quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"A Lei Quebrada"

 OBJETIVO: 
Entender que só há um Deus.

VERSO PARA MEMORIZAR: 
“Não terás outros deuses diante de Mim.”
 Êxodo 20:3.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a atenção: (opção A:) forma de acetato com figuras de animais (ou outro objeto que possa ser visto como um ídolo), gesso em pó, pano úmido;(Opção B:) massa de modelar (ver receita abaixo); 
Lição: maquete ou cenário grande (ver instruções abaixo), panelinha, argolas douradas, tábuas da lei, copo com água, glitter dourado; 
Revisando: figura de bezerro;  
Memorizando:corações em cartolina; 
Aplicando: ventilador ou algo que faça vento, bichinhos usados em Conquistando a Atenção, Bíblia; 
Contando aos Outros: cópia da atividade abaixo para cada criança.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Conquistando a atenção: 
Fazer bichinhos com massa de modelar ou gesso.

Massa de Modelar:
Misturar 1 xícara de sal de cozinha, 4 xícaras de farinha de trigo, 2 colheres (de sopa) de óleo, 1 colher (de sopa) de vinagre, 1 1/2 xícara de água. Se ficar muito seco, colocar mais água. Se ficar muito mole, colocar mais farinha. Separar a massa em diversos pedaços. Em cada um deles acrescentar algumas gotas de corante alimentício  da cor que desejar e amassar bem até a cor se misturar  completamente à massa. Guardar em recipientes bem fechados.
Lição:
Opção A (maquete):
Cenário: Usar o mesmo cenário da lição anterior. Os personagens podem ser as silhuetas.
Bezerro: Pintar um bezerro de plástico com tinta dourada (procurar o bezerro em animais da fazenda de plástico - geralmente custam pouco). Recortar um pedaço de isopor no formato de um altar, em um tamanho que sirva de suporte para o bezerro. Desenhar e pintar pedras no altar. Colar o bezerro nele, usando cola quente.

Tábuas da Lei:


Em gesso - Vazar um pedaço de EVA no formato das tábuas da lei. Fixá-lo sobre outro pedaço de EVA. Colocar a massa de gesso no espaço vazado e deixar secar. Depois de secas, pode-se escrever os números dos mandamentos nas tábuas.
Em isopor: Cortar isopor fino no formato das tábuas. 
De massa de biscoito: Fazer uma massa fina de biscoito no formato de tábuas da lei e assar até ficar bem sequinha.

Opção B (cenário grande):
Personagens: Contar a história usando um turbante na cabeça e um cajado na mão. Ou vestir duas ou três crianças com roupas dos tempos bíblicos (ou pelo menos com faixas na cabeça).
Tábuas da Lei: Ver as instruções acima, fazendo-as em tamanho maior.
Cenário: Colocar um tapete ou tecido marrom em volta da escada, para ser o chão. Fazer bolas de jornal e encapá-las com papel pedra ou pardo.

Memorizando:  Recortar a figura abaixo em papel cartão, em tamanho grande. Escrever o verso para memorizar nele. Ou, baixar e imprimir a figura abaixo. Colar em papel cartão e recortar.


Revisando: Ampliar a figura abaixo para o tamanho que desejar. Cortar em pedaços para montar um quebra-cabeça, com peças suficientes para o número de perguntas que fará. Colar areia ou lixa ou, ainda, pedaços de flanela atrás de cada pedaço. Montar o quebra-cabeça no flanelógrafo.



Aplicando:  
Escrever as seguintes palavras em retângulos de papel cartão ou cartolina: enganador, mentiroso, ladrão, fofoqueiro, preguiçoso, invejoso. Atrás de cada retângulo, escrever a palavra: vencedor. Colocar rolinhos de fita crepe na parte onde está escrita a palavra vencedor (cuidando para não colocar os rolinhos sobre a palavra “vencedor”.

Contando aos Outros: 
Fazer uma cópia da figura abaixo para cada criança. 


  
CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Moldar as figuras em massinha de modelar na presença das crianças  ou pedir que algumas crianças façam os bichinhos para as outras verem. Enquanto trabalha, perguntar se aquelas figuras podem ouvir, falar, pensar ou fazer qualquer coisa. Perguntar, também, se é possível fazer algum pedido para uma coisa que foi feita por suas próprias mãos e que não tem vida. Reservar as figuras prontas para serem usadas em Aplicando. Dizer:] Hoje vocês ouvirão a história de uma estátua que trouxe muito problema para o povo de Israel. 

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Relembrar rapidamente a história da semana anterior, terminando com Moisés subindo a montanha outra vez. Movimentar os personagens conforme a história. Dizer:]
Antes de subir ao Monte Sinai, Moisés disse ao povo que, enquanto ele estivesse fora, deveriam procurar Arão e Hur para resolverem seus problemas. Depois de deixar todo o trabalho organizado, Moisés subiu, na companhia de Josué. [Colocar as silhuetas de Moisés e Josué no Monte.]A certa altura, Josué ficou e Moisés continuou subindo até sumir no meio da nuvem que estava cobrindo o Monte. [Esconder as silhuetas de Moisés e Josué.] Quando os israelitas olharam para o cume do monte, a glória do Senhor parecia como chamas de fogo. [Iluminar o topo do monte com uma lanterna.] E eles ficaram muito assustados com aquilo.
Mas os dias foram passando, passando e nenhum sinal de Moisés voltar. Passou o medo e os israelitas começaram a ficar preocupados. [Movimentar as silhuetas dos israelitas, como se estivessem impacientes.] Será que Moisés havia morrido? O que ele estava fazendo dentro da nuvem todos esses dias? Depois de dias e dias esperando, o povo começou a ficar impaciente, reclamando o tempo todo que Moisés não voltava nunca. Os que mais reclamavam eram os egípcios que tinham casado com israelitas e vindo para o deserto com eles. Esses eram os primeiros a se queixarem. E, eles se queixaram tanto, tanto, que resolveram ir para a Terra Prometida sem Moisés mesmo. Mas, como não queriam ir sem alguém para guiá-lo, esses egípcios deram a idéia de fazerem um deus para eles levarem na viagem.
A multidão descontente veio à tenda de Aarão na manhã seguinte e disse[imitar a voz de uma multidão irada]: “Não sabemos o que aconteceu com Moisés. Faça um deus que no leve à Terra Prometida”.  Será que Aarão faria o que é certo ou o que eles queriam? Infelizmente, ele ficou com medo daqueles homens maus e resolveu atender ao pedido deles. Então, pediu que trouxessem as jóias de ouro que haviam ganhado antes de sair do Egito. Eles trouxeram muitas jóias e Aarão derreteu o outro e fez a imagem de um bezerro. [Colocar o bezerro dourado no cenário.] Depois, disse ao povo [movimentar a silhueta de Arão e imitar sua voz]: “Amanhã é uma festa ao Senhor.” O povo ficou todo feliz e, no outro dia, bem cedinho, a multidão de desobedientes começou a adorar ao bezerro de ouro. Eles dançavam, comiam e bebiam ao redor dele. [Movimentar algumas silhuetas como se estivessem dançando.]Logo ficaram bêbados e fizeram a maior algazarra.
Será que Deus estava vendo o que estava acontecendo ali? Claro que sim! Deus vê tudo!  Ele disse a Moisés [fazer voz solene]: “ Desça rapidamente; o povo está adorando a um bezerro de ouro. Estou muito zangado com ele e vou destrui-los e farei dos seus filhos uma grande nação. Moisés poderia agora se livrar daquele povo encrenqueiro, mas ele amava muito aquelas pessoas e suplicou a Deus que tivesse misericórdia e não os destruísse. Deus atendeu a Moisés.
[Juntar as silhuetas de Moisés e Josué.] Moisés encontrou Josué e continuaram a descida juntos. De repente, eles ouviram o barulho da festa. Chegando perto do acampamento viram o povo dançando ao redor do ídolo. Coitado do Moisés... Ele ficou muito triste e também zangado. E, para demonstrar o seu ódio pelo pecado deles, Moisés ergueu a tábuas [erguer as tábuas] e as jogou no chão [jogar as tábuas no chão], quebrando-as em muitos pedaços. Com os mandamentos quebrados, Moisés mostrou que os israelitas tinham quebrado a promessa que fizeram de obediência a Deus.
Moisés entrou  no acampamento, agarrou o ídolo e lançou-o no fogo.[Derrubar o “ídolo”  e escondê-lo. Colocar um pouco de glitter dourado em um copo de água e mexer para as crianças verem.] Depois, fez um pozinho com ele, colocou o pó na água e fez o povo bebê-la. Dessa forma ele mostrou como aquele ídolo era tão  inútil que não conseguia nem se defender. Em seguida, foi falar com Aarão. Na hora, Aarão arranjou uma desculpa, querendo dizer que o bezerro tinha aparecido ali por milagre, mas depois se arrependeu de seu pecado.
 Moisés queria saber quem não tinha participado, quem estava arrependido e que não estava. [Colocar a silhueta de Moisés na entrada do acampamento.] Para isso ele ficou de pé, na entrada do acampamento e disse [fazer voz solene]: “Quem estiver do lado do Senhor, venha para perto de mim.” Toda a tribo de Levi  foi para o lado direito dele. Muitos outros que haviam adorado ao bezerro, mas tinham se arrependido foram também a Moisés. Mas houve um grupo que não quis ir até ele. Eles não estavam tristes por desobedecerem ao mandamentos de Deus, mas continuaram rebeldes.[Cruzar os braços e erguer o rosto, como alguém que está rebelde.]. Então Moisés mandou que os levitas matassem todos os que não estavam arrependidos e muita gente morreu naquele dia. Isso foi muito triste, mas se Moisés não fizesse isso eles teriam feito o mesmo pecado outra vez e estariam sempre tentando os outros a fazerem também. Mas todos os que se arrependeram foram perdoados e não morreram. Depois disso, Moisés subiu outra vez o Monte Sinai, levando outras pedras para Deus escrever de novo os Dez Mandamentos sobre ela. Com o coração triste pediu perdão a Deus pelo povo e não desistiu até saber que o Senhor continuaria guiando-os. Quando ele voltou com as novas tábuas da lei, ficou muito surpreso porque o povo fugia dele. Então alguém lhe disse que ele estava com o rosto brilhando e isso assustava o povo. É que ele tinha ficado tão pertinho de Deus, que seu rosto brilhava e brilhava. Se vocês aceitarem a Jesus como seu salvador e forem obedientes a Deus, um dia também ficarão bem pertinho de Deus, quando Jesus voltar nas nuvens do Céu. Espero que todos estejamos lá.

MEMORIZANDO: 
[Mostrar o número 1 em papel cartão, com o verso. Explicar que o primeiro mandamento mostra que Deus deve ser o número um em nossa vida e que nada, nem ninguém pode, tomar o lugar dele. Pedir às crianças que mostrem o dedo indicador enquanto repetem o verso várias vezes, até que esteja memorizado.]

REVISANDO: 
[Colocar a figura do bezerro no flanelógrafo ou parede. Dizer que ele representa um ídolo e que Deus deseja que não tenhamos ídolos. Fazer uma pergunta para cada criança. Quando acertarem, terão direito de pegarem um pedaço do ídolo. O objetivo é que, ao terminar a atividade, o ídolo não exista mais. Dizer:] Um ídolo não pode nos salvar porque ele não tem vida. Só o nosso Deus tem vida. Só Ele pode responder a nossas orações.

APLICANDO:  
[Dizer:] Algumas pessoas acham que precisam ver a Deus para acreditar nEle, por isso fazem estátuas para representá-lo. Mas não é preciso ver alguém ou alguma coisa para acreditar que ela existe. [Ligar um ventilador ou abanar alguma coisa para que as crianças sintam o vento. Perguntar se elas estão enxergando o vento. Dizer:] Mesmo sem ver o vento nós acreditamos que ele existe porque podemos senti-lo. Se receber uma carta ou presente pelo correio você não vai acreditar em quem a enviou porque não a pode ver? Claro que vai! Assim é Deus, não podemos vê-lo, mas todos os dias recebemos belos presentes dEle na natureza, porque Ele é Criador de todas as coisas.
[Mostrar os bichinhos feitos em conquistando a atenção. Dizer:] Olhem para os bichinhos. Realmente são muito especiais. Agora, vocês acreditam que algum deles pode ouvir, falar, pensar ou responder qualquer pedido de vocês. Impossível, não é mesmo? Na verdade, não há como fazer alguma coisa parecida com o Deus verdadeiro e também não precisamos de nada disso para falar com Ele. [Mostrar uma Bíblia. Dizer:] Na Bíblia, o nosso Deus invisível fala conosco. E podemos falar com Ele através da oração. Em qualquer lugar, e a qualquer hora, podemos orar ao Senhor e ter a certeza de que Ele nos ouve, sem precisar de nenhuma estátua!

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar uma cópia da atividade  para que cada criança pinte e enfeite como desejar. Dizer para que elas contem a alguém que podemos falar com Deus sem precisar de estátuas. Basta orar.]

de http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário