quarta-feira, 3 de maio de 2017

"A ONIPOTÊNCIA"


          (Série Os Atributos De Deus)
          Por Markus DaSilva, Th.D.
          Dos atributos de Deus que conhecemos, a onipotência é o que mais se destaca. Devido à nossa incapacidade de fazer tantas coisas que gostaríamos de fazer, saber que não existe limite para o Criador é sem sombra de dúvidas o que mais nos atrai a Ele. Imaginamos corretamente que se tão somente tivéssemos alguém com todo esse poder do nosso lado, certamente estaríamos bem.

"E qual a sobre excelente grandeza do seu poder sobre nós,

 os que cremos,
 segundo a operação da força do seu poder,"
Efésios 1: 19

"Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou,
 antes o entregou por todos nós, 
como nos não dará também com ele todas as coisas?"
Romanos 8: 31
          Como criatura finita, o homem está sempre enfrentando obstáculos na vida; barreiras externas, muito além do seu controle. Todo o homem é forçado a viver sem aquilo que gosta e forçado a conviver com aquilo que desgosta.

"Porém,

 se o homem viver muitos anos,
 e em todos eles se alegrar,
 também se deve lembrar dos dias das trevas, 
porque hão de ser muitos. 
Tudo quanto sucede é vaidade."
Eclesiastes 11: 8

           Já que a sua satisfação não depende de si mesmo, o homem então não é autossuficiente. Se você precisa de um exemplo para essa verdade, pense em velhice ou em doenças. Por mais que queira, ninguém pode tornar-se mais jovem ou deixar de ficar enfermo. Simplesmente o querer não basta.
.
"Se Deus é onipotente e autossuficiente, ele então não nos criou por necessidade, mas sim por amor."
.
          Deus, por outro lado, é o único ser que não está sujeito a qualquer força externa. Tudo o que ele quer, ele tem. E como criador e mantenedor de tudo, nada pode afetá-lo, pois tudo o que vem de fora faz parte da sua criação; do seu propósito.

"Porque nele foram criadas todas as coisas 

que há nos céus e na terra,
 visíveis e invisíveis, 
sejam tronos, 
sejam dominações, 
sejam principados, 
sejam potestades. 
Tudo foi criado por ele e para ele."
Colossenses 1: 16

          Consequentemente, nada pode melhorar ou piorar o que Deus já tem e já é por si mesmo. Apenas um ser onipotente pode ser verdadeiramente autossuficiente.

"Nem tampouco é servido por mãos de homens, 
como que necessitando de alguma coisa;
pois ele mesmo é quem dá a todos a vida,
 e a respiração, 
e todas as coisas;"
Atos 17: 25
         Aqui vem a maravilha de tudo isso que escrevi: se Deus é onipotente e autossuficiente, ele então não nos criou por necessidade, mas sim por amor.

"Há muito que o Senhor me apareceu,

 dizendo: 
Porquanto com amor eterno te amei, 
por isso com benignidade te atraí."Jeremias 31: 3

"Aquele que não ama não conhece a Deus;
 porque Deus é amor."
I João 4: 8

          Mas para que esse amor fosse válido teríamos que ser criados à sua semelhança; teríamos que ter autonomia, assim como ele a tem; teríamos que ter a liberdade de recusar ou retribuir o seu amor...

"Eis que estou à porta,
 e bato; 
se alguém ouvir a minha voz, 
e abrir a porta,
 entrarei em sua casa,
 e com ele cearei, 
e ele comigo."
Apocalipse 3: 20

"Os céus e a terra 
tomo hoje por testemunhas contra vós, 
de que te tenho proposto a vida e a morte, 
a bênção e a maldição; 
escolhe pois a vida, 
para que vivas,
 tu e a tua descendência,"
Deuteronômio 30: 19

"Porém, 
se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor, 
escolhei hoje a quem sirvais; 
se aos deuses a quem serviram vossos pais, 
que estavam além do rio, 
ou aos deuses dos amorreus,
em cuja terra habitais; 
porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor."
Josué 24: 15

...pois, amor forçado não é amor genuíno.
          Entender que Deus é onipotente é de suma importância para a nossa fé porque queremos depender de um ser que tudo pode.

"Não temas,

 porque eu sou contigo; 
não te assombres,
 porque eu sou teu Deus;
 eu te fortaleço,
 e te ajudo, 
e te sustento com a destra da minha justiça."
Isaías 41: 10


          Para o indivíduo que não teme a Deus, só lhe resta confiar em coisas finitas, como o dinheiro ou a sabedoria humana.

"Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos,
 nem ponham a esperança na incerteza das riquezas,
 mas em Deus,
 que abundantemente nos dá todas as coisas
 para delas gozarmos;"
I Timóteo 6: 17


"Assim diz o Senhor:
 Maldito o homem que confia no homem,
 e faz da carne o seu braço, 
e aparta o seu coração do Senhor!"
Jeremias 17: 5
          Essa confiança, porém, é bem limitada e restrita a esta vida. A dependência no Deus onipotente, no entanto, não tem limites e se estende por toda a eternidade.
          Irmão, é difícil abordar um assunto tão complexo em apenas uma página, mas deixe-me anima-lo com a revelação de que Deus não apenas tudo pode, mas que ele também procura um relacionamento íntimo com a sua criatura... com você; um relacionamento voluntário, baseado no amor.

"Aquele que tem os meus mandamentos

 e os guarda 
esse é o que me ama; 
e aquele que me ama será amado de meu Pai,
 e eu o amarei, 
e me manifestarei a ele."
João 14: 21

          Você ama a Deus? É o seu maior desejo estar com Ele na morada que lhe foi preparada? Se a resposta for sim, então você não tem nada a temer,

 “porque estou certo de que nem a morte, 
nem a vida,
 nem os anjos, 
nem os principados,
 nem as potestades, 
nem o presente, 
nem o porvir, 
nem a altura,
 nem a profundidade, 
nem alguma outra criatura 
nos poderá separar do amor de Deus,
 que está em Cristo Jesus, 
nosso Senhor!” 
Romanos 8:38-39

          Oh gloria! A maravilha de termos um Deus não só onipotente, mas que também nos ama.
          Espero te ver no céu.

—Markus
DaSilva


Nenhum comentário:

Postar um comentário