quarta-feira, 14 de outubro de 2015

* "Atravessando o Mar "

OBJETIVO: 

Que as crianças decidam estar entre os vencedores no Mar de Vidro.


VERSO PARA MEMORIZAR: 
“Pela fé,
 passaram o Mar Vermelho,
 como por terra seca; 
o que tentando os egípcios, 
se afogaram.” 
 Hebreus 11:29. 

RECURSOS NECESSÁRIOS:
Lição: tinta vermelha, umbral de porta feito de papelão; mesa com pratos e talheres, pão asmo (ou biscoitos água e sal), glúten, ervas amargas (almeirão, por exemplo), malas e mochilas, roupas, objetos dourados e prateados, coluna de nuvem e coluna de fogo, cabo de vassoura, TNT azul para fazer o mar;
Revisando: cenário do mar usado na lição; 
Aplicando: quadrado feito no chão com fita crepe; 
Contando aos Outros: cópias da atividade abaixo para cada criança, lápis de cor, cola, lantejoulas douradas ou bolinhas de papel crepon amarelo.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
  
Memorizando: 
Escrever o verso para memorizar em um cartaz e colocá-lo acima da escada usada para contar a história, no momento de memorizar o verso. 

Lição: 
Umbral da porta: Em papelão, cortar um umbral de porta (não precisa ser muito grande). Pintar de marrom e desenhar os veios da madeira em cor preta ou marrom mais escura. 
Mar: De acordo com o espaço disponível, cortar ao meio (no sentido do comprimento) um pedaço grande de TNT azul. Colocar os dois pedaços lado a lado, no chão, sem deixar espaço entre os dois. Separar os dois pedaços para fazer o “mar” abrir e aparecer o caminho seco. Juntar os dois pedaços outra vez para fazer o “mar” fechar outra vez. 

Coluna de nuvem e de fogo: 
Desenhar e recortar uma coluna de nuvem e uma coluna de fogo em cartolina ou EVA. Colar sobre papelão, para dar mais firmeza. Como suporte para segurar as “colunas”, colar uma ripa de madeira.
Infelizmente não consegui encontrar novamente o site onde eu consegui as imagens desta postagem imagem. Se alguém souber me avise, para eu colocar os créditos.




Aplicando: 
Usar fita crepe para desenhar um quadrado perfeito no piso da sala, em tamanho suficiente para que caibam todas as crianças.

Contando aos outros: 
Fazer as cópias da figura em cartolina (ou fazer em sulfite e depois colar em cartolina). Depois, na parte de trás da figura, na parte mais larga do mar, desenhar um quadrado. Se as crianças forem muito pequenas ou o tempo for curto, recortar as figuras com antecedência. 


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
Maneiras de atravessar o mar. [Fazer gestos imitando meios de transporte (trem, carro, avião, barco a remo, bicicleta) e pedir às crianças que adivinhem quais são. Depois, pedir que façam gestos imitando os meios de transporte que podem ser usados para atravessar o mar. Dizer:] Na história de hoje veremos o meio mais incrível de atravessar o mar.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Relembrar rapidamente o que aconteceu na história anterior e, depois, dizer:] A mamãe e o papai sempre avisam qual será o castigo que vocês terão se desobedecerem, não é? Deus estava para castigar Faraó e o egípcios pela sua desobediência. Mas Ele não queria fazer isso sem dar mais uma chance para eles. Moisés foi a Faraó e disse [fazer um tão de voz solone]: “Deixem o meu povo ir. Se não, à meia-noite de hoje, cada filha ou filho primogênito do Egito será morto.” Mas faraó outra vez disse: “Não!” Que teimoso esse Faraó! Como Deus foi paciente com ele! Foram NOVE [Opcional - mostrar o número 9.] chances de se arrepender e ele não aproveitou. E agora, receberia a pior de todas as pragas.  [Opcional - mostrar o número 10.]
Só havia uma forma de escapar dessa praga: mostrando confiança em Deus. Ele mandou que matassem um cordeirinho de um ano, sem defeito, e passasse o seu sangue nos umbrais das portas.   [Passar um pouco de tinta no umbral da porta.] O anjo destruidor  viria à meia-noite, mas não entraria nas casas que estivessem marcadas com aquele sangue. Mas, como aquele sangue podia salvar a vida deles? É que o sangue representava Jesus que, muitos anos depois, viria para morrer no lugar dos pecadores. [Mostrar a figura de Jesus na cruz.] Passando o sangue nas ombreiras das portas, cada mãe, pai, menino e menina mostraram que tinham fé em Jesus. Eles acreditaram que Jesus viria um dia e morreria por eles numa cruz. 
À noite, cada família israelita se juntou para o jantar. No jantar eles tinham pães sem fermento, ervas amargas e a carne do cordeiro. [Mostrar a mesa com os pães sem fermento, as ervas amargas e o glúten.] Todos sabiam que à meia-noite o anjo destruidor viria e só escapariam os primogênitos que estivessem dentro das casas com sangue do cordeiro na porta. Estavam todos preocupados, conferindo se os primogênitos estavam realmente dentro das casas marcadas com sangue. 
À meia-noite, começaram a ouvir os gritos de desespero dos egípcios. [Imitar o choro dos egípcios.] O anjo destruidor tinha ido em cada casa dos egípcios e todos os filhos mais velhos foram mortos. Até o filho de Faraó. O pavor foi tão grande que, dessa vez ele se humilhou e deixou o povo de Deus ir. Na verdade os egípcios ficaram tão apavorados que foram aos israelitas e pediram para que saíssem do Egito o mais depressa possível. Os israelitas juntaram suas coisas apressadamente  e se prepararam para partir. [Mostrar as malas e colocar algumas coisas dentro delas. Se for possível, convidar algumas crianças para ajudar.] Só que antes de sair, pediram jóias e roupas novas para os egípcios como pagamento pelos anos que eles trabalharam sem receber nada. E eles receberam muita coisa. [Colocar alguns objetos preciosos dentro das malas.]
[Juntar as crianças e fingir que estão caminhando.] Uma multidão de 600.000 homens, além de mulheres e crianças e alguns egípcios se juntaram e começaram a caminhada. Eles estavam radiantes de felicidade! Mas não dava pra andar muito depressa porque era muita gente e também havia uma grande quantidade de animais. Como o caminho passava pelo deserto, Deus enviou uma coluna de nuvem durante o dia, para fazer sombra e, à noite, uma coluna de fogo, para aquecê-los. [Erguer a coluna de nuvem na frente das crianças.] Os israelitas se acamparam perto do Mar Vermelho. De repente, olharam para trás e viram o exército de Faraó que viera para perseguí-los.[Olhar para trás. Os ajudantes devem fingir que são os egípcios aproximando-se.]  E não havia como fugir: dos lados havia montanhas, na frente, o mar e atrás, o exército de Faraó! Os israelitas ficaram apavorados e foram reclamar com Moisés. Ele não estava com medo e disse [dizer com voz solene]: “Não tenham medo. Fiquem quietos e vejam o livramento do Senhor.”
Mas, como Deus poderia salvar os israelitas? Bem, primeiro a coluna de nuvem baixou e ficou entre os egípcios e os israelitas. [Colocar a coluna de nuvem entre os “egípcios” e os “israelitas”]. Para os egípcios ela se tornou um muro de trevas, mas para os israelitas havia muita luz. Com isso o povo ficou mais animado. Deus disse a Moisés que mandasse o povo marchar. [Conduzir as crianças para perto do mar.] Todos olharam para Moisés. Ele estendeu a sua vara [estender o cabo de vassoura], um vento forte começou a soprar e uma coisa incrível aconteceu: o mar começou a se abrir e formou um caminho no meio dele! [Abrir o caminho do “mar”] Moisés ordenou ao povo que marchasse e o povo obedeceu. Todo mundo  atravessou o mar. [Passar com as crianças pelo mar.] Quando estavam do outro lado, viram que o exército de Faraó estava entrando no caminho que eles fizeram. [Os egípcios devem começar a passar pelo mar.] Será que os egípcios conseguiriam alcançá-los? Moisés, então, estendeu novamente a sua vara [estender o cabo de vassoura] e, pelo poder de Deus, as águas do mar se juntaram novamente [juntar as partes do mar e cobrir os egípcios] e engoliram todo o exército de Faraó, com os cavalos e carruagens. Os hebreus ficaram muito alegres! Estavam finalmente livres![Bater palmas e dar pulinhos] Graças a Deus estavam salvos! 

REVISANDO:
 [Colocar as duas partes do TNT no lugar outra vez e fazer as perguntas (abaixo) ao lado delas. Cada vez que as crianças acertarem a resposta, abrir um pouquinho do “mar” . Cada vez que elas errarem, fechar o mar. Fazer perguntas até que o “mar” esteja completamente aberto. Convidar as crianças para atravessá-lo.] 
Sugestões de perguntas:
Qual seria a última praga?  A morte dos primogênitos.
Os egípcios foram avisados ou não da última praga? Sim, eles foram.
O que era preciso fazer para se proteger da praga? Passar o sangue de um cordeiro nos umbrais das portas.
O que o cordeiro significava? Jesus, que viria morrer pelos nossos pecados.
O que os israelitas comeram em seu último jantar no Egito? Pão sem fermento, ervas amargas e a carne do cordeiro.
O que aconteceu à meia-noite? O anjo da morte passou pelas casas que não tinham a marca do sangue do cordeiro.
O que Faraó e seus conselheiros fizeram depois da morte dos primogênitos? Mandaram os israelitas saírem do Egito, rapidamente.
Como os israelitas foram pagos por seu trabalho no Egito? Recebendo ouro, jóias e roupas dos egípcios.
Quem saiu do Egito junto com os israelitas? Alguns egípcios.
O que aconteceu  enquanto os israelitas estavam acampados perto do Mar Vermelho? O exército egípcio veio em perseguição.
Como os israelitas atravessaram o Mar Vermelho? Deus mandou um vento que abriu um caminho no meio do mar.
O que aconteceu com os egípcios? Entraram no caminho do mar e o mar se fechou sobre eles, matando-os.
O que Moisés fez depois que foram salvos dos egípcios? Cantou um hino de gratidão a Deus. 

APLICANDO: 
[Com antecedência, desenhar um quadrado perfeito no piso da sala (que caibam todas as crianças). Explicar:] Depois que os israelitas escaparam da perseguição, Moisés começou a cantar uma música linda, agradecendo a Deus. Outros começaram a cantar com ele e logo todos estavam cantando. De longe dava para ouvir aquela música tão linda! 
Antes de Jesus voltar os que forem fiéis a Ele serão perseguidos também, como os israelitas foram perseguidos pelos egípcios. Os servos de Deus que estarão vivos na volta de Jesus serão 144.000. Serão pessoas que  aceitaram a Jesus como seu Salvador e tiveram fé (assim como os israelitas) de que o sangue de Jesus purifica de todo o pecado. Eles também serão pessoas obedientes a Deus em todas as coisas. Satanás usará homens maus para tentar destruí-los, mas quando parecer que eles vão conseguir destruir os 144.000, Jesus vai aparecer no Céu com todos os seus anjos, destruirá os ímpios e livrará o Seu povo. Depois Ele vai levá-los para o Céu e lá eles estarão em um mar de vidro, onde formarão um quadrado perfeito e cantarão um belo hino de louvor a Deus. O nosso hinário trás um hino que fala desta ocasião. Vamos aprendê-lo? [Ensinar uma estrofe do hino Os cento e Quarenta e Quatro Mil para as crianças. Depois, mostrar o quadrado no chão e dizer:] Tenho aqui um quadrado no chão. Ele me lembra que os 144.000 formarão um quadrado perfeito e eu fico imaginando a multidão toda reunida, formando um quadrado perfeito e cantando um hino muito, muito lindo. Será uma ocasião maravilhosa! Eu quero estar lá, custe o que custar!  [Posicionar-se dentro do quadrado.]Quem estiver disposto a enfrentar a perseguição e estar comigo lá no mar de vidro, venha aqui dentro deste quadrado. [Dar tempo para que as crianças venham. Depois, cantar mais uma vez a estrofe do hino com as crianças e orar com elas, pedindo que Deus ajude que todos estejam no mar de vidro, salvos para sempre.]

MEMORIZANDO: 
[Ler o verso escolhido na Bíblia. Explicar:] Os israelitas acreditaram na ordem de Deus e obedeceram, passando o sangue do cordeiro nos umbrais das portas, e, por isso, conseguiram escapar dos egípcios. Nós também precisamos acreditar nas ordens de Deus e obedecê-las. Só assim seremos salvos. [Ensinar o verso com os gestos sugeridos na lição:] 
Pela fé, passaram o Mar Vermelho, como por terra seca -   [juntar as mãos, apontar um caminho.]
O que tentando os egípcios, se afogaram -  [fechar e balançar os punhos, fechar o nariz com os dedos.]
Hebreus 11:29 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Distribuir as cópias das atividades e ajudar as crianças a pintarem o desenho. Depois de colorido, pedir que colem as lantejoulas douradas ou bolinhas de papel crepon amarelo dentro do quadrado que já foi desenhado com antecedência no verso da figura. Lembrá-las que Moisés cantou um cântico de vitória depois dos israelitas serem salvos dos egípcios e que os cento e quarenta e quatro mil cantarão um cântico de vitória também sobre o mar de vidro, lá no Céu, formando um quadrado perfeito. Incentivá-las a contar a outros a história aprendida.]

de
http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário