quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"Dez Regras de Felicidade"


 OBJETIVO: 
Compreender que a Lei de Deus é uma Lei de amor e é uma bênção para nós.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
“E o amor é este: 
que andemos segundo os mandamentos.” 
2 João 6.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: cartões com frases sugeridas na atividade; 
Lição: maquete ou cenário grande, trombeta ou cd com som de trombeta; 
Revisando: dois conjuntos de figuras dos Dez Mandamentos;
Aplicando: figura de Jesus na cruz; Contando aos Outroslivrinho dos Dez Mandamentos (abaixo) para cada criança;

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção:  
Cortar dois pedaços iguais (não muito grandes) de madeira macia. Um deles só será usado em Aplicando.

Lição 
(escolher uma das opções de visuais abaixo):
Maquete do Monte Sinai:
Opção A: Colocar algumas almofadas (ou bolas de jornal amassado) sobre uma cadeira. Cobrir tudo (inclusive o encosto da cadeira) com um pano ou TNT marrom para dar o formato de uma grande montanha (se necessário, colocar alguns banquinhos ou cadeirinhas a mais, por baixo do tecido).

Opção B: Desenhar o contorno da montanha em isopor (no tamanho que desejar). Colar papel marrom ou pintar de marrom.

Atenção:
 Veja mais opções de maquete do monte Sinai aqui .

Para qualquer modelo do Monte Sinai, fazer cópias das tendas abaixo.

Espalhar várias delas ao pé da montanha. Deixar alguns pedaços de papel amassado e coisas fora do lugar, para organizar durante a história. Usar prendedores de roupa para fazer os personagens: prendedores iguais colocados no pé da montanha para serem os israelitas, o prendedor usado na lição da semana anterior, para ser Moisés. Quando ele descer da montanha, encaixar as figuras das tábuas nas mãos dele (abaixo).




Fazer uma nuvem escura com papel cartão azul marinho ou preto. Recortar relâmpagos em cartolina laminada prata  ou dourada e colá-los na nuvem.

Para explicar os dez mandamentos: 
Cortar dez pedaços de cartolina no tamanho de uma folha A3 (duas A4) e dobrá-las ao meio para ficarem no tamanho de uma folha A4. Ampliar as figuras do livrinho dos 10 mandamentos, pintá-las e colar em um dos lados de cada pedaço de cartolina. Deixar um barbante ou corda à mão para esticá-lo no momento certo e pendurar as cartolinas no varal. (Para economizar,  pode-se cortar as folhas no tamanho A4, colar as figuras e prendê-las ao varal usando prendedores de roupa).


Abaixo estão apenas três mandamentos. É preciso acrescentar os outros, um a um, enquanto vai explicando.


Cenário grande (para contar a história com as crianças sendo os personagens): Colocar uma escada basculante em um canto da sala e cobri-la com TNT marrom. Para que ela fique mais espaçosa, pode-se colocar algumas cadeiras, bancos e almofada ao redor dela, por baixo do TNT. Fazer uma nuvem escura de EVA, com relâmpagos de cartolina dourada. Fazer as tábuas do dez mandamentos em isopor ou EVA e escondê-las atrás da escada. Do outro lado da sala, colocar um tapete com almofadas. Cada almofada será a tenda  de uma criança. Colocar faixas na cabeça das crianças e, se possível, vestir a criança que será Moisés com uma túnica (que pode ser uma camisa grande). 

Contando aos outros:  
Fazer uma cópia completa do livro dos Dez Mandamentos para cada criança. Recortar tudo e grampear ou perfurar as páginas e prendê-las com barbante ou lã.








 CONQUISTANDO A ATENÇÃO:  
[Escrever em alguns cartões as seguintes palavras: lavando roupa, arrumando a casa, tomando banho, lavando o rosto, escovando os dentes, penteando o cabelo. Chamar uma criança para escolher um cartão sem que as outras vejam o que está escrito nele. Ela deve fazer uma mímica para as outras adivinharem o que está escrito no cartão. Quem acertar  primeiro vem pegar outro cartão e fazer outra mímica.  Depois da brincadeira, conversar com as crianças sobre a necessidade de higiene com o corpo e com a casa. Depois, dizer:] Na história de hoje as pessoas precisaram tomar banho e lavar as roupas e deixar tudo arrumadinho. Vamos ver o porquê?

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Movimentar os visuais escolhidos de acordo com a necessidade, enquanto conta a história. Dizer:]
Depois de três meses viajando pelo deserto, os israelitas viram a coluna de nuvem para sobre o monte muito grande. Era o Monte Sinai. [Colocar a coluna de nuvem sobre o monte.] Este era o sinal para eles acamparem. Deus os trouxera até ali porque queria ensinar-lhes como serem bons e santos e também queria que eles esquecessem as coisas ruins que tinham aprendido no Egito.
Depois que eles montaram as tendas e o acampamento ficou pronto, Moisés subiu ao monte e Deus conversou com ele. [Colocar o personagem de Moisés sobre o Monte Sinai.] O Senhor lhe disse que os israelitas tinham sido escolhidos para serem missionários dEle e deveriam ensinar os outros povos a amarem a Deus e a fazerem a Sua vontade.
Voltando ao acampamento [Movimentar o personagem Moisés até o acampamento], Moisés contou tudo isso para o povo e disse que eles deveriam se preparar porque dentro de três dias Deus desceria sobre a montanha e falaria com eles. Imaginem quanta emoção: o Deus poderoso, que mandara as pragas no Egito, que mandava o maná e que os ajudara vencer os amalequitas iria falar com eles! Quanta honra, não é mesmo? Mas, como o povo deveria se preparar. Eles precisavam tomar banho, lavar as roupas e limpar as tendas. Tudo tinha que estar muito limpo e arrumado. E principalmente, eles deveriam estar com o coração limpo. Para isso,precisavam orar e jejuar, pedindo perdão de seus pecados.
Durante três dias o acampamento ficou muito movimentado com todos caprichando na limpeza. [Retirar os papéis amassados e organizar alguma coisa no cenário.] Os israelitas capricharam na limpeza e, na manhã do terceiro dia, todos estavam no pé do monte, imaginando o que aconteceria. [Colocar os personagens no pé do monte.] O momento era tão solene que até uma cerca foi colocada no pé do monte para que ninguém subisse a montanha. Então, quando a trombeta soou [pedira a alguém que toque a trombeta ou o CD] o povo olhou para o alto da montanha e viu uma nuvem escura, com relâmpagos e ouviram muitos trovões bem fortes [mostrar a nuvem e bater com uma colher em uma bandeja de metal para imitar o som do trovão]. O monte começou a tremer e a soltar fumaça, parecendo um vulcão[movimentar levemente o monte]. A trombeta foi ficando cada vez mais forte e o povo ficou apavorado e tremendo de medo. Então, eles se prostraram com o rosto no chão para adorar a Deus [“Prostar” os personagens dos israelitas].
[Falar em tom mais baixo.] De repente tudo ficou muito quieto. A trombeta parou de tocar e os relâmpagos e trovões também pararam e houve um tempo de silêncio muito solene e depois veio uma voz profunda, rica e musical: Era Cristo que estava falando [Pedir a alguém com voz bem forte que fale as palavras]: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.” Junto dEle estavam Deus, o Pai, e muitos anjos. O Céu e a Terra estavam bem perto no Monte Sinai naquele dia. Vocês gostariam de estar lá?
Foi assim que os israelitas ouviram os Dez Mandamentos, que é a Lei de amor que Deus nos deu. Vamos ver então quais foram os mandamentos que os israelitas ouviram. [Estender o varal e colocar as figuras dos Dez Mandamentos uma a uma, conforme for mencionando-os.]O primeiro e o segundo mandamentos nos dizem para amar a Deus acima de todas as coisas. Ele tem que ocupar o primeiro lugar em nossa vida e não pode ser trocado por nada: nem por dinheiro, casas, roupas, carros, brinquedos. Também é proibido adorar estátuas. O terceiro mandamento nos ensina a falar o nome de Deus com reverência. O quarto nos ensina a santificar o Sábado e a lembrar do nosso Criador.
O quinto mandamento nos ensina a respeitar nossos pais. Respeitar quer dizer tratá-los com amor e obedecê-los com alegria e boa vontade. O sexto mandamento nos proíbe de matar. Jesus disse que quem odeia o outro é como se estivesse matando. Por isso esse mandamento nos proíbe de odiar.O sétimo mandamento nos ensina a não pensarmos, vermos ou falarmos coisas sujas. Nossa atenção deve estar voltada apenas para as coisas puras. O oitavo mandamento nos proíbe de roubar e o nono nos ensina a falar sempre a verdade. Nada de mentiras. E o décimo mandamento nos ensina a não desejarmos as coisas que os outros têm. Isso se chama cobiça.
             Depois de ouvir tudo isso, falado pela voz de Deus, os israelitas estavam realmente muito impressionados e todos concordaram que precisavam obedecer aos Dez Mandamentos e prometeram: “Tudo que o Senhor falou, faremos.” Depois de fazerem esse compromisso, Moisés subiu novamente no Monte Sinai. [Colocar o personagem de Moisés em cima do monte outra vez.] Lá em cima Deus lhe deu uma cópia da Lei, escrita com o próprio dedo de Deus, em tábuas de pedra, mostrando que ninguém podia mudá-los, nem esquecê-los. E essa Lei está valendo até hoje para todas as crianças e adultos.

MEMORIZANDO: 
[Dizer:] Se alguém quer saber o que o amor faz e o que o amor não faz é só ler os Dez Mandamentos. É isto que a Bíblia diz:[Ler o verso na Bíblia.]Quem realmente tem amor no coração gosta de fazer o que a Lei de Deus pede. Precisamos lembrar sempre disso. Vamos memorizar esse verso?[ Repetir o verso várias vezes, usando os gestos abaixo:]
E o amor é este: que andemos - [fazer um coração com as mãos e aponte um caminho.]
segundo os Mandamentos - [mostrar as duas mãos abertas.]
2 João 6 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

REVISANDO:
Opção 1: [Fazer dois conjuntos de figuras dos Dez Mandamentos (podem ser cartões ou em cartolinas para serem pendurados no varal). Dividir a sala em dois grupos e entregar um conjunto de figuras para cada um. As figuras não devem estar na ordem. Pedir que as crianças coloquem os Dez Mandamentos em ordem. Ganha quem conseguir acertar tudo primeiro.]
Opção 2: [Usando os mesmos dois jogos de figuras dos Dez mandamentos e a divisão da sala em dois grupos, fazer uma pergunta da lição para uma criança do primeiro grupo. Se ela acertar, seu grupo pode pegar um cartão com um dos mandamentos e colocar no varal (ou mesa). Se errar não pega nada. Proceder da mesma forma com o outro grupo. Continuar até acabarem as perguntas.  Ganha o grupo que conseguir completar os Dez Mandamentos na ordem certa, primeiro (se seu grupo for de crianças pequenas, facilite um pouco...).]

APLICANDO: 
[Dizer:] Nós podemos escrever os Dez Mandamentos em apenas uma palavra. Quem sabe qual é? [Amor.] Porque tudo o que Deus está pedindo em seus mandamentos é que amemos a Ele mais que tudo nesse mundo e aos outros como amamos a nós mesmos. E para lembrarmos sempre disso Ele deu Seu filho Jesus para pagar o preço dos nossos pecados. E a cruz onde Jesus morreu serve para nos lembrar de amar a Deus e ao próximo. Vejam! [Mostre a figura de uma cruz.]  A ponta da cruz esta apontando para cima, para lembrarmos de amar a Deus mais que tudo. Os braços da cruz apontam para os lados, para lembrarmos de amar as pessoas que estão ao nosso redor.  Os quatro primeiros mandamentos mostram nosso amor para com Deus e os outros seis mostram nosso amor para com o nosso próximo.
Vou mostrar um mandamento e vocês vão me dizer se ele mostra nosso amor a Deus ou ao próximo. Se for para Deus, levantem os braços para cima da cabeça. Se for para o próximo, abram os braços como se fosse dar um abraço. [Mostrar as mesmas figuras usadas em Revisando, misturando a ordem dos mandamentos.]

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Fazer uma cópia do livro de figuras Os Dez Mandamentos para cada criança. De preferência, entregá-los já recortados, perfurados e, se possível (e necessário), já unidos por uma fita, lã, barbante ou aspiral. As crianças podem pintar o quanto conseguirem na sala de aula. O que não conseguirem, devem pintar em casa, com a ajuda dos pais. Enquanto trabalham dizer que devem usar o livrinho para contar aos outros sobre os Dez Mandamentos.]

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário