quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"Da Criação a Abraão"

OBJETIVO: 
Levar a criança a uma decisão por Cristo.

RECURSOS NECESSÁRIOS:  
Lição: Duas árvores grandes de papel ou EVA, figuras abaixo e visuais usados durante o trimestre; 
Contando aos Outros cópias da atividade abaixo, tinta guache, lenços umedecidos ou papel e aventais.





COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Cenário: Fazer duas grandes árvores em papel cartão ou EVA. Usar a cor marrom para o tronco e verde para a copa. Colar as árvores na parede da sala, de frente para as crianças. Em uma das árvores, colocar frutos da cor que desejar e uma serpente para representar a árvore do bem e do mal. Na outra árvore, que vai representar a árvore da vida, colocar frutos de cartolina dourada e uma figura de Jesus (abaixo).



 Visuais: Para relembrar a semana da criação, mostrar os visuais que representam cada dia da criação, sem colocá-los na árvore. Para as outras histórias, separar as seguintes figuras (algumas já foram usadas nas lições anteriores): Adão e Eva, altar de Abel, altar de Caim, Noé e sua arca, antediluvianos e, construtores da torre de Babel, Abraão, Ló, a esposa de Ló, Isaque. Colar rolinhos de fita adesiva atrás das figuras para serem coladas nas árvores.  





                                                                                                                                                                     APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Nesta lição vamos recapitular todas as lições anteriores. Pode-se chamar uma criança para contar a história da criação, outra do pecado e assim por diante. Se preferir contar você mesmo, dizer:]  Vejam essas árvores. [Apontar a árvore do conhecimento do bem e do mal.] Essa árvore representa a árvore do conhecimento do bem e do mal. A outra representa a árvore da vida. Hoje vamos relembrar tudo que estudamos nesse trimestre. Na árvore do conhecimento do bem e do mal vamos colocar as figuras das pessoas que escolheram desobedecer e não se arrependeram. Na árvore da vida, vamos colocar as figuras daqueles que acreditaram em Deus ou fizeram boas escolhas.  Para relembrar vamos começar com a criação. Deus planejou criar um ser muito especial. Mas primeiro ele preparou o lugar onde ele moraria: a Terra. No início a Terra era sem forma e vazia. Qual foi a primeira coisa que Deus criou? [Dar tempo para as respostas. Depois, mostrar o visual do primeiro dia. Em seguida, perguntar o que foi criado no segundo dia, dar tempo para respostas, mostrar o visual do segundo dia e continuar o processo até o sétimo dia.]
Deus plantou o jardim do Éden para Adão e Eva. Eles precisavam mostrar que amavam a Deus sendo obedientes. Eles não deveriam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, senão morreriam. Satanás o inimigo de Deus, usando a serpente enganou Eva, que comeu do fruto e o levou para Adão comer. Por causa da desobediência deles, Eva e seus descendentes estavam condenados à morte. Além disso, Satanás tomou posse deste mundo e passou a atormentar as pessoas e a natureza.  Jesus ofereceu-se para morrer no lugar de todos os seres humanos, sendo castigado pelos pecados deles.  Por isso, apesar de Adão e Eva serem expulsos do Jardim, eles tinham esperança de voltar porque se arrependeram a aceitaram a Jesus como seu Salvador. Em qual árvore vamos colocar a figura de Adão e Eva? [Dar tempo para as respostas e colocar a figura na árvore da vida.]
Abel, o filho mais novo de Adão e Eva, acreditou na promessa de Jesus e obedeceu Sua ordem oferecendo um sacrifício exatamente como Deus mandou. Caim, seu irmão, não acreditou em Deus. Ele era rebelde e desobediente e não quis levar um cordeiro como oferta pelo pecado. Em vez disso ofereceu frutos e vegetais sobre o altar. Deus se agradou da oferta de Abel, mas não ficou feliz com a oferta de Caim. Com inveja de Abel, Caim o matou e a terra foi amaldiçoada novamente por causa dele. Seus filhos e netos se tornaram piores que ele. Onde vamos colocar a figura do altar de Abel? E o de Caim?
Deus deu um outro filho para Adão e Eva. Qual era o seu nome? [Sete.] Ele confiava em Deus e seus filhos e netos eram obedientes e bons. Mas houve uma época em que a terra encheu-se de pessoas más. Os filhos obedientes de Sete tentavam fazer os maus se arrependerem, mas eles continuavam em suas maldades. Houve um missionário de Deus naquela época que foi tão obediente que Deus o levou para o Céu. Qual era o seu nome? [Enoque] Deus resolveu destruir o mundo porque não dava mais para suportar a maldade das pessoas. Para salvar as pessoas que queriam escapar da destruição Deus mandou uma pessoa construir uma arca? Quem foi essa pessoa? [Noé]  Infelizmente, apesar de Noé apelar muito, só a sua família entrou na arca. Veio o dilúvio e destruiu todos os maus. Quando saiu da arca, Noé agradeceu a Deus pela salvação e Deus prometeu que não destruiria mais a terra com água. Qual foi o sinal que ele colocou  como lembrança de Sua promessa? [O arco-íris.] Onde vamos colocar a figura de Noé? E a dos zombadores?
Algum tempo depois disso as pessoas já não criam na promessa de Deus de que nunca mais haveria outro dilúvio. Eles resolveram construir uma torre muito alta para subir nela se houvesse outra destruição pela água. Eles também queriam ficar famosos e admirados por todos. Deus não se agradou do projeto deles e confundiu sua linguagem. Eles pararam a construção da torre e se espalharam pela Terra. Deus golpeou a torre com raios e o topo dela quebrou. O nome da torre era “Babel”. O que significa este nome? [Confusão.] Onde vamos colocar a figura dos construtores da torre de Babel?
Passou-se o tempo, Deus mandou um homem sair do meio de seus parentes que adoravam ídolos. Qual era o seu nome? [Abraão] Ele acreditou em Deus e foi para uma terra que não conhecia. Lá ele foi um missionário para Deus. O que ele construía em todo lugar onde armava sua tenda? [Um altar para adorar a Deus.] Qual o nome do sobrinho de Abraão? [Ló.] Abraão e Ló tinham muitos rebanhos e não dava mais para continuarem juntos. Abraão deixou Ló escolher para onde iria com seus rebanhos. Ló escolheu a parte mais bonita ou deixou-a para seu tio? [Escolheu a parte mais bonita.] Abraão não reclamou e continuou contente com o que tinha. Um dia, por ser muito hospitaleiro, Abraão recebeu a visita de  quem? [Jesus e dois anjos.] A cidade onde Ló morava tinha tantas pessoas más que Deus teve que destruí-la. Ló era o único adorador de Deus naquela cidade e por isso Deus o salvou. Mas sua esposa amava muito a cidade de Sodoma. O que aconteceu a ela? [Foi transformada em um estátua de sal.]  Onde vamos colocar as figuras de Abraão, de Ló e da mulher dele?
Anos mais tarde, Deus pediu o único filho de Abraão como sacrifício, como prova do seu amor por Ele. Mais uma vez Abraão mostrou que confiava em Deus, obedecendo mesmo uma ordem tão difícil. Quando ele ia sacrificar Isaque, Deus o impediu. O que ele viu, enroscado em uns arbustos? [Um cordeiro.] O que ele fez com o cordeiro? [Sacrificou no lugar de Isaque.] Quem aquele cordeiro representava? [Jesus, que morreria no lugar dos pecadores.] E, assim, terminamos o trimestre com essa última história. Onde colocamos a figura de Isaque?

APLICANDO: 
[Dizer:] Queridas crianças, durante este trimestre vocês viram quanto Deus os ama. Ele criou um lindo mundo para vocês. Quando Adão e Eva pecaram Ele deu Jesus para morrer no lugar deles, para serem salvos. Como é que vocês correspondem a este amor? Estão sendo obedientes como Abel, Sete, Enoque, Noé, Abraão e Isaque? Ou escolheram desobedecer como Caim, os construtores da torre e o povo de Sodoma? Cada dia vocês estão fazendo a sua escolha de seguir a Jesus ou Satanás. Jesus diz assim: “Deixei o Céu por vocês. Vim e vivi na Terra como pobre para mostrar-lhes como obedecer. Morri sobre a cruz de modo que vocês podem vir para o Céu comigo. Meus meninos, Minhas meninas, dêem-Me seu oração. Se vocês forem obedientes logo virei e os levarei àquele belo jardim que pertenceu a Adão e Eva.” Que resposta vocês darão a Jesus? Vamos fazer uma oração para responder? Aqueles que quiserem responder sim a Jesus, ajoelhem-se comigo para orar. [Fazer uma oração bem fervorosa pedindo perdão pelos pecados e forças para obedecer.]

CONTANDO AOS OUTROS:  
[Entregar uma cópia da atividade  para cada criança. Elas devem molhar levemente seus polegares em tinha guache e usá-los como carimbo para preencherem o coração da folha de atividades.]


de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário