apreciar ordem e regularidade. Ela forma a maneira de pensar e o caráter de nossos alunos para que eles possam tornar-se membros ativos e construtivos na sociedade - e seguidores de Cristo, devotos e perseverantes.           Gostamos da idéia de crianças comportadas, respeitosas e obedientes, mas esquecemos que este comportamento não é natural, tem de ser ensinado e as crianças precisam ser treinadas nele, como diz o profeta Isaías.
            "...Assim,
      pois,
      a palavra do Senhor
      lhes será preceito sobre preceito,
      preceito e mais preceito;
      regra sobre regra,
      regra e mais regra.
      um pouco aqui,
      um pouco ali..."
            Isaías 28: 9 a 13
           De quem é este trabalho de ensinar e treinar? Dos pais e familiares? Das professoras em escolas públicas e particulares? Da igreja? Das próprias crianças?
           O que fazer? O último mandamento de Jesus foi;
           "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra.
      Ide,
      portanto,
      fazei discípulos em todas as nações,
      batizando-os em nome do Pai
      e do Filho
      e do Espírito Santo;
      ensinando-os a guardar todas as cousas
      que vos tenho ordenado.
      E eis que estou convosco todos os dias
      até a consumação do século."
                        Mateus 28: 18 a 20
           O que significa "Fazei discípulos...ensinando-os a guardar todas as cousas que vos tenho ordenado?" Parece trabalho do pastor, não da professora.
           Talvez a palavra disciplina cause sentimentos negativos em você. Se assim for, você ainda não chegou a entendê-la da maneira certa. De vez em quando a disciplina pode incluir confronto e ainda castigo, mas sempre começa com amor.
           Nosso exemplo de disciplinador é o próprio Deus. Mesmo nos vendo com todo o nosso pecado, Ele escolheu nos amar. Ele não esperou até que pudéssemos alcançar Seus padrões; Ele tomou a iniciativa e providenciou o que era necessário para a nossa salvação. Ele continua a nos amar- constante e imparcialmente- seja qual for a nossa condição. Antes de sermos salvos, Ele trabalha para nos atrair a Ele. Depois que recebemos Jesus como Salvador, Deus começa a lidar conosco como Pai amoroso, treinando-nos, disciplinando-nos, para nos ajudar a crescer, sempre tendo em vista o nosso bem.
          Quando atendemos à disciplina de Deus, deixando que Ele satisfaça nossas necessidades, ficamos livres para satisfazer as necessidades dos outros. Quando estamos abrigados no amor de Deus e procurando o controle do Seu Espírito, estamos melhor preparados para providenciar disciplina para outros. A partir daí vamos nos disciplinar para preparar bem as nossas lições e providenciar um ambiente organizado e acolhedor para as crianças em nossa classe - um ambiente onde suas necessidades básicas, como aceitação, aprovação, segurança e um senso de realização, estão sendo supridas.
           Peça a Deus para ajudá-lo a apreciar cada criança da maneira que ela é - não importando quanto isso possa ser difícil ou desagradável. Demonstre, de maneira concreta, aceitação e aprovação a cada uma delas. Trate cada criança com tal dignidade e bondade que indique: "Você é especial; eu me importo com você". Transmita sua aceitação com um sorriso, algumas palavras bondosas, um abraço. Seja consistente, positivo e caloroso. Seja agradável, mas não permissivo. Você deve satisfazer a necessidade de segurança da criança, demonstrando firmeza e organização; então espere obediência. Ajude as crianças a entender que, quando está estabelecendo regras, você está mostrando respeito por elas como pessoas. E quando obedecem as regras, as crianças estão mostrando respeito por elas mesmas, pelos outros, por você e por Deus.
          Ore pedindo sabedoria pára satisfazer as necessidades de auto-expressão e auto-estima das crianças Use atividades que podem dar-lhes as oportunidades de participar com sucesso. Em seguida, reafirme um sucesso obtido elogiando, frequente mas sinceramente, um trabalho bem feito - ou até uma tentativa entusiasmada.
           Deixar de ensinar por causa do comportamento da criança ou nos desculpar por que outros já deveriam ter-lhes ensinado boas maneiras, não vai resolver o problema. Só nos privará de uma grande oportunidade e privilégio de ministrar na vida dos pequeninos que Deus tanto ama. Ensinar disciplina exige muito amor e paciência, muita coerência em nossas vidas e em nosso falar , ensino dado pouco a pouco, e muito tempo. Qual é o nosso alvo? Discípulos parecidos com Cristo ( Efésios 4: 11 ao 16 ). É assim que vamos cumprir Seu último mandamento.
            O mau comportamento pode estar relacionado a uma ou mais destas cinco causas: o professor, a criança, o local da aula, a influência do lar e interferência de Satanás.
             Princípios práticos pra disciplinar sua classe da maneira que Deus quer:
      Descubra seus alunos
      Interceda por eles
     Seja exigente
     Controle o ambiente
      Inspecione sua própria vida de disciplina
      Planeje seu tempo e lições cuidadosamente
      Leve a criança a Cristo
      Integre cada aluno
      Nunca perca o domínio próprio
      Ame as crianças
           Foi mencionado no acróstico, quatro das cinco causas do mal comportamento: O professor, a criança, o local da aula e a influência do lar. Vamos abordar a questão das influências de Satanás. Todos nascemos com uma inclinação natural para querer fazer o mal. Nascemos com uma natureza pecaminosa. Ninguém precisou nos ensinar a pecar (Salmos 51:5; 58:3; Gênesis 8:21; Efésios 2:3 ). Quando temos, diante de Deus, feito todo o possível para controlar a nossa classe e ainda estamos com dificuldades, devemos verificar se a criança em questão vem de um lar onde coisas ocultas são normais, como macumba, búzios, horóscopos, etc. Pode ser que a criança tem se envolvido com essas coisas também. Tudo isto dá entrada ao diabo. Então precisamos mais de oração e da proteção do Senhor contra as ciladas do maligno. Precisamos rogar a Deus que anule os desígnios de Satanás na vida desta criança. O inimigo já foi derrotado. A vitória foi ganha na cruz. Vamos viver nesta realidade.
           Claro que as coisas seriam mais fáceis se tidas as pessoas nas vidas das crianças estivessem cooperando para o bem delas. Mas isto nem sempre é a realidade. Nós, que temos posto a mão no arado de ensinar as crianças, não devemos olhar para trás, e correr o risco de perder nossa habilitação para o reino de Deus ( Lucas 9:62 ).
            O trabalho é longo e árduo , mas os benefícios são eternos. A disciplina pessoal, que você~e está descobrindo ser uma alegre submissão a Deus, pode agora, por causa do impacto na vida de uma criança, trazer a mesma alegria a ela.
           "Quem sai andando e chorando
      enquanto semeia,
      voltará com júbilo,
      trazendo seus feixes."
                       Salmo 126:6
                                                                          Eunice Wiebe
                

Nenhum comentário:

Postar um comentário