quinta-feira, 6 de março de 2014

"Conversando com Deus"



Quero um nenê!

"Escuta,
Senhor,
a minha oração..."
Salmo 86:6


    "Tendo,
     pois,
     irmãos,
     intrepidez para entrar no Santo dos Santos,
     pelo sangue de Jesus...
     aproximemo-nos,
     com sincero coração."        
              Hebreus 10: 19 e 22

          No livro "Toque o mundo através da oração" da Editora Candeia, o autor, Wesley L. Duewell, faz uma comparação muito interessante. Para entrar na presença da Rainha Elizabeth uma menina foi treinada por muito tempo em como entrar, como inclinar-se, como entregar-lhe as flores, e até como se afastar!
          Porém, para entrarmos na presença de Deus é diferente. Temos livre acesso através do sangue de Jesus, a qualquer hora, em qualquer lugar. Como a oração é um grande privilégio!

Ana chorou, chorou.
Depois se lembrou:
Vou com Deus falar
O melhor é orar.

Ana pediu, pediu.
Deus a ouviu.
Um lindo nenê para ninar
é o que Ana vai ganhar.


Ana pede um nenê

"Escuta,
Senhor,
a minha oração..."
Salmo 86:6


    "Ele enxugará todas as lágrimas dos olhos..."
                Apocalipse 21: 4a (Bíblia Viva)

          Com quem conversar quando a dor aperta o coração? Mesmo um marido amoroso, como Elcana, não pode compreender a dor de Ana. Felizmente, ela foi sábia o bastante para saber a quem recorrer.
          O melhor a fazer quando temos problemas e preocupações é conversar com Deus, abrindo-lhe o coração, como fez Ana.
          O Senhor ouve, compreende, ensina, consola e enxuga nossas lágrimas. Pode contar com Ele. Você verá como é bom falar com Deus. 



Deus me ouve

"Escuta,
Senhor,
a minha oração..."
Salmo 86:6


          Alguns cantores populares já colocaram em suas músicas o desejo que tiveram em falar com Deus: "Se eu quiser falar com Deus...".
          Dizem, através do seu cantar, o quanto é difícil  Deus nos ouvir.
          Mas o crente sabe que a Bíblia não mente. Ela é a verdade e é ela que nos diz que Deus nos ouve e quer falar conosco. Hebreus 1: 1 e 2 mostra que Deus enviou Seu Filho ao mundo para que pudéssemos ter comunhão com Ele.
          Você já provou dessa comunhão íntima com Deus?



         Obrigado, Deus!

"Escuta,
Senhor,
a minha oração..."
Salmo 86:6


         Você já ganhou algo que queria muito? Durante muito tempo pediu, e orou e enfim recebeu o pedido. Dá vontade de explodir de gratidão.
          Ana desejou com toda força do seu coração ter um filho. Deus a ouviu e ela teve um filho. Não se esqueceu de voltar à presença do Senhor e agradecer.
          Precisamos perceber que Deus tem nos dado presentes diários e que cada detalhe da vida é motivo de adoração e gratidão.



Samuel serve a Deus

 "Escuta,
Senhor,
a minha oração..."
Salmo 86:6


    "Antes,
     crescei na graça
     e no conhecimento de nosso Senhor
     e Salvador Jesus Cristo."
             II Pedro 3: 18

          Samuel, em tenra idade, já servia ao Senhor, e chegou a ser um dos maiores profetas de Deus.
          Deus também quer usá-lo no Seu serviço. Você nem pode imaginar o potencial para quem você está ministrando, eles poderão se tornar grandes homens e mulheres de Deus.



Estou Crescendo

 "Escuta,

Senhor,

a minha oração..."

Salmo 86:6



    Diariamente, devemos nos ocupar com a leitura da Bíblia, com a oração e com a comunhão com os irmãos. Esta é a melhor maneira de crescermos espiritualmente. Se queremos ser fiéis servos de Deus precisamos comer alimento sólido.

    "O alimento sólido é para os adultos,
     para aqueles que,
     pela prática,
     tem suas faculdades exercitadas
     para discernir não somente o bem,
     mas também o mal."
           Hebreus 5: 14

Samuel já cresceu.
A mamãe ele obedeceu.
Com o sacerdote Eli foi morar.
Para aprender a Deus adorar.

Mamãe veio visitar.
Um presente trouxe para dar.
Com alegria no coração
Ele lhe deu um abração.


Quem falou?

 "Escuta,
Senhor,
a minha oração..."
Salmo 86:6

    Levamos uma vida tão agitada e corrida que é difícil parar para ouvir a voz do Senhor. Mas precisamos aprender a ouvir a voz de Deus falando conosco.O Senhor deseja conversar conosco, e é através de Sua Palavra que Ele nos fala. Ás vezes, queremos ouvir Deus falando de maneira sobrenatural, mas lembre-se que, quando Ele falou com Elias, não o fez através de terremoto, nem de fogo, nem de tempestade, mas através de uma voz calma e quieta.
       Como precisamos lembrar a palavra do salmista:
   "Aquietai-vos,
    e sabei que eu sou Deus."
                  Salmos 46: 10
   Procure um lugar quieto por alguns minutos, e quando Deus lhe falar, estará em condições de ouvir a Sua voz.
    


Ouvindo a voz de Deus

 "Escuta,
Senhor,
a minha oração..."
Salmo 86:6


          Apesar de Samuel servir ao Senhor desde a infância, ele não entendeu que era Deus quem falava com ele.
          Hoje, Deus fala conosco através da Bíblia e da oração. Se você deseja ouvir a voz de Deus, conhece-lO melhor, separe diariamente um momento para estar lendo a Bíblia, meditando e orando. Assim, você estará se fortalecendo para atender ao chamado de Jesus:
    "Apascenta os meus cordeiros..."
                 João 21: 15

Samuel já dormiu,
Mas uma voz ele ouviu
Quem será que falou?
Não foi Eli que o chamou.

Foi Deus que falou.
Samuel já escutou.
Que alegria foi escutar
A voz de Deus a lhe chamar! 


Que conversa boa

"Orem sempre"
I Tessalonicenses 5: 17

    "Bendizei ao Senhor,
     vós todos, servos do Senhor..."
                    Salmo 134: 1
          Este salmo de Davi é uma convocação para louvarmos e adorarmos o nome do Senhor.
          Davi, desde moço amava ao Senhor. Ele passou por vitórias e derrotas espirituais, mas nunca deixou de buscar a Deus. A prova disso está nos salmos que ele escreveu que falam de confissão, tristezas, alegrias, perseguições e vitórias.
          O louvor que devemos expressar a Deus deve ser algo contínuo, independente das circunstâncias ao nosso redor.


Davi fala com o grande amigo

"Orem sempre."
I Tessalonicenses 5: 17 

          Ás vezes sentimo-nos muito sós, precisando de um amigo em quem realmente podemos confiar. Nestas horas, é tão bom conhecer Jesus Cristo como nosso grande Amigo - o Amigo de todas as horas e situações. Aquele que nunca vai nos abandonar. Mas, como é bom também conhecer que essa amizade pode ser recíproca. Jesus disse: 
    "Vós sois meus amigos,
     se fazeis o que eu vos mando." 
                     João 15: 15 
          Você é amigo de Jesus? O mandamento de Jesus aos seus amigos e discípulos é
    "que vos ameis uns aos outros,
     assim como Eu vos amei."
                João 15: 12
          Dê um bom exemplo de amor e amizade.


Deixa que eu falo com Deus

"Orem sempre."
I Tessalonicenses 5: 17

          Qual é a sua reação diante das grandes dificuldades e lutas na vida? Você quer fugir, esconder-se como os soldados de Israel perante o desafio de Golias, ou enfrenta "os gigantes" de sua vida como Davi enfrentou Golias, confiando no Senhor?
          Paulo, escrevendo para o jovem Timóteo, disse:
    "Participa dos meus sofrimentos 
     como bom soldado de Cristo."
         II Timóteo 2: 3
          O bom soldado de Cristo não foge dos problemas, das dificuldades, das lutas diárias, mas as enfrenta no poder e na força do Senhor.
    "Fortifica-te na graça que está em Cristo Jesus."
             II Timóteo 2: 1
          Lembre-se sempre do Salmo 118: 6:
    "O Senhor está comigo;
     não temerei.
     Que me poderá fazer o homem?"      


Deus cuidará de tudo

"Orem sempre."
I Tessalonicenses 5: 17

          Tantas vezes, quando olhamos o mundo ao redor com sua frieza, confusão e falta de amor, somo tentados a perder a esperança e dizer que a situação é tão drástica que nada pode ser feito. Nos sentimos inúteis diante dos problemas. Sem dúvida, este foi o problema do exército israelense diante do gigante Golias, mas Deus levantou um rapaz simples e desconhecido para mudar a situação. Deus pode usar aquele que se coloca à disposição do Senhor para enfrentar os "gigantes" deste mundo. Lembre-se que
    "Deus escolheu as cousas loucas do mundo 
     para envergonhar os sábios,
     e escolheu as cousas fracas do mundo
     para envergonhar os fortes."
                 I Coríntios 1: 27.
          Deus quer usar você.    


Uma coroa para Davi

"Orem sempre."
I Tessalonicenses 5: 17

        
    "Porque tudo o que é de Deus vence o mundo;
     e esta é a vitória que vence o mundo, 
     a nossa fé."
              I João 5: 4    
          Davi enfrentou um desafio muito grande (derrotar o gigante Golias), como também teve em sua vida provações e dificuldades, mas confiou em Deus, que é Todo-Poderoso, fiel e cumpre as suas promessas.
         Como resultado, Davi foi constituído rei, primeiro de Judá, e depois de todo o povo de Deus.
          A Bíblia nos mostra também, no livro de Hebreus, que vários homens e mulheres de fé "não receberam as coisas que Deus tinha prometido, mas as viram de longe e as reconheceram" (Hebreus 11: 13).
    "Se eles tivessem desejado,
     poderiam ter voltado às coisas boas deste mundo.
     Mas não quiseram... 
     Eles estavam vivendo para o céu."
                  Hebreus 11: 15 e 16
          Precisamos aprender esta grande lição, e fazer o trabalho de Deus, olhando sempre para Cristo.


O Rei Davi

"Orem sempre."
I Tessalonicenses 5: 17

          Davi se tornou o homem mais importante de Israel. Ele tinha sucesso, fama, riqueza, mulheres, etc., mesmo com tudo isso, continuou vivendo na dependência do Senhor. 
         Nós, também, precisamos de Deus. Não importa quem somos, se somos ricos, bonitos, famosos ou poderosos, precisamos sempre estar em comunhão com Deus. Jesus, em Lucas 12: 15 a 21, nos ensina que devemos viver na dependência d'Ele e acumular tesouros no céu, sabendo que o dia de amanhã pertence somente a Deus.
          Os pequeninos precisam aprender a depender do Senhor, falando com Ele e confiando n'Ele em qualquer circunstância. 

Davi era um pastorzinho,
Que falava com carinho
Palavras de amor
Para agradar ao Senhor.

Deus fez dele um rei,
Nunca me esquecerei.
Uma coroa ele ganhou,
Porque a Deus agradou.


Eu posso falar com Deus

"Orem sempre."
I Tessalonicenses 5: 17

          Não fique preocupado em ensinar a decorar o "Pai Nosso". O importante é que saibam que Jesus nos deixou um modelo de oração. A Bíblia nos mostra o quanto é importante orar. Se até o Filho de Deus, sendo Homem Perfeito, tinha necessidade de conversar com o Pai, quanto mais nós que somos pecadores!
          A oração é um dever, mas é também um privilégio.
          Deus nos usa para intercedermos em favor de outras pessoas. 
          Ore em favor das crianças.
          Ore porque você precisa.
          Ore porque Deus quer usá-lo.


Jesus ensina a orar

"Orem sempre."
I Tessalonicense 5: 17

          É essencial que você viva na prática da oração. É através da oração que fazemos amizade com Deus e criamos intimidade com Ele.
          Se você tiver dificuldades para orar diariamente, peça a Deus que o ajude. Escolha motivos de oração e coloque-os na presença de Deus.
          Vários fatores poderão surgir para atrapalhar seu momento devocional, mas não desanime, cada dia você perceberá quanta coisa você precisa falar com Deus.

Vamos andar
Até num canto sentar
 Só em Deus pensar
E com Ele conversar. 


Visuais








Recursos Visuais


Trabalhinhos







Cânticos

"Minhas Mãozinhas"

Minhas mãozinhas assim bem juntinhas,
Só para falar com Jesus.
E bem quietinho eu fecho os olhinhos
e penso, só penso em Jesus.

Sei que me ouve,
pois sei que me amas demais.
Jesus responde e satisfaz
assim meu coração.
E satisfaz assim meu coração.

"Se conversarmos com Jesus"

Se conversarmos com Jesus,
 vai tudo bem.
Se conversarmos com Jesus,
 vai tudo bem.

Nas provações aqui,
eu sempre descobri,
que se falarmos com Jesus vai tudo bem.

"Cantando, cantando!"

Cantando, cantando, cantando ao meu Senhor.
Joguei a tristeza fora,
mandei embora do meu coração.


Joguei a tristeza fora,
mandei embora do meu coração.

Orando, orando, orando ao meu Senhor.
Joguei a tristeza fora,
mandei embora do meu coração.

Joguei a tristeza fora,
mandei embora do meu coração.

Amando, amando, amando ao meu Senhor.
Joguei a tristeza fora,
mandei embora do meu coração.

Joguei a tristeza fora,
mandei embora do meu coração.

"Oração"

Vamos nossos olhos fechar
Pondo assim as mãos.
Vamos com Jesus conversar
Pela oração.

"Eu vou cantar para Jesus"

Eu vou cantar* para Jesus louvar
Eu vou orar* para Jesus louvar.

*Pode-se substituir por palavras como:
'tocar', 'servir', 'sorrir', etc.

"Pequenino sou, mas ando com Deus"

Pequenino sou, mas ando com Deus
Pequenino sou, mas ando com Deus
Pequenino sou, mas ando com Deus
E por isso feliz estou.

"Escutando"

Escutando, pois, Jesus nos fala,
Escutando para obedecer;
Passo a passo com Jesus marchando,
Ele é quem vai nos defender.

"I Samuel 3:10"

Fala, Senhor que o teu servo ouve.
Fala, Senhor, Fala, Senhor!

"Deus é amor"

Louvem!
Louvem todas as crianças ao Senhor, ao Senhor!
Louvem!
Louvem todas as crianças ao Senhor!
Deus é amor!

Amem!
Amem todas as crianças ao Senhor, ao Senhor!
Amem!
Amem todas as crianças ao Senhor!
Deus é amor!

Obedeçam!
Obedeçam todas as crianças ao Senhor, ao Senhor!
Obedeçam!
Obedeçam todas as crianças ao Senhor!
Deus é amor!

"Jesus é o amigo melhor"

Jesus é o amigo melhor.
Jesus é o amigo melhor.
Jesus é o amigo melhor.
Jesus é o amigo melhor.

"Tudo conto a Jesus"

Tudo eu conto a Jesus
Tudo, tudo.
Ele me ouve, é meu Salvador.
Coisas boas e más, sempre tudo,
Tudo conto a Jesus.

Eu, na Bíblia aprendi
Tudo isto:
Que Ele me ouve,
que Ele me vê,
Que Ele gosta de mim;
Tudo isto
Eu na Bíblia aprendi.

"Estou feliz"

Estou feliz com meu Jesus.
É meu amigo e companheiro.
Está comigo o dia inteiro.
Todo tempo para guardar.

Eu bato palmas pra Jesus
Eu pulo alto pra Jesus.
Eu corro e brinco e faço tudo,
Tudo junto com Jesus.

"Oração"

Nosso Pai, que estás no céu,
ouve a nossa oração.
Pois tudo te pedimos
e te agradecemos
em nome de Jesus.Amém.

da Editora Cristã Evangélica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário