quinta-feira, 20 de março de 2014

"Sinta prazer na vida familiar"

    

     Podem as famílias realmente ser felizes?
     Como é possível?
       Conhece famílias unidas e felizes? Em todo lugar há famílias desintegrando-se. O divórcio, a instabilidade no emprego, os dilemas de pais ou mães sem cônjuge, frustrações - tudo isso contribui par a crise. Um especialista em vida familiar lamentou: Atualmente, as predições da extinção da família são conhecidas de todos."
       Por que são as famílias hoje bombardeadas por esses problemas graves? Como podemos sentir prazer na vida familiar?

     A origem da família
       Para respondermos a essas perguntas, precisamos saber qual é a origem do casamento e da família. Se estes tiveram um Criador -, então os membros da família deveriam recorrer a ele em busca de orientação, visto que ele certamente saberia melhor como podemos sentir o máximo de prazer na vida familiar.
       Curiosamente muitos acreditam que a família não teve um Criador. A Enciclopédia Americana, em inglês, diz: "Alguns eruditos inclinam-se a remontar a origem do casamento ao acasalamento de animais inferiores ao homem." No entanto, Jesus Cristo falou sobre a criação do homem e da mulher. Citou como autoridade o antigo registro bíblico e disse:
   "O que Deus pôs sob o mesmo jugo,
   não o separe o homem."
          Mateus 19:4-6
     Portanto, Jesus Cristo está certo. Um Deus inteligente criou os primeiros humanos e providenciou que sua vida familiar fosse feliz. Deus uniu o primeiro casal em casamento e disse que o homem
     "tem de se apegar à sua esposa,
   e eles têm de tornar-se uma só carne."
                     Gênesis 2:22-24
     Neste caso, poderiam os problemas familiares de hoje ter como causa estilos de vida que violam padrões estabelecidos pelo Criador em sua Palavra, a Bíblia?

    Qual é o caminho do Êxito?
     Como sem dúvida sabe, o mundo moderno promove o egoísmo e a auto-realização. "A ganância é saudável.", disse um financista a formandos universitários nos Estados Unidos. "A pessoa pode ser gananciosa e ainda sentir-e bem consigo mesma." Mas empenhar-se por bens materiais não conduz ao sucesso. De fato, o próprio materialismo é uma das maiores ameaças à vida familiar, porque se interpõe no caminho das relações humanas e tira das pessoas tempo e dinheiro. Em contraste, veja como apenas dois provérbios bíblicos nos ajudam a ver o que é importante para a felicidade.
     "É melhor comer verduras
   na companhia de quem a gente ama
   do que comer a melhor carne
   onde existe ódio."
             Provérbios 15:17
  "É melhor comer um pedaço de pão seco,
   tendo paz de espírito,
   do que ter um banquete
   numa casa cheia de brigas."
              Provérbios 17:1
     Significativos, não? Pense em quão diferente o mundo seria se todas as famílias se apegassem a essas prioridades! A Bíblia também dá valiosas orientações sobre como os membros da família devem tratar-se. Considere apenas algumas.
     "Maridos:
   'Amem a esposa
    como ao seu próprio corpo.'"
           Efésios 5:28-30
       Simples, mas muito prático! A Bíblia também manda o marido 'atribuir honra à esposa'.
 (I Pedro 3:7) Ele faz isto dando-lhe atenção especial, que inclui ternura, compreensão e reafirmação do seu amor. Ele também dá valor às opiniões dela e a escuta.  ( Note Gênesis 21:12 ) Não concorda que qualquer família se beneficia quando o marido trata a esposa com solicitude, como ele próprio gostaria de ser tratado? - Mateus 7:12.
       "Esposas:
    'Tenham profundo respeito pelo marido.'"
                        Efésios 5:33
       A espoa contribui para a felicidade da família ajudando o  marido  a cumprir suas pesadas responsabilidades. Isto era o que se tencionava, visto que Deus providenciou para o homem uma esposa para ser "ajudadora como complemento dele" . (Gênesis 2:18) . Reconhece a benção para a vida familiar quando a esposa mostra respeito ao marido, apoiando as suas decisões e cooperando com ele para que alcancem objetivos familiares?
       Cônjuges:
   "Os maridos e as mulheres
    sejam fiéis uns aos outros."
              Hebreus 13:4
       Quando o são, a vida familiar com certeza é beneficiada. O adúlterio não raro devasta a família. (Provérbios 6:27-29,32). Sabiamente, portanto, a Bíblia incentiva:
       "Alegre-se com a sua mulher,
    seja feliz com a moça com quem você se casou..."
       Por que dar o seu amor a [outra] mulher?
                                    Provérbios 5:18-20
    Pais:
   "Eduquem os filhos
    segundo o caminho que é para eles."     
                     Provérbios 22:6 
       Quando os pais dedicam tempo e atenção aos filhos, a vida familiar com certeza melhora. Assim, a Bíblia incentiva os pais a ensinar aos filhos princípios corretos
      "Quando estiverem sentados em casa,
    andando pela estrada,
    deitados
    e ao levantarem."
            Deuteronômio 11:19
       A Bíblia também diz que os pais devem mostrar que amam os filhos, disciplinando-os. Efésios 6:4.
       Filhos:
       "Filhos,
    sejam obedientes aos pais
    em união ao Senhor."
               Efésios 6:1
       É verdade que neste mundo indisciplinado nem sempre é fácil obedecer aos pais. Mas não concorda que é sábio fazer o que o Criador da família nos manda? Ele sabe o que é melhor para tornar a vida familiar mais feliz. Portanto, esforce-se para obedecer aos pais. Esteja decidido a evitar as muitas tentações do mundo para fazer o que é mau. Provérbios 1:10-19. 
       Na proporção em que cada membro da família aplica os conselhos da Bíblia, a vida familiar se beneficia. Além de sentir mais prazer na vida agora, a família tem a perspectiva de um futuro maravilhoso no novo mundo prometido por Deus. II Pedro 3:13; Apocalipse 21:3 e 4.                                      
                  



Nenhum comentário:

Postar um comentário