quarta-feira, 14 de outubro de 2015

* "Dois Homens Maus"


 OBJETIVO: 
Escolher obedecer a Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
“Há um caminho que ao homem parece direito, 
mas o fim dele é a morte.”
Provérbios 14:12.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: figuras de bebidas com álcool (vinho, cerveja, uísque), jarra com água, suco de uva, copinhos descartáveis (opcional); 
Lição: maquete do santuário, figuras dos sacerdotes (postagem anterior), tinta guache vermelha;  
Memorizando (opção 2): fita crepe ou corda, flores (artificiais ou naturais), cobrinha de brinquedo; 
Revisando: mesmo cenário de memorizando, opção 2; 
Aplicando: balões; 
Contando aos Outros: cópias da atividade abaixo, partes A e B (cada cópia da parte B dá para 6 crianças).

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição:
Maquete: Usar maquete do santuário. Ampliar ou reduzir as figuras dos sacerdotes da postagem anterior, de acordo com o tamanho da maquete do santuário. Colori-las e fixá-las em prendedores de roupa ou outro suporte para que fiquem em pé.

Memorizando: 
Desenhar um caminho no chão da sala, usando fita crepe, giz ou  duas cordinhas. Enfeitar o caminho com flores dos dois lados. No final do caminho, colocar uma cobrinha de brinquedo.
Contando aos Outros:





 CONQUISTANDO A ATENÇÃO
[Mostrar um pouco se suco de uva (dar um pouquinho para cada criança beberse quiser). Dizer:] Este é um suco de uva puro e bom. É uma bebida excelente. Mas, infelizmente, existe outra bebida feita de uva, que não é nada boa. [Explicar bem a diferença entre o suco e o vinho. Mostrar as figuras de revistas de bebidas alcoólicas (vinho, cerveja, uísque, etc). Falar sobre o efeito devastador da bebida: deixa as pessoas tontas e elas não conseguem perceber a diferença entre o certo e o errado. Dizer:] Essas bebidas são perigosas e devemos passar o mais longe possível delas. O único jeito de estarmos protegidos destas coisas é não tocar, não provar e nem manusear vinho, fumo, drogas, etc. [Mostrar uma jarra com água e, outra vez, o suco. Dizer:] Água pura e suco de frutas naturais: essas são as bebidas que devemos escolher. Na história de hoje falaremos de dois rapazes que não escolheram boas bebidas.

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Contar a história movimentando os personagens conforme a necessidade.] Vocês sabem quem eram os ministros que cuidavam do tabernáculo? Aarão e seus quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar. Eles eram chamados de sacerdotes e seus ajudantes eram os levitas.  Quando o tabernáculo ficou pronto, houve uma cerimônia especial para prepará-los para o seu santo trabalho. Todos os israelitas foram convidados para essa ocasião tão importante.
Aarão e seus filhos estavam no pátio. Moisés foi o encarregado do serviço. Primeiro, lavou os sacerdotes com água para que estivessem limpos antes de entrarem no lugar santo. Em seguida, Moisés vestiu Aarão  com as lindas roupas do sumo sacerdote.[Vestir o boneco ou a criança com as roupas do sumo sacerdote enquanto relembra cada parte.] Vocês se lembram de todas as peças daquela roupa e de quais eram suas cores? [Dar tempo para as respostas.] O azul para lembrar da perfeição de Deus, a escarlata para lembrar do pecado e a púrpura para não esquecer da misericórdia de Deus. Depois de vestido, Moisés colocou sobre o peito de Aarão a peça chamada peitoral, com as doze pedras preciosas com os nomes das doze tribos de Israel. Isto significava que Aarão devia levar os israelitas sobre seu coração quando viesse à presença de Deus. Também nas ombreiras do éfode havia duas pedras de ônix que traziam os nomes das doze tribos de Israel. Lembram-se do que Aarão usava na cabeçae do que estava escrito naquela peça? [Colocar o turbante com a inscrição SANTIDADE AO SENHOR.]
Depois de Aarão estar vestido, Moisés vestiu os filhos dele com uma veste branca, um cinto e um turbante, também brancos. Moisés então derramou óleo sobre a cabeça do pai, apresentando-o como escolhido de Deus. Trouxeram um novilho para o pátio, e Arão e seus filhos impuseram-lhe as mãos como oferta pelos pecados. O novilho foi sacrificado e, depois dele, foram sacrificados um cordeiro para o holocausto e mais um cordeiro da consagração. E com o sangue do último cordeiro, Moisés marcou a ponta da orelha, do polegar da mão direita e do pé direito deles. [Mostrar cada um desses pontos na criança, no boneco ou na figura. Tocar a orelha e dizer: ] O sangue sobre a orelha significava que os sacerdotes não deviam ouvir o mal e deviam ter apenas bons pensamentos. [Tocar o polegar da mão direita.] Sobre o polegar da mão direita significava que eles deviam usar suas mãos para ajudar as pessoas a obedecer a Deus e ajudar os pobres e necessitados. [Tocar o polegar do pé direito.] O sangue nos polegares dos pés mostrava que deviam andar no caminho direito e obedecer os Mandamentos de Deus.
Vocês acham que os filhos de Aarão foram muito cuidadosos em obedecer a Deus? Eles ocupavam um cargo santo. Depois de Moisés e Aarão, Nadabe e Abiú eram os ministros mais importantes. Mas é triste dizer que esses dois irmãos não levaram seu trabalho a sério. Pouco tempo depois da consagração, fizeram uma coisa muito errada, bem na hora do culto. O povo estava orando e louvando a Deus. Nadabe e Abiú entraram no lugar santo, diante do altar de incenso, levando seus incensários. [Os personagens devem ser colocados diante do altar de incenso.] Lá eles deveriam colocar incenso sobre o fogo dos incensários. Isso encheria o santuário com uma fumaça muito cheirosa, lembrando que as orações e os louvores do povo eram como um perfume gostoso para Deus. O problema é que os dois estavam bêbados.  E, vocês sabem, quem está bêbado sempre faz coisas que não deve. Então, ao invés de colocarem nos incensários o fogo santo, aceso por Deus, eles usaram o seu próprio fogo e isso era proibido. Eles foram muito irreverentes! O Senhor tinha confiado neles para fazer tudo bem feito e eles mostraram que não davam a menor importância a isso. Deus ficou muito zangado com eles. Enviou fogo do céu e os matou, para mostrar a todo o povo que não se deve desrespeitar as coisas sagradas. Assim, todos viram que trabalhar para o Senhor é algo muito sério.

MEMORIZANDO:
Opção 1: [Ler o verso na Bíblia, e ensiná-lo usando os gestos descritos na lição:]
Há um caminho que ao homem parece direito  - [mostrar um caminho e o braço direito]
mas o fim dele é a morte - [fazer um limite com a mão e um “x” sobre o peito.]
Provérbios 14:12 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

Opção 2: [Desenhar um caminho no chão da sala, usando fita crepe, giz ou  duas cordinhas. Colocar algumas flores presas nos dois lados do caminho, mas no fim colocar uma cobrinha de brinquedo. Explicar:] Satanás faz a desobediência parecer muito agradável, como aquele caminho florido. Mas o resultado da desobediência é sempre ruim. Os filhos de Aarão acharam muito divertido beber vinho, mas o resultado foi terrível. [Pedir para uma criança andar vagarosamente pelo caminho, enquanto as outras crianças recitam o verso. Quando chegar perto da cobrinha ela deve voltar bem rápido. Repetir o processo com outras crianças até que o verso esteja memorizado.]

REVISANDO
[Usar o mesmo cenário sugerido acima. Colocar uma criança ou um boneco na metade do caminho e fazer as perguntas (pág. 82). Se a resposta estiver correta, a criança deve dar um passo para longe do fim do caminho. Se estiver errada, a criança deve dar um passo em direção ao fim do caminho. O desafio é terminar a lista de perguntas o mais longe possível do fim do caminho.]
Sugestões de Perguntas:
1. Os sacerdotes de Deus foram chamados de que família? Da de Aarão.
2. Que tribo ajudava no santuário? A tribo de Levi.
3. Por que Moisés lavou os sacerdotes? Para entrarem limpos no santuário.
4. O significava as cores das vestes de Aarão? Azul: a perfeição de Deus; a escarlata, o pecado e a púrpura, a misericórdia de Deus.
5. Por que Moisés colocou sangue na orelha direita dos sacerdotes? Porque eles não deviam ouvir o mal e deviam ter só bons pensamentos.
6. Por que Moisés colocou sangue nos polegares da mão direita dos sacerdotes?Deviam usar as mãos para ajudar as pessoas a obedecerem a Deus e ajudar também aos necessitados.
7. Por que Moisés colocou sangue nos polegares do pé direito dos sacerdotes? Cinco.
8. Certa vez, como Nadabe e Abiú entraram no santuário? Bêbados.
9. Com que fogo eles acenderam seus incensários? Seu próprio fogo, não o que Deus acendera.
10. Por que Deus os puniu perante todo o povo? Para mostrar que não se deve desrespeitar as coisas sagradas.

 APLICANDO: 
[Dar tempo para respostas ao perguntar:] Por que Nadabe e Abiú cometeram um pecado tão grande? Quando será que eles começaram a desobedecer a Deus?   [Mostrar o balão vazio e dizer:] Um dia, quando ainda eram pequenos, eles desobedeceram ao papai e Arão não os corrigiu. O pecado começou a crescer no coração deles. [Um ajudante deve encher um pouco o balão.] Depois, ele desobedeceram outra vez e outra vez não foram corrigidos e o pecado cresceu mais um pouco. [Encher o balão mais um pouco.] Eles foram crescendo e o pecado foi crescendo junto com eles. [Encher bem o balão.] Quando se tornaram homens, seu pecado estava tão grande, tão grande, que eles nem se arrependiam mais dele. Por isso, quando foram tentados a beber e depois levar fogo estranho para dentro do santuário, eles não conseguiram resistir. [Estourar o balão.] Como eles  não aprenderam a obedecer aos pais quando pequenos, não obedeceram a Deus depois de grandes.
Existem coisas erradas que nós fazemos quando somos criança que, se não forem corrigidas crescerão, crescerão, até nos trazerem grandes problemas. Vamos dar alguns exemplos: há crianças que não respeitam os pais. [O ajudante deve encher um pouco outro balão e continuar enchendo-o enquanto o exemplo é dado.] Como uma criança pode desrespeitar os pais? [Respondendo, desobedecendo, fazendo birra. Dar tempo para que respondam] Sabem o que vai acontecer com ela quando crescer, se não for corrigida? Ela não vai saber respeitar as autoridades. Darão problemas na escola e no trabalho. [Estourar o balão.]
Há crianças que pegam pequenas coisas dos outros. [O ajudante deve encher um pouco outro balão e continuar enchendo-o enquanto o exemplo é dado.]  Se não forem corrigidas, o que elas podem se tornar quando crescerem?  Ladrões. Podem ir para a cadeia. [Estourar o balão.]
Também há crianças que contam mentirinhas. [O ajudante deve encher um pouco outro balão e continuar enchendo-o enquanto o exemplo é dado.] O que acontecerá com elas se não forem corrigidas. Ninguém vai confiar nelas e se meterão em muitas encrencas. [Estourar o balão.]
Todos esses pecados parecem pequenos nas crianças, mas eles crescem junto com elas. Obedeçam a seus pais em todas as coisas. Obedeçam rapidamente e com alegria. Isto ajudará vocês a serem obedientes a Deus e a não irem pelo caminho da destruição.

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar uma cópia da atividade e das figuras para cada criança. Dar tempo para que façam tudo que é pedido. Enquanto isso, relembrar que aquela atividade deve ser usada para falar a alguém sobre o perigo dos vícios.]

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário