Dia 4 - Os Milagres de Jesus
Mateus 14:15-21
Este é um dos Milagres mais famosos que Jesus realizou. Tanto que está gravado nos quatro Evangelhos — Mateus, Marcos, Lucas e João. Antes de nos aprofundar nele, precisamos entender o que havia acabado de ocorrer e quebrado o coração de Jesus.
João Batista, primo de Jesus e aquele que "preparou o caminho" para Ele, tinha acabado de ser morto. Quando Jesus ouviu esta triste notícia, retirou-se sozinho. Mas, como era típico, a multidão ouviu que Ele estava por perto e O seguiu. Mesmo em meio à Sua própria dor, Jesus teve compaixão dos que vieram vê-lo e curou os que estavam doentes entre eles.
Mateus nos diz que as multidões permaneceram ali a maior parte do dia. Então, os discípulos foram até Jesus e sugeriram que “...mande essa gente embora, a fim de que vão aos povoados e comprem alguma coisa para comer" (Mateus 14:15). Ao invés disso, Jesus disse para lhes darem comida, mas eles alegaram ter muito pouco — apenas cinco pães e dois peixes.
O povo foi trazido a Jesus, que abençoou a pequena oferta. E Ele entregou a comida aos 12 discípulos para que distribuíssem. Nós podemos ver que as pessoas receberam mais do que uma simples ajuda — eles comeram o quanto quiseram. E a parte mais impressionante é que ainda havia sobras. O que era uma pequena quantidade de comida acabou gerando sobras para os discípulos.
De acordo com Mateus 14:21, 5.000 homens foram alimentados. Mas estudiosos dizem que é possível que esta quantia não inclua mulheres e crianças. Então, é provável que a multidão fosse de 15.000 a 20.000 em número — talvez mais.
Lição de hoje: Seja um Doador
Nesta história, os discípulos claramente não conseguiam superar a quantidade de comida e a quantidade de pessoas — os números simplesmente não batiam. Um dos pensamentos mais profundos dos estudiosos é que o milagre da multiplicação não aconteceu antes que os discípulos começassem a distribuir a comida. Provavelmente, eles teriam preferido ver uma mesa de buffet para que não tivessem mais dúvidas. Mas, não foi isso que Jesus planejou. Ele queria que a fé deles aumentasse.
É assim que, muitas vezes, reagimos às nossas próprias doações. Olhamos a nossa situação financeira e pensamos, "Não posso me dar ao luxo de ofertar.” Então, esperamos ter o suficiente, e antes de nos dar conta, acabamos nunca ofertando ou fazendo a diferença em nossa igreja, nossas comunidades, ou na vida das pessoas.
Todos temos algo que pode fazer a diferença. O menino que só tinha cinco pães e dois peixes deu o que tinha e veja o que Jesus fez. Levemos o que temos a Jesus, e confiemos n'Ele para que multiplique nossa oferta para seus propósitos. Que não esperemos até acharmos que temos o suficiente.
@bibliacomarteoficial
Nenhum comentário:
Postar um comentário