quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"As Dez Pragas

OBJETIVO:
 Perceber a necessidade de obedecer para não ficar com o coração duro.

VERSO PARA MEMORIZAR:
 “O Senhor conhece o caminho dos justos,
 mas o caminho dos ímpios perecerá. 
” Salmo 1:6 

RECURSOS NECESSÁRIOS: Conquistando a Atenção: 
boneco João Teimoso;
Lição: trono (cadeira coberta com tecido bonito), jarra, garrafa com água, anilina ou pó corante vermelho, rãs de brinquedo ou de papel, fita crepe ou etiquetas adesivas, balde com bolas de papel, gafanhoto, galho de planta pequeno e sem as folhas, lanterna, números grandes de 1 a 10 em cartolina (opcional); Aplicando: um pouco de terra fofa, um tijolo ou lajota de cerâmica; 

Contando aos Outros: 
Opção 1 - Cópias da atividade abaixo para cada criança, lápis de cor; 
Opção 2 - sapinho ou gafanhoto de brinquedo com verso para memorizar.

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: 
Rãs e gafanhotos: 
Se não conseguir rãs e gafanhotos de brinquedo, fazer uma das sugestões abaixo. 



Contando aos outros (opção 1): 
Fazer cópias da atividade abaixo para cada criança.
(A atividade abaixo foi composta a partir de outras imagens encontradas nos sites: http://keylahiromi.blogspot.com.br  e http://escolabiblicadominicalndv.blogspot.com.br/)


Contando aos outros (opção 2): 
Fazer uma lembrancinha em forma de sapo ou gafanhoto. Cortar uma tira de papel e dobrá-la como sanfona para as crianças escreverem o verso para memorizar nela. Abaixo, duas sugestões de lembrancinha:

Sapo de prato de papel:
-imprimir as pernas do sapinho em papel criativo verde
- imprimir os olhos. 
- dobrar um pratinho de papel ao meio e pintar de verde por fora e de preto por dentro.
- colar as perninhas e os olhos.
- fazer a língua de papel criativo vermelho. 




Sapo com língua de sogra:
Cortar as peças em EVA ou papel cartão verde.
Colar os olhinhos.
Usar a língua de sogra para marcar o local da boca do sapo e fazer um furo ali.
Introduzir o bocal da língua de sogra no furo.


CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Mostrar o boneco João Teimoso para a classe e deixar que as crianças descubram porque ele é chamado assim. Se não conseguir um brinquedo desse tipo, fazer a seguinte brincadeira: colocar uma criança entre dois adultos que estão de frente um para o outro. Ela deve ficar com o corpo bem rígido e cair em direção a um dos adultos, que deve segurá-lo e depois empurrá-la para a frente. Ela deve cair de novo (sem dobrar o corpo), desta vez em direção ao outro adulto, que deve segurá-la também. Os dois adultos devem colocar a criança em pé, ela sempre deve cair. Se não der certo com uma criança, tentar com outra, ou fazer isso com várias crianças. Durante toda a brincadeira, dizer que a criança está sendo teimosa e não quer ficar em pé. No final, dizer:] Na história de hoje teremos alguém muito, muito teimoso mesmo.
                                                                                                                                                                                           
APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Com antecedência, colocar anilina ou pó corante vermelho no fundo de uma jarra transparente. Deixá-la sobre a mesa, com uma garrafa de água por perto. Se tiver os números de 1 a 10, mostrar um deles a cada praga. Colocar um tecido bonito sobre uma cadeira para ser o trono. Convidar uma criança ou um adulto auxiliar para ser o faraó. Combinar para ele sempre dizer “não” aos seus pedidos.  Recapitular rapidamente os últimos fatos da lição anterior e dizer:]Como Faraó foi teimoso e não quis deixar o povo ir, Deus teve que cumprir Sua palavra de que o Egito seria castigado. Os egípcios pensavam que o rio Nilo era um Deus e, por isso, todas as manhãs Faraó ia fazer um culto à beira do rio, pedindo que ele abençoasse o Egito. Pensem em como alguém pode fazer uma oração para um rio! O Senhor queria que os egípcios descobrissem Quem é o verdadeiro Deus. Então, uma manhã, quando Faraó estava à beira do rio, fazendo seu culto,  Moisés e Arão se aproximaram e disseram ao rei o que Deus ordenou: “Deixe Meu povo ir... Se não deixar, Eu vou ferir as águas do rio e elas vão se tornar em sangue.” Sabem o que Faraó respondeu? [O “faraó” sentado no trono deve dizer bem forte, com o rosto mostrando autoridade.] “Não!”
Então, Arão estendeu a sua vara [erguer o cabo de vassoura] e todos os rios e lagos do Egito se tornaram em sangue. Até mesmo a água das jarras se tornou em sangue. [Diante das crianças, colocar água dentro da jarra com anilina no fundo.] Que nojo! A água só ficou limpa na terra de Gósen, onde os israelitas moravam porque nenhuma praga que caiu sobre o Egito atingiu os israelitas. Sabem o que aconteceu com os peixes dos rios? Morreram todos, e Egito ficou com um mau cheiro horrível! Essa praga durou sete dias. O egípcios entenderam que o Deus dos israelitas era muito poderoso e que o rio Nilo não era deus coisa nenhuma. Mas, mesmo assim, sabem qual foi a resposta de Faraó?[“Faraó” deve dizer bem alto:] “Não!” E o coração dele endureceu mais um pouco.[Pedir que as crianças repitam com você:] E o coração dele endureceu mais um pouco. 
Os egípcios também adoravam as rãs. E eles nunca matavam uma rã. Para mostrar que não adiantava confiar nas rãs, Deus enviou uma praga de rãs. [Mostrar as rãs e jogar algumas perto das crianças.] Apareceram milhares de rãs e elas entraram por toda parte. Os egípcios iam se deitar e a cama estava cheia de rãs; iam comer e a mesa estava cheia de rãs; iam andar e as rãs ficavam saltando sobre eles. O palácio do rei ficou cheio de rãs até que ele não suportou mais isso. Ele prometeu a Moisés que se Deus os livrasse das rãs, ele deixaria o povo ir. No dia seguinte, Deus fez todas as rãs morrerem e os egípcios tiveram muito trabalho para livrar-se delas. O Egito ficou com mau cheiro outra vez e todos perceberam que as rãs não podiam ser adoradas. Mas, assim, que as rãs se foram, Faraó desistiu de deixar os israelitas saírem. [Pedir que as crianças repitam com você:] E o seu coração ficou mais duro um pouco.
Então, Deus mandou que Arão estendesse a sua vara e tocasse o pó da terra. O pó se transformou em piolhos que mordiam as pessoas e os animais. Na religião dos egípcios, os sacerdotes não poderiam se aproximar de seus deuses se estivessem com piolhos e tudo ficou complicado para eles porque todos os egípcios se tornaram piolhentos, se coçando sem parar. [Coçar a cabeça e pedir que as crianças imitem os egípcios também.] Outra vez Moisés foi falar com Faraó e de novo ele disse [“Faraó” deve dizer bem alto]: “Não!” [Pedir que as crianças repitam com você:] E o seu coração endureceu mais um pouco.
Dessa vez Deus enviou enxames de moscas, dessas que picam a gente. Foi uma calamidade. [Abanar as mãos, como quem espanta moscas, fazendo expressão de nojo. Pedir que as crianças façam o mesmo.] Todo mundo se abanando e tentando fugir das moscas, que se enroscavam nos cabelos e picavam sem parar. Faraó ficou desesperado e prometeu deixar os israelitas partirem se Deus retirasse as moscas. Mas logo que elas foram embora, Faraó voltou atrás e não deixou o povo ir. [Pedir que as crianças repitam com você:]  E o seu coração endureceu mais um pouco. 
Por causa disso vieram mais problemas para os egípcios. Seus animais adoeceram e morreram. Mas Faraó de novo disse [“Faraó” deve dizer bem alto]: “Não!” [Pedir que as crianças repitam com você:] E o seu coração endureceu mais um pouco.
A próxima praga foi de feridas terríveis nas pessoas e nos animais. [Colar os adesivos nas peles de Faraó e algumas crianças, enquanto diz:] Por toda parte as pessoas estavam dizendo: “Ai!Ui!” Até Faraó e seus magos ficaram cobertos de feridas!  Depois, Deus retirou as feridas. Mas, Faraó, de novo, disse [“Faraó” deve dizer bem alto]: “Não!”[Pedir que as crianças repitam com você:] E o seu coração endureceu mais um pouco.
A seguir Deus avisou os egípcios que enviaria uma grande tempestade e que eles não deveriam sair de casa. Muitos acreditaram e não saíram de casa. Outros saíram e tiraram seus animais dos estábulos e se deram muito mal porque quando a tempestade caiu eles não tiveram tempo de se protegerem dela. Foi uma tempestade terrível! Vocês nunca viram uma tempestade tão apavorante como aquela! Havia pedras de gelo, trovão, relâmpago e fogo! [Jogar algumas bolas de papel sobre as crianças ou sobre o cenário.]Quando a tempestade passou, vocês acham que Faraó deixou o povo ir? Faraó de novo disse [“Faraó” deve dizer bem alto]: “Não!” [Pedir que as crianças repitam com você:]E o seu coração endureceu mais um pouco.
Mais uma vez Deus teve que enviar uma praga sobre o Egito. Dessa vez foram os gafanhotos. [Mostrar o gafanhoto.] O gafanhoto é um bichinho que come as folhas das plantas. Milhões de gafanhotos se juntaram, voando pelo céu, e formaram uma nuvem escura. Depois eles pousaram onde havia plantas e comeram, comeram sem parar, até que não sobrou mais nenhuma folha. [Mostrar um galhinho de planta sem folha nenhuma.] Todas as plantas que escaparam da tempestade foram arrasadas pelos gafanhotos. Os egípcios ficaram tremendo diante de Deus. Até os guardas estavam com medo e não espancavam mais os israelitas. Faraó pediu que Moisés orasse para os gafanhotos irem embora. Mas, depois que os gafanhotos se foram, Faraó  de novo disse[“Faraó” deve dizer bem alto]: “Não!” [Pedir que as crianças repitam com você:] E o seu coração endureceu mais um pouco.
Deus queria que os egípcios entendessem que seus ídolos não valiam nada e também que se arrependessem de suas maldades. Por isso, a próxima praga foi uma grande escuridão, e ningu[em pode enxergar nada durante três dias. [Ligar a lanterna e fingir que não está enxergando nada.] Ninguém podia sair de casa e nem trabalhar. Era uma escuridão tão esquisita que era difícil até para respirar. [Mostrar-se ofegante.] Mas, quando a praga cessou, Faraó de novo disse [“Faraó” deve dizer bem alto]: “Não!” [Pedir que as crianças repitam com você:] E o seu coração endureceu mais um pouco.
Enquanto tudo isso acontecia com os egípcios, os israelitas não sofriam nada. Eles estavam felizes, esperando o momento de serem libertados. Semana que vem veremos o que aconteceu com eles e com os egípcios. 
  
MEMORIZANDO:  
[Ler o verso na Bíblia e explicar seu significado. Depois ensiná-lo com os gestos propostos na lição:] 
O Senhor conhece o caminho dos justos - [apontar para o céu,  juntar as mãos na posição de orar.] 
Mas o caminho dos ímpios perecerá -  [usar dois dedos para caminhar sobre a sua mão, descruzar os braços.]  
Salmo 1:6 -  [desabrochar uma flor e formar um livro.]

REVISANDO: 
[Dizer:] Quero ver se vocês são atentos ou não. Eu vou dar duas ordens de cada vez. Vocês devem obedecer apenas as que estiverem corretas. [Quando terminar de falar cada dupla de ordens, dar tempo para as crianças manifestarem suas respostas.]
Se na primeira praga as águas foram transformadas em suco de laranja, batam os pés; se foi transformada em sangue, ergam os braços. 
Se na segunda praga apareceram rãs por toda parte coloquem as mãos na cabeça; se apareceram lagartixas, subam nas cadeiras. 
Se na terceira praga, apareceram muitas formigas, levante os pés na cadeira; se houve muitos piolhos, batam palmas duas vezes. 
Se a quarta praga foi de borboletas, abanem os braços; se foi de moscas, façam zuuuuuuummmm. 
Se na quinta praga as pessoas ficaram resfriadas, dê um salto; se os animais ficaram doentes e morreram, baixem a cabeça. 
Se na sexta praga houve feridas nos egípcios, digam “ai!”; se houve feridas nos israelitas, digam “ui!”. 
Se na sétima praga houve uma chuva de dinheiro, coloquem as mãos na cintura; se houve uma chuva de pedras, se abaixem. 
Se na oitava praga as vacas comeram todas as plantações, façam “muuuuuu”; se os gafanhotos comeram todas as plantações, esfreguem as mãos. 
Se na nona praga o sol ficou mais quente, fechem os olhos; se houve três dias de trevas, cruzem os braços. 
Se faraó foi obediente desde o começo, digam “sim”; se foi teimoso e desobediente, digam “não”.

APLICANDO: 
[Mostrar um vaso com terra fofa e um tijolo ou cerâmica. Deixar que as crianças toquem o tijolo e sintam sua dureza. Explicar:] Cada vez que obedecemos a Deus fica mais fácil obedecer da próxima vez e nosso coração vai ficando como uma terra fofa, onde podem nascer coisas boas. Mas, cada vez que desobedecemos fica mais difícil obedecer da próxima vez. A teimosia em desobedecer vai deixando nosso coração duro, duro até que não dá mais pra Deus plantar nada. Foi isso que aconteceu com Faraó. O coração dele ficou duro como esse tijolo, mas não ficou assim de uma vez. De tanto desobedecer, seu coração foi endurecendo, endurecendo até não teve mais jeito. Vocês querem ter um coração duro ou mole? Então, da próxima vez que forem tentados a desobedecer lembrem-se do Faraó e não sejam teimosos! 
 
CONTANDO AOS OUTROS: 
Opção 1: 
 [Entregar as cópias das figuras para as crianças pintarem e recortarem. Ensiná-las a brincarem com o jogo da memória.] 
Opção 2: 
[Ajudar as crianças a montarem seus sapinhos. Ensiná-las a dobrarem a tira de papel  como uma sanfona. Pedir que escrevam (ou ajudá-las a escrever) um pedaço do verso em cada parte da sanfona. Ajudar as crianças a colarem as sanfonas nos sapinhos.]

de  http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


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