Praticar a reverência para com Deus.
VERSO PARA MEMORIZAR:
“Venham,
fiquemos de joelhos
e adoremos ao nosso Criador.”
Salmo 95:6.
RECURSOS NECESSÁRIOS:
Conquistando a Atenção: palito de fósforo, vela;
Lição:
Opção A - maquete (cenário com bonecos);
Opção B - cenário grande e roupas dos tempos bíblicos;
Revisando: prato, colher, pote com grãos de lentilha, bacia ou outro prato;
Contando aos Outros: Opção 1 - cópia da atividade;
Opção 2 - sandália com o verso para memorizar.
Conquistando a Atenção: palito de fósforo, vela;
Lição:
Opção A - maquete (cenário com bonecos);
Opção B - cenário grande e roupas dos tempos bíblicos;
Revisando: prato, colher, pote com grãos de lentilha, bacia ou outro prato;
Contando aos Outros: Opção 1 - cópia da atividade;
Opção 2 - sandália com o verso para memorizar.
COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS
Lição:
Escolher uma das opções de visuais abaixo:
Escolher uma das opções de visuais abaixo:
Maquete:
Usar o mesmo palácio da lição anterior, sobre um suporte de areia ou isopor. O ídolo egípcio pode ser uma miniatura de gatinho ou de boi. Escolher uma das sugestões aqui para fazer os personagens: Moisés, Faraó, Jetro, Zípora.
Fazer algumas ovelhas de bolas de algodão. Para o monte Sinai, ampliar o desenho abaixo e usá-lo como molde para cortar o monte em papel marrom e em cartolina. Colar palito de dente atrás da figura para espetá-la no isopor. Copiar e recortar as figuras da sarça e de Moisés (abaixo) e colori-las.
Usar o mesmo palácio da lição anterior, sobre um suporte de areia ou isopor. O ídolo egípcio pode ser uma miniatura de gatinho ou de boi. Escolher uma das sugestões aqui para fazer os personagens: Moisés, Faraó, Jetro, Zípora.
Fazer algumas ovelhas de bolas de algodão. Para o monte Sinai, ampliar o desenho abaixo e usá-lo como molde para cortar o monte em papel marrom e em cartolina. Colar palito de dente atrás da figura para espetá-la no isopor. Copiar e recortar as figuras da sarça e de Moisés (abaixo) e colori-las.
Figuras:
Flanelógrafo:
Colar areia, pedaços de feltro ou lixa na parte de trás das figuras dos personagens e do cenário. Colar pedacinhos de velcro atrás das figuras e no cenário para fixá-las.
Colar areia, pedaços de feltro ou lixa na parte de trás das figuras dos personagens e do cenário. Colar pedacinhos de velcro atrás das figuras e no cenário para fixá-las.
Cenário grande:
Decorar um canto da sala como um palácio (pode ser uma cadeira coberta com tecido dourado). Do outro, fazer o monte Sinai, cobrindo cadeiras de diferentes tamanhos com TNT marrom. Ter turbantes, ou faixas para colocar nas crianças e também um cabo de vassoura para ser o bordão de Moisés.
Decorar um canto da sala como um palácio (pode ser uma cadeira coberta com tecido dourado). Do outro, fazer o monte Sinai, cobrindo cadeiras de diferentes tamanhos com TNT marrom. Ter turbantes, ou faixas para colocar nas crianças e também um cabo de vassoura para ser o bordão de Moisés.
Contando a Outros (opção 1):
Fazer cópias da atividade abaixo (gravura extraída do site: http://www.ebdonline.com.br/gravuras.htm):
Contando a Outros (opção 2):
Recortar o solado das sandalinhas usando o molde da abaixo. Cortar as tiras conforme o modelo que escolher. Cortar uma tira de papel branco e fazer uma sanfona.
Recortar o solado das sandalinhas usando o molde da abaixo. Cortar as tiras conforme o modelo que escolher. Cortar uma tira de papel branco e fazer uma sanfona.
CONQUISTANDO A ATENÇÃO:
[Acender uma vela e pedir que as crianças observem o que vai queimar mais rápido: o palito de fósforo (que é feito de madeira) ou a vela (que não é de madeira). Mostrar o que sobrou do fósforo queimado e perguntar o que acontece com uma árvore que pega fogo. Dizer:] Toda árvore que pega fogo vira carvão. Mas hoje vamos falar de uma planta que pegava fogo, mas não virava carvão.
[Acender uma vela e pedir que as crianças observem o que vai queimar mais rápido: o palito de fósforo (que é feito de madeira) ou a vela (que não é de madeira). Mostrar o que sobrou do fósforo queimado e perguntar o que acontece com uma árvore que pega fogo. Dizer:] Toda árvore que pega fogo vira carvão. Mas hoje vamos falar de uma planta que pegava fogo, mas não virava carvão.
APRESENTANDO A LIÇÃO:
[Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Relembrar rapidamente a lição da semana anterior. Dizer:] Quando Moisés foi morar no palácio do rei, sentiu muita falta de sua família. [Colocar o personagem de Moisés no palácio.] Apesar do palácio ser muito lindo e de ter tudo que queria, Moisés ficava muito infeliz ao lembrar que seu povo era escravo. [Mostrar o rosto triste.]
[Movimentar os visuais escolhidos enquanto conta a história, de acordo com a necessidade. Relembrar rapidamente a lição da semana anterior. Dizer:] Quando Moisés foi morar no palácio do rei, sentiu muita falta de sua família. [Colocar o personagem de Moisés no palácio.] Apesar do palácio ser muito lindo e de ter tudo que queria, Moisés ficava muito infeliz ao lembrar que seu povo era escravo. [Mostrar o rosto triste.]
Moisés era muito educado e inteligente. Todos no palácio gostavam dele. Ele cresceu e se tornou uma pessoa admirada. E Faraó o colocou como chefe do exército. Ele queria que Moisés fosse o próximo rei e o preparou para isso, com os melhores professores.[Colocar o personagem de Moisés diante de um ídolo egípcio.] Mas, para ser rei do Egito, Moisés precisaria adorar os ídolos do Egito e, por mais que insistissem ou ameaçassem, ninguém conseguiu convencê-lo disso. [Fazer o personagem de Moisés virar as costas para o ídolo.] No palácio todos adoravam ídolos, menos Moisés. Ele só adorava ao Deus vivo e verdadeiro.
[Contar essa parte da história com bastante expressão.] Um dia ele saiu para um passeio e viu um egípcio maltratando um israelita. Ele olhou para todos os lados e não viu ninguém. Então, muito nervoso, matou o egípcio. No outro dia Moisés saiu de novo pela cidade, pensando que ninguém sabia do seu crime, e encontrou dois israelitas brigando. Quando tentou separar a briga, um deles disse: “Quem colocou você como nosso chefe? Você vai me matar, como matou o egípcio?” Moisés ficou assustado quando percebeu que tinha sido descoberto e resolveu fugir imediatamente. Não deu tempo de pegar nada, só um bordão. [Colocar o bordão na mão de Moisés.] E, realmente, quando Faraó soube do que aconteceu, mandou prender Moisés, mas ele já estava muito longe.
[Movimentar o personagem pelo deserto.] Moisés andou muitos dias pelo deserto, pensando em tudo que tinha acontecido. Ele sabia que tinha desobedecido a Deus e estava arrependido. Depois de muito andar chegou à terra de Midiã. Naquela região morava Jetro, um sacerdote de Deus que tinha sete filhas. Moisés se tornou amigo de Jetro e casou-se com uma de suas filhas, Zípora. E, de capitão do exército egípcio, Moisés tornou-se pastor de ovelhas. Deus queria que Moisés tirasse os israelitas do Egito, mas antes ele precisava aprender a cuidar de ovelhas. Em muitas coisas, as ovelhas se parecem com as pessoas. Cuidando delas, Moisés aprenderia paciência, bondade e amor. Ali, em Midiá, Moisés escreveu Gênesis, o primeiro livro da Bíblia.
Certo dia Moisés levou o rebanho para pastar em um monte chamado Horebe. [Colocar Moisés e algumas ovelhas perto do monte.] Lá ele viu um arbusto pegando fogo, mas que não se queimava. [Colocar o visual da sarça ardente.] Ele quis chegar mais perto para ver mas, ao aproximar-se, ouviu uma voz: “Moisés, Moisés!” Ele respondeu: “Estou aqui!” Deus estava no arbusto falando com Moisés. Antes que Moisés se aproximasse, Deus o avisou para não ser irreverente: “Tira as sandálias dos teus pés, porque o lugar em que tu estás é terra santa.” Percebendo que Deus estava ali, Moisés encobriu o rosto e ficou muito reverente. Então, Deus falou a Moisés que tinha ouvido os pedidos dos israelitas e iria libertá-los. Ele mandou Moisés ir a Faraó pedir que deixasse seu povo ir. Isso deixou Moisés muito preocupado e com medo. E se o povo não acreditasse nele? Deus explicou que Faraó seria teimoso e não deixaria o povo sair e que, por isso, muitas coisas ruins aconteceriam com os egípcios até libertarem os israelitas. O que Moisés faria? Semana que vem veremos o que aconteceu.
MEMORIZANDO:
[Dizer:] Nosso Deus é muito poderoso. Ele é grande e maravilhoso. Mas, para estar na presença dEle é preciso ter reverência. Moisés tirou as sandálias dos pés, cobriu o rosto e ajoelhou-se. Nós também precisamos ter muita reverência quando nos aproximamos de Deus porque Ele é santo. É isso que a Bíblia diz [ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
[Dizer:] Nosso Deus é muito poderoso. Ele é grande e maravilhoso. Mas, para estar na presença dEle é preciso ter reverência. Moisés tirou as sandálias dos pés, cobriu o rosto e ajoelhou-se. Nós também precisamos ter muita reverência quando nos aproximamos de Deus porque Ele é santo. É isso que a Bíblia diz [ler o verso na Bíblia e ensiná-lo fazendo os gestos como estão descritos na lição:]
Venham, fiquemos de joelhos - [chamar e inclinar-se.]
E adoremos ao nosso Criador - [juntar as mãos e apontar para o céu;]
Salmo 95:6 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]
REVISANDO:
[Fazer uma pergunta (abaixo) e pedir para as crianças que estiverem de sandália responderem. Fazer outra pergunta e pedir para quem estiver de tênis. Variar perguntando para quem está de sapatos pretos, sapatos brancos, sandália vermelha, etc.]
Sugestões de perguntas:
Por que Moisés não era feliz no palácio da princesa? Por lembrar que seu povo era escravo.
O que todos faziam no palácio, menos Moisés? Adoravam ídolos.
Que cargo Moisés ocupava? Chefe do exército.
O que Moisés fez ao ver um egípcio maltratando um hebreu? Matou-o.
Que mandamento Moisés quebrou ao matar o egípcio? Não matarás.
Para onde Moisés fugiu depois de matar o egípcio? Para Midiã.
Que trabalho Moisés fazia para seu sogro, Jetro? Cuidar das ovelhas.
O que Moisés aprendeu enquanto cuidava do rebanho? Paciência e cuidado.
Que livro da Bíblia Moisés escreveu em Midiã? Gênesis.
Por que havia fogo no arbusto, mas ele não se tornava em carvão? Porque Deus estava nele.
Por que Moisés teve que tirar as sandálias dos pés? Para mostrar reverência.
Aonde Deus enviou Moisés? Ao Egito.
[Fazer uma pergunta (abaixo) e pedir para as crianças que estiverem de sandália responderem. Fazer outra pergunta e pedir para quem estiver de tênis. Variar perguntando para quem está de sapatos pretos, sapatos brancos, sandália vermelha, etc.]
Sugestões de perguntas:
Por que Moisés não era feliz no palácio da princesa? Por lembrar que seu povo era escravo.
O que todos faziam no palácio, menos Moisés? Adoravam ídolos.
Que cargo Moisés ocupava? Chefe do exército.
O que Moisés fez ao ver um egípcio maltratando um hebreu? Matou-o.
Que mandamento Moisés quebrou ao matar o egípcio? Não matarás.
Para onde Moisés fugiu depois de matar o egípcio? Para Midiã.
Que trabalho Moisés fazia para seu sogro, Jetro? Cuidar das ovelhas.
O que Moisés aprendeu enquanto cuidava do rebanho? Paciência e cuidado.
Que livro da Bíblia Moisés escreveu em Midiã? Gênesis.
Por que havia fogo no arbusto, mas ele não se tornava em carvão? Porque Deus estava nele.
Por que Moisés teve que tirar as sandálias dos pés? Para mostrar reverência.
Aonde Deus enviou Moisés? Ao Egito.
APLICANDO:
[Explicar o significado de reverência (respeito às coisas sagradas). Falar sobre como podemos ser reverentes para com Deus (falando seu nome com muito respeito, sendo cuidadosos com a Bíblia, sendo reverentes no culto em casa e na igreja). Dizer:] Os anjos de Deus levam um relatório de como nos portamos na casa d'Ele. Vou dizer algumas situações. Quando o que eu disser for um bom relatório, vocês levantam os polegares. Se for um mau relatório, abaixem os polegares.
[Explicar o significado de reverência (respeito às coisas sagradas). Falar sobre como podemos ser reverentes para com Deus (falando seu nome com muito respeito, sendo cuidadosos com a Bíblia, sendo reverentes no culto em casa e na igreja). Dizer:] Os anjos de Deus levam um relatório de como nos portamos na casa d'Ele. Vou dizer algumas situações. Quando o que eu disser for um bom relatório, vocês levantam os polegares. Se for um mau relatório, abaixem os polegares.
a) Correr pela igreja. Mau relatório.
b) Cantar o hino animadamente. Bom relatório.
c) Cochichar durante o sermão. Mau relatório.
d) Brincar com o celular. Mau relatório.
e) Anotar as palavras do pregador. Bom relatório.
f) Sair do templo só quando necessário. Bom relatório.
g) Conversar ou rir durante a oração. Mau relatório.
h) Estudar a lição e participar da Escola Sabatina. Bom relatório.
i) Ir à igreja usando roupas que distraem a atenção das pessoas. Mau relatório.
j) Cantar hinos com ritmos profanos. Mau relatório.
k) Usar roupas limpas e de bom gosto, mas simples e modestas. Bom relatório.
l) Louvar a Deus com cânticos sacros. Bom relatório.
CONTANDO AOS OUTROS:
Opção 1: [Com antecedência, recortar os quadrados do quebra-cabeças. Entregar um conjunto de peças recortadas para cada crianças. Ajudá-las a colar as peças no lugar certo. Deixar que elas pintem tudo.]
Opção 2: [Entregar as sandalinhas e as tiras de papel dobrado em forma de sanfona. Deixar as crianças escreverem as partes do verso para memorizar na dobras da sanfona e ajudá-las a colar a tira na sandália.]
Obs.: Nas duas opções, incentivar as crianças a usarem a atividade para contar aos outros o que aprendeu na lição.
Obs.: Nas duas opções, incentivar as crianças a usarem a atividade para contar aos outros o que aprendeu na lição.
Nenhum comentário:
Postar um comentário