quarta-feira, 14 de outubro de 2015

* "Salvo pela Graça"

OBJETIVO: 

Mostrar que Deus nos protege e tem planos para nossa vida.


VERSO PARA MEMORIZAR:
 “O Senhor está comigo: 
Não temerei”.
  Salmo 118:6.

RECURSOS NECESSÁRIOS: 
Conquistando a Atenção: jarra com água, tinta guache;
Lição: visuais sugeridos abaixo, figuras de anjos (opcional); 
Revisando:maquete do rio e cestinho com boneco;
Contando aos Outros: lápis de cor; cópias da atividade. 

COMO PREPARAR OS RECURSOS NECESSÁRIOS

Lição: 
Abaixo, oferecermos duas opções de maquete e uma de cenário grande. Escolher a que melhor se adaptar à realidade da sala.
Maquete (opção 1): 
Sobre uma placa de isopor, colocar um palácio em miniatura (feito de papelão) e de um rio, que pode ser um pedaço de papel celofane ou TNT azul. Perto do rio, fazer esconderijos para Miriam (pedra, árvore, arbusto). Os personagens podem ser feitos de silhuetas (ver aqui) . Cada silhueta deve ser pintada de acordo com o seu personagem. Espetar as silhuetas no isopor e movimentá-las enquanto conta a história.

As imagens abaixo foram extraídas do maravilhoso blog da Bel Amaral. 
Não deixe de navegar nele. http://escolinhabiblicadagarotada.blogspot.com.br


As imagens abaixo foram extraídas do blog da tia Alê. 
Vale à pena visitar e seguir esse blog. Ele é demais!





Cenário grande: 
De um lado da sala, ter um cenário de casa (mesa, panelas, cadeira, etc.) e no outro lado, fazer o cenário do rio (colocar uma faixa de tecido azul para imitar o rio e plantas naturais ou artificiais ao redor dele). 
Ter um cestinho pequeno de vime (também pode ser de canudos de jornal trançados) ou uma caixa de sapatos. Para imitar o betume, passar cola quente preta nele ou tinta guache. Preparar também uma tampa para o cestinho. Colocar um bonequinho dentro da cesta, embrulhado em um paninho. 

Revisando: 
Usar a mesma maquete de rio e o mesmo cestinho com boneco usado na lição. 

Contando aos outros: 
Fazer as cópias das figuras abaixo em cartolina (ou colá-las em cartolina). Se as crianças forem muito pequenas, recortar tudo com antecedência.


Lembrancinha: 
Pode-se dar um cestinho com um bonequinho de plástico dentro e um cartão com o verso para memorizar. Abaixo, algumas sugestões de cestinhos.

CONQUISTANDO A ATENÇÃO: 
[Com antecedência, ter uma jarra com água em cima da mesa. Sem que as crianças percebam, sujar as mãos com tinta guache de cor forte (azul, vermelha, verde etc). Dizer que está com muita sede, aproximar-se da jarra e pegá-la. Mostrar admiração ao perceber que sujou a jarra com a tinta de suas mãos. Dizer que ainda está com sede mas que não poderá beber água porque ela ficou toda suja de tinta. Deixar que as crianças comentem que a água de dentro da jarra não se sujou (combinar com um adulto para fazer esse comentário, caso as crianças não o façam). Um ajudante, se necessário, deve explicar que a sujeira de fora não contaminou a água porque a jarra é impermeável (o que está fora passa pela parede da jarra). Dizer:]  Ah! Entendi. Agora eu sei o que é impermeável. É uma coisa que não deixa os líquidos passarem para dentro ou para fora dela. Isso me lembra que na história de hoje vai ter uma coisa impermeável. Vamos ver?

APRESENTANDO A LIÇÃO: 
[Ajustar a história ao tipo de material escolhido para contá-la. Lembrar que alguns momentos dessa história devem ser contados com bastante emoção.] [Perguntar:] Lembram-se que quando Jacó lutou com o Anjo seu nome foi mudado para Israel?[Dar tempo para as respostas.] Por isso, quem nascia na sua família ficava conhecido como israelita. Quando José  trouxe os israelitas para morarem no Egito, eles ocuparam uma região chamada Gósen e lá eles se multiplicaram bastante. [Colocar vários israelitas no cenário.]Enquanto José era vivo o povo servia a Deus. Mas, depois que ele morreu, começaram a fazer amizade com os egípcios. Os egípcios tinham vários deuses: a vaca, o gato, o rio, as rãs e muitos outros. E uma grande parte dos israelitas começaram a se envolver com essas coisas também, misturando as coisas de Deus com as dos egípcios. Agindo assim, eles perderam a bênção de Deus e começaram a acontecer muitas coisas ruins com eles. Nessa época José já tinha morrido e o faraó que conhecia José também. O novo faraó não conhecia José e nem sabia nada de como José salvou o Egito da fome. O que o novo faraó percebeu é que cada vez nascia mais israelitas e eles foram aumentando, aumentando. [Colocar mais israelitas no cenário.] Ele ficou com medo que os israelitas se juntassem com os inimigos dos egípcios e lutassem para dominar o país. Então, ele resolveu deixar a vida dos israelitas muito difícil, pensando que assim eles não teriam tantos filhos. Sabem o que ele fez? Obrigou todos eles a se tornarem escravos. Eram obrigados a trabalhar muito duro, fazendo tijolos e construindo cidades, sem receber salário e, por qualquer motivo, eram espancados pelos guardas do rei. Que vida dura e triste!

