Reconhecer que a Palavra de Deus é fiel e verdadeira.
VERSO DA LIÇÃO:
“E o Senhor os espalhou dali por toda a Terra.”
Gênesis 11:8.
VERSO OPCIONAL:
“Andarão dois juntos se não estiverem de acordo?”
Amós 3:3.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição: ver sugestões abaixo;
Memorizando: “tijolos” com partes do verso;
Aplicando: cartões ou fichas de arquivo (ou copos descartáveis), sinete, pedra tosca, pedra polida, lixa;
Contando aos Outros: círculos ou quadrados de isopor em três tamanhos diferentes para cada criança, palitos de dente.
Lição: ver sugestões abaixo;
Memorizando: “tijolos” com partes do verso;
Aplicando: cartões ou fichas de arquivo (ou copos descartáveis), sinete, pedra tosca, pedra polida, lixa;
Contando aos Outros: círculos ou quadrados de isopor em três tamanhos diferentes para cada criança, palitos de dente.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Escolher o recurso visual que for mais adequada à sua sala:
Escolher o recurso visual que for mais adequada à sua sala:
Maquete: Fazer vários círculos ou quadrados de isopor, diminuindo o tamanho de cada um, de modo que formem uma torre ao serem sobrepostos. Se preferir, pode-se deixar uma parte da torre já montada e depois acrescentar o restante enquanto conta a história. Essa torre também pode ser feita com caixas de papelão de diversos tamanhos. E também blocos de plástico tipo lego (pra quem tem esse tipo de material). Os personagens podem ser bonequinhos de festa.
Flanelógrafo ou avental: Confeccionar os personagens em feltro, EVA ou papel (colando feltro, areia, lixa ou velcro na parte de trás das figuras). Para fazer os blocos da torre, cortar retângulos de papel pedra ou pardo. Se o avental não for de feltro, colocar um pedaço de velcro na figura e outro no avental.
Cartazes com as figuras: Imprimir as figuras abaixo e colá-las em cartolina.
Memorizando (opção do verso):
Sugestão para um lanchinho diferente: Cortar quadrados de pão ou de bolo em três tamanhos diferentes. As crianças montarão a “torre” em um pratinho descartável, unindo os pedaços de pão com algum tipo de patê, geléia ou mel. Ou unir os pedaços de bolo com geléia ou mel.
Idéia baseada na atividade da página 26 do livro “Enciclopédia Bíblica de Trabalhos Manuais.” Publicações Shedd - 2007
VARIAÇÃO: Servir uma torre com cupcakes naturais.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
Confusão. [Inventar palavras que não existem e escrevê-las em pedaços de papel. Deixar que as crianças que sabem ler peguem os papéis. Elas devem lê-los e pedir a outra criança que lhe dê aquilo que leu. Isso já criará um pouco de confusão. Em seguida, pedir que todas façam seus pedidos ao mesmo tempo (sem gritar). Dar alguns segundos para essa atividade e depois dizer:]É muito importante entender o que outros dizem. Se não, vira a maior confusão. Na história de hoje vamos ver uma grande confusão.
Confusão. [Inventar palavras que não existem e escrevê-las em pedaços de papel. Deixar que as crianças que sabem ler peguem os papéis. Elas devem lê-los e pedir a outra criança que lhe dê aquilo que leu. Isso já criará um pouco de confusão. Em seguida, pedir que todas façam seus pedidos ao mesmo tempo (sem gritar). Dar alguns segundos para essa atividade e depois dizer:]É muito importante entender o que outros dizem. Se não, vira a maior confusão. Na história de hoje vamos ver uma grande confusão.
APRESENTANDO A LIÇÃO: [Dizer:] Depois do dilúvio nós podemos pensar que todos aprenderam a lição e se tornaram bons e obedientes. É uma pena, mas isso não aconteceu. As famílias de Sem e Jafé seguiram o bom exemplo de Noé e obedeceram a Deus. Mas a família de Cão revoltou-se contra Deus. Depois de algum tempo, eles ficaram incomodados pelos obedientes e mudaram-se para a planície de Sinear, perto do rio Eufrates. O lugar era muito bonito. Tinha boa terra para cultivar jardins e pomares e decidiram construir uma cidade ali.
Depois do dilúvio Deus falou com Noé que seus filhos não deviam morar todos no mesmo lugar. Deviam mudar-se para todas as partes da Terra e enchê-la de pessoas. Mas os desobedientes fizeram justamente o contrário do que Deus disse. Resolveram ajuntar-se e construir uma cidade. Queriam também construir uma torre tão alta que chegasse até às nuvens. Pensavam que assim descobririam como o dilúvio aconteceu. Também pensavam que, se houvesse outro dilúvio, eles poderiam escapar subindo até o topo da torre. Eles não confiavam na promessa de Deus de que não haveria outro dilúvio. Além de tudo isso, eles queriam mostrar que não precisavam de Deus. Queriam construir um reino muito poderoso, que mandasse em todas as pessoas do mundo e os tornasse famosos.
Então eles trabalharam muito. Fizeram muitos tijolos e foram colocando um sobre o outro, com argamassa para fazerem cola. [Colocar as partes da torre, uma a uma.] E a torre foi crescendo, crescendo até ficar muito alta. O orgulho deles também foi crescendo, crescendo. Eles achavam que seriam invencíveis e que Deus não poderia fazer nada contra eles. Dentro da torre, encheram de ídolos para desafiar a Deus. E a torre continuou crescendo. Ficou tão alta que os pedreiros lá em cima não conseguiam mais falar com os que trabalhavam embaixo. [Colocar alguns bonequinhos pelos diversos andares da torre.] Assim, colocaram homens em diversos degraus da torre. Os homens pegavam o material e as ferramentas e iam passando de um para o outro até chegar lá em cima.
Deus veio ver a cidade e a torre que eles estavam construindo. Ele ficou muito triste com o orgulho daquelas pessoas. Deus queria que o povo confiasse nEle e não na torre. Então, Ele mandou anjos para fazerem a construção parar. Estava tudo normal na construção e todos falavam a mesma língua. De repente, eles não conseguiram mais se entender. Um homem falava hebraico, o outro falava grego, outro árabe e assim por diante. E ninguém se entendia mais. Com isso os construtores de baixo começaram a mandar material errado. Aqueles que estavam lá em cima ficaram furiosos, começaram a brigar e a confusão ficou enorme. [Fazer os bonequinhos lutarem uns com os outros.] Deus enviou relâmpagos do Céu e derrubou a parte de cima da torre. [Derrubar a parte de cima da torre.] Os construtores, humilhados, perceberam que não havia mais condição de continuar a construção. Aqueles que conseguiam se entender se juntaram, formando grupos e foram embora dali. [Formar grupos com os bonequinhos e espalhar os grupos em várias direções.] Cada grupo em uma direção. E foi assim que se espalharam sobre a terra. A torre que era o motivo de orgulho deles, feita para lembrar a grande capacidade deles, agora era uma lembrança de que eles não eram capazes de lutar contra Deus. Como ali houve muita confusão, a torre ficou conhecida como “Babel”, que quer dizer “confusão”.
REVISANDO:
[Perto da torre, juntar todos os bonequinhos usados na lição e fazer as perguntas. Quando a resposta for certa, separar um bonequinho do grupo, como se ele estivesse indo para algum lugar. Continuar até que todos estejam espalhados.]
[Perto da torre, juntar todos os bonequinhos usados na lição e fazer as perguntas. Quando a resposta for certa, separar um bonequinho do grupo, como se ele estivesse indo para algum lugar. Continuar até que todos estejam espalhados.]
APLICANDO:
[Dividir a classe em duas equipes; cada uma tentará construir a torre mais alta possível, usando as fichas. Mostrar-lhes como levantar as paredes e teto usando as fichas. A cada cinco fichas colocadas na construção da torre (quatro "paredes" e um "teto"), uma criança da equipe corre até o fundo da sala, toca o sino (ou bate na parede) e volta pra que seu grupo possa construir mais um "andar" da torre com outras cinco fichas. Se ela cair, devem recomeçar do ponto de partida. Encerrar a brincadeira depois de 5 minutos e ver qual equipe se saiu melhor na construção e o que aconteceu com as torres. Destacar como foi difícil mantê-las em pé. Dizer:] Quando vocês começaram a corrida para construir a torre, talvez alguém tenha pensado: " Ah! Isso é fácil! Ninguém é melhor que eu em montar uma torre assim". Talvez tivessem certeza que sua equipe seria a melhor. Mas o que aconteceu? As torres caíam, o tempo ia passando e vocês descobriram que era impossível construir uma torre que chegasse até o teto! Os construtores da torre de Babel não queriam saber de Deus. Eles queriam construir aquela torre para ficarem famosos e todo mundo falar neles. Queriam que vissem que eles eram capazes de grandes coisas sozinhos, sem a ajuda de Deus. Muitas vezes nós também somos como eles.
[Dividir a classe em duas equipes; cada uma tentará construir a torre mais alta possível, usando as fichas. Mostrar-lhes como levantar as paredes e teto usando as fichas. A cada cinco fichas colocadas na construção da torre (quatro "paredes" e um "teto"), uma criança da equipe corre até o fundo da sala, toca o sino (ou bate na parede) e volta pra que seu grupo possa construir mais um "andar" da torre com outras cinco fichas. Se ela cair, devem recomeçar do ponto de partida. Encerrar a brincadeira depois de 5 minutos e ver qual equipe se saiu melhor na construção e o que aconteceu com as torres. Destacar como foi difícil mantê-las em pé. Dizer:] Quando vocês começaram a corrida para construir a torre, talvez alguém tenha pensado: " Ah! Isso é fácil! Ninguém é melhor que eu em montar uma torre assim". Talvez tivessem certeza que sua equipe seria a melhor. Mas o que aconteceu? As torres caíam, o tempo ia passando e vocês descobriram que era impossível construir uma torre que chegasse até o teto! Os construtores da torre de Babel não queriam saber de Deus. Eles queriam construir aquela torre para ficarem famosos e todo mundo falar neles. Queriam que vissem que eles eram capazes de grandes coisas sozinhos, sem a ajuda de Deus. Muitas vezes nós também somos como eles.
[Ler o verso na Bíblia:] A Bíblia diz que “O orgulho vem antes da destruição; o espírito altivo, antes da queda.” Provérbios 16:18. Esse verso nos ensina que a pessoa orgulhosa, que se acha, um dia será humilhada e quem pensa que é melhor que os outros vai acabar se dando mal. Precisamos ser humildes como Jesus. Isso não é fácil mas é possível. Vejam como Jesus trabalha conosco. [Mostrar uma pedra tosca como a brita, por exemplo.] Essa pedra é áspera, cheia de pontas. Os meninos e as meninas que são egoístas, mal-educados, orgulhosos e mal-humorados são como essa pedra. Quando pedimos a Jesus para nos transformar Ele nos leva para Sua joalheria. Lá Ele começa a polir. Aperta firme e usa sua lixa para tirar todas as pontas. [Passar a lixa pela pedra como se estivesse fazendo muita força.] A lixa de Jesus em nossa vida são as provas. [Mostrar a pedra polida e dizer:] Vejam, a pedra feia, cheia de pontas depois fica assim, parecendo uma jóia de tão linda. Se passamos pelas provas, Jesus nos transforma e ficamos humildes, bondosos e obedientes como Ele.
MEMORIZANDO (opção A - verso da lição):
[Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensinar o verso usando os gestos sugeridos na lição:]
[Ler o verso na Bíblia, explicar o significado e ensinar o verso usando os gestos sugeridos na lição:]
E o Senhor os espalhou dali - balançar os dedos em várias direções.
por toda a Terra - mostrar algo amplo/grande.
Gênesis 11:8 - desabrochar uma flor e formar um livro.
MEMORIZANDO (Opção B - verso opcional):
Mostrar o visual já pronto. Recitar o verso três vezes com as crianças. Depois, tirar a parte de cima do verso e dizer que Deus mandou raios do Céu e destruiu o topo da torre. Recitar novamente o verso. Retirar mais um pedaço, dizendo que a construção com o tempo foi ficando totalmente destruída. Recitar o verso novamente e continuar o processo até que o verso seja memorizado.
Mostrar o visual já pronto. Recitar o verso três vezes com as crianças. Depois, tirar a parte de cima do verso e dizer que Deus mandou raios do Céu e destruiu o topo da torre. Recitar novamente o verso. Retirar mais um pedaço, dizendo que a construção com o tempo foi ficando totalmente destruída. Recitar o verso novamente e continuar o processo até que o verso seja memorizado.
CONTANDO AOS OUTROS:
[Entregar as peças da “torre” para cada criança montar a sua. Deixar que elas unam as peças com palito de dentes para formarem suas torres. Explicar que elas devem usar a torre para contarem a história de hoje e, quando forem contar o que Deus fez com a torre, devem soltar o palito e derrubá-la.]
[Entregar as peças da “torre” para cada criança montar a sua. Deixar que elas unam as peças com palito de dentes para formarem suas torres. Explicar que elas devem usar a torre para contarem a história de hoje e, quando forem contar o que Deus fez com a torre, devem soltar o palito e derrubá-la.]
ATENÇÂO:
Se for servir o lanchinho sugerido no início da postagem, pedir que as crianças lavem as mãos antes. Quando a torre estiver pronta, as crianças podem recitar o verso para memorizar e comer um pedaço. Recitar novamente o verso e comer outra parte. E assim por diante até comerem toda a torre. Pode-se orientá-las a construírem uma torre em casa para contar aos outros a história da Torre de Babel.
Se for servir o lanchinho sugerido no início da postagem, pedir que as crianças lavem as mãos antes. Quando a torre estiver pronta, as crianças podem recitar o verso para memorizar e comer um pedaço. Recitar novamente o verso e comer outra parte. E assim por diante até comerem toda a torre. Pode-se orientá-las a construírem uma torre em casa para contar aos outros a história da Torre de Babel.
de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário