quarta-feira, 19 de agosto de 2015

* PONTOS FUNDAMENTAIS QUE O PROFESSOR CRISTÃO PRECISA OBSERVAR PARA OBTER SUCESSO EM SEU MINISTÉRIO



O grande mandamento missionário e educacional do EDUCADOR CRISTÃO é: 

“Ide, 
portanto, 
fazei discípulos de todas as nações, 
batizando-os em nome do Pai, 
do Filho e do Espírito Santo; 
ensinando-os a guardar todas as coisas
 que eu vos tenho ordenado”
Mateus 28:19

Sendo assim, percebemos que o Educador Cristão precisar ter: 

DIDÁTICA: Todo professor que se presa deve ter uma boa didática (Didática tem a ver com organização dos assuntos e isso acompanhado de uma boa dinâmica na hora de transmiti-los; de igual forma, didática tem a ver com os métodos e as técnicas do ensino-aprendizagem, portanto, trata-se de pensar, planejar e fundamentar o ensino bíblico a ser repassado em uma classe da E.B.D) para que sua aula não seja uma coisa mórbida, ou seja, sem vida, doente, fraca (uma aula bem ministrada levará o aluno a querer voltar a aula. Porém, uma má ministração, levará o aluno a ter desinteresse de voltar a E.B.D). Portanto, transmitir uma aula com boa didática, é poder transmitir da melhor maneira possível (sendo acima de tudo bem criativo), um conhecimento teológico aos seus alunos; para isso, o professor poderá usar vários recursos pedagógicos e tecnológicos para então poder repassar com sucesso o conhecimento que almeja transmitir (pode-se usar Datashow, Retroprojetores, Computador, Aparelho de TV, Aparelho de DVD, Cartazes para mostrar alguma figura, Mapas, Quadros Diversos, Livros, Dicionários, Enciclopédias e Revistas para embasar sua fala e assim por diante). Isso são RECURSOS que o professor precisa ter para então facilitar para si e para o aluno, podendo assim ordenar bem as suas idéias e sustentá-las.

AUTORIDADE NA HORA DA DISCURSÃO DOS ASSUNTOS EM PAUTA: Todo professor vocacionado precisa saber ministrar uma boa aula com descontração e entusiasmo, porém, sem perder sua moral diante da classe (há professores que perdem o controle da aula e em vez de um bom aprendizado se tem uma verdadeira confusão em classe na hora reservada ao aprendizado, pois o que se passa a ouvir são risadas e um monte de opiniões esboçadas ao mesmo tempo e isso descontroladamente! Qual o resultado alcançado numa aula destas? Creio que nenhum! Os alunos saem sem uma definição do assunto, pois que se não chegam a um denominador comum). De igual forma, é deixar que os alunos dominem a aula e assim levem a direção da aula como querem e até fugindo do assunto, isto é, passam a tratar de outros temas que nada tem a ver com o assunto a ser aprendido na aula. O professor precisa ter pulso para não deixar que se saia do assunto em pauta em aula tão facilmente. 
RESPONSABILIDADE: Todo professor assíduo (nas aulas e nos horários) será respeitado, quando cobrar naquele quesito; porém, um professor faltoso, que não tem responsabilidade nos horários e em nada, não deveria nem ser cotado para ir para sala para ministrar na escola bíblica dominical.
MORALIDADE: Todo professor, que quer ter sucesso em seu ministério, deve ter o caráter ilibado! (além de ter de ver como vai a sua família, pois será cobrado na mesma!) Se assim não for, os alunos vão dizer: “quem é este que nem a si mesmo ensina?” se não disserem em alto e bom som, dirão dentro de si!
EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO: O professor  não pode de maneira alguma ter preconceitos contra qualquer aluno; todo bom professor deve trabalhar valorizando os seus alunos independentemente das classes sociais, etnias e etc. Um bom líder não poderá de maneira nenhuma dar mais atenção para determinado aluno só por conta de seu status ou coisa do gênero. Sendo assim, a atenção que o professor dá a um aluno deve ser dada a todos os outros presentes. O educador Cristão é um professor, pai, amigo, irmão e adorador.
AMOR PELO SEU MINISTÉRIO: Só assim, o professor investirá recursos financeiros, tempo e etc.; o líder que ama seu ministério investirá muito em cursos de atualizações adequados, pois cada treinamento será de grande valor para o seu enriquecimento, isto é, de seu ministério. Todo professor chamado e por Deus amará o que faz e sempre o fará com alegria; com o fato de que ama seu ministério, o mestre ou professor cristão não poupará recursos financeiros mínimos ou máximos para seu próprio preparo teológico e intelectual. Sempre buscará novos materiais que tragam um aperfeiçoamento na sua área de atuação e assim por diante.
ZELO: Pelo fato de amar o que faz o professor cristão jamais irá ministrar sua aula de qualquer maneira, ou seja, de maneira relaxada, pois está escrito: “maldito aquele que faz a obra do Senhor relaxadamente” (Jeremias 48:10). Fazer as coisas tudo de última hora e “empurrar goela abaixo” nos alunos é uma verdadeira tristeza! 
TEMOR DE DEUS: Todo professor verdadeiramente chamado e deve ter de fato o temor de Deus em sua vida cotidiana; o mestre deve pesar cada ensino proferido por si; deve medir até as palavras que saem de sua boca, sempre lembrando que se porventura ele ensinar algo errado, aquela heresia além de perdurar vai se multiplicar cada vez mais, isto é, o aluno levará o “ensino-heresia” adiante.
POSIÇÃO TEOLOGICA FIRME: os embates heréticos contra o líder são vastos, porém, o educador cristão precisa ser acima de tudo, um verdadeiro apologista, firme em defesa da fé cristã, defendendo seus alunos das mais variadas heresias e doutrinas de demônios! Todo educador vocacionado por Deus deve estar preparado para desfazer uma série de conceitos distorcidos que seus alunos às vezes aprendem por aí afora. 
SUBMISSÃO AS ORIENTAÇÕES DE SEUS LÍDERES: Se o educador cristão não observar este ponto, como então ensinará aos seus liderados a serem obedientes aos seus pastores e a Deus? Desta forma, entendemos que para um educador ter sucesso de fato em seu ministério, ele precisará ver cuidadosamente este ponto (tem certos “educadores” que aproveitam à hora do ensino para falar mal de seus líderes, ou mesmo criticar a administração e etc., pode isso? Como não se formarão os alunos destes apelidados de “professores”).

EXPERIÊNCIA CRISTÃ: Isto é, que seja maduro espiritualmente. Não se pode admitir, de forma alguma (exceto em caso extremos de igrejas de interior e etc. e exatamente pela grande carência de educadores maduros e preparados), que um neófito vá para frente de uma classe “ministrar aula” (ensinando dentro de assuntos que não tem segurança alguma, o que poderá até se perder e ainda ensinar heresias o que é pior ainda e etc. causando confusão na classe. Obs.: temos visto caso assim).
Desenvolvido pelo Pr. Sebastião Soares da Silva


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