Mas, mesmo com tanto sofrimento, os israelitas continuavam aumentando. [Colocar mais israelitas no cenário.] O rei ficou muito nervoso com isso e mandou as parteiras matarem todos os bebês meninos que nascessem das israelitas. Que coisa horrível, não é? Mas elas não fizeram isso,  não. Quando faraó percebeu isso, ficou muito irado e resolveu fazer uma coisa mais horrível ainda. Ele mandou que todos os bebês meninos fossem jogados no rio Nilo. Já pensaram? Que rei malvado!
Bem nessa época atribulada, uma família teve um bebê menino. A família era composta do papai Anrão, da mamãe Joquebede, da irmã Miriam e do irmãozinho Arão. [Mostrar a família.] Eles eram obedientes a Deus. Quando o bebezinho nasceu, era tão fofinho que toda a família ficou muito apegada a ele. Estavam felizes por terem um bebê tão bonito. Mas, ao mesmo tempo, com muito medo dos egípcios descobrirem e jogarem o bebê no rio. Por isso, o esconderam por três meses. Só que o bebê foi crescendo, o choro foi ficando mais alto e ficou muito difícil de escondê-lo.  Então, Joquebede teve uma ideia: fez um cestinho de junco e passou  uma coisa escura e gosmenta, chamada betume, por dentro e por fora. Depois que o betume secou o cestinho ficou impermeável. Ou seja, a água não entrava nele. [Mostrar o cestinho.]
Como não tinha outro jeito, Joquebede colocou seu bebezinho dentro do cestinho [colocar o bebezinho dentro da cesta.] e foi junto com Miriã até o rio. [Levar os personagens de Joquebede e Miriam até o rio.] Como toda mãe temente a Deus, ela deve ter feito uma oração muito fervorosa pedindo que o Senhor cuidasse de seu bebê. Depois, colocou o cestinho na água, deixou Miriam observando o que aconteceria e foi para casa, para não deixar que os egípcios percebessem o que ela tinha feito. [Colocar o cestinho no rio e afastar o personagem de Joquebede. Fazer o cestinho “andar” pelo “rio” e depois parar.]
Miriam não ficou sozinha cuidando do cestinho. Sem que ninguém visse, anjos vieram do céu e cuidaram do bebê também. [Se possível, colocar figuras de anjos perto do cestinho.] E outros anjos fizeram outra coisa. Sabem o que era? Eles estavam dirigindo os passos da filha de Faraó em direção ao rio, para bem perto do lugar onde estava o bebê. [Aproximar a princesa do lugar onde está o cestinho.]
Quando a princesa estava pronta para tomar um banho no rio, viu o cestinho e ficou curiosa para ver o que havia dentro. [Colocar o cestinho perto da princesa.] Quando viu aquele bebê tão lindo, ficou encantada. Ela logo percebeu era um bebezinho israelita. E ficou com muita pena dele. Imediatamente ela decidiu adotar o bebê como seu próprio filho. Ela lhe deu o nome de Moisés, que quer dizer “tirado das águas”.
Mas o bebê estava chorando [imitar um choro de bebê] e a princesa não sabia o que fazer. Miriam, vendo que a princesa tinha sido bondosa com o bebê, aproximou-se dela e perguntou[aproximar Miriam da princesa e imitar uma voz de menina]: “A senhora quer que eu consiga uma babá para o nenê?” A princesa respondeu que sim e Miriam correu rapidinho para casa e chamou sua mãe. [Levar o personagem de Miriam até Joquebede.] Joquebede, que não tinha parado de orar, foi depressa com Miriam até o rio. [Levar os personagens de Miriam e Joquebede até a princesa.] A princesa disse a Joquebede [mudar a entonação da voz]: “Cuide desse menino para mim e eu vou pagar você.” Imaginem só! O bebezinho não estava apenas salvo. Ele poderia ser cuidado pela própria mãe sem perigo nenhum! Joquebede voltou para casa com seu bebê, transbordando de alegria e agradecendo a Deus por um milagre tão grande. [Levar os personagens de Joquebede, Miriam e  o bebê para a casa.]
Mesmo com todo esse privilégio, Joquebede pensou: “Deus deve ter salvo meu bebê para uma missão muito importante. Preciso educá-lo para isso.” Ela sabia que ficaria com ele por poucos anos. Então, aproveitou para ensiná-lo, desde pequeno, a amar a Deus e a não adorar ídolos. Ela também contou-lhe as histórias do povo de Deus desde Adão e Eva até José. Moisés também ficou sabendo do milagre que salvou sua vida e percebeu, mesmo sendo criança, que Deus tinha um plano para ele. 
[Colocar o personagem Moisés criança.] Um dia, quando Moisés tinha doze anos, a princesa mandou buscá-lo para ir morar no palácio e estudar para ser um rei. Foi muito triste a despedida. [Afastar Moisés de Joquebede.] Mas ele foi sabendo que Deus estaria com ele, como esteve quando era bebê. E Joquebede continuou orando a Deus, pedindo a Deus que ajudasse Moisés a ser fiel. Vamos ver o que aconteceu com Moisés na próxima semana. Não deixem de vir.


MEMORIZANDO
[Ler o verso na Bíblia, explicar que temer é a mesma coisa que “ter medo”. Dizer:] Os anjos de Deus estavam com o bebê Moisés. Eles estão conosco também. Quando estivermos em dificuldades devemos repetir esse verso e assim venceremos o medo. [Ensinar o verso usando os gestos sugeridos na lição:] 
O Senhor está comigo -[mostrar o céu e colocar as mãos no peito.] 
Não temerei - [negar com os dedos e esconder o rosto com as mãos.]
Salmo 118:6 - [desabrochar uma flor e formar um livro.]

REVISANDO: 
[Colocar o cestinho com o bebê Moisés no início do “rio”. No final dele, colocar uma menina representando a princesa. Fazer as perguntas (abaixo) para as crianças. Quando acertarem, fazer o cesto se aproximar da princesa. Se errarem, afastar o cesto um pouquinho. As crianças devem tentar levar o cesto até a princesa.] 
Sugestões de versos: 

Por qual nome a família de Jacó ficou conhecida? Israelitas.
Por que o novo Faraó tinha medo dos israelitas? Porque eles aumentavam muito e podiam se juntar ao inimigos dos egípcios e tomar o país.
Por que Deus permitiu que os israelitas se tornassem escravos? Porque eles se envolveram na idolatria.
Qual era o trabalho que os israelitas faziam para Faraó? Faziam tijolos e construíam cidades.
O que o rei ordenou às parteiras? Que matassem os bebês meninos.
Por que as parteiras não obedeceram ao rei? Porque temiam a Deus.
O que o rei ordenou que fosse feito co os bebês meninos dos israelitas? Que fossem jogados no rio.
Por quanto tempo Joquebede e Anrão esconderam seu bebê? Por três meses.
Quem vigiou o bebê enquanto estava num cestinho dentro do rio? Miriam e os anjos de Deus.
O que a princesa quis fazer com o bebê? Adotá-lo como seu filho.
Como Miriam ajudou a salvar seu irmãozinho? Oferecendo-se para chamar uma babá israelita e trazendo sua mãe para cuidar no bebê.
O que a princesa disse para Joquebede? Cuide dele para mim, eu vou pagá-la para isso.
Quanto tempo Moisés ficou com sua família? Por doze anos.
O que Joquebede ensinou a Moisés durante esse tempo? A amar a Deus e não adorar ídolos.

APLICANDO: 
[Dizer:] Os anjinhos de Jesus protegeram o bebê Moisés. Eles protegem vocês e eu também. Por isso, precisamos confiar sempre nEle. Vou falar algumas situações causam medo em algumas pessoas. Vocês devem dizer o verso para memorizar.
a) Acaba a luz durante a noite e você está sozinho em seu quarto. O Senhor está comigo. Não temerei.
b) A mamãe sai para as compras e deixa você com a titia. O Senhor está comigo. Não temerei.
c) Você tem que apresentar uma poesia na reunião de jovens e está com medo de errar. O Senhor está comigo. Não temerei.
d) Você estudou para a prova mas está com medo de esquecer tudo. O Senhor está comigo. Não temerei.
[Falar outras situações mais, se desejar.]

CONTANDO AOS OUTROS: 
[Entregar as figuras para as crianças. Se forem muito pequenas, entregar já recortadas. Se não, deixar que elas mesmas recortem tudo. Orientar para que pintem o cobertor do bebê e o carro. Depois, colar uma figura na outra. As crianças podem balançar o cestinho como se estivesse na água e, depois, virarem o carro e o deslocarem como se ele estivesse em movimento. Explicar que, assim como Deus cuidou de Moisés, Ele cuida das crianças hoje também. Recitar o verso para memorizar várias vezes, enquanto ajuda as crianças a fazerem sua atividade.]

de   http://evangelismoinfantil.blogspot.com.br


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